English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-12-22 08:13:18 · 4 respostas · perguntado por Regina C 1 em Saúde Doenças e Patologias Doenças Respiratórias

4 respostas

Estertores crepitantes (crepitante se escreve com I mesmo, diferentemente do que as pessoas escreveram aí em cima) são ruídos que o médico ouve nos pulmões do paciente com o estetoscópio, que indicam a presença de líquido nos alvéolos. O som se parece muito com aquele produzido pelos dedos apertando um tufo de cabelos perto do ouvido. Ou crepitar do fogo. Ou pisar em palha. Esses sons auscultatórios estão presentes quase sempre na pneumonia ou edema pulmonar de origem cardíaca.

2006-12-25 12:35:32 · answer #1 · answered by Falco 7 · 0 0

estertores sao sons anormais auscultados em um dos pulmoes ou nos dois, causados por secreçoes. As creptaçoes ou creptantes é o tipo de som. Pegue uma mecha de cabelo, coloque perto do ouvido e esfrege entre os dedos; isso produzirá um som semelhante aos creptos.

2006-12-22 16:24:29 · answer #2 · answered by clerdeline 3 · 1 0

A bonitinha ai de cima já respondeu , simples e correto.

2006-12-22 20:47:13 · answer #3 · answered by Solange Macedo C 6 · 0 0

Terminologia da ausculta pulmonar utilizada em publicações médicas brasileiras. Ou seja...

Os ruídos, descontínuos ou não são classificados em estertores finos e estertores grossos. Os primeiros são produzidos pela abertura seqüencial de vias aéreas anteriormente fechadas. Na maioria das vezes estão relacionados à presença de líquido ou exsudato nos alvéolos, por exemplo, nas pneumonias, bronquiolite e insuficiência ventricular esquerda. Ocorrem no final da inspiração, são agudos (alta freqüência), de curta duração, não se modificando com a tosse, mas com a mudança de postura. Já os estertores grossos originam-se na abertura e fechamento de vias aéreas contendo secreção viscosa e espessa. Têm freqüência menor (sons graves) e maior duração que os finos. São audíveis no início da inspiração e em toda a expiração, além de sofrerem nítida alteração com a tosse. Os estertores grossos são freqüentes na bronquite crônica e nas bronquiectasias, nas quais há acúmulo das secreções nas vias aéreas maiores. Estas duas únicas nomenclaturas definem as características acústicas dos ruídos com maior objetividade e sua presença correlaciona-se bem com as patologias pulmonares.

2006-12-22 16:28:06 · answer #4 · answered by gulguim 1 · 0 0

fedest.com, questions and answers