English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Por favor eu gostaria que indicasse as suas fontes.

Obrigado.

2006-12-23 07:28:31 · 13 respostas · perguntado por sabrina 1 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

13 respostas

Pentecostalismo é como chamam-se os grupos religiosos cristãos, originário no seio do protestantismo baseando na crença na presença do Espírito Santo na vida do crente através de sinais, denominados por estes como dons do Espírito Santo, tais como falar em línguas estranhas (glossolalia), curas, milagres, visões etc.


[editar] Origem
Tradicionalmente reconhece-se o começo do movimento pentecostal como tendo início no ano 1906 em Los Angeles nos Estados Unidos na Rua Azuza, onde houve um grande avivamento caracterizado principalmente pelo "batismo com o Espírito Santo" evidenciado pelos dons do Espírito (glossolalia, curas milagrosas, profecias, interpretação de línguas e discernimento de espíritos).

No entanto o batismo com dons do Espírito Santo não era totalmente novo no cenário protestante. Existem inúmeros relatos de pessoas que clamam ter manisfestado dons do Espírito em muitos lugares, desde Martin Lutero (apesar de controversos quanto a veracidade) no século XVI até de alguns protestantes a Rússia no século XIX.

Devido à projeção que ganhou na mídia, o avivamento na Rua Azuza rapidamente cresceu e, subitamente, pessoas de todos os lugares do mundo estavam indo conhecer o movimento. No começo, as reuniões na Rua Azuza aconteciam informalmente, eram apenas alguns fiéis que se reuniam em um velho galpão para orar e compartilhar suas experiências, liderados por William Seymour (1870-1922).

Rapidamente, grupos semelhantes foram formados em muitos lugares dos EUA, mas com o rápido crescimento do movimento o nível de organização também cresceu até o grupo se denominar Missão da Fé Apostólica da Rua Azuza. Alguns fiés não concordaram com a denominação do grupo.

Surgiram grupos independentes que emergiram em denominações. Também algumas denominações já estabelecidas adotaram doutrinas e práticas pentecostais, como é o caso da Igreja de Deus em Cristo.

Mais tarde, alguns grupos ligados ao movimento pentecostal começaram a crer no unicismo em vez da triunidade (trindade). Com o crescimento da rivalidade entre os que criam no unicismo e os que criam na trindade, ocorre um cisma e novas denominações nasceriam como a Igreja Pentecostal Unida (unicista) e as Assembléias de Deus (trinitária).


[editar] Pentecostalismo Brasileiro
No Brasil, o Pentecostalismo chegou em 1910-1911, com a vinda de missionários originários da América do Norte: Louis Francescon, que dedicou seu trabalho entre as colônias italianas no Sul e Sudeste do Brasil, originando a Congregação Cristã no Brasil; Daniel Berg e Gunnar Vingren, que inciaram suas missões na Amazônia e Nordeste, dando origem às Assembléias de Deus.

O movimento pentecostal pode ser dividido em três ondas. A primeira, chamada pentecostalismo clássico, abrangeu o período de 1910 a 1950 e iniciou-se com sua implantação no país, decorrente da fundação da Congregação Cristã no Brasil e da Assembléia de Deus até sua difusão pelo território nacional. Desde o início, ambas as igrejas caracterizam-se pelo anticatolicismo, pela ênfase na crença no Espírito Santo, por um sectarismo radical e por um ascetismo que rejeita os valores do mundo e defende a plenitude da vida moral.

A segunda onda começou a surgir na década de 1950, quando chegaram a São Paulo dois missionários norte-americanos da International Church of The Foursquare Gospel. Na capital paulista, eles criaram a Cruzada Nacional de Evangelização e, centrados na cura divina, iniciaram a evangelização das massas, principalmente pelo rádio, contribuindo bastante para a expansão do pentecostalismo no Brasil. Em seguida, fundaram a Igreja do Evangelho Quadrangular. No seu rastro, surgiram O Brasil para Cristo, Igreja Pentecostal Deus é Amor, Casa da Bênção, Igreja Unida e diversas outras menores.

