Bom... primeiro vou falar na seguinte ordem.
1ºO que a bíblia diz.
2ºO que a lei diz
3ºOs riscos
4ºOs tratamentos
1º O que a bíblia diz? AS Testemunhas de Jeová, que por razões religiosas não aceitam o procedimento (Levítico, 17:10-14; Atos 15:28,29).
2º O que a lei diz? Em princípio, ninguém pode ser obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei (Constituição Federal, art. 5°., inciso II). Quem violar tal direito individual comete o crime tipificado no artigo 146 do Código Penal (constrangimento ilegal).
3º Os riscos. Apesar de o sangue doado ser testado para as doenças transmissíveis conhecidas no momento, existe um período chamado de janela imunológica em que um doador contaminado por um determinado vírus já pode transmitir a doença através do seu sangue; entretanto, os testes realizados na bolsa ainda são negativos. Essa janela imunológica pode acontecer para os vírus HIV, HTLV I/II e para os vírus da Hepatite C e B. Exemplos disso são dois casos reais de contaminação.
http://www.giv.org.br/noticias/noticia.php?codigo=119
(Bebe pega Aids em transfusao de sangue)
http://www.giv.org.br/noticias2002/0818b.htm
(Doador de sangue contamina crianca de 10 anos com AIDS
somente na 12 tentativa seu exame deu positivo)
4º Tratamentos alternativos
Fluidos: solução de lactato de Ringer, dextran, hidroxietila de amido e outros são usados para manter o volume do sangue, evitando o choque hipovolêmico. Estão sendo testados alguns fluidos que podem transportar oxigênio.
Medicamentos: proteínas modificadas geneticamente podem estimular a produção de glóbulos vermelhos (eritropoetina), de plaquetas sanguíneas (interleucina 11) e de vários glóbulos brancos (GM-CSF, G-CSF). Outros medicamentos reduzem bastante a perda de sangue durante a cirurgia (aprotinina, antifibrinolíticos) ou ajudam a reduzir hemorragias agudas (desmopressina).
Hemóstatos biológicos: tampões (pads) de colágeno e celulose são aplicados diretamente para estancar sangramentos. Colas e seladores de fibrina podem fechar ferimentos causados por instrumentos perfurantes ou cobrir áreas maiores de tecidos que sangram.
Recuperação sanguínea: máquinas recuperam o sangue perdido durante cirurgias ou traumas. O sangue é filtrado e pode retornar ao paciente num circuito fechado. Em casos extremos, podem-se recuperar litros de sangue com esse sistema.
Técnicas cirúrgicas: através do planejamento pré-operatório, incluindo o contato com cirurgiões experientes, a equipe cirúrgica pode evitar complicações. É vital tomar medidas imediatas para estancar hemorragias. Atrasos de mais de 24 horas podem aumentar muito a mortalidade dos pacientes. Dividir cirurgias grandes em várias menores diminui a perda total de sangue.
Instrumentos cirúrgicos: alguns instrumentos a um só tempo cortam e cauterizam os vasos sanguíneos. Outros podem estancar o sangramento em grandes porções de tecido. Instrumentos de laparoscopia e outros minimamente evasivos permitem que se realizem cirurgias sem a perda de sangue que ocorre em incisões grandes.
2006-12-21 10:21:49
·
answer #1
·
answered by Pauloyahoo 4
·
5⤊
2⤋
A ordem não é das Testemunhas de Jeová e sim de Deus.(Atos 15:28-29). No passado Jeová Deus deu ordens ao primeiro casal humano para que não comessem do fruto"proibido" a onde a desobediencia os levou?
Pense bem... medite na respposta de Josias.
2006-12-22 04:55:51
·
answer #2
·
answered by Marlinho 2
·
4⤊
1⤋
a congregação local não toma uma acção judicativa interna para tratar destes casos. Ou seja, entendem que a pessoa usou a sua liberdade para, de forma consciente e deliberada, rejeitar os ensinos e procedimentos que aceitou, também isso no exercício da sua liberdade, quando decidiu batizar-se como Testemunha de Jeová. Relembram que a pessoa só se torna Testemunha após extenso programa de estudo da Bíblia, usualmente durante muitos meses, onde a proibição de usar sangue total, que consideram divina, é claramente explicada. O manual usado ao dirigir estudos com os interessados, O Que a Bíblia Realmente Ensina?, na página 131, após considerar os versículos bíblicos que usam em apoio desta sua doutrina, acrescenta as seguintes palavras:
Na atualidade, os servos fiéis de Deus estão firmemente decididos a seguir as instruções divinas a respeito do sangue. Eles não o comem de nenhuma forma. Tampouco aceitam sangue por razões médicas. Eles têm certeza de que o Criador do sangue sabe o que é melhor para eles. Você acredita que Deus realmente sabe isso?
