English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Por favor, de a sua opinião pessoal.
Não aja como algum fánático, que repete discursos, sem nem ao menos prestar atenção no que foi perguntado.
E lembre-se, que os anjos não tinham livre arbítrio...

2006-12-22 19:15:56 · 13 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

13 respostas

Olha Lisandro, há várias possibilidades.

Uma coisa é a existência de uma mente pensante, necessária ao projeto do universo, como necessidade filosófica.
Outra coisa são as fábulas bíblicas, usadas para passar mensagens e confundidas, pela insanidade de muitos, como realidade.
Se o que há na bíblia não são fábulas, então o livro foi escrito por loucos, para ser seguido por loucos cuja gravidade lhes superem a falta de juizo.
Imaginando que Deus, criador de uma grandiosidade como o universo, sabedor em detalhes de tudo o que existe e inexiste criou Lucifer, Ele sem dúvida alguma sabia o que estava fazendo.
( Ai reside um aparente contra-senso que acaba por demonstrar que o mal estava em Deus e que o mal pode resultar em um bem maior)
O mal é necessário ao bem assim como a sombra se faz necessária a luz. Não se pode mensurar o belo, sem que haja o feio como comparativo.
O diabo é necessário a Deus para que saibamos "imaginar" as qualidades divinas.
Os vikings tinham em seu altar 2 deuses, um bom e um mau. Faziam suas orações e oferendas a ambos.
Nós humanos, temos em nosso interior a capacidade de sermos bons e maus.
Um velho, índio e sábio, americano respondeu, da seguinte forma a uma criancinha que lhe perguntava sobre como ele, conseguia controlar seus prórpios impulsos:
"Tenho dentro de mim, dois cachorros. Um bom, muito muito bom, e outro mau, muito muito mau. Eles estão brigando constantemente todo o tempo."
O indiozinho aparteou e inquiriu:
"E quem está ganhando essa briga?"
O velho respondeu:
"Aquele a quem eu alimento mais frequentemente"
Muitos de nós somos capazes de perversidades atrozes e convém lembrar que somos "A IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS", logo fica fácil imaginar que toda moeda tem seu reverso.
Quanto aos anjos, continuam como imbecís, sem dicernimento, pois ainda não comeram da árvore da "ciencia do bem e do mal"
Simplesmente obedecem, sem saber o que fazem e porque o fazem, não havendo na ação qualquer virtude estabelecida pela vontade de praticar o bem.
A virtude nasce, e tem seu verdadeiro valor se lhe é dada a possibilidade de escolha.
Os anjos tem FÉ CEGA e juizo ZERO. ( condição básica para fé cega!)
Desenvolver a fé cega na igreja, é aspiração e desejo daqueles que querem manipular o vulgo, para mais facilmente efetuar-lhe a tosquia mental e financeira.
Qual pastor não tosquia suas ovelhas?
Assim ouro; prata e jóias do povo, acabavam indo para as mãos dos ministros de Deus, que manipulavam o povo a seu bel prazer, já que eram os únicos que mantinham contato pessoal com o Ser Supremo, razão pela qual efetuavam a tosquia regular, ampla e irrestrita nas ovelhinhas.
Ora, em havendo necessidade da existencia de algo superior, um SER SUPREMO em filosofia, que justifique a criação de algo tão perfeito que não poderia se criar a si mesmo, como o universo, isso não justifica nem dá o direito de que se escreva um livro naqueles moldes e o considerem DIVINO.

Parece-me que o mal reside no bem e vice-versa.
Isso é notório quando educamos nossas crianças.

Ao agirmos sem impor limites, por sermos extraordinariamente bons, causaremos um mal irreparável a criança.
Neste caso o mal é necessário e se transforma em um bem para elas.
Ter disciplina e saber obedecer ordens é um bem para as pessoas, embora temporariamente não o percebamos.
É importante entretanto saber o que fazer, como fazer e porque fazer dentro de uma sociedade de regras que visem evitar a bagunça generalizada. ( isso não era possível no paraiso bíblico)
Talvez a bíblia tenha desejado passar a mensagem da necessidade de OBEDECER SEM QUESTIONAR.
Talvez Moisés tenha tido receio em afirmar que o mal estava em Deus e era necessário ao bem, daí ter criado Lucifer como bode expiatório.
Veja que o demônio é representado como sendo um bode, com os chifres do conhecimento e os cascos de touro. Um desenho que imprime em nossa visão o lado racional e pensante (chifres), como o lado animal do homem, corpo com seios e pés de quadrupedes.
Qualquer que tenha sido a idéia do autor, ele foi obrigado a colocar a verdadeira ultima página de seu livro por ser escrita, quando do final dos tempos.
Não poderia ser diferente, pois ele não teria como decifrar o enígma, criado em sua complexa confusão mental de filósofo, poeta, contador de fábulas e arrecadador de tesouros para governar seu próprio povo!

