English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

poderiam me explicar como aferir (medir) a pressão arterial com o esfigmomanômetro?
como saber a última batida e a primeira?

assim,com detalhes..

obrigada.

2006-12-20 12:35:46 · 6 respostas · perguntado por Anonymous em Saúde Saúde e Bem-Estar Outras - Saúde e Bem-Estar

6 respostas

Vc tem que colocar o manguito acima da prega do braço... essa do cotovelo... dois dedos acima (na marcação artéria)

Depois vc deve insulflar o manguito, sentindo o pulso radial (abaixo do polegar)... assim que ele sumir, é o registro da PA sistólica

Em seguida desinsufle o manguito

Agora vc deve sentir o pulso braquial, que pode ser sentido na prega do braço, abaixo da ulna(osso). Aí vc pode colocar o esteto.

Vc insulfla novamente o manguito, cerca 20mmHg acima da marcação que sumiu o pulso radial

Agora vc desinsulfla devagar e registra a PA sist. assim que ouvir a primeira bulha cardíaca. (batimento)
E registra a PA diastólica (menor) assim que deixar de ouvir os ruídos, ou entaum, assim que ouví-los abafados.

Registre dessa forma: 120x80mmHg
Caso ouça até o 0mmHg as bulhas registre: 120(primeira bulha)x72(abafamento)x0(o som não deixou de ser escutado)

2006-12-20 12:52:06 · answer #1 · answered by sizanix 1 · 0 0

Que que é isso????????? Curso de técnica de enfermagem pela internet??
Se vc está em alguma faculdade de algum curso da saúde onde deveria aprender isso e não aprendeu, fica esperta!!!!
Ou vc ou o curso estão deixando a desejar.
Esse tipo de coisa não se aprende pro correspondência!
Saúde é coisa séria!!!

2006-12-23 08:21:15 · answer #2 · answered by rafael c 1 · 0 0

Vamos lá de forma prática.

Esfigmomanômetro é constituido pelo manguito (pano com a borracha que enche dentro), mangueiras, medidor e balão.

1) Vc deve explicar a pessoa o que vai fazer. Fale que vai medir a pressão e que o aparelho vai apertar. (é educado explicar o que vai fazer e também evita ansiedade ou susto que podem elevar a pressão)
2) Deve esperar 5 minutos com a pessoa em repouso (sentada ou deitada, dependendo de como vai medir). E ter certeza q nos últimos 30 min a pessoa não comeu, não fez exercicio, não fumou e não tomou café. (isso serve para ter certeza da pressão real da pessoa, pois tudo isso altera a pressão)
3) Pegue o braço dela e deixe este na altura do coração. Deixar em algum outro lugar altera a pressão real da pessoa (lembra das colunas de águas na aula de física do colégio, eh mais ou menos isso, quando o braço está acima a pressão será menor e se estiver abaixo do nível do coração a pressão será maior)
4) Tente localizar o pulso da artéria braquial, que fica no braço, um pouco acima da fossa cubital (outro lado do cotovelo), embaixo do bíceps. Vc vai ter dificuldade no começo, mas tentar achar empurrando o bíceps, embaixo dele na região medial (ou seja, pra perto do corpo, quando o o bíceps estiver voltado para você).
5) Pegue o manguito, alguns tem uma marca (escrito "artéria aqui"), outros eh onde entra as mangueiras, e posicione isso em cima de onde vc sentiu o pulso braquial.
6) Sinta a artéria radial (pulso próximo ao polegar).
7) Feito tudo isso. Insufle o manguito e enquanto isso, sinta a artéria radial. Em um determinado momento vai parar de sentir o pulso, pois a principal artéria (a artéria braquial) que mandava sangue para este pulso foi ocluida, quando vc insuflou o manguito, este fechou a artéria. Logo o valor que aparece neste momento eh o valor necessário para fechar totalmente a artéria braquial.
8) Desinsufle tudo.
9) Agora sim coloque o estetoscópio, junto a artéria braquial (entre as mangueiras se vc seguiu os passoas anteriores).
10) Infle até o limite achado no item 7 e coloque mais 20mmHg. Por exemplo, se lá vc parou de sentir o pulso no valor 180, infle até 200.
11) Solte o ar devagar, de preferência numa velocidade de 40mmHg por segundo.
12) Em algum momento vc deverá sentir ou ouvir um barulho no ouvido, que significa q o sangue começou a passar pela artéria que antes vc tinha fechada, ou seja, a força (pressão) que o coração em sístole faz, consegue vencer a pressão do esfigmo. Tendo ai sua pressão arterial sistólica (máxima).
13) Depois disso vc diminui a velocidade que solta o ar para 20mmHg por segundo. Qdo parar de ouvir som vc achou sua pressão arterial diastólica.

