A temperatura é o grau do calor que o corpo possui. Quando a temperatura de uma pessoa está alta (o normal está entre 36,5 e 37 graus centígrados), dizemos que ela está com febre. A febre, em si mesma, não é uma doença, mas pode ser o sinal de alguma doença. Pode-se identificar vários sintomas de febre:
· Sensação de frio; · Mal-estar geral; · Respiração rápida; · Rubor de face; · Sede; · Olhos brilhantes e lacrimejantes; · Pele quente.
A febre alta é perigosa, pois pode provocar delírios e convulsões. Quando uma pessoa tiver febre, podem-se tomar as providências a seguir.
· Se estiver acamada, retire o lençol ou cobertor. Se for criança pequena, desagalhe-a, deixando apenas roupa leve até que a temperatura chegue ao normal.
· Ofereça líquidos à vítima. Toda pessoa com febre deve beber bastante líquido, como sucos.
· É importante saber quando a febre começa, quanto tempo ela dura e como acaba, para melhor informar ao médico.
· Ponha panos molhados com água e álcool (meio a meio) sobre o peito e a testa. Troque-os com freqüência, para mantê-los frios, e continue fazendo isso até que a febre abaixe.
· Se houver condições, dê um banho morno prolongado, em bacia, banheira ou chuveiro. Você pode ter idéia da temperatura colocando as costas de uma de suas mão na testa da pessoa doente e a outra na sua testa, Se a pessoa doente tiver febre, você sentirá a diferença. A febre muito alta e persistente é perigosa, se não for controlada e abaixada. Dependendo do caso, você deverá procurar socorro médico.
2006-12-20 11:44:45
·
answer #1
·
answered by MARCO M 3
·
0⤊
0⤋
A febre geralmente ocorre em resposta a substância pirogênicas (o mais conhecido é a interleucina 1), que são secretados pelas células como resposta inflamatória. Essas substâncias pirogênicas agem no hipotálamo (o termostato do corpo), reconfigurando-o para uma temperatura mais alta, e ao fazê-lo, evoca os mecanismos de aumento de temperatura do corpo, fazendo-o aumentar a temperatura a níveis acima do normal.
O corpo tem várias técnicas para aumentar a temperatura:
* tremores, que envolvem movimentos físicos e que produzem calor
* vasoconstrição, ou seja, a diminuição do fluxo sanguíneo da pele, reduzindo a quantidade de calor perdido pelo corpo.
A temperatura do corpo é mantida nesses níveis até que os efeitos dos pirógenos cessem.
[editar] Tipos
A pirexia pode ser classificada como de baixa intensidade (38 a 39ºC), moderada (39 a 40º) ou alta (mais de 40ºC), dependendo de quanto a temperatura corpórea subiu.
A febre pode ser benéfica, e é parte da resposta do corpo a uma doença; no entanto, se a febre for acima de 42ºC, então pode causar danos significativos aos neurônios, com risco de convulsões. Essa situação é chamada de hipertermia maligna.
A temperatura normalmente flutua ao longo do dia, e o mesmo se aplica à febre. Se esse padrão característico estiver ausente, a temperatura aumentada do corpo pode ser por causa de insolação, uma disfunção mais séria. A insolação é causada pelo excesso de exposição ao sol e desidratação..
[editar] Tratamento
As drogas que reduzem a febre são chamadas de antipiréticos. Os antipiréticos mais comuns são o paracetamol e a dipirona. No fim de 2004, as farmácias brasileiras foram proibidas de vender dipirona sem receita médica.
[editar] Causas de Febres no pós operatório
Após uma cirurgia é comum haver a elevação da temperatura corporal até 37,8 graus Centígrados sem maiores significados. No entanto temperaturas maiores de 38 graus podem representar, conforme o tempo decorrido desde a cirurgia:
* até 48 horas - atelectasia (problema pulmonar).
* terceiro e quarto dia: pneumonias
* quinto dia: abcesso (coleção purulenta na área cirúrgica).
[editar] Outras causas não infecciosas de febre
* Em transfusões sanguíneas incompatíveis
* Doenças reumáticas
* Doenças autoimunes
[editar] Padrões de Febre característicos
Algumas doenças apresentam um padrão febril bem caracteristico, chamando a atenção para seu diagnóstico:
* Tuberculose - febre vespertina (todo final de tarde), não muito alta.
* Malária - febre alta durante um dia inteiro e seguido de alguns dias sem febre, dependendo do tipo de falcíparum e de quantas vezes foi contaminado.
* Abcesso: Febre persistente, baixa, com piora a noite
FELIZ NATAL
2006-12-21 07:29:28
·
answer #2
·
answered by Kelvin 2
·
0⤊
0⤋
A febre é a resposta das nossas células de defesa. Quando algo não vai bem elas se reproduzem rapidamente para atacar o agressor, como o metabolismo fica mais intenso acontece o aumento da temperatura que acaba sendo bom, pois nos avisa que estamos correndo risco.
2006-12-20 19:52:11
·
answer #3
·
answered by monica l 3
·
0⤊
0⤋
Eu não sei. Mas usando a lógica, talvez seja porque o nosso organismo entra em total "combate contra o mal", e como uma máquina trabalhando, esquenta! Ou pode ser uma forma de aviso. Um alarme. Como se dissesse: "Tome um remédio porque você precisa!"
Mas nem sempre ficamos com febre ao ficarmos doentes, sendo assim, a febre tem que ser considerada como uma enfermidade independente, que aparece devido a má funcionalidade do organismo.
Isso não ajuda muito mas ajuda a pensar!
Passar bem.
2006-12-20 19:43:03
·
answer #4
·
answered by Ray ;* 3
·
0⤊
0⤋
Gaivota, não são todas as doenças que provocam febre. Só as infecciosas. O aumento da temperatura é uma forma de defesa do nosso corpo. Ele (o corpo) faz isso com 2 objetivos: Um é tentar eliminar o inimigo (vírus ou bactéria) pelo excesso de calor pois esses organismos geralmente não conseguem sobreviver a temperturas acima de 37º. O outro é nos alertar de que algo não vai bem. Agora, por que deram a isso o nome de febre, deve ter sido pelo mesmo motivo que deram à goiaba o nome de goiaba, né?
2006-12-20 19:42:24
·
answer #5
·
answered by lilinha32 7
·
0⤊
0⤋
A febre não é uma doença, é apenas um sintoma, pois ela que avisa que tem algo errado com seu corpo, por isso surge a hipertermia (febre).
2006-12-20 19:38:43
·
answer #6
·
answered by Filho do universo 4
·
0⤊
0⤋