English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

'Se você o encontrar [Yeshua] você o reconhecerá. Enquanto ele for nada mais que um homem, há algo sobre ele que o distingue de qualquer outro homem. Ele é a "cara da sua mãe", só não tem a face lisa e redonda. O seu cabelo é um pouco mais dourado que o seu, entretanto é mais queimado de sol do que qualquer outra coisa. Ele é alto, e os ombros são um pouco inclinados; o semblante é magro e de uma aparência morena, por causa da exposição ao sol. Os olhos são grandes e suavemente azuis, e bastante lerdos e concentrados....'. Este judeu [Nazareno] está convencido ser o messias do mundo. [...] esta é a mesma pessoa que nasceu da virgem em Belém há uns vinte e seis anos atrás..."

2006-12-22 08:50:45 · 7 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

7 respostas

é a famosa epístola de Públio Lentulo ao senado romano ,
descrição foi retirada de um manuscrito da biblioteca de Lord Kelly, anteriormente copiada de uma carta original de Públio Lêntulo em Roma, é alvo de muitas controvérsias, notadamento no que tange aos aspectos pouco semitas de Jesus, exsite por um costume dos governadores romanos relatar ao Senado e ao povo coisas que ocorriam em suas respectivas províncias . Públio Lêntulo, governou a Judéia antes de Pôncio Pilatos...
Ma sinceramente nãos ei em que isto pdoe ajudar a tenta explicar seu reconhecido dogma materialista niilista, muito pelo contrário confirma a existência do Cristo histórico...
Alías o texto correto é o seguinte:
"Apareceu nestes nossos dias um homem, da nação Judia, de grande virtude, chamado Yeshua, que ainda vive entre nós, que pelos Gentios é aceito como um profeta de verdade, mas os seus próprios discípulos chamam-lhe o Filho de Deus - Ele ressuscita o morto e cura toda a sorte de doenças. Um homem de estatura um pouco alta, e gracioso, com semblante muito reverente, e os que o vêem podem amá-lo e temê-lo; seu cabelo é castanho, cheio, liso até as orelhas, ondulado até os ombros onde é mais claro. No meio da cabeça os cabelos são divididos, conforme o costume dos Nazarenos. A testa é lisa e delicada; a face sem manchas ou rugas, e avermelhada; o nariz e a boca não podem ser repreendidos; a barba é espessa, da cor dos cabelos, não muito longa, mas bifurcada; a aparência é inocente e madura; seus olhos são acinzentados, claros, e espertos - reprovando a hipocrisia, ele é terrível; admoestando, é cortês e justo; conversando é agradável, com seriedade. Não se pode lembrar de alguém tê-lo visto rir, mas muitos o viram lamentar. A proporção do corpo é mais que excelente; suas mãos e braços são delicados ao ver. Falando, é muito temperado, modesto, e sábio. Um homem, pela sua beleza singular, ultrapassa os filhos dos homens".

2006-12-22 09:04:15 · answer #1 · answered by Advicer 7 · 2 0

Gostei da resposta do Advicer, Bernacchi. E esse documento de um alto comissariado do império romano é uma EVIDÊNCIA (e não prova, como o querem alguns dos meus irmãos de fé) da existência histórica de um certo Yeshua, hebreu nascido por volta de 7aC a 4aC, do qual dizem ter sido carpinteiro em Nazara antes de começar a andar pelas cidades da Galiléia, fazendo discursos e obtendo seguidores.

Agora, se vc vai continuar seguindo o seu caminho materialista-niilista, isso é algo que só você sabe, amigo velho. Cada um de nós faz as próprias escolhas, e gostaria que os meus irmãos de fé respeitassem a sua.

2006-12-24 00:46:41 · answer #2 · answered by Anonymous · 1 0

Tá difícil encontra-lo.
Judeus acusam a igreja ter inventado Jesus Cristo, e que eles lhe roubaram o messias, pois deveria vir deles, e que atestam que veio no ano 484DC, mas como também não provou, fica como fábula. Só a fé da mente contaminada, o qual já virou gelatina que fica imaginando um cristo lindo, tudo a seu temor.

2006-12-23 17:12:49 · answer #3 · answered by Marcio B 4 · 1 0

Esta é uma das traduções da cópia da carta de Públio enviada a Roma, mas ao que parece, Publio não conhecia bem a Jesus (Yeshua), pois sua descrição, se contrasta com a descrição bíblica, ou apenas o procurador romano quis enfeitar com palavras a descrição do mestre, ou ainda quem a copiou procurou rebuscar a linguagem para descrever Jesus.

Jesus só afirmou ser o messias na ocasição de seu julgamento, quando já estava com 33 anos (não 26 como citado) até então, somente havia uma expectativa de que ele o fosse; também Jesus por muito tempo permaneceu oculto, até os trinta anos, quando foi batizado por João Batista, que se tornou o principal personagem daquele tempo (antes de Jesus se manifestar) tanto que muitos judeus, por muito tempo continuaram a seguir João Batista, apesar do mesmo revelar que ele não era o Messias.

É bom lembrar também que para os romanos, a palestina era apenas uma região problemática (como até hoje), onde costumavam surgir muitos líderes locais, alguns até se auto-proclamando messias e liderando revoltas contra o domínio romano como foi o caso de Judas (o Galileu) e Teudas, bem como o próprio Barrabás.

O império romano só começa a perseguir diretamente o cristianismo após o reinado de Nero, que segundo historiadores teria acusado os cristãos de incendiarem Roma, nesta ocasião teriam sido mortos os apóstolos Paulo e Pedro.
À partir daí começou uma intersa perseguição que assassinou milhares decristãos; até amigos pessoais dos imperadores eram mortos por abraçarem o cristianismo. Muito da Literatura cristã foi queimada; No ano 70 Jerusalem foi invadida pelo general Tito, e também os judeus foram dispersos; somente no ano 312 é que o Imperador contantino assinou o ÊDITO DE TOLERÂNCIA" encerrando mais de 2 séculos de perseguição; em 313 o mesmo imperador percebendo que seus soldados convertidos ao cristianismo não tinham mais intenção de fazer guerra; disse ter tido uma visão de uma cruz, com as seguintes palavras escritas "Por este sinal vencerás" após a vitória obtida, na batalha o imperador declarou-se cristão, mas só foi batizado pouco antes de sua morte. Já o Imperador Teodósio impôs a todo o império que adotassem o cristianismo como religião; foi à partir daí que começaram tantas deturpações no meio cristão.


Assim a báse de nossa fé em Jesus, não são as cartas ou documentos históricos; pois estes apenas revelariam que existiu um homem chamado Jesus, sabemos disto até por questões naturais, Yeshua era nome comum entre os judeus.

Mas é a bíblia, em particular o novo Testamento que comprova que Jesus é o Cristo, O Filho do Deus vivo.


Feliz Natal

2006-12-24 09:25:37 · answer #4 · answered by O Bom Pastor 3 · 0 1

jesus é a imitação da forma grega jeshua que é por sua vez a foma antiga da palavra jeoushua ou joshua, jesué, que quer dizer jeová é salvação
bom natal
bom 2007

2006-12-22 17:01:39 · answer #5 · answered by lcmvip 5 · 0 1

A carta do amor!

2006-12-22 16:56:30 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 1

se não fosse os 26 anos de idade diria que é o

INRI CRISTO

bjos...

2006-12-22 16:55:07 · answer #7 · answered by monica 6 · 0 1

fedest.com, questions and answers