A mensagem nas entrelinhas do conto parece conter um significado de que: "Com muito intelecto ( conhecimento do bem e do mal) nos afastamos de Deus".

É obvio que Deus sabia o que estava fazendo, ou não seria Deus. O problema reside no modelo alegórico escolhido por Moisés, então....... "quem pariu Mateus que o balance!"




.

2006-12-22 21:55:56 · answer #1 · answered by Safenado e a magia da astrologia 7 · 1 2

.
Deus é onisciente, não? Então sabia.
.

2006-12-23 22:05:51 · answer #2 · answered by Biggi 7 · 0 0

Se levarmos em conta que Ele é onisciente...

2006-12-23 04:29:04 · answer #3 · answered by Enzo- 7 · 1 2

acho que com relação aos anjos vc está completamente enganado, se eles não tivessem livre-arbítrio,jamais eles poderia ser mensageiros, e não poderia esta a serviço dos que hão de herdar a salvação, todos os seres racionais tem o livre arbítrio, Satanás só caiu justamente porque ele tinha o livre arbítrio.
Em Hb 1.14 são eles espíritos ministradores (cp. com Mc 12.25). As suas funções. Primitivamente eram mensageiros de Deus para em Seu nome dirigir os homens, guiá-los, guardá-los, fortalecê-los, avisá-los, censurá-los e puni-los.

2006-12-23 08:09:15 · answer #4 · answered by servo de DEUS 4 · 0 2

Lisandro, mais uma vez suas perguntas se dirigem contra os fundamentalistas...para que chutar cachorro morto? a doutrina deles é falha e toda pessoa minimamente bem informada e livre de fanatismo sabe disto.
Deus não cria seres maus superpoderosos, porque há uma contradição aí, ou se é mal ou se é poderoso, pois poder é domínio de informações, e quem domina informações não pode ser mau, pois a maldade é a inclinação às paixões em prejuízo da evolução inteletual e moral.
Trata-se de outra alegoria...
Luci fero é aquele que traz a luz, o mesmo que trouxe o conhecimento do que é bom e mal e o mesmo que tornou a humanidade o que é...ao sair da irracionalidade o homem se separou da "pureza" primordial dos seres irracionais e caiu da racionalidade, onde as faltas podem ser culpáveis (justamente pelo conhecimento do que é bem e mal), por isto Lucifer nos trouxe os pecados...só peca quem sabe que peca...mas a natureza divina nos retornará a "salvação" que é o livramento dos pecados, mesmo com a racionalidade...por força da própria razão.

2006-12-23 06:07:57 · answer #5 · answered by Advicer 7 · 0 2

Também nao responderei ¬¬.
mas como você sabe que os anjos não tinham livre arbítrio?

2006-12-23 04:20:48 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 2

Meu caro Lizandro, quando a gente faz uma pergunta, não se deve exigir do perguntado o que se deve dizer, POR ISSO NÃO VOU TE RESPONDER

2006-12-23 04:19:18 · answer #7 · answered by june2000 2 · 0 2

Quem te disse que os anjos não tinham o livre arbítrio????

Aff Oo

2006-12-23 04:07:13 · answer #8 · answered by Srta_Nandah 2 · 0 2

Sim.
Deus é o Criador, o autor da novela
da vida.
Tudo é feito conforme sua vontade,
Porém, deu-nos escolhas: o bem e o mal
Lúcifer escolheu o mal..

2006-12-23 04:04:00 · answer #9 · answered by lLENIRA G 2 · 1 3

já foi criado mal.

2006-12-23 03:47:32 · answer #10 · answered by Leone 6 · 0 2

fedest.com, questions and answers