A lei do Velho Testamento foi dada à nação de Israel, não foram feitas especificamente para os cristãos, as leis mosaicas envolviam cerimoniais, rituais, regras de conduta, códigos civis próprios à época e situação em que vivia o povo judeu, e que para nós hoje em dia muito deles são considerados "estranhos" como exemplo o sacríficio de animais, regras sobre vestimenta e alimentação e outros tantos descritos no livro de Levítico.
Em substituição à lei do Velho Testamento, nós estamos sob a lei de Cristo (Gálatas 6:2), que é: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos depende toda a lei e os profetas” (Mateus 22:37-40).
2006-12-23
11:39:27
·
10 respostas
·
perguntado por
Marcelo
4
em
Sociedade e Cultura
➔ Religião e Espiritualidade
Se fizermos estas duas coisas, estaremos cumprindo tudo o que Cristo quer que façamos, “Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados” (I João 5:3).
Amar a Deus creio eu que seja fácil, requer fé e principalmente intimidade, conhecer a Deus, buscá-lo podemos fazer através de atitutes práticas, como exemplo, oração, leitura bíblica, etc.
Agora o que exatamente significa amar o próximo?
Quem é o meu próximo?
Como colocar esse mandamento na prática? Que atitudes isso envolve?
Será que é só levar a palavra de Deus a ele?
A minha grande dúvida é em relação as pessoas que sofrem no mundo... Nem estou falando dos milhares de refugiados africanos, morrendo de fome, nem dos nordestinos sofrendo com a miséria e a seca, mas das pessoas que estão às nossas vistas, crianças esmolando nas ruas, favelados vivendo em meio aos ratos e esgoto, idosos dormindo de baixo de pontes.
2006-12-23
11:40:08 ·
update #1
Será que apenas dando esmolas ou mesmo contribuições é o que Jesus quis dizer com "Amarás o teu próximo como a ti mesmo"? Será que Ele não quer que façamos mais que isso? Quanto conforto você tem na sua casa que poderia ajudar uma pessoa? Quanto gastamos todo mês com coisas supérfluas que poderíamos ajudar uma pessoa? Você realmente precisa ter um carro melhor, uma roupa melhor, fazer aquela viagem de férias? Como tem sido demonstrado nosso amor pelos irmãos? Até a que ponto estamos dispostos a abrir mão dos nossos próprios recursos para ajudar os irmãos necessitados?
Não estou pregando moralismo, mesmo porque EU NÃO faço essas coisas, limito-me a dizimar e a dar esmolas como a maioria de nós...
Mas a questão é a seguinte, é fácil amar o próximo? Será que para nossos corações os mandamentos de Cristo não são mesmo pesados? Não é muito mais fácil a lei do velho testamento cheia dos seus rituais, regras, etc?
2006-12-23
11:40:47 ·
update #2
"Da multidão dos que creram era um o coração e a alma. Ninguém considerava exclusivamente sua nem uma das coisas que possuía; tudo, porém, lhes era comum. Com grande poder, os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça. Pois nenhum necessitado havia entre eles, porquanto os que possuíam terras ou casas, vendendo-as, traziam os valores correspondentes e depositavam aos pés dos apóstolos; então, se distribuía a qualquer um à medida que alguém tinha necessidade." (Atos 4:32-35).
“Se um irmão ou uma irmã estiverem carecidos de roupa e necessitados do alimento cotidiano, e qualquer dentre vós lhes disser: Ide em paz, aquecei-vos e fartai-vos, sem, contudo, lhes dar o necessário para o corpo, qual é o proveito disso? (Tiago 2:15-16).
2006-12-23
11:41:33 ·
update #3
.
Acredito que nenhum dos dois.
Deus deu a Lei ao povo e ele não conseguiu obedecer a ela.
Deus deu a Graça, e nós não conseguimos obedecê-la, também.
.
2006-12-23 11:42:13
·
answer #1
·
answered by Biggi 7
·
0⤊
1⤋
Não importa religião, o mais fácil é aceitar Jesus no seu coração!
2006-12-23 19:43:13
·
answer #2
·
answered by brijida 2
·
1⤊
0⤋
Ser cristão , basta crer , as demais coisas são ações de graça.
2006-12-24 18:46:14
·
answer #3
·
answered by Emerson FG 5
·
0⤊
0⤋
Prezado Marcelo, é mais fácil, e muuuito mais fácil ser cristão. Pelo princípio básico que Jesus ensinou-nos a amar uns aos outros, inclusive todas as pessoas de outras religiões, está no Novo Testamento.
Enquanto o principal ensinamento dos judeus, que está no Talmud (que foi retirado da Torah, dos 5 primeiros livros do Velho Testamento), classifica os não-judeus como estrangeiros, como inimigos e até, pasmem (em algumas passagens) como animais.
E ao contrário do que a maioria pensa, não é a Torah o principal livro da religião judaica, e sim o Talmud (livro que resume o pensamento e interpretação rabínica da Torah, a lei oral, transmitidas a milênios de rabinos para rabinos, mas que depois de Cristo, por volta do século II DC passou a ser escrita), que é um livro que prega o ódio a Cristo e a todos os seus seguidores.
Se você ler o Talmud irá se apavorar.
Por isso não tenho dúvida, é bem mais fácil ser cristão.
.
2006-12-23 20:06:16
·
answer #4
·
answered by Caledonian 6
·
0⤊
0⤋
"Amar ao próximo como a sí mesmo", é importante amar, aprimorar e ampliar este sentimento, estendendo-o a um número cada vez maior de pessoas e fazer do amor um sentimento cada vez mais presente e sadio.
Para amar de maneira sadia, faz-se necessário amar-se. Quanto à caridade, nem sempre possuímos bens para partilharmos, mas a partilha do amor não precisa de bens materiais. Vc pode ser educado, ser atencioso com todos a sua volta e procurar ajudar as pessoas, com uma palavra, com um abraço, com um olhar ou com um pouco de calor humano. Me preocupa qdo a religiosidade serve para afastar as pessoas, a religião nos dá a percepção de q todos somos irmãos, e fraternalmente devemos agir e pensar, mesmo aqueles irmão diferentes de nós.
Um Feliz Natal para todos: judeus, cristãos, muculmanos, ateus, agnósticos e pessoas de outros credos q não lembrei de listar.
2006-12-23 20:04:02
·
answer #5
·
answered by FALE_SÉRIO!! 4
·
0⤊
0⤋
Se vc ler a quantidade de coisas que os judeus são obrigados a fazer durante a Vida, o cerimonial, tudo isso, vc vai achar que ser cristão é a coisa mais fácil do mundo!!!!
www.judaismo. com.
2006-12-23 19:58:02
·
answer #6
·
answered by miosotis 7
·
0⤊
0⤋
Eu entendi. É verdade, amar o próximo é realmente AMAR o próximo, temos que fazer o bem a todos, principalmente a essas pessoas nescessitadas de quem você falou.
Temos de pedir forças a Deus e nos esforçar para cumprir esse mandamento.
Deus te abençôe e te ajude.
2006-12-23 19:51:33
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
oO "ploblema" é a tal da circuncisão.
Vixe!!!
2006-12-23 19:46:42
·
answer #8
·
answered by Tupy 5
·
0⤊
0⤋
Taí um grande dilema!!!
2006-12-23 19:42:27
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
antes de tudo vc tem que ser vc mesmo... ai depois vc terá condições de analisar qual é o caminho certo a trilhar
2006-12-23 19:42:23
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