English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Tenho 2 meninas, uma de 13 outra de 11. Reconheço que sou superprotetora e um pouco chata. Controlo muito as meninas, amizades, maneira de vestir, onde vão. Reconeço que sou um pouco mala, mas é que as amo muito. Participo muito da vida delas, dou todo o apoio, e apesar de chata dou muito amor e muito carinho, elas nunca vão dormir sem ir na cama delas beijá-las. Pode ser careta, mas sou assim e sei que eleas gostam desse carinho. Nunca dou ordens em tom desagrdável, mas sempre amor, vc vai fazer o que a mamãe tá dizendo OK? Se elas reclamam digo vai sim amorzinho, não vai deixar sua mãezinha triste. Elas saõ dóceis, excelentes meninas. Podem ficar chateadas mas nunca magoadas, sabem que as amo muito. Quando ficam muito chateadas com meu controle, peço para me darem um abraço, elas se desarmam. Estou errada em agir assim? Está funcionando porque tenho boas meninas que não se rebelam ou porque aajo corretamente?

2006-12-20 06:31:33 · 15 respostas · perguntado por Melissa 1 em Gravidez e Maternidade Adolescentes e Pré-Adolescentes

15 respostas

Ser uma mãe protetora não é sinal de amor começa por ai.
A interferência e cuidados excessivos que remetem a suas filhas demonstra o quanto vc está fora de seu próprio eixo descentrada em seus objetivos e o quanto precisa trabalhar o senso de sua própria identidade, território interno e pessoal.

Obstruir o caminho de desenvolvimento do potencial humano é um crime; favorecê-lo e deixá-lo crescer sim, é sinal de verdadeiro amor. E essa condição só pode advir de pais que possuam a riqueza do amor-próprio como fonte de disciplina e liberdade e não o disfarce do egoísmo envolto na armadilha da superproteção.

Sem querer ofender mas se vc continuar a atuar de maneira tão pouco amorosa vai cortar a autoconfiança e estimular o senso de minusvalia, de falta de valor de suas filhas gerando um mecanismo gravíssimo de auto-anulação.


Isso é grave ... Começe a solta - las aos poucos, não interfira nas amizades, nem na maneira que elas se vestem Só a vivência real com todos os seus aspectos, cores e matizes poderá possibilitar a uma pessoa o reconhecimento concreto de sua força e de seu poder que será facultada àquele que caminhar com liberdade. Todo o esforço para poupá-lo da dor será uma mostra de sua fraqueza e incompetência como sujeito humano.
Os “tombos” ensinam a levantar e os riscos de se lançar ao mundo estimulam a jornada a novos desafios. É a manifestação desse ser humano ousado, nutrido de possibilidades para o sucesso que os pais em suas atitudes superprotetoras podem roubar a expressão.

2006-12-20 07:47:05 · answer #1 · answered by Lua 1 · 0 0

O erro acontece naturalmente e o certo a fazer é aprender com ele, não o exalte pois acho que vai é ficar "acostumada" com ele e não vai querer mais aprender ... quanto ao aspecto profissional o mundo não é um mar de rosas, cada vez menos temos espaço de aprendizado, daqui a pouco temos de nascer doutores....isso é lamentável mas é fato - fico pensando o que vai ser da turminha do bairro que não estuda...nesse meio somos cobrados por resultado e há muito fabric na praça para investir em instrução para seu quadro de funcionários... "Sera que nos deram um fardo muito pesado pra carregar, a ideia de que quem erra é sempre menos que os outros ?" Sim: Quando ecu fazia concursos publicos notava que cada vez mais mesmo o tecnico do Judiciário tem de saber igual a um Juiz. Mesmo um estagiário do Ministério Público tem de ser um parecerista e produzir peças. O problema é que os coelhos fizeram filhos demais... O Japão é um espelho do que acontece numa sociedade muito competitiva, se estudar eles vai saber o que tá procurando ecu acho. Lá as pessoas tem de estudar até endoidar e nem sempre é o suficiente, isso está gerando muitos problemas e jovens apelidados de "kireru" (que significa explosao) acabam se suicidando ou cometendo crimes por simplesmente não suportar o peso que a sociedade cada vez mais nos impõe.

2016-12-18 16:46:31 · answer #2 · answered by ? 4 · 0 0

Isso é uma pergunta que requer muitaa, mas muitaa informaçao, e eu nao posso dizer muita coisa...
Mas..Tenha cuidado!! Elas podem sair de casa se as controlar muito, principalmente a de 13 anos. Por esta idade elas kerem sair com os amigos, divertirem.se, paxarem uma tarde sem ke a mae delas esteja sempre em cima !! Esta percebendo ? Espero ke siga o meu concelho !! :D

2006-12-20 21:48:20 · answer #3 · answered by susana1_5 1 · 0 0

Olha, na minha opinião, voce não está agindo errado, afinal elas são suas filhas, mas aqui vai um conselho para que elas não cresçam grudadas na "barra da saia" que é um ditado popular, não queira mimar muito as meninas, porque mais tarde isso não será bom, e nunca repreenda-as em certas ocasiões, a menos que estejam fazendo algo feio e errado. Porque é assim, suas filhas vão estar sempre do seu lado.
E estando do lado delas, mesmo alguma vez tiver que chamar a atenção, existem boas maneiras para reeprendê-las se for o caso. Fazendo assim, tenha certeza, suas filhas crescerão sempre do seu lado!!! Pensa bem, vamos supor que voce pegue elas fazendo alguma coisa que não é do seu agrado, aí em seguida voce vai e chama a atenção, voce concorda que sempre elas ou vão fazer as coisas as escondidas ou começará a virar a cara com voce. Sei lá, espero que possa ter te ajudado, um abraço!

