João 3.5 "Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus."
O Catolicismo Romano entende que nascer da água é o batismo infantil, que deve ser ministrado logo após o nascimento. Caso a criança morra sem ser batizada, vai para o limbo, e o adulto, para o purgatório.
A Igreja Local considera que a água batismal, junto com a operação do Espírito, é o meio de salvação.
A VERDADE: (sempre com base na Palavra de Deus)
Todos estamos de acordo com o mandamento de Jesus quanto ao batismo (Mt 28.19; Mc 16.15, 16). Negligenciar essa ordenança é pecado, mas não podemos admitir, de forma alguma, que o batismo regenera. O que aconteceu na casa de Cornélio mostra que a doutrina da chamada regeneração batismal é falsa. Os crentes na casa de Cornélio se converteram totalmente e foram batizados com o Espírito Santo de forma notável, inteiramente à parte de qualquer rito externo, inclusive o batismo nas águas (At 10.34-48).
Tal ensino não tem cabimento, visto também que o ladrão da cruz, que se converteu no último instante, sem tempo ou meios para ser batizado, teve sua salvação garantida pelo próprio Jesus (Lc 23.43). Mas Simão, o mágico, mesmo sendo batizado, não alcançou a salvação (At 8.14-24). Pelo exposto, fica claro que o batismo não produz salvação, mas a fé, que decorre da graça, sim (Ef 2.8,9). Quanto ao batismo, a Bíblia esclarece que é precedido de algumas condições, como, por exemplo, a formação do discípulo (seguidores - Mt 28.19) e a autêntica profissão de fé espontânea (At 8.37).
Nascer da água significa nascer de novo pela fé, que vem pelo ouvir a Palavra de Deus (Ef 5.26). Pedro se refere à regeneração pela Palavra (1 Pe 1.23). Tiago também (1.18). Por outro lado, o Espírito Santo atua por meio da Palavra e promove a regeneração da seguinte forma: convencendo do pecado, da justiça e do juízo (Jo 16.7-11). O BATISMO SE EFETUA COMO TESTEMUNHO PÚBLICO. Em 1Jo 4.1-3, lemo que aquele que nega que Jesus se fez carne é anticristo, e isso se repete em 2Jo7.
Os Testemunhas de Jeová ensinam que somente a classe dos "ungidos" irá nascer novamente, algo impossível à classe das "outras ovelhas". Como cristãos, porém, entendemos que, para que possamos entrar no céu, precisamos experimentar o novo nascimento. Mas, segundo os adeptos dessa seita, as "outras ovelhas" não necessitam nascer de novo porque a esperança dos componentes desse grupo é entrar na eternidade como súditos do reino.
A VERDADE:
Em 1Jo 5.1, lemos: Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo, é nascido de Deus". Os cristãos, atualmente, ocupam o primeiro lugar em número de seguidores de uma mesma fé: somos, aproximadamente, 1.200.000. Esse número, como podemos constatar, excede, em muito, o número proposto pela STV, de apenas 144.000 - a chamada "classe dos ungidos". Neste mesmo sentido, a referência 1.12 deste evangelho ensina: "Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus: aos que crêem no seu nome".
Dessa forma, fica claro que qualquer pessoa que crê em Cristo como o Messias Filho de Deus é nascido de novo, passando a fazer parte, imediatamente, da "família de Deus" (1Pe 1.23)
2006-12-22 11:34:07
·
answer #1
·
answered by BomStarAki 5
·
1⤊
1⤋
Isso é o que eu acredito:
Pelo batismo confessamos nossa fé na morte e na ressurreição de Jesus Cristo e atestamos nossa morte para o pecado e nosso propósito de andar em novidade de vida, sendo aceitos como membros por Sua Igreja. É por imersão na água e segue-se à instrução nas Escrituras Sagradas e à aceitação de seus ensinos. (Mat. 3:13-16; 28:19 e 20; Atos 2:38; 16:30-33; 22:16; Rom. 6:1-6; Gál. 3:27; I Cor. 12:13; Col. 2:12 e 13; I Pedro 3:21).
2006-12-22 19:37:08
·
answer #2
·
answered by caxinha 3
·
2⤊
1⤋
Pergunta legal essa sua.
Batismo se faz com fé, tudo mais é simbologia.
Quanto a "tornar um verdadeiro capeta" pergunto-lhe eu: "Você já viu filhote de gato transformar-se em cachorro? Portanto, filho de Deus só pode ser...