Considerações
- A coisa mais comum eh a pessoa que mede pular os passos de pegar o pulso radial e saber qdo some. A maioria das pessoas vao colocando direto o esfigmo e esteto e vão insuflando até 200 ou mais. Academicamente está errado e em qualquer prova que vc diga assim você receberá zero. Além disso pessoas com pressões sistólica maiores que 200 vc não descobre.
- A função de pegar o pulso radial é prever a provavel pressão máxima (sistolica) da pessoa, para qdo vc for ouvir, não cometer erros. Além disso saber sentir a radial enquanto insufla o manguito pode diagnosticar doenças como arteroclerose de artéria radial.
- É totalmente errado medir pressão sem ouvir. Não é possível identificar o valor CORRETO da pressão só vendo as batidas que o ponteiro dá. Aparelhos elétricos são sensíveis e identificam a pressão de outra maneira. Mas em esfigmos comuns não está certo ver a pressão pelo medidor.
- Durante a ausculta (ou seja, quando ouve) os sons, vc identifica diversos sons, chamados de sons de Korotkoff. Existem cincos. 1- primeiro som, 2 - silencio entre o primeiro e terceiro, 3- reinicio das batidas, 4 - alteração das batidas, 5 -ultimo som. Isso aqui eh didatico e nem todas vezes que vc ouve eh possível ouvir todos, sendo o mais dificil o 4.

Como funciona a pressão:
- Existem duas pressões. A sístolica (máxima) e diastólica (mínima).
- A sistolica é a pressão com que o coração bombeia o sangue na sístole (contração) dele.
- A diastólica é a pressão que o vasos do corpo mantêm o fluxo do sangue, e o coração está relaxando (diástole) e recebendo o fluxo da veia.
- O esfigmomanômetro funciona ocluindo totalmente alguma artéria a ponto de o coração não conseguir vencer essa oclusão, ou seja, no momento em que a pressão da sístole se iguala do aparelho a artéria colaba. Imaginemos numa mangueira de jardim, está correndo aguá, mas se vc fizer muita força, vc consegue fechar totalmente ela e pára de fazer a água correr, agora se pudéssemos saber a força que vc fez, poderíamos saber com que força a água vem. No esfigmo eh a mesma coisa, se soubermos com que força conseguimos fechar totalmente, saberemos com que força o sangue vem no máximo. E quando fizermos menos força que o sangue a artéria se abre novamente. Mas como a força ainda consegue fechar parcialmente a artéria, mas deixa parte do sangue passar este ainda faz barulho. Antes de chegar na pressão mínima, vc está fazendo força ainda que consegue fechar parcialmente a artéria (pegue a mangueira de jardim, não tem um momento que vc faz força, mas não fecha totalmente, é igual). Aqui vem, na minha opiniãoi a parte mais interessante de medir pressão, o sangue de maneira ideal corre sem fazer barulho (tendo o fluxo laminar), pois os vasos tem o tamanho ideal e o sangue a viscosidade ideal. Se ocorre alguma fechamento parcial, este fluxo de sangue se torna turbulento e consequentemente faz barulho. É o que ocorre quando vc está entre a pressão máxima e mínima, a força não fecha totalmente e deixa passar sangue, mas este tem fluxo turbulento e vc ouve. Quando vc deixar de fechar de alguma maneira a artéria, o fluxo volta a ser laminar e você deixa de ouvir.