2006-12-20 09:28:42 · answer #4 · answered by DMA 2 · 0 0

Acho que você não esta querendo realmente nenhum conselho. Nem quer que ninguém daqui diga que você esta errada. Afinal, você coloca suas opiniões e logo em seguida se justifica, dizendo que tudo o que faz é por amor. Cuide apenas, para que todo este amor não sufoque suas meninas, afinal, elas têm de crescer, e só se cresce, vivendo, experienciando a vida, e as vezes é necessário sofrer para aprender. O exagero é ruim em tudo, então, não sinta-se culpada por amar demais, mas também não faça chantagens emocionais para conseguir o que quer, pois em breve elas estarão fazendo o mesmo com você. Nós, os pais, temos a responsabilidade de educar os filhos de Deus, que não são nossos na verdade, e no futuro, teremos que dar conta, da nossa missão, a Ele, que é o verdadeiro Pai. Então, amiga, curta o amor de suas filhas e seja feliz!
p.s. nada de redomas de vidro, pois no primeiro ventinho, elas podem pegar uma pneumonia, valeu?
Abraços fraternos

2006-12-20 09:20:36 · answer #5 · answered by Sônia Sant'Anna 5 · 0 0

Acredito que está certa. Todo adolescente precisa de limites bem claros. O comportamento delas é o melhor "termômetro" para medir se vc esta agindo mal ou não.
Chegará o momento que você precisará confiar nelas. Ou melhor, confiar na educação que vc deu a elas. Meninas bem educadas, com limites estabelecidos e confiantes no amor dos pais, dificilmente farão coisas horríveis.Exerça sua autoridade de mãe sem culpa.
A ausência e a permissividade com certeza é mais grave do que protetora.
Agora, evite a superproteção, pois esta sim, sufoca. Pense que elas cedo ou tarde, precisarão experimentar seus próprios erros para enfim amadrurecer. Mas você saberá quando eslas estrão prepardas para isto. E também elas mostrarão esta necessidade.
Procure manter este equilibrio que vc fala que demonstra. elas se snetirão seguras para pedir conselhos.

Amiga, boa sorte. Que Deus as abençoe!

2006-12-20 08:56:51 · answer #6 · answered by felizzzzzzzz 2 · 0 0

# VOCÊ ESTÁ CERTA EM PROTEGER AS SUAS FILHAS , PRINCIPALMENTE NO MUNDO DE HOJE, ONDE HÁ MUITA VIOLÊNCIA, DROGAS E SEXO CORRENDO SOLTO E A AIDES DANDO SOPÃ . ENTRETANTO NÃO SE PODE EXAGERAR, PORQUE NA HORA EM QUE VOCÊ NÃO ESTIVER POR PERTO O BICHO PODE PEGAR FEIO.
VOCÊ DEVE ENSINAR E ESCLARECER AS SUAS FILHAS PARA SE DEFENDEREM, POIS NINGUÉM CRIA FILHOS PARA SI , MAS SIM PARA O MUNDO , ENTENDEU ? ENSINE AS SUAS FILHAS COMO SE DEFENDER DO MAL , ISTO É AINDA MUITO MAIS IMPORTANTE !* FELIZ NATAL !**

2006-12-20 06:59:35 · answer #7 · answered by SEM NOME ! 7 · 0 0

Prezada,

Apesar da pergunta ser extensa, não são fornecidos detalhes suficientes para uma opnião completa.
Dessa forma, faço um comentário geral: O Errado é o Exagero. Se algo for muito exagerado, então está errado.

Lembre-se que os filhos são criados para enfrentar a vida. Eles precisam estar preparados para os problemas que eles irão enfrentar, na sua maior parte, sozinhos e longe dos pais.

Veja, se o controle é excessivo, será que elas não irão se rebelar na primeira oportunidade, ou na sua primeira ausência?

Será que não é melhor tentar ensinar a filosofia, o motivo de cada controle, deixar as crianças errarem um pouco de vez enquanto, para que realmente aprendam?

2006-12-20 06:41:19 · answer #8 · answered by Charles Brown 6 · 0 0

Não acha que a senhora esteja agindo errado. É preferível uma mãe protetora a uma mãe(ou pai) ausente.
Mas esteja consciente que cedo ou tarde suas filhas irão querer
andar sozinhas, sem segurar em sua mão, não importa quão boas sejam suas intenções.
É uma lei da natureza. Um dia os filhotes têm que aprender a se virar sozinhos na selva que é a vida.

2006-12-20 06:39:39 · answer #9 · answered by pensador 3 · 0 0

um pouco

2006-12-20 06:34:12 · answer #10 · answered by Ninguém 6 · 0 0

fedest.com, questions and answers