English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

sendo no papel, no excel ou em um sistema...é preciso saber onde vai o se dinheiro..concorda?!

2006-12-21 11:54:08 · 6 respostas · perguntado por Cleber Campos 2 em Negócios e Finanças Finanças Pessoais

6 respostas

Existem vários sistemas , inclusive eu faço o meu .
Penso sempre num planejamento para que consiga ter algo na vida.
É nas pequenas bobagens do dia-a-dia que perdemos grandes fortunas , somadas no final do dia.

Vou te passar um link que Dentro do assunto Finanças pessoais , encontramos o total de 60 dicas.
http://www.igf.com.br/aprende/dicas/dicas.aspx?ass_Id=9

Mas leia esse link em específico :
http://www.igf.com.br/aprende/dicas/dicasResp.aspx?dica_Id=91
(vou copiar abaixo)

Gestão: Economia pessoal - Planejar as finanças em paz

Planejamento financeiro é um exercício e pode virar um vício saudável. Nada melhor do que não ter preocupação com dívidas, poder realizar sonhos, fazer agrados, poder dormir tranqüilo. Não é uma tarefa tão difícil quanto pode parecer. Especialistas ensinam a planejar as finanças e fazer com que as despesas caibam no orçamento. Não é só isso. É preciso também ter reservas. Para momentos inesperados, ou para objetivos predeterminados. O importante é não precisar passar sufoco. O primeiro passo é listar todas as receitas. Depois, todas as despesas fixas. Naquelas cujo valor oscila, é importante ser conservador. É melhor projetar um valor um pouco acima da média, para não ter surpresas. Equacionados ganhos e custos, faz-se necessário pensar nos supérfluos. Todos os gastos devem ser anotados. Pequenas despesas podem fazer diferença no orçamento, quando somadas. Para poupar, pode ser preciso abrir mão de algumas coisas, como eventuais viagens e saídas com amigos. A sobra de caixa deve ser aplicada mensalmente. Aos poucos, pode-se juntar montante suficiente para realizar alguns desejos. É preciso escolher bem a aplicação mais adequada aos seus objetivos. Atentar ao perfil de risco e ao prazo da aplicação são medidas essenciais. - Um erro comum é deixar-se seduzir pela possibilidade de grandes ganhos. Não é fácil se auto classificar como conservador e optar por ganhos menores, mesmo com risco menor. Mas, por exemplo, uma pessoa que vá precisar do dinheiro em três ou quatro meses, não deve investir no mercado de renda variável. Na hora em que for necessário realizar o pagamento, a Bolsa pode estar em baixa - disse o especialista em educação financeira, Valdir Lameira. Poupar é um exercício. Aos poucos, é possível perceber qual é o limite. O importante é começar, para, com o tempo, aprofundar-se e obter maior êxito. "A poupança não faz parte da cultura brasileira, mas é muito melhor ter o controle das finanças do que lançar mão de crédito que, muitas vezes, poderia ser evitado", disse o especialista em finanças.


Orçamento

O importante é perceber que, apesar de caminharem juntos, o planejamento orçamentário é diferente do planejamento de uma aplicação. "São processos distintos, que exigem conhecimentos diferentes, com objetivos diferentes", atenta Jorge Luís Santos, assessor financeiro do site Finanças da Família. Um planejamento mal feito ou gastos inesperados, como com doenças ou efeitos no carro, por exemplo, podem afetar o planejamento. O ideal é que se tenham reservas para suprir estas necessidades, para evitar crédito desnecessário, que têm custo muito mais elevado do que os possíveis ganhos na maioria das aplicações. O ideal, de acordo com o assessor financeiro, é que se comece até mesmo com a poupança, que é mais fácil, apenas para acostumar-se a poupar. A partir de um determinado acúmulo de receita, já se pode migrar e ir testando, aos poucos, as aplicações mais adequadas a cada perfil. - O importante é que, se houver necessidade de retirada de recursos de algum investimento por eventualidades, o aplicador tente repor o montante. Ou seja, além do investimento mensal, é preciso que se economize para devolver o que foi retirado. Essa é uma forma de tentar não comprometer o investimento com gastos eventuais, que podem acabar tornando-se recorrentes - disse Santos. A satisfação de conseguir poupar faz com que os sacrifícios valham à pena, assegura Valdir Lameira

