English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

sobre regras de religião

2006-12-21 02:13:28 · 25 respostas · perguntado por princesinha 1 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

25 respostas

Segundo as Testemunhas de Jeová, o sangue é sagrado. Eles usam um texto bíblico que diz: "persiste em abster-se de sangue".

Para eles o sangue é sagrado, símbolo de vida e não pode ser consumido.

Quando eles intrepretam a palavra ABSTER-SE, designam-na no verdadeiro sentido da palavra. Não se podendo ingerir o sangue de maneira nenhuma, mesmo que intravenosamente. Abster significa não usar de maneira nenhuma.

Seguindo esta ordem Bíblica, que as Testemunhas de Jeová consideram como uma Ordem Divina, eles respeitam este mandamento...

Eles não se recusam a ter um tratamento médico alternativo, mesmo porque a medicina já evoluiu muito neste sentido. Em alguns países de primeiro mundo a pessoa tem assinar um termo de compromisso para aceitar a transfusão de sangue.

Eles têm fé de que seguindo a Bíblia ao pé da letra terão direito à salvação divina num paraíso terrestre, que eles chamam de Nova Ordem.

Não concordo com muitas das convicções das Testemunhas de Jeová, mas respeito esta religião muito.

Acredito na fé verdadeira, acredito que Deus há de reconhecer a vontade que eles têm de seguir a palavra de Deus. Considero-as fervorosas, não as considero fanáticas.

Entre no link e saiba sobre as Testemunhas de Jeová, numa visão livre de preconceitos e alusões:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Testemunhas_de_Jeov%C3%A1

Entre no link e saiba os dados da Wikipédia em relação ao sangue e as Testemunhas de Jeová:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Testemunhas_de_Jeov%C3%A1_e_a_quest%C3%A3o_do_sangue

P.S. Baseado em muitas respostas que eu li abaixo, gostaria de deixar uma questão para ser avaliada:
Se uma Testemunha de Jeová se recusa receber transfusão de sangue ela será questionada e, se caso morrer virará até manchete de jornal. Porque o mesmo não acontece com uma pessoa que tem Câncer e não aceita a quimioterapia?

Toda pessoa tem direito de escolher ou rejeitar determinado tratamento médico. Isso é lei.

O que estou dizendo é que existe discriminação contra as TJs por causa deste assunto.

2006-12-21 02:16:18 · answer #1 · answered by Zé Ninguém 5 · 5 3

RESPEITO PELO SANGUE

10 Depois que Caim matou seu irmão, Abel, Jeová lhe disse: “O sangue de teu irmão está clamando a mim desde o solo.” (Gênesis 4:10) Quando Deus falou do sangue de Abel, ele referia-se à vida de Abel. Caim havia tirado a vida de seu irmão e tinha de ser punido. Era como se o sangue, ou a vida, de Abel clamasse a Jeová por justiça. A relação entre vida e sangue ficou de novo evidente depois do Dilúvio dos dias de Noé. Antes do Dilúvio, as pessoas comiam apenas frutas, vegetais, cereais e nozes. Depois do Dilúvio, Jeová disse a Noé e seus filhos: “Todo animal movente que está vivo pode servir-vos de alimento. Como no caso da vegetação verde, deveras vos dou tudo.” No entanto, Deus impôs esta restrição: “Somente a carne com a sua alma [ou vida] — seu sangue — não deveis comer.” (Gênesis 1:29; 9:3, 4) Obviamente, Jeová estabeleceu uma relação bem estreita entre a vida e o sangue de uma criatura.

11 Mostramos respeito pelo sangue por não comê-lo. Na Lei de Jeová aos israelitas, ele ordenou: “Quanto a qualquer homem . . . que caçando apanhe um animal selvático ou uma ave que se possa comer, neste caso tem de derramar seu sangue e cobri-lo com pó. . . . Eu disse aos filhos de Israel: ‘Não deveis comer o sangue de qualquer tipo de carne.’” (Levítico 17:13, 14) A ordem de Deus de não comer sangue animal, originalmente dada a Noé uns 800 anos antes, ainda vigorava. O conceito de Jeová era claro: seus servos podiam comer carne animal, mas não o sangue. Deviam derramar o sangue no solo — como que devolvendo a Deus a vida do animal.

