Yoga é uma antiga filosofia de vida que se originou na Índia há mais de 5000 anos. Não obstante, ele figura ainda hoje em todo o mundo como o mais antigo e holístico sistema para colocar em forma o corpo e a mente. Literalmente, Yoga significa união pois ele une e integra o corpo, a mente e nossas emoções para que sejamos capazes de agir de acordo com nossos pensamentos e com o que sentimos. O Yoga nos induz a um profundo relaxamento, tranqüilidade mental, concentração, clareza de pensamento e percepção interior juntamente com o fortalecimento do corpo físico e o desenvolvimento da flexibilidade.
As Técnicas do Yoga
Existem várias modalidades de Yoga, cada uma enfocando um aspecto mais do que outro. As técnicas mais utilizadas são:
Ásanas: os exercícios físicos que fortalecem o corpo, aumentam sua agilidade e previnem contra várias doenças, principalmente as psicossomáticas. Diferente de outros métodos, os exercícios são feitos respeitando o alinhamento das cadeias musculares e com total consciência do corpo. Assim, não há risco de distensões ou lesões. Além disso, os ásanas desbloqueiam áreas tensas que impedem o fluxo da energia vital. Em última análise, as doenças surgem quando esse fluxo não é adequado.
Pránáyáma: são os exercícios respiratórios. No ínicio, eles vão reeducar os músculos envolvidos na respiração ampliando-a e melhorando a absorção do oxigênio. Depois, eles atuam em nossas emoções auxiliando-nos a lidar melhor com elas e produzindo um estado de equilíbrio interior. Os pránáyámas também agem diretamente sobre nossa energia, aumentando-a e melhorando sua distribuição pelo corpo.
Yoganidra: aqui, aprendemos a descontrair conscientemente cada músculo e cada parte do nosso corpo. Depois, nos imaginamos envolvidos por uma cor específica ou passeamos mentalmente por praias paradisíacas, belas montanhas, campos floridos, etc. Tudo isso para que possamos sair da agitação do cotidiano e perceber outras formas de viver com mais tranqüilidade. A serenidade advinda desses momentos é deliciosa e permanece por vários dias.
Meditação: meditar é sentar-se quieto e observar a si mesmo. Estamos sempre preocupados em conhecer tudo aquilo que está ao nosso redor mas nos empenhamos muito pouco em descobrir o que acontece dentro de nós: como lidamos com os fatos da vida, como pensamos, como sentimos, quais nossas verdadeiras aspirações. A meditação nos oferece a possibilidade de nos conhecermos mais profundamente.
Quais os Efeitos do Yoga?
O Yoga atua em todos os níveis do nosso ser: físico, mental e emocional. Mas o que torna o Yoga único é o fato dele não apenas alongar todas as partes do corpo, mas também massagear os órgãos internos e as glândulas. Ele coordena o sistema respiratório com o corpo físico, relaxa os músculos e a mente, estimula a circulação e aumenta a provisão de oxigênio em todos os tecidos. As costas, peito, sistema digestivo e pulmões são os mais beneficiados pelos exercícios e o resultado é que o processo de enrijecimento devido à inatividade, o cansaço, a postura incorreta e o envelhecimento é revertido. A prática regular do Yoga garante uma qualidade de vida muito melhor, livre dos efeitos nocivos da correria e da tensão do cotidiano.
O Que é Necessário para Obter esses Efeitos?
Diferente do que muita gente pensa, não é necessário acreditar em nada exótico para praticar Yoga e receber seus benefícios. Tudo o que você precisa é praticá-lo com regularidade e empenho. A constância no Yoga opera verdadeiros milagres em nosso corpo e em nossa vida. Os exercícios são simples e você os conquista gradualmente, respeitando o seu ritmo próprio
2006-12-21 05:59:15
·
answer #1
·
answered by jean e adriana 5
·
0⤊
0⤋
A vida acelerada e estressante talvez seja a caracterÃstica mais marcante deste inÃcio de século. A humanidade rompeu a aurora do século 21 vivendo ou sobrevivendo com a adrenalina a mil por hora. As pessoas têm uma vida de qualidade precária como conseqüência do corre-corre das obrigações que as cercam, do estresse da vida moderna e eletrizante, dos traumas fÃsicos e psicológicos, de decisões importantes e constantes a serem tomadas, da angústia e da ansiedade com o dia de amanhã, da instabilidade no emprego, do desemprego alarmante e das freqüentes crises de depressão. As pessoas estão chegando ao limite da exaustão! O ser humano quer paz e tranqüilidade!
Portanto, está pronta a mente perfeita (o palco perfeito) para a meditação esotérica entrar em cena, disfarçada de uma super-técnica milenar que reivindica ser capaz de devolver a harmonia de viver.
