Naturalmente, todos os escritores estavam corretos, no sentido de que pelo menos uma pessoa estava envolvida em cada incidente. Mateus, porém, com freqüência é mais explícito quanto aos números. Isto talvez possa ser atribuído à sua anterior ocupação como coletor de impostos.Às vezes, Mateus supre pormenores adicionais. Embora a matéria do Sermão do Monte também conste no relato de Lucas (6:17-49), o Evangelho de Mateus é muito mais extensivo neste particular. (5:1 a 7:29) Ao passo que Marcos, Lucas e João mencionam a alimentação miraculosa de cerca de 5.000 homens, Mateus adiciona “além de mulheres e criancinhas”. (Mat. 14:21; Mar. 6:44; Luc. 9:14; João 6:10) Mateus menciona dois homens possessos de demônios a quem Jesus encontrou no país dos gadarenos, ao passo que Marcos e Lucas se referem apenas a um. (Mat. 8:28; Mar. 5:2; Luc. 8:27) Mateus também fala de dois cegos serem curados em certa ocasião, ao passo que Marcos e Lucas mencionam apenas um. (Mat. 20:29, 30; Mar. 10:46, 47; Luc. 18:35, 38)
2006-12-21 07:18:15
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Ei, quem foi que te disse que a Biblia é um livro lógico?
2006-12-21 16:19:46
·
answer #2
·
answered by Dhraxlu 5
·
1⤊
0⤋
Meu caro, os números na Bíblia nao tem significado exato, pode ser que eram 5, 3, nenhum, a intenção dos evangelhos é de anunciar a boa nova de Jesus, através de metaforas, parábolas, muitas figuras de linguagem, nesse caso é bem provável que esses homens não estavam possuidos, talvez com alguma doença, já que a possessão é algo raro. Se vc for totalmente racional nao pode ler a biblia, até porque já passou pelas maos de muitos tradutores, muita coisa foi alterada, mas não perdeu seu sentido.
2006-12-21 16:01:30
·
answer #3
·
answered by michele 1
·
1⤊
0⤋
Na primeira vez que li tive dúvidas quanto à sua pergunta, porque não parecia se tratar do mesmo episódio. Mas agora, penso a diferença nos nomes das terras tenha sido um erro de tradução ou ainda que o mesmo território tenha nomes diferentes para cada cultura.
Se tratando pois de pessoas diferentes narrando o mesmo episódio, pode haver diferença nas suas interpretações (pode-se notar no fato de que um dá mais detalhes que o outro nos capítulos).
O outro ponto da minha interpretação: por se tratar de muitos (multidão), cada apóstolo descreveu à sua maneira.
2006-12-21 15:10:20
·
answer #4
·
answered by Le_Freak 2
·
1⤊
0⤋
Eu ñ sou muito boa em interpretação, mas acho que as duas ñ significam a mesma coisa.Ja q a primeira fala de dois demonios furiosos ou irados e a segunda de um homem q estava endemoninhado, furioso ou irado.
Sendo sincera, eu ñ consegui entender muito bem, como disse sou pessima em interpretação e a aula q mais odeio é portugues, mas pelo q entendi, acho q é isso.
POSSESSO=Endemoninhado, Furioso, Irado, individuo possesso.
Por isso ñ consigo achar um sentido para interpretar, acho q eu precisaria de uma passagem maior para poder compreender.
2006-12-21 14:45:01
·
answer #5
·
answered by gatinha 2
·
1⤊
0⤋
BOM,
SE VC FOR NOS ORIGINAIS EM GREGO, VAI DESCOBRIR QUE
EM MATEUS DIZ "VEIO DOIS DEMONIOS".
EM MARCOS DIZ:"HOMEM COM ESPIRITO IMUNDO".
SE FOR LEVAR EM CONSIDERAÇÃO O CONTEXTO HEXEGÉTICO, MATEUS APENAS "ABRITUI" AO HOMEM O TITULO DE "DEMONIO", AO CHAMAR TANTO O HOMEM QUANTO O ESPIRITO DE "DOIS DEMONIOS"
ENQUANTO MARCOS FAZ DISTINÇÃO DOS SERES, DIZ "UM HOMEM COM ESPIRITO IMUNDO"
O QUE NA VERDADE, NÃO MUDA NADA O CONTEÚDO DO CONTEXTO...
