English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Vendi um celular de cartão por R$ 100,00 há uns 2 aos e o cara me pagou R$50,00 e a té hoje não me pagou o resto. Eu ainda tenho a nota fiscal no meu nome e tudo. Tem alum órgão que ajude a cobrar essa dívida?

2006-12-25 23:14:17 · 11 respostas · perguntado por Sandra 2 em Negócios e Finanças Finanças Pessoais

11 respostas

Veja essa reportagem que achei no link :
http://www.igf.com.br/aprende/dicas/dicasResp.aspx?dica_Id=156

Renegociação: Como renegociar suas dívidas

Confira algumas dicas para renegociar sua dívida sem sofrer problemas de juros altos e nome sujo na praça.

Renegociar dívidas é sempre uma tarefa difícil para o consumidor. Juros altos, prazos mais curtos e falta de crédito são alguns dos motivos que levam o consumidor a ter medo de procurar o credor para negociar seus débitos.

Veja abaixo algumas dicas para renegociar sua dívida sem sofrer problemas de juros altos e nome nas listas de devedores.

1. O consumidor deve procurar o credor assim que perceber que não poderá continuar pagando a dívida, evitando que ela cresça.
2. O devedor pode solicitar o histórico da dívida com os demonstrativos para saber exatamente o que está sendo cobrado, como juros de mora, multas e juros por atraso.
3. O consumidor deve negociar as parcelas mensais e jamais assumir um valor que não pode pagar. Se preciso, o consumidor deve negociar prazos maiores e juros menores para o pagamento da dívida.
4. No momento de negociar a dívida, o consumidor deve evitar intermediários. As empresas que limpam nome e realizam cobrança ganham um porcentual sobre o valor recebido e têm interesse em cobrar o máximo possível do consumidor.
5. O consumidor deve solicitar o estorno dos juros e multas excessivas. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), a multa limitada para cobrança de atrasos é de 2%, porém lojas e financeiras chegam a cobrar até 20%.
6. Ao realizar um parcelamento, o consumidor deve pedir juros menores. Alguns credores chegam a renegociar as parcelas da dívida sem juros, com o objetivo de receber o valor principal.
7. Após pagar a dívida e cumprir o acordo com o credor, o nome do consumidor deve ser retirado dos cadastros e listas de restrição ao crédito.
8. Se o credor não retirar a restrição do consumidor das listas negras de devedores, cobrar juros excessivos e se recusar a negociar o débito, o devedor deve procurar um órgão de defesa do consumidor de sua cidade e registrar uma reclamação.

Evite intermediários na renegociação de dívidas

Especialistas recomendam evitar o serviços de intermediários para renegociar dívidas.

O consumidor que contrata serviços de terceiros corre o risco de sofrer golpes.

Existem no mercado empresas especializados em limpar o nome das listas de devedores dos serviços de proteção ao crédito e do Banco Central e emprestar dinheiro para saldar dívidas. Porém, especialistas recomendam renegociar as dívidas e limpar o nome pessoalmente com o credor, evitando intermediários.

Segundo a assistente de direção da Fundação Procon-SP - órgão de defesa do consumidor vinculado ao governo estadual -, Dinah Barreto, o consumidor não precisa contratar serviços de terceiros para saldar uma dívida ou limpar o nome da lista de devedores. "O consumidor deve evitar intermediários, pois além de poder resolver todos os problemas pessoalmente ele pode entrar em outra dívida", alerta Dinah Barreto.

A assistente de direção do Procon-SP destaca que o consumidor que pretende contratar este serviço, por não ter tempo ou paciência de enfrentar filas e burocracia, deve tomar cuidados com as empresas que fazem anúncios em jornais, revistas e folhetos. "O consumidor deve ficar atento aos golpes. Existem empresas fantasmas, nas quais o suposto funcionário pega o dinheiro da entrada, pela prestação dos serviços, e some", avisa. O intermediário pode ser um golpista e sumir com o dinheiro destinado a limpar o nome ou saldar a dívida.

Por esse motivo, o assessor econômico da Serasa - Centralização dos Serviços dos Bancos, Carlos Henrique de Almeida, aconselha evitar a presença de intermediários ao renegociar uma dívida. "Quem está com dívida e nome sujo não deve procurar intermediários, pois além de sair mais barato negociar pessoalmente com credor, o consumidor não corre risco de sofrer golpes", avisa o assessor econômico da Serasa.