12 Os cristãos estão sujeitos a um mandamento semelhante. Certa vez, os apóstolos e outros homens, que assumiam a liderança entre os seguidores de Jesus no primeiro século, reuniram-se para decidir quais os mandamentos que tinham de ser obedecidos por todos na congregação cristã. Eles chegaram à seguinte conclusão: “Pareceu bem ao espírito santo e a nós mesmos não vos acrescentar nenhum fardo adicional, exceto as seguintes coisas necessárias: de persistirdes em abster-vos de coisas sacrificadas a ídolos, e de sangue, e de coisas estranguladas [carne sem ser sangrada], e de fornicação.” (Atos 15:28, 29; 21:25) Portanto, temos de ‘persistir em abster-nos de sangue’. Aos olhos de Deus, fazer isso é tão importante como evitar a idolatria e a imoralidade sexual.

13 Será que o mandamento de abster-se de sangue inclui transfusões de sangue? Sim. Para ilustrar: digamos que um médico lhe recomendasse abster-se de álcool. Será que isso significaria simplesmente que você não deveria beber álcool, mas poderia injetá-lo nas veias? Claro que não! Da mesma forma, abster-se de sangue quer dizer não introduzi-lo de modo algum no corpo. Ou seja, o mandamento de abster-se de sangue significa que não devemos permitir que ninguém injete sangue nas nossas veias.

14 Que dizer se um cristão se ferir gravemente ou precisar de uma grande cirurgia? Suponhamos que os médicos digam que ele morrerá se não receber uma transfusão de sangue. É óbvio que o cristão não deseja morrer. Num esforço de preservar a preciosa dádiva de Deus, a vida, ele aceitaria outros tipos de tratamento que não envolvessem o mau uso do sangue. Assim, solicitaria esse tratamento médico, se disponível, e aceitaria uma variedade de alternativas à transfusão de sangue.

15 Será que o cristão desobedeceria à lei de Deus apenas para viver um pouco mais neste sistema? Jesus disse: “Todo aquele que quiser salvar a sua alma [ou vida], perdê-la-á; mas todo aquele que perder a sua alma por minha causa, achá-la-á.” (Mateus 16:25) Não queremos morrer. Mas, se tentássemos salvar a nossa vida atual desobedecendo à lei de Deus, correríamos o risco de perder a vida eterna. Seremos sábios, portanto, se confiarmos na lei justa de Deus, com plena certeza de que, se morrermos por qualquer motivo, Aquele que nos deu a vida se lembrará de nós na ressurreição e nos dará de volta a preciosa dádiva da vida. — João 5:28, 29; Hebreus 11:6.

16 Na atualidade, os servos fiéis de Deus estão firmemente decididos a seguir as instruções divinas a respeito do sangue. Eles não o comem de nenhuma forma. Tampouco aceitam sangue por razões médicas. Eles têm certeza de que o Criador do sangue sabe o que é melhor para eles. Você acredita que Deus realmente sabe isso?

O ÚNICO USO CORRETO DO SANGUE

17 A Lei mosaica salientava o único uso correto do sangue. A respeito da adoração que se exigia dos antigos israelitas, Jeová ordenou: “A alma [ou vida] da carne está no sangue, e eu mesmo o pus para vós sobre o altar para fazer expiação pelas vossas almas, porque é o sangue que faz expiação.” (Levítico 17:11) Quando os israelitas pecavam, eles podiam obter o perdão oferecendo um animal e colocando parte do sangue dele sobre o altar, que ficava no tabernáculo e mais tarde no templo de Deus. O único uso correto do sangue era nesses sacrifícios.

18 Os cristãos verdadeiros não estão sujeitos à Lei mosaica, de modo que não oferecem sacrifícios de animais nem colocam o sangue destes sobre um altar. (Hebreus 10:1) No entanto, o uso de sangue no altar nos dias do Israel antigo apontava para a frente, para o precioso sacrifício do Filho de Deus, Jesus Cristo. Como vimos no Capítulo 5 deste livro, Jesus entregou sua vida humana em nosso favor por permitir que seu sangue fosse derramado como sacrifício. Daí, ele subiu ao céu e, de uma vez por todas, ofereceu a Deus o valor de seu sangue derramado. (Hebreus 9:11, 12) Isso lançou a base para o perdão de nossos pecados e abriu o caminho para ganharmos a vida eterna. (Mateus 20:28; João 3:16) Esse uso do sangue é realmente de enorme importância. (1 Pedro 1:18, 19) Somente por meio da fé no valor do sangue derramado de Jesus podemos ganhar a salvação.

