English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

9 respostas

Faz alguns anos, começou-se a usar o termo andropausa para abranger as mudanças que começam a atingir o homem desde os 50 anos para a frente e que têm a ver com a diminuição progressiva do nível de androgênios. Isso se reflete em todos os processos do organismo, mas suas conseqüências se percebem sobretudo na capacidade sexual.

2006-12-30 17:51:12 · answer #1 · answered by thaís 3 · 1 0

Assim como a mulher, poderá ser antes, até com 40 anos....

2007-01-02 09:26:35 · answer #2 · answered by Zeca 5 · 0 0

Respondendo especificamente sua pergunta: Pode ser antes sim, apartir dos 40 anos.

A andropausa, faz com que o homem perca até 1% ao ano de sua potência sexual, e também muitas outras coisas acontecem após o início deste processo, como:

Envelhecimento precoce, flacidez da pele, calvice, perca do apetite sexual, etc...

Mas tudo isso depende do tipo de vida que o indivíduo levou, podendo a andropausa começar aos 40 anos como também aos 60 anos.

2007-01-02 07:51:07 · answer #3 · answered by Seletivo 4 · 0 0

minha amiga não sou médico.......... mas sou homem, acredito eu que... depende da saúde de cada um....... de seus hormônios etc..........

2007-01-01 22:37:25 · answer #4 · answered by turbo2 3 · 0 0

Isso varia de pessoa para pessoa, mas o mais comum,é aos 60 anos.

2007-01-01 19:32:28 · answer #5 · answered by marinamorena@yahoo.com.br 6 · 0 0

Andropausa: a menopausa masculina

A partir dos 50 anos, muitos homens passam a sofrer com a diminuição do apetite sexual, depressão, aumento de peso, queda de cabelo e outros efeitos que fazem com que ele tenha a sensação de estar perdendo sua vitalidade. Porém, muitos deles não sabem que esses podem ser sintomas da andropausa, fenômeno que tem sido bastante estudado e que, a grosso modo, pode ser definido como a "menopausa masculina". Entenda o que é a andropausa e o que pode ser feito para amenizar seus efeitos.


Assim como acontece com as mulheres, a partir de uma certa idade, os homens também passam a produzir menos hormônios.

Isso se dá por volta dos 50 anos, quando é observada no organismo dos homens uma queda na produção da testosterona (que é o hormônio masculino). Esse período da vida masculina é chamado de andropausa.

Mas, se nas mulheres o déficit na produção hormonal e a chegada da menopausa significam o fim de sua fertilidade, com o homem não é assim.

Na andropausa, o que ocorre é uma redução do número de espermatozóides produzidos. Porém, a menopausa e a andropausa se assemelham no que diz respeito aos incômodos causados por elas.

Conforme os níveis de testosterona vão baixando progressivamente, os homens passam a sentir grandes alterações em seu humor, irritabilidade, depressão, dificuldades de concentração e perda da memória.

Há ainda uma maior predisposição para engordar e grande perda do tônus muscular (as mulheres tendem a sofrer com esses mesmos sintomas quando estão na menopausa).

O maior fantasma desse período, porém, é a perda da libido, que muitas vezes pode estar associada à impotência sexual.

Enfim, todos esses efeitos fazem com que o homem sinta que está perdendo sua vitalidade - o que culmina com uma grande baixa em sua auto-estima e na diminuição de seu entusiasmo pela vida.

Uma alternativa: a reposição hormonal

Para combater os incômodos causados pela andropausa, muitos médicos receitam a Terapia de Reposição Hormonal Masculina, que pode ser administrada por via oral, injetável ou transdérmica (através de cremes ou adesivos para a pele).

Isso porque, com os níveis de testosterona restabelecidos, a tendência é que o organismo masculino se equilibre e os efeitos da andropausa desapareçam (ou tornem-se muito mais sutis).

Além da reposição hormonal, o médico pode receitar uma suplementação de vitaminas e sais mineiras e indicar a prática de atividades físicas. Para o sucesso do tratamento, o homem precisa também dar atenção especial à sua alimentação.

No entanto, é importante frisar que apenas um médico poderá diagnosticar a andropausa e receitar a reposição hormonal, que deverá ser rigorosamente controlada.

Ele submeterá o paciente a exames laboratoriais que verificarão seus índices hormonais. Entre os exames que podem ser pedidos estão o espermograma, exame urológico, densitometria óssea e ecografia da próstata e abdome.

Infelizmente, há muitos homens que, por desconhecimento, vergonha ou puro preconceito, não dão atenção adequada à andropausa - por mais que estejam sofrendo com os efeitos provocados por ela.

Esse tipo de comportamento deve ser combatido, afinal, a medicina coloca a nossa disposição diversos recursos para nos proporcionar uma boa qualidade de vida, em qualquer época de nossa existência.

ok

2006-12-26 11:50:14 · answer #6 · answered by M.M 7 · 0 0

Normalmente a andropausa vem depois dos 55, 60 anos.

2006-12-26 07:44:55 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 1

Assim como a menopausa feminina, a andropausa também não tem data certa pra começar. Depende de uma série da fatores. Mas é ao redor dos 50, sim.

2006-12-25 14:52:52 · answer #8 · answered by Olívia 5 · 0 1

Assim como a menopausa varia de mulher para mulher, o mesmo acontece com a andropausa que depende do organismo de cada homem. Essa questão é polêmica pois, alguns médicos discordam que haja essa biológica na vida do homem.<><>

2006-12-25 14:50:02 · answer #9 · answered by aeiou 7 · 0 1

fedest.com, questions and answers