Ora, meu leitor pode estar pensando: "A BÃblia endossa e incentiva a meditação. As palavras ‘medita(o)’ ou ‘meditarei’ ou ‘meditação’ aparecem dezessete vezes na BÃblia. O que há, então, de tão diferente entre os procedimentos recomendados pela meditação das religiões orientais e os do cristianismo? Ora, será que os evangélicos são contra a meditação?"
Bem, o que tencionamos com este artigo é diferenciar os dois tipos de meditação: a esotérica e a cristã, para que a Igreja de Cristo possa se posicionar entre a febre crescente de meditação esotérica que nos envolve e a meditação que é agradável ao Senhor.
Meditação Esotérica
A meditação esotérica é oriunda do Oriente. Do Oriente que, espiritualmente, não orienta, e sim desorienta. Ela faz parte do tripé do ocultismo (meditação – iluminação – reencarnação). As metodologias e os tipos de meditações mÃsticas são as mais diversas. O processo geralmente exige: uma postura correta, à s vezes jejum de algumas horas, longos perÃodos de silêncio, relaxar o pensamento (inicialmente o praticante tem de esvaziar a mente), em seguida realiza uma visualização (imaginar estar em uma floresta, à s margens de uma cachoeira, nas nuvens ou em qualquer local que transmita tranqüilidade), muitas vezes recitação de mantras (sons aparentemente sem qualquer significado, mas que quase sempre são nomes de divindades hindus ou budistas), taquipnéia (respiração acelerada) forçada, e, por fim, tentar comunicar-se com um "ser" dentro do próprio praticante (esse "ser" é chamado de "Eu Superior").
Sintetizando, a meditação oriental (esotérica) tem dois passos: o primeiro é esvaziar a mente da pessoa, e o segundo é direcionar essa mente vazia e desprotegida para uma busca de um suposto "Eu Superior" introvertido. Trata-se da busca de uma suposta deidade interior. à o ser humano supostamente sentindo-se "um com deus".
A meditação mÃstica se apresenta como uma técnica para relaxar e se "auto-conhecer" (realização de uma "gnose"). No entanto, na verdade, esse tipo de meditação coloca o praticante na boca do lobo espiritual, tornando-o presa fácil para o predador Satanás. Ela equivale a colocar um pé nas profundidades das trevas, a cair em terreno movediço.
Analisaremos, de forma sucinta, apenas três das mais populares técnicas de meditação mÃstica:
1. Yoga (ioga)
Como já afirmamos no glossário do livro A Nova Era: Um Passo Para a Manifestação do "Maitreya" e da Prostituta Babilônia:
Para a maioria da ingênua população brasileira, a ioga é apenas uma forma de relaxar, tranqüilizar, normalizar a pressão arterial e o colesterol, ficar com a musculatura torneada e abolir algum vÃcio. No Brasil a ioga é praticada em academias de ginástica, spas, escolas e até em igrejas.
A palavra vem do indiano antigo (sânscrito) e literalmente significa "união com Brâman" (em inglês, Brahman). Brâman é o deus do hinduÃsmo, caracterizado como uma força energética, impessoal, que habita toda e qualquer criatura viva. Assim, os hindus acreditam que Brâman está dentro do rato, da vaca, do ser humano e de outros animais.
O exercÃcio de ioga é praticado há quase cinco mil anos na Ãndia e não existe uma pessoa especÃfica que possa ser identificada como sendo seu criador. O adepto da ioga deve sentar no chão, cruzar as pernas e colocar os ombros para trás (conhecida como a "posição da flor de lótus"), embora existam também outras posturas para se praticar a ioga. Em seguida, o praticante deve iniciar uma meditação cujo objetivo é libertar a "consciência de divindade" que existe dentro dele.[1]
José Hermógenes, talvez o mais conhecido iogue brasileiro, incentiva aos praticantes da ioga a capricharem no momento em que realizam as diferentes posturas da ioga (chamadas de asanas). Hermógenes declara que a asana é um movimento oferecido ao "Eu-Divino": "Uma pessoa em uma cadeira de rodas pode fazer ioga tão bem quanto eu. O trabalho é espiritual. Ao fazer um asana, o iogue deve respirar pensando em seu eu-divino e oferecer a Deus o que estiver fazendo. Por isso, o asana tem que ser perfeito, pois é um exercÃcio de devoção".[2]
A yoga não é mencionada na BÃblia Sagrada, mas em compensação a Bhagavad-Gita hindu dedica um capÃtulo inteiro à prática da yoga. Observe o que está por trás da yoga: "... a meta última da prática de yoga é ver o Senhor dentro de si, quem é consciente de Krsna (Krisna) já é o melhor dos yogis".[3] "... praticar yoga, em especial a bhakti-yoga em consciência de Krsna, pode parecer uma tarefa muito difÃcil. Mas se alguém seguir os princÃpios com muita determinação, o Senhor certamente ajudará, pois Deus ajuda a quem se ajuda".[4] "Servir a Krsna com sentidos purificados chama-se consciência de Krsna. Esta é a maneira de deixar os sentidos sob completo controle. Aliás, esta é a mais elevada perfeição da prática de yoga".[5]
2006-12-22 05:54:14
·
answer #2
·
answered by APOLOGÉTICO 4
·
0⤊
0⤋
Existe um livro q pode ajudar muito a esclarecer suas duvidas, o título é "Forças misteriosas que atuam sobre a mente humana" do escritor "Fernando Chaij"
2006-12-21 14:30:57
·
answer #3
·
answered by Glauber 4
·
0⤊
0⤋
Serve a Ioga Para Você?
