O Arilton deu uma bela descrição histórica e comentada sobre a bíblia. Só não concordo que o novo testamento faça parte da bíblia, pois para mim a bíblia é o velho testamento o novo testamento é o Evangelho.
Todos os copistas(copiadores da Bíblia) incluiram seus pensamentos durante o trabalho de copiar a bíblia. Todos os tradutores modifcaram coisas durante a tradução. João Ferreira de Almeida tradutor para o português, depois de impressa descobriu mais de tres mil e oitocentos erros.
A bíblia era o livro proibido mas com Martinho Lutero ela se tornou popular. Lutero traduziu para o alemão e unificou a lingua alemã através da bíblia. De uma montanha de dialetos escolheu um e traduziu e ainda deu liberdade aos protestantes de lê-la. Até metade do século passado para a igreja romana a bíblia era bicho de sete cabeças, os seus fiéis não podiam ler e até as missas eram praticadas em latim para o povo não entender o que se falava.
No século 14 João Huss pregava nas missas na língua do povo e por isso foi queimado em 1415 início do século 15.
O que falta é liberdade em certos seguimentos religiosos para que os adeptos possam ler outros livros, não só a bíblia. Em outros falta a curiosidade pelo acomodamento de procurar saber mais. Acham que a bíblia é a palavra de Deus, Deus nunca falou com ninguém, sempre enviou mensageiros.
Dos cinquenta e cinco mil livros escritos sobre Jesus e outras religiões, penso que cada cristão deveria ler pelo menos um, só um. Não especifico, pode ser qualquer um mas que leia para abrir um pouco a idéia intransigente de ficar bitolado em uma só coisa.
2006-12-21 16:50:20
·
answer #5
·
answered by becker 6
·
0⤊
0⤋
A BÃblia –
atual, autêntica, confiável
Um jovem solicitou ao seu pastor que escrevesse uma dedicatória em sua BÃblia. Um bom versÃculo já constava na página em branco: "Eu sou o pão da vida." O pastor apenas acrescentou: "Não o deixe mofar". O jovem jamais esqueceu esse conselho. Ele o pôs em prática lendo a BÃblia como sendo o pão da vida, fazendo dela seu alimento espiritual diário. Durante toda a sua vida ele foi grato por isso.
Singular em sua divulgação
A BÃblia é de longe o livro mais traduzido do mundo. Partes da BÃblia podem ser lidas atualmente em mais de 2.212 lÃnguas diferentes e todo ano a lista é acrescida de 40 novas traduções. Nenhum outro livro também se aproxima da sua tiragem: o número de exemplares impressos sobe a cada ano, apesar da BÃblia ter sido o livro mais atacado em todos os tempos. Soberanos de todas as épocas, polÃticos, reis e ditadores, até lÃderes religiosos e seus cúmplices tentaram privar o povo de sua leitura. Combateram-na, despojaram-na de seu conteúdo, tentaram destruÃ-la. Pode-se dizer que jamais outro livro foi tão amado e ao mesmo tempo tão odiado quanto a BÃblia!
Singular em sua formação
Na verdade, a BÃblia é uma pequena biblioteca formada por 66 volumes. Ela foi escrita por aproximadamente 40 autores diferentes, durante um perÃodo de mais ou menos 1500 anos. Com toda a certeza ela não foi escrita por iniciativa coletiva. Ela também não foi planejada por alguém. Um dos autores escreveu na Arábia, outro na SÃria, um terceiro em Israel, e ainda outro na Grécia ou na Itália. Um dos autores atuou mais como historiador ou repórter, outro escreveu como biógrafo, outro escreveu tratados teológicos, ainda outro compôs poemas e escreveu provérbios, enquanto outro registrou profecias. Eles escreveram sobre famÃlias, povos, reis, soberanos e impérios do mundo. O escritor das primeiras páginas jamais poderia saber o que outro escreveria 1400 anos mais tarde. Os escritores de séculos futuros nunca poderiam saber, por si mesmos, o sentido profético de um texto escrito centenas de anos antes. Mesmo assim, a BÃblia é um livro de uma unidade impressionante, com coerência do inÃcio ao fim, tendo um tema comum e falando de uma pessoa central: Jesus Cristo. A BÃblia é o único livro no qual milhares de profecias se cumpriram literalmente. Suas predições realizaram-se nos mÃnimos detalhes durante a história. Locais e datas mencionados nos relatos bÃblicos foram confirmados pela ciência. Quando nos perguntamos como foi possÃvel aos autores alcançarem uma unidade e uniformidade tão grandes no que escreveram, concluÃmos que só nos resta a resposta de 2 Pedro 1.21: "Porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens santos falaram da parte de Deus, movidos pelo EspÃrito Santo." Em outra passagem, a BÃblia diz: "Toda a Escritura é inspirada por Deus..." (2 Tm 3.16). Um filósofo francês expressou-se da seguinte maneira sobre a maravilha que é a BÃblia: "Quão miseráveis e desprezÃveis são as palavras dos filósofos quando comparadas com as da BÃblia! à possÃvel um livro tão simples, mas ao mesmo tempo tão perfeito, ser palavra humana?"