Além disso, qualquer pessoa que decide batizar-se assina voluntariamente, diante de testemunhas escolhidas por si mesmo e perante dois procuradores a quem expressa, de viva voz e sem qualquer coação, a sua decisão pessoal,
2006-12-21 20:48:07
·
answer #3
·
answered by David 4
·
4⤊
1⤋
amiga, so eh TJ quem quer, ninguem eh obrigado a ser TJ ou seguir as leis biblicas que elas seguem...
quem escolhe ser TJ eh por que deseja seguir as leis biblicas.
por exemplo em Atos 15:28,29 deixa bem claro que os cristaos devem abster-se do uso do sangue , e da idolatria e da fornicacao. (sexo impuro).
quando alguem deliberadamente escolhe seguri um proceder contrario a dos cristaos ele eh naturalmente excluido .
mas ha atenuantes.
foi o pecado premeditado ou a pessoa fraquejou diante de forte pressao?
ela ama as leis de Deus ou tem flagrante desrespeito para com elas?
Esta arrependida ou triste por ter violado a lei Deus?
espero que eut enha respondido a sua pergunta.
as TJ nao sao pessoas sem coracao, amam as pessoas e respeitam seus sentimentos inclusive nesta hora tao dificil, como a de um tratamento medico.
mas porque as pessoas nao se preocupam com dezenas de bebes que estao morrendo por falta de atendimento medico nas filas dos hospitais?
interessante que isso ninguem comenta...
2006-12-21 17:47:15
·
answer #4
·
answered by LLian 3
·
5⤊
2⤋
Primeiro vou tomar a liberdade de corrigir a sua pergunta. Ela seria corretamente formulada assim:
E se eu desobedecese à ordem da Bíblia de tomar o sangue, o que aconteceria comigo ?
Por que, pedindo desculpa a você, tomei a liberdade de reformular sua pergunta ?
1. As Testemunhas de Jeová humildemente procuram seguir a Bíblia. Tem-na como autoridade e como a palavra inspirada de Deus. O NÃO uso do sangue pelas Testemunhas de Jeová não é um dogma ou uma invenção delas. Está lá na Bíblia, quer nas escrituras hebraico-Aramaicas, quer nas Gregas (no chamado novo testamento). é Só ler no livro de Atos dos Apóstolos no capítulo 15, que verá que foi um confirmação pelo espírito santo de que os verdadeiros cristãos teriam que SE ABSTER de sangue, de fornicação, de coisas sacrificadas a ídolos, etc.
Ora, a palavra ABSTER-SE significa NÃO USAR de nenhuma forma.
Exemplo - ALguém com cirrose hepática que tem que se abster de álcool por exemplo, significa que a pessoa somente deixaria de beber alcool, mas que poderia injetá-lo nas veias ?
Alguém que é diabético que portanto NÃO deve consumir carbohidratos ou açúcares, poderia injetar solução de glicose na veia ?
2. O que acontece na realidade é - A maioria das pessoas só aceitam o que a Bíblia diz, até ao ponto de que não precisam fazer sacrifícios pessoais, ou somente aceitam aquilo que lhes é conveniente.
Isto não é novo.
Pergunto - Estevão foi apedrejado até morrer, por dar testemunho ou pregar a verdade àqueles religiosos hipócritas do primeiro século. Por que ele preferiu morrer e não NEGOCIAR sua fé ? Já se perguntou ? E Jesus, porque aceitou com coragem sofrer e morrer da forma que morreu ? Era ele fanático ?
Assim princesinha, não somente tomar do sangue; mas se você transigir ou desobeder aos mandamentos de Deus de forma deliberada, sem se arrepender e continuar praticando o que é errado aos olhos Dele, terá que prestar contas a Ele. Nunca prestará contas aos homens.
