Leia esta:O homem mais rápido da Terra
Na perseguição da barreira do som, Andy Green fez o recorde mundial comer poeira
ASES INDOMÁVEIS O carro Empuxo (à esq.) dispara a 1.150 Km/h. Sua próxima meta é igualar em terra o feito do jato X1
O ex-piloto da Real Força Aérea Andy Green, no cockpit do carro supersônico Empuxo, superou o recorde mundial de velocidade na terça-feira 23, acelerando a estonteantes 1.150,56 km/h. Mas a marca não foi homologada pela Federação Internacional de Automobilismo, que exige que um recorde seja batido em duas acelerações em sentidos contrários no intervalo de uma hora (as duas passagens de Empuxo deram-se em 80 minutos). Na primeira, sobre a pista de 20 quilômetros de cascalho compacto do deserto Black Rock, o maior lago seco da América, Green martelou 1.109,6 km/h, bem acima do recorde atual de 1.017 km/h, conquistado em 1983 por Richard Noble, dono da equipe Empuxo. Na segunda largada, Empuxo cuspiu todos os 100 mil cavalos de suas duas turbinas de caça Phantom (uma Ferrari de Fórmula 1 tem 700 cavalos) e atingiu uma velocidade apenas 10% menor que a do som (1.270 km/h). Ao abrir os pára-quedas para desacelerar, eles falharam e Andy Green botou o pé no freio a 320 km/h. Parou dois quilômetros além do final da pista.
Nos próximos dias, a equipe deve não só repetir a façanha – desta vez oficialmente – como superá-la, pois não persegue a simples quebra do recorde. A meta é ultrapassar a barreira do som em terra. Se for possível escolher a data dessa proeza, será 13 de outubro, aniversário de 50 anos do rompimento da barreira do som no ar. Naquele dia, em 1947, o piloto americano Chuck Yeager, a bordo do jato X1 Bell, foi largado da barriga de um bombardeiro B-29 sobre o deserto de Mojave, Califórnia. Ligou sua turbina e segurou firme no manche para controlar a nave, submetida à turbulência do ar que se manifesta na aproximação da velocidade de Mach 1. A mesma turbulência havia provocado a morte de vários ases, mas Yeager manteve o sangue-frio e voou mais rápido que o som. Foi quando, em terra, se ouviu pela primeira vez o estrondo que acontece no momento em que a barreira é quebrada. É o mesmo som que está para soar no deserto de Nevada.
2006-12-24 12:08:48
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
A maior velocidade alcançada por um carro foi a velocidade da loucura e da irresponsabilidade. Os "loucos" americanos gostam desse tipo de recdord que acrescenta nada a nada. Mas informo a você que passou de 10150 km/hora essa loucura desenfreada.
2006-12-25 08:36:28
·
answer #2
·
answered by Alberto Bento 7
·
0⤊
0⤋