Só porque o catolicismo se diz "puro", isto é, só porque os católicos (e cristãos de uma maneira geral) gostam de pensar que suas tradições não têm influência de nenhuma outra religião - fato que ciências como a história e antropologia já desmentiram - isso não quer dizer que outras correntes religiosas precisem assumir a mesma intolerância...
Como já responderam aqui, a coerção das autoridades brancas do período colonial contra os rituais de outras religiões, aliado às ressignificações pelas quais a simbologia cristã passou entre os escravos africanos, fez com que as religiões de origem africana pudessem se manifestar apenas a partir dos meios que o cristianismo, "oficial" ou não, oferecia. Um desses meios eram as ditas irmandades de pretos e os próprios santos, que tiveram sua imagem e suas "virtudes" associadas às de diferentes orixás.
Esse sincretismo faz com que seja até inadequado pensarmos que o catolicismo e a umbanda compõem "times" completamente diferentes. Como eu já comentei, se tudo o que o cristianismo em sua vertente "católica" fez, ao longo de toda a sua história, foi tentar deixar claro os limites existentes entre ele e as demais religiões, não se pode dizer que todas entre estas fizeram o mesmo.
Desse modo, você pode até ter dificuldade para achar imagens de Buda ou dos orixás africanos em lojas assumidamente católicas. Mas a recíproca raramente é verdadeira. ;-)
2006-12-22 08:01:36
·
answer #1
·
answered by Drika 3
·
0⤊
0⤋
E o que tem demais moça?
Uma loja de roupas vende para qualquer tamanho, raça ou idade, concorda?
Um supermercado vende comida para todos os gostos...qual seria o problema de uma Loja de artigos religiosos vender para mais que uma religião? É o dever deles, certo?
Agora se você ver uma loja para artigos religiosos vender artigos para camping, por exemplo, ai sim será muito estranho.
2006-12-22 07:26:04
·
answer #2
·
answered by εїзdragonflyεїз 7
·
2⤊
0⤋
Porque a história fez isso acontecer. Os escravos africanos foram trazidos pelos portuguêses no ínicio da colonização do Brasil, e aqui foi proibida a crença deles, assim sendo eles ludibriavam o Governo Imperial da época usando santos católicos, mas vendo-os como órixas. Por exemplo São Jorge para os católicos e para os adeptos do candomblé é Ogum, Santa Bárbara é Oya ou Yansa. Isso foi uma questão histórica, tendo em vista que anteriormente não havia liberdade de crença, só era permitida a religião católica. E agora já virou hábito, já se interagiu, se mesclou. Contudo os católicos não reconhecem São Jorge ou Santa Bárbara por exemplo com Ogum ou Oya (Yansã). A isso da-se o nome de sincretismo religioso.
Eu Sou Luz_____________
Eu Sou Luz___________________
2006-12-22 07:19:06
·
answer #3
·
answered by Luz__ Deus é Amor Infinito construindo 7
·
2⤊
0⤋
Não é Ubanda, é Umbanda. Na Umbanda há imagens de santos católicos porque no Brasil a religiosidade de matriz africana gerou um sincretismo em que os orixás africanos foram assimilados aos santos católicos cujos atributos eram mais ou menos parecidos com os deles. Assim, Oxalá foi sincretizado com Jesus, Ogum com S. Jorge, Yemanjá com Maria Santíssima, Inhaçã com Sta. Bárbara, Omulu com São Lázaro, etc.
2006-12-22 10:13:49
·
answer #4
·
answered by tubalcain1733 7
·
1⤊
0⤋
não existe lojas de umbanda.
existe sim, lojas de artigos religiosos.
estas lojas vendem imagens, velas, colares, incensos, cds, dvds, pilão, sal grosso, livros religiosos, colares e artigos religiosos em geral, quando talvez não tenha, daí você encomenda e pessoas vendedoras trazem e você leva para casa quando você tem fé.
tudo depende da fé das pessoas, coisa que devemos respeitar seja qual for a imagem que comprarem.
PORTANTO NÃO EXISTE CASA DE UMBANDA E SIM CASA DE ARTIGOS RELIGIOSOS.
saravá, que oxalá te proteja e feliz natal e ano novo à você e todos os seus familiares.
2006-12-22 08:58:46
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
E qual é o problema disto? O dono da loja vende o que quiser e bem entender, fique feliz, se fossemos um país comunista nem religião a senhorita poderia ter, viva a liberdade de comércio! Viva a liberdade religiosa! Viva o direito das lojas de umbanda venderem santos e bíblias protestantes!
2006-12-22 08:46:18
·
answer #6
·
answered by Advicer 7
·
1⤊
0⤋
A resposta de Eu Sou a Luz está correta: como os escravos foram proibidos de cultuar seus deuses, substituiram-nos por santos católicos. Santa Barbara é Iemanja, se não me engano, e Ogum é São Jorge
2006-12-22 07:36:21
·
answer #7
·
answered by M.M.D.C. 7
·
1⤊
0⤋
e qual é o problema ? uma loja de umbanda é uma loja; um ponto comercial. toda as vezes que um catolico pecisar de enxofre para queimar e espantar morcegos ou colocar em sisterna para manter a água descontaminada só vi enontrar em lojas de umbandas. se entrr e comprar etará jogando pros dois times? já procurou saber a representão que os santos possuem na umbamda? então procure e quero ver se você vai se espantar
bom natal
bom 2007
2006-12-22 07:23:15
·
answer #8
·
answered by lcmvip 5
·
1⤊
0⤋
Não são! Tem até outros nomes.Isso é assunto p/mes.A cultura dos escravos,com a dos portugueses fez essa confa.Leia um pouco sobre Cristianismo.Feliz Natal.
2006-12-22 09:15:04
·
answer #9
·
answered by bonequinha 2
·
0⤊
0⤋
Vc já ouviu falar em sincretismo religioso? Se vc soubesse o que é não faria esse tipo de pergunta.
2006-12-22 07:41:55
·
answer #10
·
answered by maclecy 4
·
0⤊
0⤋
na verdade existem dois tipos de umbanda, a umbanda sagrada de fé (baseada no evangelho segundo o espiritismo), e a umbanda original(que só pratica o mal).
o qu e acontece é q na umbanda de fé acredita-se em santo tb, assim como a igreja católica. nao ´eque a loja torce pros dois lados, ela vende os santos para umbandistas tb. entendeu?
se tiver mais duvidas a respeito pode perguntar.
espero ter ajudado
2006-12-22 07:16:31
·
answer #11
·
answered by piquitita 2
·
0⤊
0⤋