so se forem de informatica ou de saude.e se tiveram o famoso
monopolio,que tenham uma partipaçao do estado.
2006-12-27 01:36:13
·
answer #1
·
answered by carlos dinis b 2
·
0⤊
0⤋
Em algumas situações muito específicas não se consegue estabelecer um livre-mercado. Na tentativa de acabar com monopólio acaba-se na verdade criando-se um cartel.
Exemplo: na minha cidade o transporte público é coordenado pela prefeitura mas delegado a empresas privadas. A tarifa é única e cada empresa tem exclusividade de exploração das linhas que lhes são conferidas.
O grande mérito do livre-mercado é o consumidor poder escolher ser atendido por quem melhor lhe presta o serviço ou lhe cobra o menor preço, conforme suas preferências. Que vantagem se obtem neste caso em ser privado o transporte? Se eu quiser ir até o Bairro A, só vou poder usar ônibus da empresa X e pagarei a tarifa de sempre, seja bom ou ruim o serviço.
Nesse caso em especifico, o transporte controlado por uma empresa pública eficientemente administrada (ênfase no "eficientemente") poderia significar um serviço melhor e mais barato: dado que empresas públicas não visam lucro, ou a tarifa seria menor ou seria reinvestida na melhoria dos serviços. Empresas públicas têm desvantagens, mas são desvantagens que aparecem praticamente da mesma forma num cartel de empresas privadas.
Se a exploração das linhas fosse livre, seria um caos definir os horários dos ônibus, então me parece que também não seria uma boa opção.
Este é um exemplo de situação na qual a solução de mercado pode não ser a mais eficiente.
Mas, via de regra, acredito no mercado.
2006-12-26 08:12:59
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Claro que não !
O Monopólio faz com que não tenha uma disputa =entre empresas pelo consumidor , fazendo com quem é dono do monopólio possa determinar o preço que quer vender !!!
Isso é pessimo para a economia e para o consumidor. Só é bom para o dono da empresa.
Veja no link abaixo o que encontrei no GLOSSÁRIO FINANCEIRO do site :
http://www.igf.com.br/aprende/glossario/glo_Resp.aspx?Glo_ID=1309
Monopólio= Situação de mercado em que uma empresa domina a oferta de um determinado produto ou serviço. Termo econômico que descreve a condição em que um único vendedor domina o mercado, podendo discriminar preços. A legislação da maioria dos países desencoraja o monopólio, que só é aceito quando exercido pelo Estado em segmentos estratégicos, como energia, por exemplo.
2006-12-26 08:06:42
·
answer #3
·
answered by Alexandre L 6
·
0⤊
0⤋
Sou a favor da livre concorrencia.
Se a TELEMAR tivesse uma concorrente aqui no sudeste, não cobraria contas tão altas, melhor, tarifas tão altas. Dizem que a EMBRATEL comprou a VESPER, e se tornou LIVRE, mas até agora não chegouaqui, porque será???????
Assim como a LIGHT que foi comprada pela CEMIG. Melhorias em materia de tarifas e serviços, ainda não vimos!
Livre concorrencia já!
2006-12-26 06:25:21
·
answer #4
·
answered by virgentina55 6
·
0⤊
0⤋
Monopólio não é bom...mas existe, e cabe a sociedade lutar contra
2006-12-26 06:23:07
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Todo monopólio é ruim: favorece a empresa e escraviza os clientes. Quando não há concorrência, os preços são ditados.
A única possibilidade que, talvez, o monopólio possa ser bom (sublinhe o talvez) é o monopólio estatal. Sendo uma empresa do governo, pressupõe-se um compromisso social, portanto, preços baixos e metas sociais. Mas ainda assim é raro de se ver.
Portanto, perguntar se alguém é à favor do monopólio é o mesmo que perguntar se alguém é a favor do câncer.
2006-12-26 06:19:15
·
answer #6
·
answered by Kurt Kraut 3
·
0⤊
0⤋