Ai daquele que desafia a Deus, e perde o temor salutar de desagradá-Lo.
2006-12-21 21:00:32
·
answer #5
·
answered by WDR 4
·
3⤊
1⤋
...
Primeiramente, você tem que entender que todos os princípios e leis de Jeová procuram o nosso bem físico e espiritual.
Nossos colegas mais do que deram uma palha técnica sobre o assunto, mas agora esta apta a entender que se você se abstém de sangue você protege sua saúde e sua vida.
O que vemos por ai nas reportagens nada mais são do que sensacionalismo, nem faz idéia do volume de operações que ocorrem sem sangue, todas com mais do que sucesso confirmado, fatalidade pode ocorrer, ai observamos sensacionalismo, porem não falam do real motivo do sinistro, que não muitas vezes tem a ver com o sangue! Lamentável isso.
Mas um ponto principal é o valor do sangue, ele é sagrado!
Agora...
Respondendo sua pergunta, serei direto!
Você sabendo do que está envolvido, sendo Testemunha de Jeová e decidindo por conta agir contraria a vontade de Jeová, não conseguira continuar por si só se associar com as Testemunhas de Jeová.
Não é possível alguém ser TJ e agir contrário a vontade e Jeová!
Se alguém por livre vontade decide continuar fazendo o que já sabe que é errado de forma impenitente e rebelde, será desassociada!
....
______________
esta dito!
2006-12-24 11:50:15
·
answer #6
·
answered by Alexandre P 4
·
1⤊
0⤋
Procure as respostas nos links que o Josias colocou aqui, eles são extremamentes esclarecedores, e não fique ouvindo qualquer comentário preconceituoso e sem pleno conhecimento bíblico e científico.
Aí, tire suas conclusões à respeito.
É interessante que todos falam mal, acusam as TJ, mas quando alguém morre depois de uma transfusão, coisa muito comum, diga-se de passagem, ninguém fala nada.
Há 2 semanas, um colega de trabalho dum amigo meu morreu após tomar várias bolsas de sangue. Ele tinha leucemia e de nada adiantou a transfusão. Isso quer dizer que dizer que esse procedimento salva vidas não pode ser considerado com tanta confiança. E ninguém falou nada disso, mas se uma TJ recusa a transfusão, até por uma questão de saúde mesmo, já é condenada como fanática e ignorante.
Não acha que seria hipócrita afirmar que TJ são assassinas, fanáticas por não aceitarem sangue, enquanto qualquer uma dessas pessoas que falam delas, ao serem convocadas para uma guerra, elas iriam sem pensar se Deus se agradaria disso?
As TJ não pegam em armas, não matam, porque seria uma grave desobediência à lei de Deus de amar ao próximo como a si mesmo.
Pense bem nisso, veja o que está por trás de tudo, analise com cuidado o que outras crenças permitem ou proíbem também, por exemplo, se elas apóiam guerras, governos corruptos, etc...então conclua o que quiser!
2006-12-24 11:23:44
·
answer #7
·
answered by xx 4
·
1⤊
0⤋
Simplesmente vc seria desassociada, ou seja, deixaria de pertencer ao grupo. Que mais poderiam fazer contra vc, já que vivemos em um país de regime democrático, onde a pessoa só é obrigada a fazer ou deixar de fazer alguma coisa, se estiver previsto em lei, o que não é o caso da religião, onde cada um segue a que quer e até aquele que não seguir nenhuma também é protegido pelas leis brasileiras. Quem pratica a religião tem a proteção da lei e quem não pratica nenhuma também tem.
2006-12-21 17:22:31
·
answer #8
·
answered by LíDER 5
·
2⤊
2⤋
bem,
eu acho que, se vc é testemunha de Jeová é pq concorda com as crenças deles.
se vc quer doar ou receber sangue não deve ser testemunha de jeová. procure uma religião que aceita isso...
2006-12-21 17:15:10
·
answer #9
·
answered by Tammy 3
·
3⤊
5⤋
Espiritualmente?
Nada.
Fisicamente?
Talvez a irmã fosse excomungada, e banida.
E só.
Acesse
www.lds.org.br
e saiba mais a respeito.
.
2006-12-22 10:56:41
·
answer #10
·
answered by Ricardo Franco 3
·
0⤊
3⤋