Os maiores problemas ambientais são os decorrentes do lançamento de gases tóxicos na atmosfera pelas indústrias ou pelos veículos movidos a petróleo. Além disso, alguns compostos tóxicos são formados no próprio ar a partir de elementos componentes dos gases desprendidos pelos motores e pelas chaminés, os quais reagem com elementos da própria atmosfera mediante a intervenção da luz como fonte de energia (reações fotoquímicas). Os principais compostos nocivos que, nas grandes cidades, poluem a atmosfera são: compostos sulfurosos, compostos nitrogenados, óxidos de carbono.
O clorofluorcarboneto (CFC), substância que destrói agressivamente a camada de ozônio e que foi proibida internacionalmente, vem sendo ilegalmente comercializada. O grande problema é que a restrição do uso de CFC não é total, pois os países em desenvolvimento poderão utilizá-lo até 2010 para suprir suas necessidades. Enquanto isto, empresas européias lucram grandes vultos produzindo e vendendo o CFC para países como Rússia, Vietnã, Nepal, Camboja, China e Índia. O CFC, inicialmente usado na refrigeração e em aerosóis (atualmente substituído), quebram moléculas de ozônio (O3) liberando oxigênio. Contudo, ele age em grandes proporções em que, para cada átomo de carbono, são destruídas 100 mil moléculas de ozônio. Os efeitos desse gás perduram por até 150 anos, destruindo a camada de ozônio - que protege a Terra das radiações ultravioletas - causando catarata, câncer de pele, redução das colheitas e da resistência a infecções.
Assusta mesmo! E diante de tantos problemas pouco se ouve em relação às metas de redução a serem atingidas pelos países mais poluidores do planeta, sem contar a resistência da maior potência mundial, os EUA.
Não é apenas uma questão de conscientização por parte do cidadão, que é muito importante, mas muito mais do que isto, é a conscientização dos homens que têm nas mãos o destino do planeta.
2006-12-20 15:24:46
·
answer #1
·
answered by Sapiens 4
·
0⤊
0⤋
MEU QUERIDO AMIGUINHO ISSO NUNCA... VAI MUDAR OS EUA A INGLATERRA POUCO SE IMPORTAM COM A CAMADA DE OZONIO OU QUALQUER COISA ECOLOGICA FORA DO PAIS... DELES ELES SÃO OS CONQUISTADORES DO MUNDO....ENTENDE NÃO ASSINARAM O PROTOCOLO DE KIOTO..OK E TUDO VAI SER DE MAL PIOR COITADOS DE SEUS NETOS E BISNETOS PEGARAM E VIVERAM NUM MUNDO FERRADO...LEMBRA-TE DE AL. EINTEIN ELE DISSE.. EU NÃO SEI COMO SERA A 4 GUERRA MUNDIAL POREM A 3 ESTARARA PRESTES.... ASSIM SEJA.
2006-12-21 17:41:32
·
answer #2
·
answered by WILSONNINJA1977 2
·
0⤊
0⤋
Porque existe uma coisa chamada DINHEIRO...
que infelizmente, muitas e muitas pessoas dão mais importância à isso do que à qualquer outra coisa na vida...inclusive a vida.
=\
2006-12-21 14:41:09
·
answer #3
·
answered by Maa. 2
·
0⤊
0⤋
Porque vivemos em uma sociedade, onde o neoliberalismo é quem dita as normas de sobrevivência. Todavia, pode-se dizer que tal "manejo" para sobreviver é algo da esfera do imediatismo. Imediatismo e consumismo, pois, são as tônicas que levam o ser humano a impôr determinados dispositivos de utilização do meio ambiente, que o degradam a tal ponto que um dia, pode-se seguramente pensar, que o planeta precisará passar por uma severa transformação, não só em termos estruturais como também da vida que o habita.
2006-12-21 12:56:15
·
answer #4
·
answered by MARCELO N 1
·
0⤊
0⤋
Simples a sua resposta, a fabricacão e comercializacão é permitida pelo Governo porque é um TRIBUTO A MAIS QUE O GOVERNO ARRECADA, NÀO IMPORTANDO O MAL QUE ESSE PRODUTO VAI FAZER , OU PARA O PLANETA OU PARA AS PESSOAS, O IMPORTANTE É FATURAR. UM EXEMPLO O CIGARRO POR QUE ELE NÀO É PROBIDO NO BRASIL???? E OS ALTÍSSIMOS TRIBUTOS QUE A FÁBRICA DE CIGARROS PAGA, QUEM VAI ARCAR??????? Não importa se a pessoa morre pela NICOTINA, o importante SÀO OS TRIBUTOS!!!!!!!!!!!!
2006-12-21 10:15:34
·
answer #5
·
answered by Germana 2
·
0⤊
0⤋
Ah cara vc ainda pergunta???? Acha o q? Que os manda-chuva vão gostar de perder grana é? Eles não tão nem aí pra camada de ozônio, nem aí pro mundo, eles querem é ficar cada vez mais ricos, cada vez ter mais bofunfa!
2006-12-21 10:04:01
·
answer #6
·
answered by Mari, a Garota Mala 2
·
0⤊
0⤋
Duas são as razões pelas quais é difícil promover a proibição ao fabrico de determinados produtos:
a) a geração de impostos, mais das vezes altos impostos; só isto aí já é uma mordaça nos governos em relação às medidas restritivas em favor da não fabricação;
b) a grande massa de empregados que, na certa iriam para a rua, em função da desativação de indústrias.
Um exemplo clássico é a fabricação, comercialização e uso do cigarro. A carga tributária sobre o cigarro; se parar a sua fabricação aqui no Brasil, o próprio Brasil fechará para balanço. Por que? O imposto gerado e arrecadado neste país sobre o cigarro tem um peso muito grande no orçamento do Governo da República. Então o Governo, de pés e mãos atadas, não vai nunca tomar iniciativas naquele sentido, a não ser que fosse paulatinamente diminuindo a carga tributária até ter domínio e forças para tomar certas iniciativas.
Difícil, todavia nada impossível.
Enquanto não se resolvem essas questões, meu caro W_Rogério, e por extensão, a toda a comunidade, Feliz Natal!
2006-12-21 06:22:23
·
answer #7
·
answered by Oh! WaLtEr 3
·
0⤊
0⤋
Oq move o mundo é o interesse financeiro q as nações ricas tem para obter lucro e supremacia. Portanto, se um desses produtos estiver ligado economicamente a uma dessas nações a sua proibição demora mais um pouco. Exemplo: o cloro fluor carboneto (CFC) q vinha nos aerosóis demorou anos p/ ser proibido e mais recentemente o Freyon 11 (gás de geladeira). Tudo é uma questão de quem detem os direitos economicos ou produz.
2006-12-20 23:03:07
·
answer #8
·
answered by baretta 6
·
0⤊
0⤋
Vivo, melhor vivemos em um mundo capitalista.Em que as pessoas pra satisfazerem seus desejos ou mesmo produzirem riquezas não medem esforços e degradam a natureza.Sabe porque da fabricação ainda:Quem tem poder e autoridade pra acabar com isso muitas vezes da pouco se lixando pra o que ta acontecendo!como se não fossem sofrer por tamanha irresponsabilidade.
2006-12-20 22:57:10
·
answer #9
·
answered by RAÍSSA 2
·
0⤊
0⤋
interesses comerciais, grandes corporações que os governos possuem rabo preso
2006-12-20 22:54:56
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