English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-12-25 05:59:13 · 4 respostas · perguntado por Jorge F 1 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

4 respostas

Gnosis é uma palavra de origem grega que significa conhecimento. No início do cristianismo surgiram várias seitas gnósticas que tinham por objetivo levar a salvação através do conhecimento de uma verdade que não poderia ser revelada a todos mas somente a algumas pessoas.
o problemas dos gnósticos, foi começar a afirmar que a morte de Cristo na cruz não nos remia de nossos pecados mas, que Cristo veio apenas trazer uma conhecimento revelado a poucos.

2006-12-26 03:29:47 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 1

Gnosticismo – Foi a principal heresia dos dois primeiros séculos, antes do surgimento do arianismo. O termo “gnóstico” é bem genérico, incluindo uma gama de doutrinas e seitas diversas, mas pode ser delimitado mediante algumas crenças comuns, todas derivadas da filosofia grega. A primeira delas é a de que há um grupo de iluminados, os quais alcançam a “gnose”, que seria alguma forma de conhecimento espiritual superior, não revelada aos demais, caracterizando os gnósticos como esotéricos. A segunda é o dualismo, ou seja, existiriam duas forças igualmente poderosas em conflito, uma boa e outra má. A terceira, decorrente da segunda, é que o mundo material teria sido criado pelo poder do mal, conhecido como “demiurgo”, portanto todas as coisas materiais seriam más. A quarta, conseqüência da anterior, é que Cristo não poderia ter um corpo humano, já que a matéria é má. Assim, seu sofrimento teria sido apenas uma ilusão. Essa crença recebeu o nome de “docetismo”. A quinta é o “pleroma”, que seria o centro da vida divina, que produziria “emanações” conhecidas como “aeons”, uma das quais teria sido Cristo, o qual deveria restaurar os humanos deste mundo material, governado por seres maus, de volta para o estado espiritual. A sexta, a de que a humanidade se divide em pessoas puramente corpóreas, as quais nunca poderiam ser salvas, além dos “espirituais”, que seriam os gnósticos, e uma classe intermediária, governada pela alma, que seriam os cristãos, que poderiam obter uma salvação inferior pela fé. A crença de que a matéria é má levou alguns grupos ao ascetismo (como os valentinianos) e outros ao hedonismo (como os carpocratitas). O grupo gnóstico mais conhecido do século II foi o dos marcionitas, seguidores do herege Márcion. Este produziu um cânon mutilado, composto apenas pelo evangelho de Lucas e pelas cartas paulinas, os quais foram expurgados de todas as citações do Antigo Testamento. Um detalhe curioso é que boa parte dos chamados “evangelhos apócrifos”, atribuídos falsamente a personagens do Novo Testamento, veio da pena dos gnósticos.

2006-12-27 16:00:45 · answer #2 · answered by EU 4 · 0 0

É o conhecimento que apresenta como síntese uma sabedoria transcendental e transformativa, onde se ensina a humanidade ver, ouvir e apalpar todas as coisas que até o momento se mostraram como grandes mistérios e enigmas. A GNOSIS é o ocultismo prático, filosofia suprema, que possui todos os conhecimentos científicos, cabalísticos, herméticos e sagrados. É, portanto guardiã dos grandes mistérios iniciáticos que outrora possuíam os magos.

Gnosis é funcionalismo natural da consciência que nos permite o conhecimento de si mesmo, que conecta o homem com o círculo da humanidade solar consciente. A GNOSIS é tão grande quanto o espaço infinito, pois encerra o conteúdo de toda uma sabedoria e conhecimentos múltiplos do nosso planeta, mundo, sóis e galáxias que giram em suas órbitas dentro do espaço sem limites.

2006-12-26 14:24:15 · answer #3 · answered by Ton 3 · 1 1

O Tom já respondeu com maestria, só quero acrescentar:
É conhecimento universal. É o quarto caminho.
1) caminho do faquir (disciplina)
2) monge (sacerdócio)
3) eremita (isolamento)
4) homem equilibrado (síntese).

2006-12-27 06:57:31 · answer #4 · answered by Satori 6 · 0 1

fedest.com, questions and answers