Pois é; as Testemunhas de Jeová são o povo que mais se dedicam à pesquisa e ao estudo da Bíblia. Aprendem a colocar os princípios de Deus em primeiro lugar, mesmo que, com isso vão de encontro com com outras religiões e diferentes costumes. Há entre elas, pessoas simples, com pouca cultura, pobres, ricos, universitários: médicos, advogados, economistas, etc. São unidas e têm uma só fé. Adquirem um alto padrão de moral, apesar de serem imperfeitas. Quanto a esse assunto da transfusão de sangue, em países com nos E.Unidos, por exemplo, já estão adotando tratamento sem sangue, em casos que, antigamente era impossível de fazer. Alguns médicos, que não são TJ, ficam admirados com o grande conhecimento sobre o tratamente que deveria ser dado ao paciente envolvendo outras substâncias em vez de sangue. A recusa das TJ sobre o sangue, tem salvado a vida de milhares de testemunhas. Por exemplo, num certo lugar, em certa época, vários pacientes encontravam-se internados num hospital. Todos, menos um (TJ) tomaram sangue. Mais tarde, verificou-se que o sangue estava contamina com o vírus HIV. A direção do hospital imediatamente entrou em contato com esses pacientes, inclusive com a TJ. Constataram que todos estavam contaminados, menos, é claro, aquele que recusou a transfusão.
2006-12-20 02:22:22
·
answer #1
·
answered by veruskinha 3
·
2⤊
2⤋
Realmente muitos estudam poucos são os que aprende a tirar proveito do que está escrito.
A questão das tranfusões é muito descutida porque as pessoas não levam a sério a santidade do sangue.
Observe o que aconteceu quando, anos depois da morte de Jesus, surgiu uma questão a respeito de se quem se tornasse cristão tinha de guardar todas as leis de Israel. Isto foi discutido num concÃlio do corpo governante cristão, que incluÃa os apóstolos. Tiago, meio-irmão de Jesus, referiu-se aos escritos que continham as ordens sobre o sangue, declaradas a Noé e à nação de Israel. Seriam elas obrigatórias para os cristãos? — Atos 15:1-21.
Aquele concÃlio enviou sua decisão a todas as congregações: Os cristãos não precisavam guardar o código dado a Moisés, mas era ‘necessário’ que eles ‘persistissem em abster-se de coisas sacrificadas a Ãdolos, e de sangue, e de coisas estranguladas [carne não-sangrada], e de fornicação’. (Atos 15:22-29) Os apóstolos não estavam apresentando um mero ritual ou um regulamento dietético. O decreto estabelecia normas éticas fundamentais, que os cristãos primitivos acataram. Cerca de uma década depois, eles reconheceram que ainda deveriam ‘guardar-se do que é sacrificado a Ãdolos, bem como de sangue e da fornicação’. — Atos 21:25.
O leitor sabe que milhões de pessoas freqüentam as igrejas. A maioria delas provavelmente concordaria que a ética cristã envolve não adorar Ãdolos, nem participar em crassa imoralidade. No entanto, vale a pena notarmos que os apóstolos situaram o evitar o sangue no mesmo elevado nÃvel moral que o evitar tais erros. O decreto deles rezava: “Se vos guardardes cuidadosamente destas coisas, prosperareis. Boa saúde para vós!” — Atos 15:29.
Que dizer de transfundir sangue? Experimentos com isto começaram no inÃcio do século 16. Thomas Bartholin (1616-80), professor de anatomia na Universidade de Copenhague, Dinamarca, protestou: ‘Os que introduzem o uso de sangue humano como remédio de uso interno para doenças parecem estar abusando dele e pecando gravemente. Os canibais são condenados. Então, por que não abominamos os que mancham sua goela com sangue humano? Algo similar é receber duma veia cortada sangue estranho, quer por via oral, quer por meio de transfusão. Os autores desta operação ficam sujeitos ao terror pela lei divina, pela qual se proÃbe comer sangue.’
Assim sendo, algumas pessoas refletivas dos séculos passados discerniram que a lei bÃblica se aplicava ao tomar sangue nas veias, assim como se aplicava ao tomá-lo por via oral. Bartholin concluiu: “Ambas as formas de se tomar [sangue] visam um só e único propósito, o de que, por meio deste sangue, um corpo enfermo possa ser nutrido ou restaurado [à saúde].”
“Os preceitos aqui delineados de modo preciso e metódico [em Atos 15] são qualificados como indispensáveis, fornecendo a prova mais forte de que, na mente dos apóstolos, este não era um arranjo temporário, ou uma medida provisória.” — Professor Ãdouard Reuss, Universidade de Estrasburgo, França.
2006-12-20 11:05:11
·
answer #2
·
answered by hakyra_rj 3
·
2⤊
0⤋
Muitos são os que estudam a biblia, poucos sabem interpretar,
2006-12-20 10:15:51
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
3⤊
1⤋
nenhuma passagem faz referência, por mínima que seja, à transfusão, que , digamos, nem de perto se confunde com 'comer'.
acho bom estudar de verdade.
e entender o que está escrito.
2006-12-20 10:00:59
·
answer #4
·
answered by carla p 2
·
4⤊
2⤋
POis eh meu amigo, entao eu te digo tire todo o seu sangue, e as transfusoes de sangue sao de humanos para humanos, e nao comendo carne...
Olha a coerencia....
2006-12-20 10:43:48
·
answer #5
·
answered by Книгу мормонов_-_JvNiOr CriStÃo 4
·
2⤊
1⤋
É isso mesmo, algumas pessoas acham que essa lei não se aplica aos cristãos atuais, mas a bíblia deixa claro que o sangue é sagrado pra Jeová e não permiti mesmo nem ingerir e nem aceitar ou doar o sangue que representa a vida que foi Jeová quem nos deu, sendo assim devemos mesmo obedecer a todas as instruções do nosso criador e não somente as que nos forem convenientes.
2006-12-20 10:16:10
·
answer #6
·
answered by bia 2
·
3⤊
2⤋
Francamente né! Essas passagens se referem ao VT e era somente para os hebreus, não se aplicando a nós nos dias de hoje já que estamos na época da graça, tanto que em uma passagem bíblica (não me lembro agora) Jesus diz a Pedro que não faça imundo aquilo que Ele purificou!
Valeu heim Marcelo!
2006-12-20 10:00:51
·
answer #7
·
answered by Isis Naura 3
·
4⤊
3⤋
Meu Amigo a trasnsfusão sanguínea ajuda a manter vidas, em várias situações, como problemas de anemia, perda de sangue causada por acidentes, emorrágias, etc... Comer, ingerir é por via oral e tem o objetivo de saciar a fome e ou sede, portanto a transfusão sanguínea que tem a função de restaurar o índice sanguíneo para manutenção da vida em nada fere a Palavra de Deus, porém permitir que uma pessoa morra existindo condições de salvá-la é contrário a Palavra de Deus e pura negligência.
2006-12-20 10:23:29
·
answer #8
·
answered by Peixinho 2
·
3⤊
3⤋
Caramba!!! Vem mais briga depois dessa...
2006-12-20 14:25:14
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
Todas as suas citações estão no Velho Testamento, o qual foi cumprido com a vinda de Jesus Cristo, o qual cumpriu toda a lei.
Mais um detalhe, Jesus Cristo mesmo disse que não deveriamos nos ater tanto ao que ingerimos mas sim com o que colocamos para fora.
A primeira parte da resposta responde sua pergunta!!
2006-12-20 11:09:11
·
answer #10
·
answered by Alexandre C. 3
·
1⤊
2⤋