2006-12-22 19:07:40
·
answer #3
·
answered by ocptrad 2
·
2⤊
1⤋
bem, a Bíblia Sagrada não foi escrita em português, nem em latin, e sim em Grego, hebraico e haramaico; logo a palavra batismo (baptismo)no original quer dizer:mergulhar, imergir; então logo digo que o melhor lugar não é uma pia e sim um local onde se possa mergulhar a pessoa, pois o batismo é uma ordenança simbólica: quando mergulhado simboliza a morte do velho homem, que se fez novo quando se arrependeu e se converteu a Cristo, Lc 3;3; e o levantar, o novo nascimento para uma nova vida em Cristo Jesus.Cl2;12. O profeta João Batista, não batizava em uma pia e sim no rio jordão, o próprio Jesus Cristo foi batizado por ele no mesmo rio jordão, não criança e sim adulto já com trinta anos, e a palavra de Deus é bem clara quando diz quem crer e for batizado sera salvo, Mc 16;16; A igreja Católica inventou o batismo de crianças no ano de 416 dc, em um de seus concílios,como muitas outra de suas invenções posteriores, como primeira comunhão(que dizem ser confirmação do batismo), crisma e outras mais, sendo que são invenções de homens. E deixo para bento que questionou a ação dos protestantes: Cristo quando veio ao mundo ele protestou sim, ele não compactuou com os escribas e farizeus, ele protestou contra eles chamou-os de raça de virboras, e disse que eles pregavam aquilo que não viviam, e muito mais, preferiu ficar com os excluídos do que assentar-se com eles que se achavam doutores da lei; enquanto eles pregavam olho por olho e dente por dente, Jesus no sermão da montanha pregou o amor. rebateu o diabo com a palavra, e disse que o seu povo se perdia por falta de conhecimento da palavra.
2006-12-22 19:58:07
·
answer #4
·
answered by Patricio carlos 2
·
2⤊
2⤋
A pessoa só deveria ser batizada quando realmente tivesse consciência da qual religião gostaria de seguir!!! E isso não deveria ser decisão dos pais dela!!!
Aproveite e conheça o fórum www.zap4fun.net !!!
2006-12-22 18:52:30
·
answer #5
·
answered by WishMaster 4
·
1⤊
1⤋
.
Por imersão, aspersão e efusão.
Creio que qualquer das fórmulas é correta, mas, particularmente, opto pela aspersão.
.
2006-12-22 21:26:18
·
answer #6
·
answered by Biggi 7
·
0⤊
2⤋
Mitos catolicos?
Alto la meu caro, do q vc fala?
Nossa fé não e mitológica, ela é a base de todo cristianismo, ela está no centro de tudo pq nasceu na cruz do Senhor.
Aliás, Jesus disse, que haja um so batismo, uma só fé e um so Senhor.
Quem veio dividir e estilhaçar o corpo mistico de Cristo foi a reforma protestante e atualmente quem faz muito bem este papel são as seitas neo petencostais que infelicitam esse país.
A Igreja está ai há 2 mil anos, ela é catolica , não protestante, mesmo porque, Jesus Cristo de nada protestou, nem dos seus algozes.
Portanto não tem sentido algum uma igreja q se diz cristã chamar-se de protestante.
Qto ao criterio batismal q o sr pede, são 3:
Água
O nome da Trindade
e o catecúmeno.
O resto é invençao e risco a vida dos outros, que inclusive muitos ja morreram afogados em piscinas ou tanques de imersão.
As coisas de Deus são muito simples, não carecem de exibições propagandisticas.
2006-12-22 18:53:19
·
answer #7
·
answered by Frei Bento 7
·
2⤊
4⤋
não existe o q vc falou na doutrina católica, as pessoas confundem muito crenças de pessoas q não entendem a doutrina com as regras e tradições da igreja católica!!!
acreditamos q o batismo eh a inclusão no individuo na igreja de cristo, eh considera-lo cristão e todos tem esse direito independente da idade!!! Depois (na idade da razão) eh realizada uma cerimônia chamada "confirmação" ou "crisma" que visa confirmar a vontade de fazer parte do cristianismo.
2006-12-22 19:36:44
·
answer #8
·
answered by Dafne C 5
·
0⤊
3⤋
cara vc precisa,discurtir isso com seus amigos evangelicos,pois aqui não é lugar pra discurti esses assuntos.
pois a palavra de deus não se descuti,se vc lé a palavra,no caso é a biblia,vc vai saber o que é batismo,na biblia vc encontrara a verdadeira resposta pra sua pergunta.entendeu feio,um abraço
2006-12-22 18:55:59
·
answer #9
·
answered by reberth plant 2
·
0⤊
3⤋
AFOGAMENTO DE CRÉDULOS ! ...
2006-12-22 18:48:49
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
0⤊
4⤋