A terceira onda, a neopentecostal, teve início na segunda metade dos anos 70. Fundadas por brasileiros, a Igreja Universal do Reino de Deus (Rio de Janeiro, 1977), a Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra (Brasília, 1992) e a Renascer em Cristo (São Paulo, 1986) estão entre as principais. Utilizam intensamente a mídia eletrônica e aplicam técnicas de administração empresarial, com uso de marketing, planejamento estatístico, análise de resultados etc. Algumas delas pregam a Teologia da Prosperidade, pela qual o cristão está destinado à prosperidade terrena, rejeitando os tradicionais usos e costumes pentecostais. O neopentecostalismo constitui a vertente pentecostal mais influente e a que mais cresce. Também são mais liberais em questões de costumes.

Paralelamente ao Pentecostalismo, várias denominações protestantes tradicionais experimentaram movimentos internos, com manifestações pentecostais, assim foram denominados "Renovados", como a Igreja Presbiteriana Renovada, Convenção Batista Nacional, Igreja do Avivamento Bíblico e Igreja Cristã Maranata.

A doutrina de renovação do Pentecostalismo ultrapassou até mesmo as fronteiras do Protestantismo, surgindo movimentos de renovação pentecostal Católica Romana e Ortodoxa Oriental, como a Renovação Carismática Católica.

Retirado de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Pentecostalismo"

Neopentecostalismo
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
O neopentecostalismo é uma vertente que congrega denominações oriundas do pentecostalismo clássico ou mesmo das igrejas cristãs tradicionais. Surgiram sessenta anos após o movimento pentecostal do início do século XX, ambos nos Estados Unidos da América.

Em alguns lugares são chamados de carismáticos, tendo como exceção o Brasil, onde essa nomenclatura é reservada exclusivamente para um grupo dentro da igreja Católica que se assemelha aos neopentecostais, chamada Renovação Carismática Católica.

No Brasil as principais igrejas que representam os neopentecostais são: Igreja Universal do Reino de Deus, Igreja Apostólica Renascer em Cristo, Igreja Internacional da Graça de Deus, Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra, Igreja Evangélica Cristo Vive, Missão Cristã Pentecostal e Igreja Pentecostal de Nova Vida. Existem muitos outros grupos neopentecostais no brasil porém citamos estes que são os que mais se destacam no brasil pelo seu trabalho atuante no evangelismo e tambem trabalhos com cume social.

Retirado de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Neopentecostalismo"

2006-12-23 07:57:17 · answer #1 · answered by betoquintas 6 · 0 1

Sabrina, esses movimentos no Brasil. originaram-se na decada de 1960/70, exportadas pela CIA dos Estados Unidos, como forma de controle de massas e em oposição à teologia da libertação da Igreja Catolica de então, que combatia a ditadura militar reinante e a opressao do povo para defender os interesses do capitalismo americano no Brasil.
Era a época das greves no ABC, inclusive lideradas pelo Lula, eram movimentos populares q tinham o apoio da Igreja e combatiam abertamernte a politica de extorsão e opressão do povo brasileiro. Aliás o PT nasceu de uma CEB (comunidade Eclesial de Base em Sto André, nasceu à sombra da Igreja)
Os interesses americanos no Brasil estavam ameaçados por esse movimentos, a Igreja adotou um discurso altamente politizado e se afastou muito de sua missão de ser Igreja, tão somente, com interesses voltados para as coisas da fé.
Aproveitando este vácuo deixado pelo catolicismo, surgiram as primeiras seitas neo petencostais, originadas dos EUA, e criadas a partir das pregações de tele-evangelistas americanos, tiop Jimy Swgart e outros.
Essa pregação voltada exclusivamnte para as coisas da fé, baseadas na biblia de forma fundamentalista, atraiu a atenção das massas meio perdidas pela mudança da pregação da Igreja.
E milhares entraram para as seitas, enfraquecendo a resistencia ao golpe militar, visto q os lideres neo petencostais jamais levantaram um dedo para protestar contra a opressão politica e economica da ditadura militar.
E assim permanecem, como movimentos de alienação de massas fanatização e a pregação da teoria da prosperidade, que vem de encontro totalmente às teses do capitalismo predatório que infelicita este país.
Mantém o fiel acomodado, num meio estado catatonico, altamente fanatizados e fundamentalizados, intolerantes e alenados comrelação a tudo a sua volta, á sociedade, à economia e à politica do Brasil, inclusive colaborando com a corrpuçao na medida q elegem como curral eleitoral q são, os deputados sanguessugas e mensaleiros de notoria fama...