Cleber , complementando a sua pergunta é que o programa é o Habil pessoal.. N~
ao consegui responder seu e=mail por que o Yahoo falou que seu e-mail não está confirmado.
O link do programa que te falei é :
http://www.habilpessoal.com.br/default.asp?id=Gratuitos

2006-12-21 16:49:35 · answer #1 · answered by Alexandre L 6 · 0 1

todo dinheiro que ganho e tudo que gasto eu anoto em um caderno assim, fico sabendo o que fiz com o dinheiro, é bom também fazer tipo um planejamento do que tem que comprar...

2006-12-21 13:08:36 · answer #2 · answered by linda 1 · 1 0

Sim.. mês passado gastei 420,00
esse mes ja gastei 325,00 e mês q vem ja devo 280,90

2006-12-21 12:03:38 · answer #3 · answered by Carol ;D 2 · 1 0

Infelizmente eu sei sim. Sei quanto ganhei mes passado, sei quanto vai vir mes que vem e assim por diante. O que não estou conseguindo fazer é entrar um dinheiro extra para fazer frente as necessidades e poder desenvolver novas atividades, pagar contas atrasadas com mais rapidez.

Tenho saudado dívidas em atraso este ano todinho, mas sempre surgem contratempos e como o salário já não consegue fazer frente as despesas, no máximo empatam pagando o básico (aluguel, água, luz, telefone, alimentação e uma ou outra conta)
isto com corte de despesas em todos os sentidos, fica díficil e fica para trás sempre alguma pendência.

Mas com certeza sempre tenho anotado de forma sintética o que ganho, o que vou pagar, alguma previsão mínima para algum extra que possa aparecer. Mas apesar disso sempre pinta algo que não está no orçamento. Se conseguissemos viver dentro de um orçamento claro que seria maravilhoso, mas o dia a dia e viada mostra que não é bem assim.

Mas ajuda ter um controle e segui-lo razoavelmente de perto.
Para guardar dinheiro, investir coisa e tal a pessoa tem que ganhar bem mais do que a maioria ganha, tipo de seis, sete salários para cima se não pagar aluguel, financiamento imobiliário muito alto e coisas similares. Daí acho possível, deste patamar para baixo é quase impossível.

2006-12-23 07:09:40 · answer #4 · answered by cdwil 4 · 0 0

Boa pergunta!!!

sinceramente nem sei para onde ele está indo !?

2006-12-21 13:00:41 · answer #5 · answered by Gustavo P 1 · 0 0

Como fazer seu salario render:
1. Durma cedo pra não precisar jantar;
2. Na hora do almoço procure um parente para visitar, quando acabarem os parentes comece com os amigos.
3. Quando pegar onibus antes de passar na roleta pergunte se esse onibus vai para um lugar de sentido inverso, então vá pegando onibus assim até chegar no destino sem pagar.
4.Quando sair com amigos ou namorada na hora de pagar a conta diga que esqueceu a carteira em casa.
5.Economise jornal lendo o mesmo o mes inteiro.
6. Assista tv na casa do vizinho pra economizar luz.
7.Não compre refrigerante so Ki-suco.
8.Pra economisar sapato use somente um pé e enfaixe o outro pra pesnsarem que ta machucado.
9.Só vá a feira no final onde poderá pegar o refugo.
10.Junte as sobras de sabone pra fazer um só.

2006-12-21 14:35:36 · answer #6 · answered by Barte 6 · 0 1

fedest.com, questions and answers