English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

8 respostas

Porque era um povo considerado impuro pelos judeus ortodoxos, por resultar da mistura de judeus com povos de outras origens, de crenças consideradas pagãs.

2006-12-22 10:15:43 · answer #1 · answered by tubalcain1733 7 · 3 0

Porque era um povo pouco ligado às tradições judaicas.

Costumo dizer que são como os neopentecostais de hoje, se comparados aos pentecostais tradicionais.

Sem ofender a ninguem.

2006-12-25 13:43:58 · answer #2 · answered by Jus 3 · 0 0

.
Com a devida venia, meu caro, apenas uma correçãozinha:

Descriminar significa "isentar de culpa", "tornar evidente a ausência de crime ou contravenção", "absolver".

Discriminar significa, dentre outros, " tratar mal ou de modo injusto, desigual, um indivíduo ou grupo de indivíduos, em razão de alguma característica pessoal, cor da pele, classe social, convicções etc.

Assim, os samaritanos eram discriminados pelos judeus porque tinham hábitos diferentes dos galileus e eram considerados pagãos. Não acreditavam que haveria um messias por vir, ou que houvesse algo além das estrelas da noite, do sol do dia, os fenômenos naturais etc. E na parábola, Jesus chamou a atenção dos discípulos e seus seguidores quando exaltou uma das virtudes do cristianismo / humanismo que muitos deles esqueceram e que pode ser expressa por qualquer um, crente ou não em Deus: a compaixão.
.

2006-12-22 13:36:36 · answer #3 · answered by Biggi 7 · 0 0

O termo “samaritanos” aparece pela primeira vez nas Escrituras depois da conquista do reino de Samaria, de dez tribos, em 740 AEC; foi aplicado aos que viviam no reino setentrional antes desta conquista, para diferenciá-los dos estrangeiros levados mais tarde para lá de outras partes do Império Assírio. (2Rs 17:29) Parece que os assírios não retiraram dali todos os habitantes israelitas, porque o relato de 2 Crônicas 34:6-9 (compare isso com 2Rs 23:19, 20) dá a entender que, durante o reinado do Rei Josias, ainda havia israelitas naquela terra. Com o tempo, “samaritanos” passou a referir-se aos descendentes dos que foram deixados em Samaria e dos levados para lá pelos assírios. Portanto, sem dúvida, alguns eram o resultado de casamentos mistos. Num período posterior, o nome tinha uma conotação mais religiosa do que racial ou política. O termo “samaritano” referia-se a alguém que pertencia à seita religiosa que florescia na vizinhança das antigas Siquém e Samaria, e que sustentava certos conceitos nitidamente diferentes do judaísmo. — Jo 4:9.

2006-12-22 13:06:21 · answer #4 · answered by Herman 6 · 0 0

No Novo Testamento, samaritano é o nome dado aos habitantes do distrito de Samaria; mas o nome tem profundos matizes religiosos. Para os judeus, os Samaritanos eram um grupo herético e cismático e por isso, eram repudiados e odiados mais do que os pagãos A origem do cisma entre judeus e samaritanos se aprofunda na primitiva história israelita. Os judeus que se estabeleceram em Jerusalém após o Edito de Ciro (538 a.C) não consideravam a comunidade que habitava no distrito de Samaria, e antigo centro de Israel, como verdadeiros israelitas. Eles eram descendentes de uma população mista de assírios e mesopotâmicos. Essas populações tinham introduzido na terra de Israel o culto a seus próprios deuses.

Quando a comunidade judaica iniciou a reconstrução do Templo em Jerusalém, os samaritanos quiseram se unir para tal tarefa, mas foram repelidos violentamente. Várias vezes, os samaritanos questionaram a forma que os judeus se utilizavam para reconstruir o Templo. A rixa entre os judeus e samaritanos não se limitava ao campo sócio-religioso, tinha raízes políticas, igualmente. As diferenças políticas, sociais e as disputas de poder minavam as relações de convívio. Como era impossível unir-se para a reconstrução do Templo, os samaritanos construíram para seu povo um novo templo na cidade de Garizim. A partir deste fato então, o cisma entre essas dois povos tornou-se aberto e definitivo, chegando a ponto de os samaritanos atacarem os peregrinos que por sua aldeia passavam a caminho do templo de Jerusalém ou quando de lá retornavam.
Lucas, no capítulo nove, narra que uma aldeia samaritana recusou hospitalidade a Jesus e a seus discípulos durante uma viagem da Judéia para Jerusalém. Também os discípulos de Jesus, ficaram escandalizados quando viram seu Mestre conversando com uma mulher samaritana, e, mais ainda, quando pediu-lhe água para saciar sua sede (Jo 4).
Jesus, por sua vez quis quebrar esta barreira que separava os filhos de Deus.Na cura dos dez leprosos elogiou a atitude de um samaritano que retornou do Templo para agradecer-lhe o milagre (Lc 17).
Assim como não existia ruptura mais profunda que a entre os judeus e samaritanos, sendo dissolvida pelo amor, da mesma forma, devemos nos deixar mover pelo amor para romper tudo o que nos possa separar. A amplitude e a profundidade da doutrina do amor de Jesus não podia exigir ato maior de um judeu: aceitar um samaritano como irmão. Sua doutrina continua a mesma, não se modificou em nada. Mesmo assim há, e aquie está cheio deles, quem queira separações, divisões, rompimentos, distância entre os ‘perfeitos’ e os pecadores, entre os ‘santos’ e os miseráveis entre os ‘puros’ e os "impuros"

2006-12-22 10:32:36 · answer #5 · answered by Frei Bento 7 · 1 1

Foi ateh que Paulo foi chamado para que entrasse ateh os gentios..
O Evangelho de Cristo era somente para o Povo do Convenio que era a Casa de Israel, ele deixa bem claro isso em Mateus 15:24 quando diz que foi enviado a eles...
Entao o Evangelho ateh a data de Cristo era para o povo do Convenio e depois foi alongado aos gentios, agora na restauração do Evangelho esta sendo diferente ele esta dos Gentios e depois para os Judeus...

2006-12-22 10:26:46 · answer #6 · answered by Книгу мормонов_-_JvNiOr CriStÃo 4 · 0 0

o povo judeu e um povo altoritario e separatista, tanto que o senhor jesus veio para leva este povo a terra que DEUS prometeu, chamada nova jerusalém, mais eles viraram as costa deu chance para que DEUS nos alcançace, com sua graça poderosa, mais feliz e aquele que não vira as costa para jesus

2006-12-22 10:18:15 · answer #7 · answered by manhaespiritual 1 · 0 0

NA biblia sempre se ve um povo massacrando e discriminando o outro!! Não sei por que? Dá a impressão que na biblia não são todos filhos do mesmo Deus??? Já percebeu???

2006-12-22 10:57:40 · answer #8 · answered by SATELLITE 7 · 0 1

fedest.com, questions and answers