19 Podemos ser muito gratos a Jeová pela amorosa provisão da vida! E não deveria isso nos motivar a falar a outros sobre a oportunidade de ganhar vida eterna à base da fé no sacrifício de Jesus? Se tivermos o mesmo interesse que Deus tem pela vida de nossos semelhantes nos sentiremos motivados a fazer isso com fervor e zelo. (Ezequiel 3:17-21) Se cumprirmos diligentemente essa responsabilidade, poderemos dizer, como o apóstolo Paulo: “Estou limpo do sangue de todos os homens, pois não me refreei de falar a todos vós todo o conselho de Deus.” (Atos 20:26, 27) Falar às pessoas a respeito de Deus e seus propósitos é um modo excelente de mostrar que temos o mais elevado respeito pela vida e pelo sangue.

2006-12-21 10:36:57 · answer #2 · answered by FelipeLima 3 · 6 1

Lei de DEUS: ATOS 15:28,29..
Voce sabia que existem tratamentos alternativos à transfusão? pois é!! Existem e sao muitos!! SE informe sobre o eletrocauterio, a eritropoetina, dentre outros...AS Testemunhas de Jeova, sao pessoas bem informadas e esclarecidas, ao contrario de outras pessoas, que simplesmente acham que as pessoas morrem porque nao tomam sangue!! ORA!! AS pessoas morrem porque ficam doentes!! E se existem tratamentos alternativos, porque continuam a aplicar o sangue nas pacientes? Pelo menos no Brasil é assim, porque é barato e é por isso que se chama BANCO de sangue, pq eles pegam de graça, e depois vendem aos hospitais, em torno de 600,00 cada bolsinha...
Na EUROPA 80% dos pacientes nao aceitam o sangue...
SÓ em BH existem mais de 3000 medicos filiado á COLIH (comissao de ligação interna com hospitais) que aceitam fazer qualquer tipo de operação sem usar o sangue..
leia a materia que saiu no site www.ultimosegundo.ig.com.br .. o Dr. Rafael Sani Simoes, diz que todas as pessoas que receberam sangue antes de 1992 tem grandes riscos de estarem infectadas e nao saberem... por que? Porque nao obedeceram à lei de Deus em Atos 15:28, 29.

2006-12-21 11:01:54 · answer #3 · answered by Anonymous · 2 0

Porque procuram seguir o exemplo de Cristo em todos os aspectos e não somente quando é conveniente ,como fazem algumas religiões, antes as TJ fazem segundo os ensinamentos bíblicos e não usam interpretações particulares de acordo com seus próprios interesses, observam os ensinamentos de Jesus mesmo que isso incorra em risco de vida, pois sabem que Jeová é o dador da vida e é Ele quem sabe o que é certo e o que não é, no mais existem várias alternativas seguras , eficazes e com menos riscos à saúde, que podem substituir a transfusão de sangue .

2006-12-21 11:10:17 · answer #4 · answered by dona gigi 2 · 2 1

Sabe , acredito que por uma questão de normas .. Cada igreja é munida por suas normas , interpretações que fazem da Bíblia, doutrinas . Mas eu penso assim .. se vc estiver em uma determinada igreja e acha q esta bom, é feliz lá .. continue lá , siga suas normas, acredite . De nada vale estar num lugar q vc não concorda com os preceitos.. No caso dos Testemunhas de Jeová , eles pensam assim, a doutrina é assim , então eles seguem a risca ...

2006-12-22 09:34:33 · answer #5 · answered by livia 4 · 0 0

Tem muito mais aqui neste site
http://www.watchtower.org/languages/portuguese/library/hb/index.htm
(As transfusões de sangue — quão seguras são?)

http://www.taps.org.br/Paginas/medartigo01.html
(medicina em crise)

http://www.usp.br/agen/repgs/2005/pags/183.htm
(Técnicas de cirurgia sem sangue reduzem transfusões em operações de grande porte)


http://www.terra.com.br/planetanaweb/jornal.htm
(Isto e- on-line Tratamento diferenciado para as testemunhas de Jeová)