2006-12-23 07:45:57 · answer #2 · answered by Frei Bento 7 · 3 0

Pentecostais: Compreende as igrejas que tiveram inicio no reavivamento nos Estados Unidos entre 1906-1910. As experiências do "batismo no Espírito Santo" levaram os membros que experimentaram essa experiência a serem excluídos de suas antigas igrejas, formando assim outras comunidades que levaram o nome de Assembléias de Deus (não confundir com a denominação brasileira que leva o mesmo nome, enquanto que aquela é um movimento que reuniu várias igrejas que aceitavam a experiência dos dons espirituais no batismo com o Espírito Santo, esta ultima foi uma denominação fundada em terra brasileira), congregações etc... As principais igrejas pentecostais no Brasil são: Assembléia de Deus, Congregação Cristã no Brasil, Igreja do Evangelho quadrangular, O Brasil para Cristo, Deus é Amor.
Assembléia de Deus: Fundada pelos missionários suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren (1911) é a principal expoente do pentecostalismo no Brasil. · Congregação Cristã no Brasil: Fundada por Louis Francescon (1910) · Igreja do Evangelho Quadrangular: Fundada por Aimée Semple McPhersom (1950) · O Brasil para Cristo: Fundada por Manoel de Melo (1955) · Deus é Amor: Fundada por Davi M. Miranda (1962).

Neopentecostais: Os neopentecostais são igrejas oriundas do pentecostalismo original ou mesmo das igrejas tradicionais. Surgiram 60 anos após o movimento pentecostal. Nos Estados Unidos, são chamados de carismáticos sendo que aqui no Brasil essa nomenclatura é reservada exclusivamente para um grupo dentro da igreja Católica que se assemelha aos pentecostais. No Brasil as principais igrejas que representam os neopentecostais são: Igreja Universal do Reino de Deus, Igreja da Graça, Sara Nossa Terra, Renascer em Cristo.
Igreja Universal do Reino de Deus: Fundada por Edir Macedo (1977) · Igreja Internacional da Graça de Deus: Fundada por Romildo R. Soares (1980) · Sara Nossa Terra: Fundada por Robson Rodovalho (1980) · Renascer em Cristo: Fundada por Estevan Hernandez (1986).

Diferenças:

PENTECOSTAIS X NEOPENTECOSTAIS

Os carismáticos formaram uma outra igreja coexistindo juntamente com os pentecostais mas sem se identificar com elas. Dão bastante ênfase ao louvor e são mais flexíveis teologicamente não permanecendo estáticos na doutrina como são os pentecostais. Distingue-se também quanto aos usos e costumes. É o grupo que mais cresce atualmente no Brasil devido a um maciço investimento na mídia, como é o caso das igrejas Universal e da Graça.

