Pegando embalo na minha pergunta anterior (se puder leia tb por favor):
O que exatamente significa amar o próximo?
A minha grande dúvida é em relação as pessoas que sofrem no mundo... Nem estou falando dos milhares de refugiados africanos, morrendo de fome, nem dos nordestinos sofrendo com a miséria e a seca, mas das pessoas que estão às nossas vistas, crianças esmolando nas ruas, favelados vivendo em meio aos ratos e esgoto, idosos dormindo de baixo de pontes.
Será que apenas dando esmolas ou mesmo contribuições é o que Jesus quis dizer com "Amarás o teu próximo como a ti mesmo"? Será que Ele não quer que façamos mais que isso? Quanto conforto você tem na sua casa que poderia ajudar uma pessoa? Quanto gastamos todo mês com coisas supérfluas que poderíamos ajudar uma pessoa? Você realmente precisa ter um carro melhor, uma roupa melhor, fazer aquela viagem de férias?
2006-12-23
11:52:59
·
14 respostas
·
perguntado por
Marcelo
4
em
Sociedade e Cultura
➔ Religião e Espiritualidade
Até que ponto estamos dispostos a abrir mão dos nossos próprios recursos para ajudar os irmãos necessitados?
O seu dízimo tem sido empregado somente para evangelização ou também para caridade?
Se mais para evangelização, você acha que levar a palavra de Deus para quem está numa situação de fome e miséria extrema é melhor do que dar uma cesta básica por mês para aquela pessoa?
Não teríamos que primeiro resgatar a pessoa da degradação física e depois da espiritual, ou até mesmo as duas coisas juntas?
Sua igreja constrói templos confortáveis e luxuosos com seus dízimos e ofertas?
2006-12-23
11:54:22 ·
update #1
"Da multidão dos que creram era um o coração e a alma. Ninguém considerava exclusivamente sua nem uma das coisas que possuía; tudo, porém, lhes era comum. Com grande poder, os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça. Pois nenhum necessitado havia entre eles, porquanto os que possuíam terras ou casas, vendendo-as, traziam os valores correspondentes e depositavam aos pés dos apóstolos; então, se distribuía a qualquer um à medida que alguém tinha necessidade." (Atos 4:32-35).
“Se um irmão ou uma irmã estiverem carecidos de roupa e necessitados do alimento cotidiano, e qualquer dentre vós lhes disser: Ide em paz, aquecei-vos e fartai-vos, sem, contudo, lhes dar o necessário para o corpo, qual é o proveito disso? (Tiago 2:15-16).
2006-12-23
11:54:54 ·
update #2
Perdoem-me as semelhanças entre alguns paragráfos com a questão anterior, mas achei o texto também apropriado para a questão do dízimo.
2006-12-23
11:56:09 ·
update #3
E para você que não é dizimista, você usa o seu dinheiro somente com você e sua família? Não concorda que a caridade aos pobres é uma forma de amarmos ao próximo?
2006-12-23
12:08:06 ·
update #4
Não estou fazendo nenhuma crítica a nenhuma religião ou doutrina, essa questão é pessoal, é para ser respondida pela sua conciência, ok? Por isso não estou julgando ninguém nem condenando essa ou aquela igreja.
2006-12-23
12:19:24 ·
update #5
vai pra mim mesma dinheiro não nasce e arvore pra sai dando por ai.
2006-12-23 12:01:03
·
answer #1
·
answered by Christiane Carvalho 2
·
1⤊
3⤋
Dízimo: O que quer dizer a palavra dízimo? O que era o dízimo nos tempos bíblicos?
Bem,sobre o dízimo alguém poderá afirma ou perguntar:
“Mas o dízimo não é bíblico?”
Sim, o dízimo é bíblico; pois está na bíblia.
Assim como também é bíblico e está na bíblia a lei sobre sacrifícios de animais, ofertas de cereais, a circuncisão, leis sobre animais impuros e puros para o consumo, festividades judaicas, incenso, o sacerdote arônico a guarda do sábado e muito mais.
Mas isso não quer dizer que ainda continuam em vigor para os cristãos.
Pois sabemos que tudo isso teve um fim não é mesmo?
Então por que só o dízimo continuaria em vigor e as outras coisas não?
Gálatas.5:18 "Ademais, se estais sendo conduzidos por espírito, não estais debaixo de lei"
Assim a bíblia que é nossa bussola nos orienta dizendo que não estamos mais debaixo da lei mosaica.
