English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

DE COMEMORAÇÕES PAGÃS QUE FORAM INCORPORADAS PELA TRADIÇÃO CATOLICA PARA "CONGREGAR" MAIS PESSOAS PARA A RELIGIÃO CRISTÃ?

2006-12-25 22:13:01 · 17 respostas · perguntado por LUCK 5616 - O ETERNO 2 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

QUERIA QUE ME AJUDASSEM POIS FUI COBRADO PELA FAMILIA PORQUE NAO COMPARECI EM COMEMORAÇÃO ALGUMA DE NATAL. PREFERI FICAR EM CASA CUIDANDO DAS MINHAS COISAS. NAO SENTI VONTADE DE PARTICIPAR DE UMA "TRADIÇÃO" SECULAR.

2006-12-25 22:28:14 · update #1

17 respostas

*** rs p. 167 - p. 174 Feriados ***

Baseia-se na Bíblia a celebração do Natal?

Data da celebração.

A Enciclopédia Barsa diz: “A data real deste acontecimento [do nascimento de Jesus] . . . não foi ainda satisfatoriamente reconhecida. . . . O dia 25 de dezembro aparece pela primeira vez no calendário de Philocalus (354). No ano 245, o teólogo Orígenes repudiava a idéia de se festejar o nascimento de Cristo ‘como se fosse ele um faraó’.” — (São Paulo, 1968), Vol. 9, p. 437.

Lucas 2:8-11 mostra que havia pastores nos campos, de noite, quando Jesus nasceu. A obra Daily Life in the Time of Jesus declara: “Os rebanhos . . . passavam o inverno em abrigo; e somente disso já se pode ver que a data tradicional para o Natal, no inverno, é improvável quanto a ser a certa, visto que o Evangelho diz que os pastores estavam nos campos.” — (Nova Iorque, 1962), Henri Daniel-Rops, p. 228.

A Enciclopédia Barsa nos informa: “A data atual [25 de dezembro] foi fixada . . . a fim de cristianizar grandes festas pagãs realizadas neste dia: a festa mitraica . . . que celebrava o natalis invicti Solis (“Nascimento do Vitorioso Sol”) e várias outras festividades decorrentes do solstício do inverno, como a Saturnalia em Roma e os cultos solares. . . . A idéia central das missas de Natal revelam claramente esta origem: as noites eram mais longas e frias, pelo que, em todos estes ritos, se ofereciam sacrifícios propiciatórios e se suplicava pelo retorno da luz. A liturgia natalina retoma esta idéia.” — (São Paulo, 1968), Vol. 9, pp. 437, 438.

A New Catholic Encyclopedia reconhece o seguinte: “A data do nascimento de Cristo não é conhecida. Os Evangelhos não indicam nem o dia nem o mês . . . Segundo a hipótese sugerida por H. Usener . . . e aceita pela maioria dos peritos hoje em dia, designou-se ao nascimento de Cristo a data do solstício do inverno (25 de dezembro no calendário juliano, 6 de janeiro no egípcio), porque, nesse dia, à medida que o sol começava seu retorno aos céus setentrionais, os devotos pagãos de Mitra celebravam o dies natalis Solis Invicti (aniversário natalício do sol invencível). Em 25 de dez. de 274, Aureliano mandou proclamar o deus-sol como o principal padroeiro do império e dedicou um templo a ele no Campo de Marte. O Natal se originou numa época em que o culto do sol era particularmente forte em Roma.” — (1967), Vol. III, p. 656.

Sábios, ou magos, dirigidos por uma estrela.

Aqueles magos eram realmente astrólogos procedentes do oriente. (Mat. 2:1, 2, NM; NE) Embora a astrologia seja popular entre muitos povos hoje em dia, ela é fortemente desaprovada pela Bíblia. (Veja as páginas 119, 120, sob o tópico geral “Destino”.) Será que Deus conduziria ao recém-nascido Jesus pessoas cujas práticas Ele condenava?

Mateus 2:1-16 mostra que a estrela guiou os astrólogos primeiro ao Rei Herodes e depois a Jesus, e que então Herodes procurou fazer com que Jesus fosse morto. Não há menção de que alguma outra pessoa, a não ser os astrólogos, visse a “estrela”. Depois de partirem, o anjo de Jeová avisou José para que fugisse para o Egito a fim de salvaguardar o menino. Era aquela “estrela” um sinal da parte de Deus ou de alguém que procurava mandar destruir o Filho de Deus?

Note que a narrativa bíblica não diz que encontraram o bebê Jesus numa manjedoura, conforme costumeiramente se representa nas criações artísticas do Natal. Quando os astrólogos chegaram, Jesus e seus pais moravam numa casa. Quanto à idade de Jesus nessa ocasião, seja lembrado que, à base daquilo que Herodes ficou sabendo dos astrólogos, decretou que fossem destruídos no distrito de Belém todos os meninos de dois anos ou menos de idade. — Mat. 2:1, 11, 16.

Dar presentes, como parte da celebração; histórias sobre São Nicolau, Papai Noel, etc.

O costume de dar presentes no Natal não se baseia no que os magos fizeram. Conforme demonstrado acima, eles não chegaram na ocasião do nascimento de Jesus. Outrossim, deram presentes, não entre si, mas à criança, Jesus, de acordo com o que era costumeiro quando alguém visitava pessoas eminentes.

A Grande Enciclopédia Delta Larousse declara que as saturnais eram “festas . . . que constituíram . . . ocasião para trocar presentes”. (Rio de Janeiro, 1972, Vol. 13, p. 6192) Em muitos casos isso representa o espírito natalino de dar presentes — uma troca de presentes. O espírito que se traduz nessa troca de presentes não produz verdadeira felicidade, porque viola os princípios cristãos, tais como os que se encontram em Mateus 6:3, 4 e 2 Coríntios 9:7. O cristão pode certamente dar presentes a outros como expressão de amor em outras ocasiões durante o ano, fazendo isso quantas vezes quiser.

Dependendo do lugar onde moram, diz-se às crianças que os presentes são trazidos por Santa Claus, São Nicolau, Papai Noel, Père Noël, Knecht Ruprecht, os magos, o elfo Jultomten (ou Julenissen), ou uma bruxa conhecida por La Befana. (The World Book Encyclopedia, 1984, Vol. 3, p. 414) Naturalmente, nenhuma dessas histórias é verdadeira. Será que tais histórias contadas às crianças consolidam o respeito delas pela verdade, e dá tal costume honra a Jesus Cristo, que ensinou que Deus tem de ser adorado com verdade? — João 4:23, 24.

2006-12-26 00:54:17 · answer #1 · answered by David 4 · 0 0

todas essas datas são datas simbólicas, até por que o calendário que se usava na antiguidade não era o calendário gregoriano, de maneira que as contagem dos dias eram bem diferentes dessa nossa

2006-12-25 22:44:51 · answer #2 · answered by Anonymous · 2 1

seu Garrancho!!!!! seu Garrancho!!!!! daqui united statesminutos ecu já vou postar lá no Youtube um trailler do meu vídeo!!!!!! yeah yeah!!!!! feliz dia dos amigos! ecu gosto muito do senhor e da dona Rose aí de cima! vão lá nop meu perfil daqui á pouco e terá outo hyperlink para voces assistirem o meu traillerzinho.é curtinho mas deu uma trabalheira.mas o vídeo mesmo demora um pouco.pra fazer uma cena ecu demoro 2 dias.não parece mas é complicado.obrigada pelo texto longo e bonito! xau benzinho!

2016-12-18 19:12:48 · answer #3 · answered by ? 4 · 0 0

Essa eu não sabia...

2006-12-26 01:56:36 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

É realidade. Existiam as festividades pagãs que hoje são Natal, carnaval e outras festas cristãs.
O Natal celebra o solstício de inverno no hemisfério norte. Antiga festa das bruxas, A grande Mãe. Também era o nascimento de Dionísio 25 de dezembro.
O Carnaval era as festas de Baco, bacanais, em homenagem a colheita da uva e fabricação de vinho. A Igreja criou o Entrudo e depois se transformou no Carnaval. Somente a Pa´scoa era Judaica e simbolizava a fuga do Egito. A Igreja nesta época era muito tolerante. Sua intolerança assumiu quando a Igreja chega ao poder mundando com Constantino.

2006-12-26 01:29:00 · answer #5 · answered by ĹŲŽ ĐΛ ЦΜБΛПĐΛ 7 · 0 0

Sim! se não me engano essas datas foram "inventadas" no Primeiro Concílio de Niceia

2006-12-25 23:56:09 · answer #6 · answered by Eduardo 3 · 0 0

O cristianismo, como tudo, teve um início, e tudo que se inicia encontra adversidades. As comunidades antigas, convertidas ao cristianismo, viviam no paganismo, necessitavam de um culto e assim adoravam deuses inexistentes. A Igreja Católica enfrentou todas essas adversidades e, não que ela tenha inventado datas, ela adotou comemorações cristãs às datas e aos atos pagãos tradicionais dessas comunidades. Quando você coloca "CONGREGAR" soa como ENGANAR e não é assim. A mensagem de Cristo era passada, como hoje ainda o é, e convertia-se quem acreditasse, nada era obrigado, porém, uma vez convertido, convinha conhecer e adotar ao que pertence a Cristo. O Natal é um exemplo. Não se sabe realmente em que dia Cristo nasceu. Porém, sua vinda, seu surgimento, seu nascimento é um acontecimento sublime à todos os cristãos. A Igreja Católica substituiu a festa pagã que comemorava a volta do sol, após o inverno, e passou a comemorar o nascimento de Cristo. De uma forma ou de outra, sol é luz, e Cristo é muito mais que luz.

2006-12-25 23:34:03 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

O q posso dizer é q, por exemplo, o nascimento de Jesus ocorreu mesmo d verdade, mas não podemos certificar qual foi o dia exatamente, então foi escolhida uma data pra se comemora-la, mas o q acontece é q todas essas datas estão virando somente desculpas para se consumir e comprar mais. Agora eu não acredito q seja simplesmente a DATA o responsável para alcançar mais pessoas para a religião cristã, e sim o MOTIVO pelo qual ela é comemorada, pois eles realmente aconteceram, então uma pessoa se torna cristã não pq Jesus morreu numa sexta-feira, e sim pq ele VERDADEIRAMENTE morreu por nós, mas ressuscitou e hoje vivo está. A data não importa, o q importa é q seja verdade.

2006-12-25 22:32:57 · answer #8 · answered by nadidi 2 · 1 1

sim !
foi datas pagãs criadas pelos os homens que estavam na direção do catolicismo.

Temos é que seguir a verdade.
não seguir as regras de homens que não tinham nenhuma comunhão com DEUS.
isto é só faxada.

temos sim é seguir a VERDADE
JESUS CRISTO É A VERDADE
JESUS CRISTO É A PALAVRA DE DEUS

2006-12-25 22:23:09 · answer #9 · answered by Ronald D 3 · 1 1

EU NÃO POSSO LHE RESPONDER QUE SIM NEM QUE NÃO,SÓ POSSO LHE DIZER QUE O QUE REALMENTE É IMPORTATE É O QUE ESSAS DATAS NOS FAZEM SENTIR E REFLETIR,MESMO QUE O QUE VC DIZ SEJA VERDADE VC NÃO PODE NEGAR QUE NO NATAL AS PESSOAS SE TORNAM MAIS HUMANAS QUE DIA DE FINADOS ELAS PESSAM EM SEUS ENTES QUERIDOS E REZAM POR ELES...

2006-12-25 22:20:12 · answer #10 · answered by NATÁLIA 2 · 1 2

fedest.com, questions and answers