Neo-pentecostais ou neopentecostais são as igrejas oriundas do pentecostalismo clássico ou mesmo das igrejas cristãs tradicionais. Surgiram 60 anos após o movimento pentecostal do início do século XX, ambos nos Estados Unidos. Em alguns lugares são chamados de carismáticos, tendo como exceção o Brasil, onde essa nomenclatura é reservada exclusivamente para um grupo dentro da igreja Católica que se assemelha aos neopentecostais. No Brasil as principais igrejas que os representam são: Igreja Universal do Reino de Deus, Igreja Internacional da Graça de Deus, Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra, Igreja Evangélica Cristo Vive, Renascer em Cristo e Missão Cristã Pentecostal. São os grupos religiosos que apresentam maior crescimento no Brasil, resultado este atribuído a um maciço investimento na mídia.


Os neopentecostais formaram um grupo coexistente com os pentecostais, mas com uma identidade distinta. Possuem uma forma muito sobrenaturalista de encarar sua vida religiosa, com ênfase na busca de revelações diretas da parte de Deus, de curas milagrosas para doenças e uma intensa batalha espiritual entre forças espirituais do bem e do mal, que afirmam ter consequências diretas em sua vida cotidiana. São mais flexíveis em questões de costumes em relação aos Pentecostais tradicionais.

2006-12-23 08:44:40 · answer #3 · answered by Ton 3 · 1 0

http://www.cacp.org.br/index%20estatistica.htm
ANÁLISE COMPARATIVA DAS IGREJAS EVANGÉLICAS

Basicamente são três as ramificações que se apresenta no meio Protestante: tradicional, pentecostal e neopentecostal.
•Tradicionais: Compreende principalmente as chamadas igrejas históricas que
tiveram origem no início da Reforma Protestante ou bem próximo dela. São elas:
• Luterana: fundada por Martinho Lutero (1524)
• Presbiteriana: Fundada por João Calvino (1517)
• Anglicana: Fundada pelo rei da Inglaterra Henrique VIII (1558)
• Batista: Fundada por John Smith (1609)
• Metodista: Fundada por John Wesley (1740)

•Pentecostais: Compreende as igrejas que tiveram inicio no reavivamento nos Estados Unidos entre 1906-1910. As experiências do "batismo no Espírito Santo" levaram os membros que experimentaram essa experiência a serem excluídos de suas antigas igrejas, formando assim outras comunidades que levaram o nome de Assembléias de Deus (não confundir com a denominação brasileira que leva o mesmo nome, enquanto que aquela é um movimento que reuniu várias igrejas que aceitavam a experiência dos dons espirituais no batismo com o Espírito Santo, esta ultima foi uma denominação fundada em terra brasileira), congregações etc... As principais igrejas pentecostais no Brasil são: Assembléia de Deus, Congregação Cristã no Brasil, Igreja do Evangelho quadrangular, O Brasil para Cristo, Deus é Amor.

• Assembléia de Deus: Fundada pelos missionários suecos Daniel Berg e
Gunnar Vingren (1911) é a principal expoente do pentecostalismo no Brasil.
• Congregação Cristã no Brasil: Fundada por Louis Francescon (1910)
• Igreja do Evangelho Quadrangular: Fundada por Aimée Semple McPhersom
(1950)
• O Brasil para Cristo: Fundada por Manoel de Melo (1955)
• Deus é Amor: Fundada por Davi M. Miranda (1962)

•Neopentecostais: Os neopentecostais são igrejas oriundas do pentecostalismo original ou mesmo das igrejas tradicionais. Surgiram 60 anos após o movimento pentecostal. Nos Estados Unidos, são chamados de carismáticos sendo que aqui no Brasil essa nomenclatura é reservada exclusivamente para um grupo dentro da igreja Católica que se assemelha aos pentecostais. No Brasil as principais igrejas que representam os neopentecostais são: Igreja Universal do Reino de Deus, Igreja da Graça, Sara Nossa Terra, Renascer em Cristo.