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-69912006000200015&lng=pt&nrm=
(Autotransplante de fígado em Testemunha de Jeová portador de hepatocarcinoma)

http://revistaepoca.globo.com/Epoca/0,6993,EPT976701-1664,00.html
(Revista Epoca- Abindo a Cabeca- Cirurgiões operam o crânio de bebê testemunha de Jeová)

http://www.giv.org.br/noticias/noticia.php?codigo=119
(Bebe pega Aids em transfusão de sangue)

http://www.giv.org.br/noticias2002/0818b.htm
(Doador de sangue contamina criança de 10 anos com AIDS).
somente na 12 tentativa seu exame deu positivo)

http://globoreporter.globo.com/Globoreporter/0,19125,VGC0-2703-3131-3-48077,00.html
(Globo Repórter- Rede Globo- Tecnologia a serviço da religião.)


http://cbs2chicago.com/nationalhealth/health_story_114163145.html
(Chicago USA - Hospital diz nao a transfusões de sangue. )Abril/2006) sabia que existem tratamentos eficazes e mais seguros ao uso terapêutico do sangue?

Por que estes tratamentos não são divulgados?

Que existe uma chamada "máfia do sangue", que vende TODO o sangue que é doado (eu disse isso mesmo: TODO), aos hospitais, clínicas e laboratórios farmacêuticos para a produção de medicamentos.

O sangue que é doado (aos hemocentros) e testado, é vendido aos pronto-socorros do governo, hospitais e laboratórios, e uma bolsa de 0,5 ml de sangue, chega ao destino final, depois de totalmente fracionada, custando mais de R$ 2.000,00.

Planos de saúde de todo o Brasil oferecem tratamentos alternativos ao uso do sangue, basta procurá-los...

Se não tem dinheiro para pagá-los, processe o Estado, ele é capaz de autorizar o uso de tratamentos alternativos por força da lei...

Pense bem, é só um caso de informações.

Espero ter ajudado, se precisar mais detalhes terei prazer em ajudar.

nao deixe de assistir o video desta reportagem seria do Globo repórter sobre as Testemunhas de Jeova e o Sangue.

Veja como agem e pensam médicos conscienciosos e desenvolvidos... abraco
http://www.youtube.com/watch?v=N34itB4H0dw&feature=PlayList&p=07456100A475D652&index=30

2006-12-21 19:08:15 · answer #6 · answered by Pauloyahoo 4 · 1 1

Pessoas aprendam a ler e leiam o que os outros falam a respeito de das respectivas religiões, não fiquem ai falando besteiras.
Leia o que as TJ colocaram ai e nas outras perguntas relacionadas ao sangue.
Prestem atenção quando lerem não pulem as respostas.
Vocês não param pra ler o que os outros falam e ficam só destilando veneno nas respostas. Isso server pra qualquer religião que vcs forem dar respostas.

Como muitas TJ ai responderam, nós não utilizamos o sanguem por ele ser sagrado mais aceitamos tratamentos alternativos para nos curarmos, não interpretação errada não ou vcs não sabem o que significa abster-se de alguma coisa?
Essa lei não foi dada somente no antigo testamento não no novo também tem essa lei. leiam Atos 15:28, 29; 21:25.

Fazemos um esforço pra seguir a o unico lider que temos que é Jesus.

Sejam como o Cairo Henrique e como muitos outros que mesmo sem ser TJ procuram ler e saber sobre outras religiões se criticar.
Respeito é bom e todos nós gostamos.

2006-12-21 14:59:59 · answer #7 · answered by hakyra_rj 3 · 1 1

nao usamos sangue por que no antigo testamento era a unica parte da oferenda que ficava na terra o resto queimava em agradecimento.E NAO ACEITAMOS O SANGUE ALHEIO POR QUE TEMOS FE NO SANGUE DO CORDEIRO ENVIADO POR JEOVA,SE QUISER MAIS IMFORMAÇAO E SO PEDIR UM BROCHURA NO SALAO DO REINO OU COM UM MEMBRO.
(nao somos um seita).as brochuras sao gratis !

2006-12-21 10:45:05 · answer #8 · answered by lele 3 · 2 2

Por causa da má interpletação da Bíblia. O sangue é vida portanto não é pacado doar a vida pelo seu irmão, é um erro de interpletação pensar que isso é pecado. Isso acontece muito, não só neste caso mas em outros assuntos também, porque não leêm o contexto, tiram um texto fora do contexto, desta forma mudam completamente aquilo que Deus está dizendo.

2006-12-21 10:33:32 · answer #9 · answered by Gilberto 5 · 1 1

No AT fala-se muito em sangue, o sangue representa a Vida. Deve ser baseado nisso.

2006-12-21 10:22:13 · answer #10 · answered by miosotis 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers