English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Romanos 10:13 - Pois todo aquele que invocar o nome de Jeová será salvo !

Note -para sermos salvos teriamos de Invocar o nome de Jeová , ou Iehawe .
Mas todos quase todos lhe tratam por Deus !
Alem disso se sabe o nome do filho ( Jesus ) porque nao sabem o nome de Deus !
Alem disso em muitas igrejas catolicas e até outras está escrito o nome Jeová ( nome para identificar o verdadeiro Deus ), !

2006-12-21 23:32:27 · 13 respostas · perguntado por tasassim 2 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

13 respostas

O Tetragrama YHVH (também conhecido simplesmente por tetragrama), latinizado para JHVH, refere-se ao nome do Deus de Israel, יהוה. É formado pelas consoantes Yud י Hêi ה Vav ו Hêi ה e era escrito da direita para esquerda, יהוה ou seja, HVHY. O Tetragrama YHVH aparece mais de 6 800 vezes - sozinho ou em conjunção com outro "nome" - no Texto Massorético do Antigo Testamento.

Os nomes YaHVeH (vertido em português para Javé), YeHVah ou YeHoVaH (vertido em português para Jeová), são transliterações possíveis nas línguas portuguesas e espanholas , no entanto, muitos eruditos preferem o uso mais primitivo do nome das quatro consoantes YHVH, que por via do latim, lê-se Javé Iavé ou JaHWeH.


Superstição oculta o Nome Divino

Em determinado período, surgiu entre os judeus uma idéia supersticiosa, de que era errado até mesmo pronunciar o Tetragrama YHWH. Não se sabe exatamente em que se baseou originalmente a descontinuidade do uso deste nome. Alguns sustentam que o nome era considerado sagrado demais para ser proferido por lábios imperfeitos. Todavia, o Velho Testamento não apresenta nenhuma evidência de que quaisquer dos adoradores de YHWH alguma vez hesitassem em proferir o nome Dele. Documentos hebraicos não-bíblicos, tais como as chamadas Cartas de Laquis, mostram que YHWH era usado na correspondência comum na Palestina na última parte do 7.º Século a.C.

Outro conceito sustenta que se pretendia impedir que povos não-judaicos (gentios) conhecessem o Nome e possivelmente o usassem mal. Todavia, o antigo Testamento afirma que o próprio YHWH faria com que Seu nome "fosse declarado em toda a Terra", para ser conhecido até mesmo aos seus adversários. (Êxodo 9:16; Isaías 64:2) Portanto, o Nome do Deus de Israel era conhecido e usado por nações pagãs [politeístas] tanto antes da Era Cristã como nos primeiros séculos dela. (A Enciclopédia Judaica, 1976, Vol. 12, pág. 119)


Sobre a origem da superstição

Não existe certezas do(s) motivo(s) originalmente apresentados para se descontinuar a pronúncia correcta do Tetragrama YHWH, assim como também há muita incerteza quanto à época em que tal conceito supersticioso se iniciou. Alguns afirmam que começou após o Exílio Babilónico. Mas o profeta Malaquias, foi um dos últimos escritores do Velho Testamento (na última metade do 5.º Século a.C.), dá grande destaque ao Nome Divino.

Outras obras de referência sugerem que o nome deixou de ser usado por volta de 300 a.C.. Evidência para esta data foi supostamente encontrada na ausência do Tetragrama (ou de uma transliteração dele) na tradução Septuaginta Grega, iniciada por volta de 280 a.C.. É verdade que as cópias mais completas dos manuscritos da Septuaginta Grega agora conhecidas seguem uniformemente o costume de substituir o Tetragrama YHWH por expressões substitutas. Estes manuscritos principais, remontam apenas ao 4.º e ao 5.º séculos d.C. Mas descobriram-se recentemente cópias mais antigas da Septuaginta Grega que continham o Tetragrama YHWH, embora em forma fragmentária.

Uma delas, descoberta no Egipto, são os restos fragmentários dum rolo de papiro da LXX com uma parte de Deuteronómio (32:3,6) identificado como Papiro Fouad Inventário. n.° 266. Apresenta 49 vezes o Tetragrama YHWH, escrito em caracteres hebraicos quadrados, em cada ocorrência no texto hebraico traduzido. Regista-se mais 3 ocorrências de YHWH em fragmentos não identificados (116, 117 e 123). Os peritos datam este papiro como do 1.º Século a.C., e neste caso, foram escritos 4 ou 5 séculos antes dos manuscritos já mencionados.

Comentando que os fragmentos mais antigos da Septuaginta Grega deveras contêm YHWH, o Dr. P. Kahle diz: "Sabemos agora que o texto grego da Bíblia [a Septuaginta], no que tange a ter sido escrito por judeus para judeus, não traduziu o nome divino por Kýrios, mas o Tetragrama escrito com letras hebraicas ou gregas foi retido em tais manuscritos. Foram os cristãos que substituíram o Tetragrama por Kýrios, quando o nome divino em letras hebraicas não era mais entendido'." (A Genizá do Cairo, Oxford, 1959, pág. 222, em inglês)

Assim, pelo menos em forma escrita, não existe evidência sólida de qualquer desaparecimento ou abandono da pronúncia do Tetragrama YHWH no período a.C. No 1.º Século, surge pela primeira vez alguma evidência duma atitude supersticiosa para com esse nome. Flávio Josefo, historiador judeu que descendia duma família sacerdotal, após narrar a revelação que Deus forneceu a Moisés no local do espinheiro ardente, ao falar sobre pronúncia do Nome de Deus [do tetragrama YHWH] menciona apenas "sobre o qual estou proibido de falar." (Antiguidades Judaicas, Vol. II, pág. 276)

Esta mudança ocorreu nas traduções gregas da Septuaginta nos séculos que se seguiram à morte de Jesus Cristo(YAHSHUA) e de seus apóstolos. Na versão grega de Áquila, que data do 2.º século d.C., e na Hexapla de Orígenes, que data por volta de 245 a.C., YHWH ainda aparecia em caracteres hebraicos. (A Revista de Estudos Teológicos, Oxford, Vol. XLV, 1944, pág. 158-9, em inglês) Ainda no 4.º Século d.C., Jerônimo, perito bíblico e tradutor da Vulgata Latina, diz no seu prólogo dos livros bíblicos de Samuel e de Reis: "E encontramos o nome de Deus, o Tetragrama, em certos volumes gregos mesmo hoje, expresso em letras antigas." (Papiros Bíblicos Gregos, de F. Dunand, Cairo, 1966, pág. 47, n.º 4)



Importância de usar o Nome Divino


Muitos peritos e tradutores actuais da Bíblia advogam que se siga a tradição de eliminar o nome distintivo de Deus. Não só alegam que a incerteza a respeito da pronúncia do Tetragrama YHWH justifica tal proceder, mas também sustentam que a supremacia e a existência ímpar do Verdadeiro Deus tornam desnecessário que Ele tenha um nome específico para se identificar dos "demais deuses". Tal conceito não encontra apoio na Bíblia, quer seja no Antigo Testamento, quer no Novo Testamento.

O Tetragrama YHWH ocorre 6 828 vezes no texto hebraico da Biblia Hebraica de Kittel (BHK) e da Biblia Hebraica Stuttgartensia (BHS). A própria frequência do aparecimento do Tetragrama já atesta a sua importância. Seu uso em todas as Escrituras ultrapassa em muito o de quaisquer nomes-títulos, tais como "Soberano Senhor (em hebr. Adhonaí)", "o [Verdadeiro] Senhor" (em hebr. Ha Adhóhn), Altíssimo (em hebr. Elyóln) "o [Verdadeiro] Deus" (em hebr. Ha Elohím) e "Deus" (em hebr. Elohím).

É digno de nota a importância atribuída aos próprios nomes no Novo Testamento entre os povos semíticos. O Prof. G. T. Manley indica: "O nome não é simples rótulo, mas é representativo da verdadeira personalidade daquele a quem pertence. ... Quando uma pessoa coloca seu nome numa coisa ou em outra pessoa, esta passa a ficar sob sua influência e proteção." (Novo Dicionário da Bíblia, editado por J. D. Douglas, 1985, pág. 430. Veja alguns exemplos disso em Génesis 27:36; I Samuel 25:25; Salmos 20:1 e Provérbios 22:1.) Para a denominação religiosa Testemunhas de Jeová, conhecer e divulgar o nome pessoal de Deus é considerado muito importante.

2006-12-21 23:57:49 · answer #1 · answered by tacianojunior 2 · 0 0

Fora com loucuras sem contexto.

Se vc se preocupasse em compreender as coisas no seu contexto. Se usasse as ferramentas de interpretação de textos, como a exegese, hermenêutica, contextualização histórica, o idioma original, a semântica e mesmo o português, para as traduções locais, não estaria dizendo falácias sem base.

Rm 10:13 diz que: "todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo" (tradução revista e atualizada de João Ferreira de Almeida). Mesmo usado na Revista e corrigida e na linguagem de hoje.

Se olharmos no contexto, Paulo, no verso 9 começa dizendo que "se comtua boca confessares a Jesus Cristo como SENHOR em teu coração creres que Deus o ressussitou dentre os mortos, serás salvo".

Não tente vir com meios textos para confundir os incautos.

Todo texto sem contexto é apenas pretexto de quem não tem compromisso com a verdade e conhecimento. Falta de compromisso com a verdade é apenas uma das formas de tentar enganar as pessoas e uma outra forma de mentira.

Em uma palavra dura a quem usava de tal artimanha, Jesus disse: "Se mentis sois filhos do Diabo que é o pai da mentira e foi mentiroso desde o principio".

Pense e reflita, se tudo o que vc está dizendo não é apenas um conteúdo formatado que colocaram em sua mente e sua boca.Pense e reflita por sua própria mente e vontade.PAZ!

2006-12-22 07:54:51 · answer #2 · answered by jorge luiz stein 5 · 1 0

"Todo aquele que invocar o nome de Jeová será salvo" kol asher iqra be Shem Iehovah imalet"(Assim diz o texto na Biblia Hebraica)
O Salmo 3:8 diz: " A salvação pertence a Jeová" ( La Iehovah ha ieshua`diz no texto massoretico Hebraico)Esse nome aparece mais de 7000 vezes na Biblia Sagrada.Judas 25 diz que nosso Salvador é "Deus ,por intermedio de Jesus Cristo".No templo Simeão disse: "Meus olhos viram o teu meio de salvar(grego mesites) Portanto Jesus não é a fonte da salvação .Ele é o meio de salvação que Deus usou bondosamente.Ele mesmo disse em João 6:38: "Desci do céu não para fazer a minha vontade mas a vontade daquele que me enviou."A Encyclopaedia Britanica diz sobre o nome Jesus: significa Jeová é a Salvação .(Vol de 1967)Jesus do Hebraico Ieho-shua` é um prefixo e um sufixo.Colocar Jesus na mesma posição que o Deus todo Poderoso é o mesmo que colocar Maria como intercessora entre nós e Deus, papel esse que somente Jesus recebeu de direito por ter sido fiel sob prova.

2006-12-22 11:01:14 · answer #3 · answered by Rubens D 5 · 0 0

Eu tenho uma versão Almeida antiga que ainda consta o nome de Jeová e onde não consta tem uma nota de rodapé que diz algo interessante sob o porque ele foi removido.
Segundo a nota ,o nome divino foi removido por ser inefavel, ou seja as pessoas achavam que o nome era tão santo que não deveria ser pronunciado, claro que isso vai de encontro com a pro pia bíblia, agora porque vc não pergunta o porque disso para Deus em oração? Quem sabe ele o autor da Bíblia posa le falar porque ele quer ser chamado pelo nome!

2006-12-22 09:05:45 · answer #4 · answered by petersonb01 3 · 0 0

O nome não importa. No plano espiritual ele é conhecido como Pai Celestial.

2006-12-22 08:37:19 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

Caro amigo, não há várias igrejas catóticas mas uma única Igreja Católica, aquela que foi fundada por Deus Sobre Pedro como está no evangelho de s. Mateus.
Talvez fosse interessante consultar outras traduções da Sagrada Escritura, ou mesmo as versões originais do Novo testamento em grego e a do antigo testamento , ou na versão hebráica ou a dos setenta , que era usada como referência pelos agiógrafos.
A traduçâo do santíssimo nome de Deus , correta seria Javé. Por temor reverencial,não ousavam pronunciar o santo Nome deDeus .
Consultando o prólogo do Evangelho de são João, vê-se bem a questão da encarnação do Verbo de Deus.
O anjo anuncia a Maria que seria mãe e que seu Filho seria chamado o Filho do a líssimo e teria como nome Jesus.
Lê-se em Isaías a profecia de que a virgem daria à luz ao Emmanuel ,nome que significa Deus conosco.
No evagelho de S. Lucas há a passagem de S. Tomé que tendo tocado nas chagas do Ressucitado , Jesus, prostrou-se e confessou : meu Senhor e Meu Deus.
Como resposta ouviu : tu acreditaste porque tu viste , bemaventurados os que crêem sem terem visto.
Os que invocam o Santíssimo Nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, professam que Ele é Deus, e serão salvos.Leia sempre o prólogo de sao João . Santo Agostinho o menciona , argumentando contra os monarquianistas seguidores de Ário.
Ivocar o Nome de Deus , reconhecê-Lo como tal . Se se O reconhece há que obedecê-Lo, pois tem autoridade divina para mandar , se se procura fazer sua Vontade deve-se ser Santo com o Pai o é. Se não formos santos não veremos a face de Deus. Jeshua não é o mesmo que Jahwe. O Pai é distinto do Filho em razão da relação da paternidade e da filiação. O Espírito Santo é distinto da Pai e do Filho pelas espirações passiva e ativa . As ters pessoas não têem precedência poi existem eternamente.
Jesus disse : antes que Abraão fosse , Eu Sou.
Ainda disse Jesus ide e batizai em Nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
As tres pessoas distintas por suas relações como disse acima São um só Deus, Um só eterno Um só Criador.
A Pericorese perfeita significa que onde estiver uma Pessoa estarão também as Outras.
Isto acotece de modo semelhante conosco quando fazemos a nossa parte da aliança. Virei até vós e aí farei a minha morada. Quem estiver com Deus , tê-lo-á habitando em seu coração, eis aí o que é invocar o santo Nome de Deus

2006-12-22 08:33:28 · answer #6 · answered by pebuckcat 1 · 0 0

O importante é o que está no coração. Se sua vida está totalmente entregue nas mãos de Jesus, está entregue a Jeová, Deus Criador, Senhor dos Exercitos, etc pois todos são um e um são todos.
Deus conheçe os corações, nada lhe pode ser ocultado. Quem aceitá-lo em seu coração, será salvo !

Deus lhe abençoe por estar buscando mais conhecimento da Palavra !

Feliz Natal !

2006-12-22 07:49:15 · answer #7 · answered by U.J.I.T 1 · 0 0

Porque a palavra Deus ,significa ,ser supremo ,criador .
e Jesus o libertador ,ambos nao sao nomes ,sao titulos.

2006-12-22 07:45:54 · answer #8 · answered by antonio m 6 · 0 0

deus é único; jeová e o nome que moseis deu a deus quando fez uma aliança, um pacto pra se mandar do egito;
paulo falava aos homens da lei antiga do VT, tinha que descer ao nivel dos ue o iam escutar
para ser salvo ninguém tem que evocar ninguém, será salvo por suas obras disse jesus.
deus não tm nolme; deus não é alguem; deus é imaterial.
falta muito feijão com arroz pra voce. va estudar e volte com pergunts inteligentes.

2006-12-22 07:45:02 · answer #9 · answered by lcmvip 5 · 0 0

PARA SER SALVO VC TEM QUE ACEITAR A JESUS CRISTO COMO SEU SENHOR E SALVADOR DA SUA VIDA

Salvação Só Em Jesus
Salvação Só Em Jesus
"A igreja Católica tem uma origem e uma eficácia salvadoras". Rejeitamos essa declaração porque, segundo a Bíblia, o pecador jamais poderá ser absolvido da sua culpa sem que os seus pecados sejam lavados e purificados pelo sangue de Jesus. Para isso é preciso experimentar o princípio doutrinário da salvação baseado na justificação, regeneração e santificação. Um indivíduo só é declaradamente convertido quando passa simultaneamente por esses três estágios.
Na justificação três personagens executam papéis distintos: Deus é o juiz, Cristo, o advogado e, o pecador, o réu. O homem não convertido é considerado transgressor da Lei e culpado diante de Deus mas, a partir do momento em que se arrepende e aceita o sacrifício de Cristo inicia-se nele o processo do novo nascimento, sendo o pecador regenerado e absolvido da culpa pelo sangue de Jesus.

A salvação e a regeneração constituem-se em uma experiência subjetiva e acontecem através da atuação do Espírito Santo, que convence o ser humano do pecado, da justiça e do juízo, João 16.8. A alma morta em transgressões sente que precisa de uma nova vida, e então se confessa diante de Deus. Dessa forma o homem recebe o perdão através da graça concedida por Jesus Cristo, é regenerado, torna-se herdeiro das riquezas celestiais e entra no seio da família cristã como filho de Deus.

Na terceira etapa, que é a santificação, o homem procura harmonizar-se com Deus em todos os aspectos da vida, e luta todos os dias para alcançar a estatura de varão perfeito e filho amado. Depois de recebido na família espiritual como irmão em Cristo e filho de Deus, o novo crente, outrora servo do pecado, passa a servir ao Senhor trabalhando para o engrandecimento do Reino aqui na Terra. A experiência da salvação, ou estado de graça, resulta na justificação através da fé, conforme Romanos 5. 1,2: "Sendo, pois, justificados pela fé, temos paz com deus por nosso Senhor Jesus Cristo; pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmas e nos gloriamos na esperança da glória de Deus".

A expiação de cristo na cruz do Calvário satisfez plenamente as exigências de Deus em relação á nossa salvação. a entrega do nosso coração a Cristo resulta no perdão ou remissão dos nossos pecados. O Espírito santo testifica desse perdão recebido e a nossa vida cristã será definida pela obediência e o nosso serviço fiel a Cristo.

A salvação segue um único caminho, conforme disse o próprio Cristo em João 14.6 "...Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por Mim".

Descartamos, portanto qualquer intermediação que pretenda nos levar atá Deus. Nenhuma instituição religiosa, por mais nobre e pura que seja em seus propósitos; nenhum ser humano, mesmo que esteja cercado de boas intenções, tem poder para restaurar a comunhão eterna do ser humano com o Todo-Poderoso ou lançar outro fundamento além do que já está posto, que é Cristo. Não há meio termo: ou a pessoa reconhece o senhorio de Cristo e o aceita como único caminho até Deus, ou continua submersa na escuridão da ignorância e do pecado, que gera a morte espiritual.

2006-12-22 07:42:48 · answer #10 · answered by JESUS TE AMA 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers