DEPRESSÃO
O termo Depressão pode significar um sintoma que faz parte de inúmeros distúrbios emocionais sem ser exclusivo de nenhum deles, pode significar uma síndrome traduzida por muitos e variáveis sintomas somáticos ou ainda, pode significar uma doença, caracterizada por marcantes alterações afetivas.
O público está certo ao estranhar a ostensiva e constante presença desta tal Depressão em quase tudo que diz respeito à transtornos emocionais, e os psiquiatras não estão menos certos ao procurarem descobrir uma ponta de Depressão em quase tudo que lhes aparece pela frente.
Do ponto de vista clínico seria extremamente fácil e cômodo se a Depressão fosse caracterizada, exclusivamente, por um rebaixamento do humor com manifestação de tristeza, choro, abatimento moral, desinteresse, e tudo aquilo que todos sabemos que uma pessoa deprimida apresenta.
Desta forma até o amigo íntimo, o vizinho ou o dono da bar da esquina poderiam diagnosticá-la. A parte mais difícil e trabalhosa da psiquiatria está no diagnóstico dos muitos casos de Depressão atípica, incaracterística ou mascaradas, bem como, perceber traços depressivos em outras patologias emocionais, como por exemplo, nos casos de Pânico, Fobia, etc.
Entre as emoções, aquelas decorrentes do estado de humor são as mais estudadas e, entre essas, a mais pesquisada é a Depressão.
A sintomatologia depressiva é muito variada e muito diferente entre as diferentes pessoas. Para entendermos melhor essa diversidade de sintomas depressivos, vamos considerar que, entre as pessoas, a Depressão seria como uma bebedeira geral, onde cada pessoa alcoolizada ficasse de um jeito; uns alegres, outros tristes, irritados, engraçados, dorminhocos, libertinos...
A única coisa que todos teriam em comum é o fato de estarem sob efeito do álcool, todos estariam tontos, com os reflexos diminuídos, etc. Na Depressão também; cada personalidade se manifestará de uma maneira.
psicopatologia recomenda como válida a existência de três sintomas depressivos básicos, os quais darão origem a variadíssimas manifestações desta alteração afetiva. Essa tríade sintomática da Depressão seria:
1 - Sofrimento Moral,
2 - Inibição Global e,
3 - Estreitamento Vivencial.
Compete à sensibilidade do observador, relacionar um sentimento, um comportamento, um pensamento ou sentimento, como a expressão individual de um desses três sintomas básicos, como sendo a expressão pessoal e adequada da personalidade de cada um diante da Depressão.
2006-12-23 10:48:30
·
answer #1
·
answered by Júlio 3
·
0⤊
1⤋
Bom, passei pelo estágio de psiquiatria esse ano, e o que a gente mais viu foram casos de depressão ligados à genética e desencadeados por algum problema como uso de drogas, álcool ou algum acontecimento marcante e trágico.
Não só a depressão como o alcoolismo apresentam fatores genéticos fortes.
2006-12-26 00:04:47
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
sim....existe...já há estudos recentes comprovando essa relação.
2006-12-24 12:54:28
·
answer #3
·
answered by JAS 7
·
0⤊
1⤋
A meu ver a depressão é totalmente genética. Se vc pesquisar vai encontrar muitos casos da mesma ao seu redor. Isso pega Charles F , Feliz Natal de Neiri S
2006-12-23 12:30:38
·
answer #4
·
answered by Neiri s 2
·
0⤊
1⤋
eu acho que não..depressão tem origem da não realização de seus anseios de seus desejos , da falta de carinho,,falta de amor, fal ta de boas perspectivas, visão pequena do futuro ou seja a pessoa tem pouco conhecimento e acaba que quando ante a uma determinada situação dificil ela se entrega devido a falta de tal conhecimento,,mas isso não justifica toltalmente, pois tem m pessoas ke mesmo sem ter conhecimento pra resolver, elas não se entregam, correm atras e acabam vencendo, acho que tem muito haver com o esprito da pessoa, porque tem pessoas que as coisas estão todas caindo do seu redor e elas não desistem, lutam ate o fim...por isso ke deve-se lutar sempre "DESISTIR NUNCA, RENDER-SE JAMAIS" essa frase é famosa, e tem muito haver com garra, a fé que cada pessoa deve ter, penso eu que tudo está ligado a FÉ, NO QUE A PESSOA ACREDITA, se ela acredita si mesmo ela vai longe e se ela acredita em DEUS ela vai ao infinito.... seria algo relacionado com o seu EU, pois se a pessoa não crê em si mesma, como poderá crer na sua vitoria, sem FÉ, sem CRER, é impossivel vencer, sendo assim, eu diria que DEPRESSÃO é um estado de espírito em que a pessoa se sente derrotada ante aos problemas que o acometeram......
2006-12-23 11:02:31
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
Na família de minha mãe tinha uma tia, minha bisavó que sofriam
de depressão. Hoje, sou eu que tenho. Acredito que seja genético do que hereditário. Conheço que pessoas que já passaram por isso e muitos médicos e cientistas que estudam
há anos essas doenças, dizem que todos nós iremos ter. É a
doença do século. Acho até normal, como ter síndrome de pânico que está aumentando muito em todo mundo.
Se você tiver procure logo ajuda, aí você terá mais chance de não
desenvolver a doença.
2006-12-23 10:49:50
·
answer #6
·
answered by aninha 6
·
0⤊
1⤋
Não é algo determinante, mas há traços genéticos para a depressão, veja:
"O componente genético das doenças costuma ser avaliado através de estudos realizados em gêmeos. Esses estudos são feitos comparando-se a similaridade entre gêmeos idênticos e gêmeos não idênticos. Estudam-se os modos de transmissão de Transtornos Mentais entre diversas gerações de famílias e se comparam os riscos de Transtornos Mentais em gêmeos monozigóticos (idênticos), em oposição a gêmeos dizigóticos (fraternos).
Todos os estudos deste tipo mostram que os gêmeos geneticamente idênticos têm mais possibilidades que os gêmeos fraternos de compartilhar a doença. Para os gêmeos idênticos, as possibilidades de compartir o transtorno depressivo são de 50 a 80%, enquanto que em os gêmeos fraternais são de entre 15 e 25%. Isto significa que nesta doença há algo muito importante relacionado com a genética."
2006-12-23 10:48:32
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