Espero ter ajudado.
Qualquer dúvidas coloque que eu complemento.

2006-12-20 21:06:12 · answer #3 · answered by Leandro 3 · 0 0

Vou explicar pra vc do jeito q o meu professor de fisiologia me explicou...

Na altura da dobra do braço vc coloca o esfigmo, mas tem q ficar pra cima da linha da dobra... depois com o estetoscópio vc coloca o diafragma dele (a parte gelada^^) em cima da artéria braquial (q fica praticamente em cima da dobra do braço, mas do lado de fora), depois vc coloca o esteto no ouvido, fecha a mangueira do esfigmo (pra não vazar o ar quando vc tiver inflando), e começa a inflar... chega até mais ou menos 240mmHg... depois beeeeem devagar vc abre a mangueira, e presta a atenção no ruido q vai fazer... se o pressão da pessoa tiver normal (por volta de 120mmHg) vc vai começar a ouvir um TUM TUM TUM... essa é a chamada máxima, o ruido vai continuar até um certo ponto... quando vc parar de ouvir esse TUM TUM TUM é a mínima... parece difícil mas não eh não...

se vc não tiver o esteto vc pode olhar pelo ponteiro do esfigmo, mas é bem mais complicado, tem q ter um olho mto bom, pq quando "bater" a máxima, o ponteiro vai dar uma pequena estremecida... quando for a mínima, ele vai dar outra...

mas eu particularmente confio mto mais no meu ouvido q nos meus olhos^^

já q vc fez essa pergunta provavelmente vc não sabe aferir (tipo, não eh um teste o q vc está fazendo, acredito eu), então vc deve levar algumas coisas em consideração... tipo: se a pessoa q vc vai aferir a pressão fez exercícios físicos nos últimos 5 minutos (ou se ela caminhou mto) pq isso eleva a pressão, outro ponto é se ela fumou ou tomou café, outras duas coisas q fazem a pressão subir. Para qualquer um dos três casos o ideal é pedir para a pessoa descansar por uns 30 minutos...

Bem, acho q é isso... se não for meu prof me mata^^

Boa Sorte, qqr coisa é só chamar!!!

2006-12-20 20:57:09 · answer #4 · answered by Lollynha 3 · 0 0

Bem, Bella. Ensinar a medir PA assim pelo YR é um pouco difícil, mas vou tentar. Você coloca o esfigno no braço do paciente, o esteto no seu ouvido e posiciona a outra extremidade do esteto na dobra do braço no lado oposto ao polegar do paciente. É bom sentir primeiro a pulsação com o dedo neste local, para ter certeza que encontrou a artéria. Feito isso, infle o esfigno. Se o paciente for normalmente hipertenso, infle até o ponteiro chegar a 20. Se não for hipertenso, não precisa isso tudo, infle até 15. Solte a pressão lentamente e ouça a 1ª batida. Essa é a pressão sistólica. Continue soltando a pressão e acompanhando as batidas. Quando parar de ouvir, a última batida foi a pressão diastólica. Se você ouvir a 1ª batida imediatamente ao começar a soltar a pressão, é porquê provavelmente a pressão do paciente está mais alta do que o ponto onde você parou de inflar. Nesse caso, infle até mais adiante e faça tudo de novo. Será que deu para entender?

2006-12-20 20:52:10 · answer #5 · answered by lilinha32 7 · 0 0

.

2006-12-20 20:46:12 · answer #6 · answered by flanegam 1 · 0 0

fedest.com, questions and answers