“Quanto à s rodas, clamava-se para elas aos meus ouvidos: ‘à rodagem!’” — Ezequiel 10:13.
NESTES dias de reluzentes aviões a jato, os lÃderes mundiais talvez imaginem que dispõem da última palavra em termos de transporte eficiente. No entanto, 2.600 anos atrás, Jeová Deus revelou que ele tem um superlativo meio de transporte, algo que engenheiro algum jamais viu. Trata-se de um enorme e espantoso carro! Parece estranho que o Criador do universo ande num veÃculo assim? Não, pois o veÃculo celestial de Jeová difere grandemente de qualquer outro concebido pelos homens.
No capÃtulo 1 da profecia de Ezequiel, Jeová é retratado, como que andando num colossal carro celestial. Este espantoso veÃculo de quatro rodas é autopropulsionado e pode realizar coisas surpreendentes. Ezequiel observou esse carro celestial numa visão em 613 AEC, quando se encontrava junto a um dos canais da antiga Babilônia. O profeta primeiro dirige a nossa atenção à queles que assistem o carro celestial de Jeová. Ao lermos sobre isso, tentemos visualizar o que Ezequiel viu.
Quatro Criaturas Viventes
Ezequiel relata: “Comecei a ver, e eis que havia um vento tempestuoso procedente do norte, uma grande massa de nuvens e um fogo cintilante, e havia ao redor dela uma claridade. . . E do meio dele procedia a semelhança de quatro criaturas viventes.” (Ezequiel 1:4, 5) Cada uma dessas quatro criaturas viventes, ou querubins, tinha quatro asas e quatro faces. Tinham uma face de leão, denotando a justiça de Jeová; uma face de touro, denotando o poder de Deus; e uma face de águia, denotando a Sua sabedoria. Tinham também uma face de homem, representando o amor de Jeová. — Deuteronômio 32:4; Jó 12:13; IsaÃas 40:26; Ezequiel 1:10; 1 João 4:8.
Cada querubim tinha uma face voltada para cada uma das quatro direções. Assim, os querubins podiam mudar instantaneamente de rumo e seguir a face que olhava na direção desejada. Mas, qual era a velocidade desses querubins? Ora, eles podiam locomover-se à velocidade de um relâmpago! (Ezequiel 1:14) Nenhum veÃculo de fabricação humana jamais atingiu tal velocidade.
De repente, vêem-se as rodas do carro. Quão incomuns são elas! Os versÃculos 16 e 18 dizem: “Seu aspecto e sua estrutura eram como quando uma roda mostra estar no meio de uma roda. E quanto à s suas cambotas, eram de tal altura que metiam medo; e suas cambotas estavam cheias de olhos ao redor das quatro.” Uma roda ao lado de cada querubim resultaria em quatro rodas em quatro lugares respectivos. As rodas brilhavam como crisólito, uma transparente ou translúcida pedra amarela ou verde. Isto acrescenta luz e beleza a esta gloriosa visão. Visto que as cambotas das rodas estavam “cheias de olhos ao redor”, elas não iam cegamente numa direção qualquer. E as rodas eram enormemente altas, podendo cobrir uma grande distância com apenas uma virada no eixo. Também elas, como os quatro querubins, podiam locomover-se à velocidade de um relâmpago.
Rodas Dentro de Rodas
E havia mais uma coisa incomum. Cada roda tinha outra roda dentro dela — do mesmo diâmetro que se ajustava perpendicularmente à roda básica. Só assim se podia dizer que as rodas “iam pelos seus quatro lados respectivos”. ( VersÃculo 17) As rodas podiam mudar instantaneamente de direção, porque havia um lado da roda virado para cada respetiva direção. As rodas sincronizavam a direção de seu movimento com a dos quatro querubins. Apoiada nas quatro rodas, a estrutura do carro de Deus podia locomover-se por uma sustentação invisÃvel similar à de um poderoso veÃculo sustentado por um colchão de ar ao deslizar sobre água.
De onde receberam as rodas esta força para acompanhar todos os movimentos dos quatro querubins? Do espÃrito santo do Deus Todo-poderoso. O versÃculo 20 diz: “Iam aonde quer que o espÃrito se inclinava a ir. . . o espÃrito da criatura vivente estava nas rodas.” A mesma invisÃvel força ativa de Deus que havia dentro dos querubins existia também dentro dessas rodas.
As rodas são mencionadas pelo termo “rodagem”. (Ezequiel 10: 13) Isto evidentemente se deu por causa do que cada roda faz. Ela roda ou gira. Dar esse nome a essa parte do carro celestial traz à atenção a velocidade com que ele se movimenta. Embora as suas rodas girassem tão rapidamente, podiam sempre enxergar o caminho, por estarem cheias de olhos.
Vejamos agora o que há por cima dessas quatro rodas assustadoramente altas e de grande velocidade. O versÃculo 22 do capÃtulo 1 de Ezequiel diz: “Sobre as cabeças das criaturas viventes havia a semelhança duma expansão igual à cintilação de gelo que mete medo, estendida acima das suas cabeças.” A expansão, embora fosse sólida, era translúcida, “igual à cintilação de gelo que mete medo”. Cintilava como milhares de diamantes ao sol. Algo realmente espantoso!
O Glorioso Condutor do Carro
Evidentemente, o carro pára a fim de que seu Condutor possa falar a Ezequiel. Acima da expansão há algo semelhante a um trono, da aparência de safira, ou azul—escuro. Há Alguém sentado no trono, com a aparência de homem terreno. A forma humana era mais apropriada para ajudar Ezequiel a compreender esta manifestação divina. Mas esta forma humana está envolta em glória, de modo que brilha como electro, uma liga lustrosa de prata e ouro. Que cintilante beleza! Da cintura desta forma de aspecto humano, esta glória elegante estende-se para cima e para baixo. Toda a forma está assim envolta em glória. Isto indica que Jeová é indescritivelmente glorioso. Ademais, o Condutor do carro é acompanhado por um belo arco-Ãris. Quanta calma e tranqüilidade um arco-Ãris transmite depois duma tempestade! Com tal atitude calma, Jeová mantém seus atributos de sabedoria, justiça, poder e amor em perfeito equilÃbrio.
O carro e o trono de Jeová estão cercados de luz e de belas cores. Que contraste com Satanás, o prÃncipe da escuridão e do ocultismo! E como foi Ezequiel afetado por tudo isso? “Quando cheguei a ver isto”, ele nos diz, “então me lancei com a face por terra e comecei a ouvir a voz de alguém falando”. — Ezequiel 1:28.
O Que Simbolizava o Carro
O que simboliza esse maravilhoso carro? A organização celestial de Jeová. Compõe-se de todas as suas santas criaturas espirituais no domÃnio invisÃvel — serafins, querubins e anjos. Visto que Jeová é o Deus AltÃssimo, todas as suas criaturas espirituais estão sujeitas a ele, e ele as conduz no sentido de dominá-las benevolentemente e usá-las segundo o seu propósito. — Salmo 103:20.
Jeová dirige esta organização como se estivesse num carro, fazendo-a locomover-se para onde quer que Seu espÃrito a conduza. O veÃculo não corre desordenadamente, sem controle ou supervisão inteligente. Deus não permite que essa organização vá em qualquer direção que se sinta inclinada a ir. Em vez disso, ela segue as Suas diretrizes. Juntos, todos movimentam-se unidamente para a frente, para a plena realização dos objetivos de Deus. Que maravilhosa organização celestial revela essa visão do carro celestial de quatro rodas, de Jeová, em movimento! Em harmonia com isso, a organização de Jeová é representada como sendo quadrangular, em perfeito equilÃbrio.
Designado Como Vigia
Mas, a quem simboliza o profeta Ezequiel? à base dos fatos da história, é evidente que o corpo de Testemunhas de Jeová ungidas pelo espÃrito tem estado associado com o carro celestial. Portanto, Ezequiel simboliza muito bem o restante ungido das Testemunhas de Jeová desde 1919. Espiritualmente, a organização celestial de Jeová entrou em contato com os do restante ungido naquele ano, a fim de reanimá-los para servirem como Testemunhas de Jeová para o mundo todo. (Veja Revelação [Apocalipse] 11:1-12.) Esta organização semelhante a um carro estava então em movimento, como está hoje. De fato, suas rodas de progresso giram agora mais rapidamente do que nunca. Jeová avança velozmente!
Ezequiel desejava saber por que o carro celestial parara diante dele. Soube disso quando a voz Daquele sentado no carro se dirigiu a ele. Assombrado com este espetáculo espantoso, Ezequiel prostrou-se. Ouça a voz do Condutor do carro celestial, que diz: “Filho do homem, põe-te de pé para que eu fale contigo.” (Ezequiel 2:1) Daà Jeová comissiona Ezequiel a ser vigia e a avisar a casa rebelde de Israel. Ele é até mesmo comissionado a falar no nome divino. O nome Ezequiel significa “Deus Fortalece”
A visão do carro celestial causou profunda reflexão e assombro em Ezequiel, mas também preparou-o para a sua comissão de vigia, para dar o alerta sobre a vindoura destruição de Jerusalém
2006-12-22 08:41:31
·
answer #3
·
answered by petersonb01 3
·
0⤊
0⤋