Então vimos que nosso senhor Jesus Cristo CUMPRIU toda a lei mosaica, e assim Deus pôs fim a esta lei. Certamente é obvio que os cristãos não estão mais presos a tais regulamentos.
Mateus.5:17,18 e Romanos.7:6
De modo que não dão dízimos e nem têm também a obrigação de dar alguma oferta.
Pois Cristo já deu está oferta a Deus.
Hebreus.9:15
“De modo que é por isso que ele é mediador dum novo pacto, a fim de que, por ter havido uma morte para o [seu] livramento, por meio de resgate, das transgressões sob o pacto anterior, os chamados recebessem a promessa da herança eterna”
Portanto, guando Jesus morreu a própria bíblia diz, e não eu, que Jesus Cristo aboliu (Anulou) a lei de mandamentos que consistia em ordenanças da lei mosaica.
Efésios.2:15 “Por meio de sua carne, ele aboliu a inimizade, a Lei de mandamentos, consistindo em decretos, para que dos dois povos, em união consigo mesmo, criasse um novo homem e fizesse paz;”
Colossenses.2:13,14 “Outrossim, embora estivésseis mortos nas vossas falhas e no estado incircunciso da vossa carne, [Deus] vos vivificou junto com ele. Ele nos perdoou bondosamente todas as nossas falhas;e apagou o documento manuscrito [que era] contra nós, que consistia em decretos e que estava em oposição a nós; e Ele o tirou do caminho por pregá-lo na estaca de tortura”
Que ordenanças eram estas que Cristo anulou para seus seguidores?
Era tudo o que envolvia partes cerimoniais da lei do templo: Tais como; ofertas, dízimos, sacrifícios de animais e etc...Raciocine um pouco:
Assim como os sacrifícios de animais no templo não era mais necessários para os cristão, então sub-entende pela razão lógica e também pela bíblia que o dízimo também não.
Pois o dízimo já havia atingido o seu objetivo até nosso senhor Jesus Cristo CUMPRIR o último sacrifício perfeito! leia:Romanos. 10:4
Mas é por meio da antiga lei do passado que Jesus Cristo nos libertou que muitos lideres religiosos pretendem manter muitas pessoas na sua tutela.
Leiamos Gálatas.3:13 e Tito.2:14
1Coríntios.7:23 ”Fostes comprados por um preço;Portanto não vos façais servos dos homens”
Vamos ler junto o que Cristo disse aos que querem viver da lei?
Lucas.11:52”Ai de vós,doutores da lei,que tirastes a chave da ciência;vós mesmos não entrastes,e IMPEDISTES os que entravam”
Assim milhares de igrejas impedem que o povo entre no descanso da graça, por novamente escravizá-los sob a lei! Gálatas.4:9
Estes lideres religiosos corruptos são como O apóstolo Paulo disse:
“Instrutores de ignorantes,mestres de crianças,tendo na lei a forma de sabedoria e verdade”Romanos.2:20
Estes lideres religiosos são como Cristo os descreveu em Mateus.15:14 e Mateus.23:16
Pra todo lugar que se vira há “abutres”e ladrões nas suas costas.E é somente você quem continua construindo a mentira que você mesmo quer acreditar.
1Coríntios.15:56 "O poder para o pecado é a Lei"
Portanto não peques mais por continuar a dar força ao pecado e a corrupção!
Pois estes homens não têm nenhum respeito ou verdadeiro temor de Deus.
Graças ao meu senhor Jesus Cristo, que ele me tirou desse poço sem fundos!
João.8:32
http://www.jw.org/pt/busca/?q=d%C3%ADzim...
2015-08-29 14:21:41
·
answer #2
·
answered by ? 7
·
1⤊
0⤋
É isso ai meu peixe, o certo seria si todos os dízimos e ofertas destas inúmeras (bancos de arrecadarão) igrejas fossem destinados a quem realmente necessita, boa parte de nossos irmãos ou quase todos não estariam sofrendo tanto.
Ao enveis disso o q si ouve nas igrejas é esta bela frase.
Vamos fazer uma oração p/ os nossos irmãos necessitados ou então uma daquelas rezas tipo (por todos os necessitados senhor escutai a nossa prece)..........
2006-12-23 12:22:50
·
answer #3
·
answered by Glauber 4
·
1⤊
0⤋
Irmãozinho, realmente não importa pra onde vai o seu dízimo, o que importa é sua fidelidade para com DEUS, materialmente nossa alma clama pelo fim do sofrimento humano, porém devemos nos encher do espirito santo, para que preparados por ele consigamos tranformar vidas.