• Universal do Reino de Deus: Fundada por Edir Macedo (1977)
• Igreja Internacional da Graça de Deus: Fundada por Romildo R. Soares
(1980)
• Sara Nossa Terra: Fundada por Robson Rodovalho (1980)
• Renascer em Cristo: Fundada por Estevan Hernandez (1986)


Diferenças entre os grupos:


TRADICIONAIS X PENTECOSTAIS

Os evangélicos tradicionais diferem dos pentecostais apenas em relação a experiência do chamado "Batismo no Espírito Santo". Não aceitam o "Falar em outras línguas" (glossolalia) e dão forte ênfase no ensino teológico e no trabalho social, não se preocupam com usos e costumes como vestimentas e adornos.

PENTECOSTAIS X NEOPENTECOSTAIS

Os carismáticos formaram uma outra igreja coexistindo juntamente com os pentecostais mas sem se identificar com elas. Dão bastante ênfase ao louvor e são mais flexíveis teologicamente não permanecendo estáticos na doutrina como são os pentecostais. Distingue-se também quanto aos usos e costumes. É o grupo que mais cresce atualmente no Brasil devido a um maciço investimento na mídia, como é o caso das igrejas Universal e da Graça.

2006-12-23 08:14:29 · answer #4 · answered by Servo 4 · 2 1

O termo certo seria protestante,desiganem-se e/ou são designados como pentecostais tendo como referência o livro de Atos dos Apóstolos - na bíblia -, e o grande evento de pentecostes;o Espirito Santo sob a forma de línguas de fogo se manifesta à todos presentes. Neo = novo =novospentecostais,portanto,neopentecostais são aqueles que são + recentes na congregações.Bom espero que tenha ficado claro,ah,outra coisa não e religião ,na verdade são protestantes sem tantas tradições por isso pentecostais é neopentecostais.

2006-12-23 07:53:15 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

A palavra Pentecostes esta relacionada com o Espírito santo sobre os apóstolos dai pentecostais ( seguidores do espírito santo) .
A palavra NeoPentecostais significa novos pentecostais.

Resumindo são todas iguais!!

2006-12-23 07:46:38 · answer #6 · answered by Glauber 4 · 0 0

num cei naum

2006-12-23 07:47:47 · answer #7 · answered by NUMCEI 5 · 0 1

Sabemos que fazem muito barulho pra espantar o capeta e arrecadam muito $$$$$$$$$$$$$$! Deveriam ser chamados pentelhoscostais e neopentelhoscostais!

2006-12-23 07:43:14 · answer #8 · answered by SATELLITE 7 · 0 1

todas as igrejas "pentecostais" evoluiram de apenas uma : assembléia de deus . recorteí essa resposta de uma pergunta similar feita aqui mesmo no Y.R. . se você achar que vale ... ao menos como CURIOSIDADE .
Quem é o fundador a Igreja Assembléia de Deus?




