Se você tomar como base de que toda a mitologia Cristã é um apanhado de outras mitologias, você entenderá porque muitas vezes a Bíblia se parece com o samba do crioulo doido. Só a Gênesis, ou seja, a criação do mundo, possui 3 diferentes estórias.
A Árvore da Vida é um simbolismo da Ygdrasil e, como bem transcreveu nosso amigo acima, um símbolo da Grande Deusa Mãe das religiões pré-cristãs Matrifocais. É dela que vem todo o conhecimento e a imortalidade.
2006-12-23 01:17:14
·
answer #1
·
answered by LunAthena 3
·
0⤊
1⤋
Aquela árvore certamente era de espécie única, senão hoje seríamos imortais...
E somente Deus tem essa árvore em seu poder!
2006-12-23 15:52:03
·
answer #2
·
answered by NONAME 1
·
0⤊
0⤋
.
É possível cultivá-la no Brasil, sim!
Principalmente no sul e sudeste de nosso país, o solo é fértil ("em se plantando tudo dá"), as estações chuvosas são constantes...
Apenas uma deixa: desde que ela seja orgânica. Nada de agrotóxicos.
.
2006-12-23 10:56:21
·
answer #3
·
answered by Biggi 7
·
0⤊
0⤋
Sim, ela era chamada de arvore da vida e sua criação é citada em Gênesis 2:9. Não foi dela que Adão e Eva comeram, como está em (Gên. 3:22). Com certeza a árvore da vida, assim como a árvore do conhecimento do bem e do mal são espécies endémicas, criadas apenas para existirem no Éden, cujas sementes ficaram lá guardadas ao fio da espada do Anjo que protege o paraíso, segundo a narrativa bíblica. Não creio que haja uma plantação, mas apenas uma única árvore, um único exemplo, mas cujo fruto é meramente espiritual, se não fosse não faria sentido a referência de Apocalipse 22:14, que diz que pelo sangue do Cordeiro há acesso ao direito da árvore da vida, que seria a vida eterna.
2006-12-23 09:07:02
·
answer #4
·
answered by Lady*Bia 6
·
0⤊
0⤋
A Ãrvore da Vida
e a Ãgua da Vida
No xamanismo a árvore cósmica assume uma função especialmente importante para se chegar ao êxtase. Os sete cortes ou degraus na árvore simbolizam as sete iniciações pelas quais o homem precisa passar para atravessar as trevas e atingir a luz.
Na alquimia encontramos a árvore planetária, a ‘arbor philosophica’. Ela simboliza todo o processo alquÃmico, desde a matéria primordial até a última matéria, a matéria espiritualizada, a existência realizada. Textos de alquimistas antigos ligam a matéria primordial à ‘aqua permanens’ (água da vida eterna - ou da eterna juventude) e a árvore filosófica, com seus inúmeros galhos, à pedra filosofal, o ‘lapis philosophorum’, representando a transformação do pequeno eu.
Uma árvore cósmica pode, ao mesmo tempo, ter a função de uma árvore da vida, como se pode ler nos mitos. Nessa função ela simboliza as numerosas forças que são a origem da vida universal. Essa árvore da vida expressa a imortalidade da vida e está ligada aos sÃmbolos da água da vida, a fonte da eterna juventude, o rio da vida eterna, o mel e o leite, o óleo e o vinho e, mais em especial, à grande deusa-mãe.
Também aqui o ciclo da vida se torna claro, a inseparabilidade da matéria e do espÃrito, graças à qual a vida (árvore) surge em sua imortalidade. A grande deusa-mãe simboliza a energia feminina e divina (terra e água), dando vida pelo útero divino à vida gerada pelo espÃrito divino.
Nos Vedas e no Avesta fala-se repetidamente sobre o soma e o ‘haoma’ como a seiva imortal que nutre a vida, a árvore da vida.
No Gênesis fala-se também sobre uma árvore da vida que estaria relacionada com a água da vida eterna. Quando os primeiros seres humanos comem dessa árvore eles se tornam imortais e felizes. A maneira de se chegar à plena realização da vida (o paraÃso) se revela no simbolismo dos sete dias como antecipação da plenitude, o pleroma alcançado quando a matéria - dentro ou fora do homem - se transforma em espÃrito. São os sete estados da consciência, expressos na escada de Jacó, a escada de Mithra, ou a descida de Ishtar ao mundo subterrâneo através da escada de sete degraus.
Na cabala da árvore da vida nos é explicado, pelas palavras mÃsticas, como os segredos da prescrição criador-criatura estão misturados com o conceito inexpressável ‘En-Sof’, somente aproximável em conceitos de Luz e Ãgua. No sagrado Alcorão fala-se da árvore-de-lótus-da-fonte, onde começam os quatro rios, crescendo na divisa entre as sete esferas celestiais, perto da porta do paraÃso. Nas antigas gravuras egÃpcias vemos constantemente o sicômoro ou a figueira associados à água da vida. Na imagem da árvore da vida, tão ligada à mitologia do paraÃso, se revela o desejo mais profundo do ser humano, o desejo de viver em felicidade e harmonia eternas. Projetada, a árvore contém, como arquétipo universal, a informação mais impressionante sobre o nascimento, o desenvolvimento e o aperfeiçoamento da vida.
Outro sÃmbolo universal ligado à árvore da vida e à água da vida é o da grande deusa-mãe. Ela é mãe dos deuses, a grande mãe, o arquétipo da Terra com suas forças fecundas e regenerativas. No mundo inteiro encontramos a figura da deusa-mãe.
A Terra é maternal porque dá à luz toda a vida, fecundada pelo espÃrito masculino. A deusa-mãe é esposa do deus celestial porque é através dela que se revela o corpo divino, o templo cósmico. à através dela que Deus se manifesta
2006-12-23 05:42:45
·
answer #5
·
answered by Parem o mundo, quero descer 6
·
1⤊
2⤋
Sim. Porque era a macieira. Comia-se e aí dali 9 meses a vida estava recomeçando e nunca terminava; sempre alguém comia da maçã. .
2006-12-23 05:09:13
·
answer #6
·
answered by Dal 6
·
1⤊
2⤋
Lisandro, vc tem dado muito ouvido aos fundamentalistas (acho que em mais 10 dias vc vira um protestante fundamentalista e maniqueísta fervoroso a seguir tal ritmo), toda esta passagem -gênesis- é uma bela alegoria....
2006-12-23 05:36:12
·
answer #7
·
answered by Advicer 7
·
0⤊
2⤋
quanta besteira!!!!
2006-12-23 05:11:03
·
answer #8
·
answered by Mauro 7
·
0⤊
3⤋