Singular em seus efeitos
Um ateu enviou a um jovem cristão grande número de artigos selecionados para convencê-lo de que a BÃblia era atrasada em muitas de suas afirmações e ultrapassada pelos conhecimentos dos tempos atuais. O jovem respondeu:
Se você tiver algo melhor que o Sermão do Monte, alguma coisa mais bela que a história do filho pródigo ou do bom samaritano, alguma norma ou lei de nÃvel superior aos Dez Mandamentos, se você puder apresentar algo mais consolador que o Salmo 23, ou algum texto que me revele melhor o amor de Deus e esclareça mais o meu futuro do que a BÃblia, então – por favor, envie-o para mim com urgência!
Nenhum outro livro além da BÃblia transformou a vida de tantas pessoas para melhor. Ela é um livro honesto e mostra o ser humano como ele é. A BÃblia expõe o pecado e aponta o caminho para o perdão, ela exorta e consola, faz-nos ser humildes e nos edifica. A BÃblia nos mostra a razão de viver, coloca-nos diante de um alvo que faz sentido, e com ela entendemos a origem e o futuro da criação e da humanidade. A BÃblia lança luz sobre nossas dúvidas. Ela coloca a esperança diante de nossos olhos e fala de Deus e da eternidade como nenhum outro livro jamais o poderia fazer. Até Friedrich Nietzsche, inimigo do cristianismo, disse sobre a BÃblia:
Ela é o livro da justiça de Deus. Ela descreve coisas e pessoas em um estilo tão perfeito, que os escritos gregos e hindus não podem ser comparados a ela. O estilo do Antigo Testamento é uma parâmetro de avaliação tanto de escritores famosos como de iniciantes.
Infelizmente, Nietzsche nunca seguiu pessoalmente o que a BÃblia diz.
O escritor Ernst Wiechert escreveu sobre a BÃblia:
Tudo me encantava, muitas coisas me comoviam, outras me abalavam. Mas nada formou e moldou tanto minha alma naqueles anos como o Livro dos Livros. Não me envergonho das lágrimas que derramei sobre as páginas da BÃblia.
Marc Chagall, o gande pintor judeu, disse: "Desde minha infância a BÃblia me orientou com sua visão sobre o rumo do mundo e me inspirou em meu trabalho."
Singular em sua confiabilidade
Alexander Schick escreve:
Nenhum livro de toda a literatura universal pode ser documentado de maneira tão impressionante no que diz respeito ao seu texto original. E nenhum outro livro apresenta uma tão farta profusão de provas de sua autenticidade. Achados de antigos escritos nos dão a certeza de que temos em mãos a BÃblia com a mesma mensagem que os cristãos da igreja primitiva.
A BÃblia – ela funciona!
Em uma revista alemã encontramos o texto abaixo, que transcrevemos por ser muito precioso:
A BÃblia mostra a vontade de Deus, a situação do ser humano, o caminho da salvação, o destino dos pecadores e a bem-aventurança dos crentes.
• Seus ensinos são sagrados, seus preceitos exigem comprometimento, seus relatos são verdadeiros e suas decisões, imutáveis.
• Leia-a para tornar-se sábio e viva de acordo com ela para ser santo.
• A BÃblia lhe ilumina o caminho, fornece alimento para seu sustento, dá refrigério e alegria ao seu coração.
• Ela é o mapa dos viajantes, o cajado dos peregrinos, a bússola dos pilotos, a espada dos soldados e o manual de vida dos cristãos.
• Nela o paraÃso foi restabelecido, o céu se abriu e as portas do inferno foram subjugadas.
• Cristo é seu grandioso tema, nosso bem é seu propósito, e a glorificação de Deus é seu objetivo.
• Ela deve encher nossos pensamentos, guiar nosso coração e dirigir nossos passos.
• Leia-a devagar, com freqüência, em oração. Ela é fonte de riqueza, um paraÃso de glórias e uma torrente de alegrias.
• Ela lhe foi dada nesta vida, será aberta no juÃzo e lembrada para sempre.
• Ela nos impõe a maior responsabilidade, compensará os maiores esforços e condenará todos os que brincarem com seu conteúdo sagrado.
Um mecânico foi chamado para consertar o mecanismo de um gigantesco telescópio. Na hora do almoço o astrônomo-chefe encontrou-o lendo a BÃblia. "O que você espera de bom desse livro?", perguntou ele. "A BÃblia é ultrapassada, e nem se sabe quem a escreveu!"
O mecânico hesitou por um momento, levantou seus olhos e disse: "O senhor não usa com freqüência surpreendente a tabuada em seus cálculos?"
"Sim, naturalmente", respondeu o astrônomo.
"O senhor sabe quem a escreveu?"
"Por quê? Não, bem, eu suponho... Eu não sei!"
"Por que, então", disse o mecânico, "o senhor confia na tabuada?"
"Confiamos porque – bem, porque ela funciona", concluiu o astrônomo, irritado.
"Bem, e eu confio na BÃblia pela mesma razão – ela funciona!"
A BÃblia – atual, autêntica, confiável! Quem lê a BÃblia tem uma vida plena (Norbert Lieth - http://www.ajesus.com.br)
Boas Festas!!
2006-12-21 16:35:11
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