English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Ritos, sacerdocio intituido, sacramentos, batismo, eucaristia, hierarquia?
Como é seu culto, liturgia, local de celebração?

2006-12-25 06:55:45 · 17 respostas · perguntado por Frei Bento 7 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

Atenção, não estou querendo criticar ninguem nem nada. Aqui é um lugar para tirar duvidas e eu tenho essas. Se pergunto com base no q eu entendo do q seja uma Igreja é pq parto da minha ótica. Desculpem se me fiz entender mal, mas so quero saber.

2006-12-25 07:16:03 · update #1

17 respostas

Bento, o espiritismo é uma doutrina que visa a reforma intima do ser humano e que nada aceita antes de passar pelo crivo da razão, o que é a fé raciocinada.
Para Allan Kardec o que é a Doutrina Espírita? No livro O Que é o Espiritismo (2003/1864, p. 12), no seu preâmbulo afirma: "O Espiritismo é ao mesmo tempo uma ciência de observação e uma doutrina filosófica. Como ciência prática, ele consiste nas relações que se podem estabelecer com os Espíritos; como filosofia, ele compreende todas as conseqüências morais que decorrem dessas relações". Também afirma: "O Espiritismo sendo independente de toda forma de culto, não prescreve nenhum deles, e não se ocupa de dogmas particulares, não é uma religião especial, porque não tem nem seus sacerdotes e nem seus templos" (id. Ibid, p.190). Explica ainda: "Eis porque sem ser, em si mesmo, uma religião, ele (o Espiritismo) leva essencialmente às idéias religiosas, as desenvolve naqueles que não as têm e as fortifica naqueles em que elas são hesitantes" (id. Ibid, p.107).

Na Revista Espírita, Kardec (Discurso de 1/11/1868, Revista Espírita, Vol.11, apud: Rizzini, 1987, p.95) também diz: "No sentido filosófico, o Espiritismo é uma religião, e nós nos ufanamos disso, porque ele é a Doutrina que funda os laços da fraternidade e da comunhão de pensamentos, não sobre uma simples convenção, mas sobre as mais sólidas bases: as leis da Natureza. Por que então declaramos que o Espiritismo não é uma religião? Por isso: só temos uma palavra para exprimir duas idéias diferentes e que, na opinião geral, a palavra religião é inseparável da idéia de culto; revela exclusivamente uma idéia de forma e o Espiritismo não é isso".

Conclui-se destas passagens que para Allan Kardec, o Espiritismo é uma doutrina científica e filosófica de conseqüências morais, e deixa o título de religião para os cultos dogmáticos, com hierarquia sacerdotal e templos instalados para a adoração, mas reconhece num sentido filosófico que o Espiritismo é religião, porque de uma certa forma a religião serve de laço que une as pessoas em uma "comunhão de sentimentos, princípios e crenças" (Herculano Pires, apud: Rizzini, 1987, p. 99).

Podemos citar também Carlos Imbassahy (apud: Rizzini, 1987, p. 100): "O espiritismo tem, pois, um lado religioso, visto que nele se ensina e prega o que pregam as outras religiões...".

Ou citar também Carlos Toledo Rizzini (1987, p. 103): "O fundador do Espiritismo, Allan Kardec, evitou aplicar à dita doutrina o termo religião, notando que, no sentido usual, tal palavra não exprime a real natureza dela. Mostrou que há dois conceitos diferentes e uma única voz para designá-los. Achava, portanto, que o Espiritismo é religião somente em certo sentido. Considerando o sentimento religioso (ou necessidade) um estado íntimo individual, presente mesmo nos povos primitivos – parece mais consentâneo com sua índole declarar o Espiritismo uma religião interior". A religião interior, segundo Rizzini, refere-se à natureza íntima e pessoal do sentimento religioso, onde os atos exteriores de culto e adoração perdem a significação.

É neste sentido que se pode compreender a afirmação da FEB no II Congresso Espírita Internacional Panamericano: "No Brasil a Doutrina Espírita, sem prejuízos nos seus aspectos científicos e filosóficos, é fundamentada no Evangelho de Cristo, certo de ser o Consolador Prometido de que nos falam aqueles mesmos Evangelhos. Por isso é que nós outros, que vivemos no Brasil ligados à doutrina espírita, consideramo-la a religião.

2006-12-25 09:39:52 · answer #1 · answered by Jorge Murta 6 · 11 0

No Kadercismo não existe nada que você perguntou, porque não somos parte da Igreja católica, nem protestantes que aderiram as formulas da Igreja católica.
O que acontece é uma preleção, uma leitura biblica, depois a explanação da parte lida, sempre visando a elevação moral da pessoa como espírito encarnado, e depois aplica-se um passe, para retirar os miasmas, as energias negativas, e as influencias perniciosas.
Quanto ao local, nada de especial nem suntuoso, nem majestoso, nem para impressionar seus seguidores, pode ser feito em um lugar tranquilo, sem algazarras e só.
Uma mesa, algumas cadeiras, e está pronto o ambiente.

Desejas tomar um passe, após a missa?
Seja bem vindo a qualquer centro Kadercista!
Afinal de contas, os maiores espíritas do mundo são os próprios padres!

2006-12-25 15:03:36 · answer #2 · answered by Anonymous · 6 2

Bento, nã há sacerdócio intituido, sacramentos, batismo, eucaristia, ou hierarquia, dependendo da linha que o espírita segue as reuniões podem ser diferentes. Por exemplo na Federação espírita de São Paulo e no Nosso Lar (Casas André Luiz) são feitas palestras usando como tema as literaturas espíritas. A reunião é aberta com as apresentações dos palestrantes e depois uma oração original para atrair bons fluídos. Então vem a palestra e o encerramento da reunião onde um medium fecha a reunião.
Há o passe que é como se fosse um "banho" energizante e a água benta.
Eu não sei como são em detalhes o espirita do candomblé e humbanda. Só sei que é muito diferente.

Creio que a maioria dos espíritas assim como eu foram batizados na Igreja Católica.

2006-12-25 17:57:14 · answer #3 · answered by εїзdragonflyεїз 7 · 2 0

Não! O espiritismo é baseado na reforma íntima de cada um. No livre arbítrio.Não há dogmas,ritos,etc. Estudando as leis de deus e tentando exemplificá-la, cada um é responsável por si. Um abraço.

2006-12-25 15:36:49 · answer #4 · answered by EPMLili1952 1 · 3 1

Nada contra eles! TALVEZ MEREÇAM O CÉU MAIS QUE TODOS!!!

FELIZ NATAL!

2006-12-25 15:15:46 · answer #5 · answered by SATELLITE 7 · 3 1

Sou espírita e ñ sigo rito nenhum, sacrifício e muito menos culto ou celebrações, depois de muitos anos sofrendo no país por ñ entender o q me acontecia, encontrei a resposta do pq Deus me enviou tão longe.

2006-12-25 14:58:27 · answer #6 · answered by elibethkel 7 · 4 2

Não existem ritos. O espiritismo prega uma fé raciocinada, onde o indivíduo tem o dever de pensar e tirar suas próprias conclusões sempre tendo em mente o bem maior, o amor a Deus e a caridade. As pessoas vão criando seus próprios ritos há medida das suas necessidades: orações, preces, energizações etc. As pessoas acabam criando um canal de ligação com o mundo astral que aos poucos vai se tornando algo natural e rotineiro. Posso fazer meu estudo do evangelho no lar e me sentir bem da mesma forma quando vou na casa espírita. A casa espírita na qual freqüento( já faz 6 anos) é tbém uma casa de estudo doutrinário. Nunca me senti pressionada a participar de qualquer ação ou grupo. As pessoas não te discriminam por não poder estar lá a todo o momento e isso me faz sentir muito bem, pois odiaria ter que freqüentar algum lugar por obrigação social.
Que Jesus esteja com vc! Muita paz e um abraço fraterno!

2006-12-25 15:11:51 · answer #7 · answered by Dinha 2 · 2 1

Caro Senhor Bento, não sou espirita, respeito a tds as religiões, só gostaria de entender o pq dos cristãos serem tão intolerantes, pena q levou pro lado pessoal a pergunta sobre o Gandhi, não quis ofender ninguem.Religião nenhuma parece cumprir com a etmologia da palavra ''religião'', re-ligar com Deus

2006-12-27 14:04:13 · answer #8 · answered by Sérgio, em tons azuis 5 · 0 0

O espiritismo (Kardecismo) não tem rituais, batismo e nem nada do que você escreveu. Nós rezamos, damos o passe que é uma troca de energias (é a imposição das mãos), estudamos a doutrina de Kardec, frequentamos centros espíritas que são casas, muitas vezes simples sem o luxo das igrejas. Também fazemos orações e estudos da doutrina em casa mesmo, não temos necessariamente um local de celebração.

2006-12-26 16:20:49 · answer #9 · answered by Andrea 7 · 0 0

Discordo dos meus companheiros respondedores e digo: em linhas gerias: existem ritos, sim, em qualquer linha do espiritismo. Vou deixar claro que eu considero o espiritismo uma religião, ok? Existe sacerdote, sim, só que não tem este nome, para uns é Zelador do Santo, para outros é Pai de Santo. Para outros, é Condutor dos trabalhos... Na umbanda, existe batismo, sim. Existe o batismo quando a pessoa entra na religião e resolve segui-la, com ritual próprio, e também o batismo de crianças, que tem um mínimo de parecer com a Igreja Católica, é onde a criança é apresentada à comunidade, é usada a água, o azeite, porém com rituais próprios, como foi feito o do meu neto. Hierarquia existe, sim e, é algo levado a sério por nós. Não somente com os que têem algum cargo dentro do terreiro mas, também com nossos irmãos mais velhos, a quem devemos respeito, assim como os irmãos mais novos, nos devem respeito, também. O "culto" é chamado de "gira" em alguns lugares, em outros, de "trabalhos". Os trabalhos são realizados, via de regra, no terreiro ( um lugar apropriado - casa - preparado com os devidos cuidados) e que somente é usado para este fim. Nos dias de festa esta "casa" é toda preparada com enfeites de acordo com o Santo festejado. Por exemplo: Abaluaê (casa enfeitada com pipocas). A umbanda, lida com as forças da natureza, então, ora se faz trabalhos, nas matas, ora nas cachoeiras, outras vezes no mar, sendo estes, por estarem na origem da força, muito poderosos no sentido, tanto de "descarregar" quanto de "recarregar" energias . Para te dizer sobre como são realizados os trabalhos, fica complicado, pois existem diferentes trabalhos, para diferentes necessidades e melhor voce escolher uma "Casa" onde se sinta bem e procure frequentá-la por um tempo, observando como as coisas vão se realizando. É mais fácil. Inclusive, te aconselho, já que voce é curioso, ir à várias, casas de diferentes linhas, para ter uma visão geral de tudo. O candomblé foi trazido pelos negros escravos que aqui cultuavam seus Orixás. E daí surgiu a umbanda, puramente brasileira, formada com a ajuda do sincretismo religioso. Esta sua pergunta parece simples, mas não é. Demanda respostas infindáveis e às quais, não tenho conhecimento necessário para responder. Espero ter te trazido algum esclarecimento. Boa sorte.

2006-12-25 18:02:36 · answer #10 · answered by Cidinha 3 · 1 1

fedest.com, questions and answers