A resposta depende de duas coisas: Primeiro, seu propósito na vida e, segundo, seus valores e princÃpios espirituais. Antes de começar a praticar ioga ou decidir se continuará praticando-a, você precisa considerar a identidade do “Infinito” com o qual estará em ‘jugo’. Deseja um encontro com forças espirituais sobrenaturais que buscam controlar você? O praticante da ioga deve estar preparado para essa possibilidade. Sim, ao praticar ioga, você pode estar enredando-se nos caminhos do ocultismo. Um ex-praticante da ioga ocidental disse: “A gente pensa estar controlando outras forças ocultas no universo. Mas, assustado, creio agora que na verdade elas é que controlam a gente.”
A PES, a clarividência, a clariaudiência e a levitação, estão todas ligadas ao espiritismo. A BÃblia vincula o espiritismo com uma fonte nociva — criaturas espirituais inÃquas, ou demônios. (Deuteronômio 18:10-12 - "Não se deve achar em ti alguém que faça seu filho ou sua filha passar pelo fogo, alguém que empregue adivinhação, algum praticante de magia ou quem procure presságios, ou um feiticeiro, 11 ou alguém que prenda outros com encantamento, ou alguém que vá consultar um médium espÃrita, ou um prognosticador profissional de eventos, ou alguém que consulte os mortos. 12 Pois, todo aquele que faz tais coisas é algo detestável para Jeová, e é por causa destas coisas detestáveis que Jeová, teu Deus, as expulsa de diante de ti.") (Atos 16:16-18 - " E aconteceu que, quando Ãamos para o lugar de oração, veio-nos ao encontro certa serva com um espÃrito, um demônio de adivinhação. Ela costumava fornecer muito ganho aos seus amos por praticar a arte do vaticÃnio. 17 Esta [moça] seguia Paulo e a nós, e clamava com as palavras: “Estes homens são escravos do Deus AltÃssimo, que vos estão publicando o caminho da salvação.” 18 Ela fazia isso por muitos dias. Por fim, Paulo ficou cansado disso, e, voltando-se, disse ao espÃrito: “Ordeno-te em nome de Jesus Cristo que saias dela.” E saiu dela naquela mesma hora.") Portanto, como pode um cristão achar benéfico um programa terapêutico que tenha tal potencial para prejudicar o bem-estar espiritual da pessoa?
Alguns talvez imaginem poder separar presumÃveis aspectos inofensivos da ioga dos que consideram prejudiciais. Segundo a seguinte declaração, feita no A Dictionary of Hinduism, parece que isso não é possÃvel: “Nenhum sistema da ioga existe isoladamente, cada um sendo amiúde combinado com elementos de outro.” à de admirar, então, que alguns concluam que a prática da ioga seja comparável a se enviar um cartão de visita a espÃritos demonÃacos?
2006-12-21 14:06:02
·
answer #4
·
answered by adri_domanski 2
·
0⤊
0⤋
Pratico yoga e não acredito em vidas passadas. O objetivo inicial do yoga era louvar e servir à divindade (dependendo de qual divindade o servo escolhesse).
2006-12-21 14:03:32
·
answer #5
·
answered by Edison 2
·
0⤊
0⤋
n tem nada a ver
2006-12-21 14:02:46
·
answer #6
·
answered by victor 1
·
0⤊
0⤋
eu faço porem acredito só q nw exist um livro especifico q relacione as duas coisa yoga e vidas passadas mais se tiver interessado apenas em vidas passadas leia qualquer livro da escritora Zibia Gasparetto com certeza vc ira entender mais tudo isso...
2006-12-21 13:57:41
·
answer #7
·
answered by Liby 5
·
0⤊
0⤋
Cara colega,
Não são todas as pessoas que praticam yoga que acreditam em vidas passadas, mas alguns praticantes de yoga acreditam, sim. Meu professor, por exemplo, é um destes.
2006-12-21 13:56:41
·
answer #8
·
answered by Verbena 6
·
0⤊
0⤋
Muita gente acredita nessa bobagem de vida passada.Mas fazer yoga não significa acreditar nisso.
2006-12-21 14:00:05
·
answer #9
·
answered by Iran 2
·
0⤊
1⤋