Auxílio gratuito

A Serasa possui um serviço gratuito de informações e auxílio ao consumidor inadimplente com nome sujo na praça. Basta o consumidor comparecer com o Cadastro de Pessoa Física (CPF), que os agentes da instituição vão orientá-lo sobre os documentos que precisa reunir para saldar suas dívidas e limpar o nome. O telefone para mais informações sobre o serviço é: (0xx11) 232-0137.

A Associação Comercial de São Paulo (ACSP) também possui um serviço gratuito de auxílio ao consumidor que tem dívidas ou nome na lista de devedores. O consumidor pode comparecer pessoalmente na Ladeira General Carneiro, 43, região central de São Paulo, de segunda à sexta das 8h30min às 17hs.

2006-12-26 07:49:48 · answer #1 · answered by Alexandre L 6 · 0 1

A pessoa que comprou seu celular, assinou algum recibo.
Se não assinou, como vc podera provar na justiça que vc vendeu para ele, ele podera alegar que vc deu, ai e a sua palavra contra a dele.
A melhor solução e ainda o papo, entre em contato com ele pedindo o restante, e boa sorte.

2006-12-26 17:32:01 · answer #2 · answered by flamengo 7 · 1 0

Sandra, este cara não vale nada e não vai pagar, seja dura pega seu celular de volta e só devolve se ele pagar o resto, não devolva dinheiro pois ele apenas pagou o aluguel por um ano!

2006-12-26 07:25:49 · answer #3 · answered by Ernesto R 4 · 1 0

ja tentou falar direto com esse cara? talvez tenha sim como vc cobrar a divida em algum orgao, so q nao deve ser muito facil nao, pq todas as lojas tem pessoas q nao pagam e elas ficam no maior prejuizo............

2006-12-27 06:25:46 · answer #4 · answered by Scully 4 · 0 0

Procure entrar num acordo: tente pegar um bem como penhora ou como substituição do valor devido, para não ficar no prejuízo total, caso ele não tenha dinheiro. Insista e, no final, se não puder, deixe pra lá.

Vc tem muito mais a oferecer que ele. Pessoas que não pagam o que devem são infelizes e não progridem. Nunca têm nada. Estão sempre doentes física ou emocionalmente. Com certeza, esse dinheiro não vai lhe fazer falta. Pense assim que fica mais fácil.

Um alerta: depois de resolvido de uma forma ou de outra, tire seu nome do celular para evitar eventuais problemas.

Boa sorte. Feliz 2007!
Bjk

2006-12-26 21:46:07 · answer #5 · answered by aeiou 7 · 0 0

Se realmente for seu amigo, preocure-o e fale com ele que certamente ele lhe pagará.Proponha talvez em duas vezes.

2006-12-26 10:31:04 · answer #6 · answered by Lisete C 3 · 0 0

Sim. A primeira resposta foi excelente ... você vai ao fórum procure área:Os Juizados Especiais Cíveis (A Justiça de Pequenas Causas)que servem para resolver as pequenas causas com rapidez, de forma simples, sem despesas e sempre buscando um acordo entre as pessoas.O julgamento e rápido , simplesmente um mês.
E necessário : o endereço, o nome. telefone e provas sobra a divida... seja rápida ... inteligente...

2006-12-26 08:49:38 · answer #7 · answered by Augusto 2 · 0 0

Creio que sim, desde que este prazo de 2 anos perante a justiça não tenha perdido a sua validade, porque comigo eu já perdi as esperanças tem gente me devendo desde l996 e o pior de tudo quando consegui entrar na justiça não deu certo porque a justiça não obriga ninguém a pagar tal divida.

2006-12-26 07:31:08 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 0

Existe firmas de cobranças que podem fazer isto mas eles cobram uma percentagem da dívida.

2006-12-26 07:23:40 · answer #9 · answered by Anonymous · 0 0

sim Juizado de pequenas causas....

2006-12-26 07:19:44 · answer #10 · answered by AMRR 5 · 0 0

fedest.com, questions and answers