Melhor resposta - Escolhida pelo autor da pergunta

Pastor Charles Fox Parham: O Pastor Charles Fox Parham é tido merecidamente, como o fundador do pentecostalismo. Foi ele o fundador das "Assemblies of God", que aqui no Brasil, tomou o nome de "Assembléias de Deus". Atualmente e desde muitos anos, a maior denominação protestante aqui. O Pastor Charles Fox Parham, dizia receber os dons do espírito santo. Falava "em línguas", pregava muito. Desde a adolescência, era Pastor. Na verdade, ele foi o primeiro Pastor pentecostal verdadeiro do mundo. Religião à parte, Parham era racista declarado e militante. Odiava negros e tudo o que não fosse da suprema raça ariana. Pertencia à KKK (Ku Klux Klan), desde tenra idade. Em 1910, enquanto fundava o pentecostalismo, tinha lugar de destaque na Ku Klux Klan. Este Pastor, foi preso após ter violentado sexualmente um garoto. Como era poderoso, na KKK, soltaram-no logo. Numa hora, bradava no púlpito contra a imoralidade. Noutra, praticava sodomia. Enquanto isto, milhões acreditavam em suas pregações. O Pastor Parham acreditava e pregava, que a cura milagrosa de doenças era um direito natural dos seguidores da palavra de Deus. Infelizmente, para ele e muitos que o cercavam, a História mostraria uma outra coisa. A edição 58, volume XVII, Nº 2, ano de 1998, da revista Christian History, mostra uma foto de 1906. Nela, aparece uma foto do Pastor Parham , com sete seguidores, todos estavam nas escadarias do fórum de Carthage, Missouri.O próprio Pastor Parham, estava segurando uma placa, que dizia: "Apostolic Unity". Os seus seguidores, seguravam faixas que tem escrito: "Life", "HEALTH",etc. Ou seja: Publicamente Parham , mostrava a sua crença de que seguir "a Jesus", lhes daria saúde e proteção contra doenças. O Pastor Parham, pregava publicamente que se deveria evitar se consultar com médicos e evitar crer em qualquer benefício da Medicina. Que todos deviam ao invés disto, crer que o poder de Deus/Jesus/ES os curaria. Bem , um dos filhos de Parham, pegou uma doença e morreu. Tinha apenas 16 anos. Um outro filho de Parham, morreu também de doença com 37 anos. Os doentes genuínos que iam aos cultos do Pastor Parham, nunca ficavam curados.Um ávido seguidor do Pastor Parham, tinha uma filha, com apenas 9 anos, chamada Nettie Smith. Esta menina, ficou doente. O pai, recusou tratar a doença da filha. Esperava a cura milagrosa. Ao invés disto, a criança morreu. Este fato, fez muitos se voltarem contra Parham, pois a doença era tratável com a limitada Medicina disponível em 1904. Quanto ao Pastor Parham, ele mesmo sofreu muitas doenças e não raro, estava doente demais para pregar ou viajar. De dezembro de 1904 até fevereiro de 1905, ele esteve acamado e doente(ver o livro "Fields White Unto Harvest, página 94, autor:James Goff Jr.).O Pastor Parham, foi também o primeiro pregador pentecostal a orar sobre um lenço e vender lenços idênticos, pelo correio. A um alto preço, evidentemente(Mesmo livro e autor citado acima, página 104). Suas pregações/patifarias, não pararam aí. Em 1908, o Pastor Parham, passou a pregar que tinha como achar a "Arca da Aliança" bíblica. Ele declarou a jornais, que para achar a arca perdida, tinha que ter dinheiro para ir até a Palestina. Em tempos pré-jato, uma viagem a Palestina, era muito cara. Bem, os fiéis deram a quantia necessária para a viagem, tudo arrancado dos pobres salários. Parham nunca viajou até a Palestina. Ele simplesmente embolsou a grana para a viagem e inventou que havia sido roubado em New York. Os fiéis acreditaram em mais esta farsa. Os fiéis de Parham eram crentes mesmo.Um deles, achou que o "falar em línguas", lhe permitiria pregar o evangelho aos indianos. Viajou para Índia e lá notou que nada que falava, os indianos entendiam. Parham, até o fim da vida, foi racista. Antes de morrer, exigiu que fosse enterrado, onde nenhum negro estivesse perto. Como se vê, o Pastor Parham deve ter sido muito inspirado pelo "espírito santo"... que não é de Jesus.

2006-12-23 07:36:09 · answer #9 · answered by Anonymous · 0 1

.
Aqui no Brasil, pentecostais são aquelas igrejas originárias de Igrejas Reformadas: Assembléia de Deus, Congregação Cristã no Brasil. Neopentecostais são aquelas que dizem anunciar a Palavra de Deus, mas o fazem sem fundamento bíblico, como: rosa ungida, esteira de sal, subida ao monte... Dentre elas estão: Igreja Universal do Reino de Deus, etc
.

2006-12-23 07:35:57 · answer #10 · answered by Biggi 7 · 0 1

fedest.com, questions and answers