Conheço pessoas que estavam na sarjeta, esmolando e fedendo, e logo depois que esta vida foi recuperada e trazida para JESUS, esta vida foi restaurada e todos as coisas restituidas por DEUS nosso senhor. Hoje ele dizima e é muito próspero, infelizmente as pessoas tendem a culpar a DEUS pela miséria do mundo, mas os culpados somos nós mesmos que não levamos palavra de sabedoria e acalento aos corações necessitados de DEUS. Existem aqueles que não querem saber mesmo de um compromisso com DEUS, porém somos obrigados a interceder por estas vidas, pois não devemos olhar, as pessoas mas sim suas almas, e todos somos ignorantes e por vezes não sabemos que caminho seguir, mas se rogarmos ao PAI ele nos orientará.
Não é o dízimo que realmente importa pra DEUS ou a caridade que fazemos, mas sim a nossa fidelidade para com ele e a quantia de amor que podemos dar, somos livres para escolher isso ou não fazermos nada.
E essa liberdade que DEUS nos deu a gente não vende e nem DEUS tira, por isso muitos escolhem sem saber as vezes a pobresa e a miserabilidade, ai só nos resta orar e interceder por estas vidas e levar a palavrea de DEUS quando elá as vezes é requisitada.
Não se aflija e ore ao senhor, creio realmente que DEUS não se recusará a responde-las pra você.
DEUS te abençoe irmão, e que a paz do senhor JESUS CRISTO esteja, sempre, sempre, sempre com você.
2006-12-24 05:48:52
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
O meu eu não sei. Até porque não pago. Até porque não frequento igreja. Até porque não acredito em Deus.
Mas o dos crentes, vão para o bolso dos seus respectivos pastores.
2006-12-23 15:35:18
·
answer #5
·
answered by Bruno "Charles" 2
·
0⤊
0⤋
O meu não vai para lugar nenhum, não sou dizimista!!!
2006-12-23 14:35:40
·
answer #6
·
answered by Doa a quem doer 1
·
0⤊
0⤋
Gosto de ajudar pessoas carentes que realmente precisam de ajuda. Não dou dinheiro, prefiro ajudar segundo a maior necessidade de cada família. Me sinto bem agindo assim e fazendo a diferença. Dízimo para igreja nunca dei, e não sinto nenhum remorso por isso.....
2006-12-23 13:42:45
·
answer #7
·
answered by sueli m 5
·
0⤊
0⤋
O meu dizimo não vai a lugar algum! Até hoje nenhum pastor labioso me passou a conversa usando a bíblia e o malaquias para que eu pague o dizimo e jamais vão conseguir! Jamais cairei na lábia dessa gente falsa, piores que politicos!
Eu raciocino! E não estou afim de enriquecer igrejas ou pastores só por que se dizem que são de Deus! Prefiro fazer caridade com os necessitados do que enriquecer o pastor ou a igreja dele! 99,99% dos pastores são materialistas e sedentos por $$$$$$$ apenas! Que Deus tenha compaixão daqueles que seguem esses pregadores hipócritas!
2006-12-23 13:36:07
·
answer #8
·
answered by SATELLITE 7
·
0⤊
0⤋
a muito mais fome de espírito de que física,eu sou do ditado que não se deve dar um peixe mais ensinar a pesca-lo.em quanto não houver conscientização,que somente Deus pode salvar e o homem está para destruir,o mundo não será melhor,o problema não está no dizimo que não nós pertence e sim a Deus,está num país em que os governantes não estão mem ai para o povo,roubam valores incalculáveis,e nada é feito,são impunes,revelam um aumento de salário mínimo tão mínimo que nem da para sobreviver,e os seus salários,que já são um absurdo é dobrado,eu acho que o erro está ai e ninguém faz nada.
2006-12-23 12:34:28
·
answer #9
·
answered by keki 2
·
0⤊
0⤋
quer que eu responda mesmo?
¬¬ essa é uma boaaa questão
uhsahuhuiahshahsa!!
2006-12-23 12:34:14
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Na minha igreja não tem dízimo, mas ajudamos a pagar as contas de água, luz, viagens missionárias, construção de igrejas, obras sociais, e mais alguma conta que existir por meio de coletas.
Mas realmente, eu penso que as igrejas deveriam ter mais obras sociais...algumas tem bastante, outras infelizmente não tem...
Vamos orar a Deus e fazer a nossa parte para ajudar o próximo!
2006-12-23 12:18:48
·
answer #11
·
answered by Anonymous
·
1⤊
1⤋