MAS SE VC QUER FAZER UMA ANALISE FILOSOFICA DESTA PASSAGEM... BOM ISSO VAI DEPENDER DE SUA CRENÇA, SUA ATUAL VIDA ESPIRITUAL, SUA INTERPRETAÇÃO "PESSOAL" DA BIBLIA, E PRINCIPALMENTE: ONDE VC QUER CHEGAR?
- COISA QUE NÃO VOU TENTAR FAZER NESTE SCRAP, JA QUE NÃO TEMOS ESPAÇO FISICO, NEM TEMPO HABIL PRA ISSO!
2006-12-21 15:06:37
·
answer #6
·
answered by Diego Lucien 3
·
0⤊
0⤋
Caro amigo,
Muito boa e oportuna a sua colocação (dúvida??). Permita-me dizer, primeiramente, que a fé não é racional. Se assim fosse não teríamos fé alguma, pois, o que mais nos prende a acreditar em Deus são os seus mistérios. Coisas racionais vemos todos os dias. Considero sua colocação importante pela mostra que nos dá da tamanha dificuldade de entendimento e compreensão como a Bíblia se apresenta. Na Segunda Carta de São Pedro, cap. 3, vers. 16, o próprio apóstolo nos relata a complexidade que é a leitura da Bíblia. Você tem razão de apresentar esta dúvida. E digo mais: não vai ser qualquer mortal que irá esclarecê-lo o porque destas duas traduções, sendo ambas relatando o mesmo fato, há de pedir ajuda a alguém devidamente preparado. Muito mais há na Bíblia. Cito-lhe uma passagem do livro do Gênesis, cap. 7, vers. 2, onde Deus disse a Noé: "Tome sete pares, o macho e a fêmea, de todos os animais puros; tome um casal, o macho e a fêmea, dos animais que não são puros; e tome também sete pares, macho e fêmea, das aves do céu..." Mais um pouco à frente, no mesmo cap. 7, vers. 8, está dito: "Dos animais puros e impuros, das aves e dos répteis, entrou um casal, macho e fêmea, na arca de Noé, conforme Deus havia ordenado a Noé." E então. Na primeira leitura Deus mandou que se tomasse sete pares e na segunda um casal de cada. O que houve? Deus mudou de idéia? Muito complexo não? Apresento-lhe mais: leia, por favor, no Evangelho de São Mateus, cap. 1, o livro da origem de Jesus Cristo, veja sua genealogia. Depois, vá ao Evangelho de São Lucas, cap. 3, vers. 23 a 38, e veja quanta diferença. É isso ai meu amigo, a Bíblia não é uma leitura fácil. A começar que sua escrita é muitas vezes figurada e poética. Não devemos levar tudo ao pé da letra, como muitos o fazem. Prá terminar, não me leve a mal em dizer que, nas passagens que você citou, o mais importante não é o local do ocorrido, nem mesmo a quantidade de possesos. Gerasa ou Gadara, não importava o lugar, mesmo porque ambas a cidades eram geograficamente vizinhas. Na verdade, o mais importante na sua brilhante dúvida é a mensagem de que Jesus Cristo é o grande libertador e desalienador. Prá concluir, gostaria de apresentar um raciocínio: se a Bíblia tivesse a intenção de enganar ou ludibriar, se não fosse ela feita por inspiração e sim por mãos e pensamentos meramente humanos, teria ela tantas "discrepâncias" ou seria cuidadosamente revisada para não deixar lacunas. Na verdade, devemos seguir a orientação de São Pedro em sua segunda carta.
2006-12-21 17:32:43
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
.
Puxa, cara, que perguntona loooooooooooooooooooga.
.
2006-12-21 16:24:03
·
answer #8
·
answered by Biggi 7
·
0⤊
1⤋
migo isso acontee muito na biblia , as formas que cada um relatou jamais seriam iguais, sãohumanos por mais que sejam homens de DEUS. Compreende? è semelhante a uma noticia de jornal em cada um existe uma forma de conta o assunto mais sem sair de sua inportancia
2006-12-21 14:56:11
·
answer #9
·
answered by yargo 4
·
0⤊
1⤋
aaaaaaaaaaaaa não sei
2006-12-21 14:48:27
·
answer #10
·
answered by luizao 2
·
0⤊
1⤋