English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

12 respostas

ESPIRITISMO - VERDADE OU MENTIRA?
Um Pequeno histórico

O Espiritismo remota aos tempos mais antigos da Humanidade. Dele tomamos conhecimento através dos escritos da Bíblia, como advertência dos profetas de Deus para que não nos envolvamos com esta prática, pois ela esta em confronto com a Palavra de Deus. Os povos que adoravam a deuses estranhos e que não seguiam aos ensinos dados por Deus, eram usuários deste costume. Foi para que os adoradores do Verdadeiro Deus não se envolvessem com eles que Moisés falou:

"Quando entrares na terra que o SENHOR teu Deus te der, não aprenderás a fazer conforme as abominações daquelas nações."

"Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro;"

"Nem encantador, nem quem consulte a um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos;"

"Pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao SENHOR; e por estas abominações o SENHOR teu Deus os lança fora de diante de ti." (Dt 18:9 a 12)

O espiritismo é uma das heresias que mais cresce no mundo de hoje e está enraizada em quase todas as religiões, principalmente naquelas relacionadas com a Nova Era. O espiritismo é o mais antigo engano religioso que já surgiu. Porém, em sua versão moderna, começou no século XIX, ou pouco antes. Houve um avivamento, um recrudescimento ou um ressurgimento, com um fato que aconteceu com certa família, na América do Norte, em Hydesville (Nova Iorque), em 1848.


Sobre as qualidades de Deus, Allan Kardec define: "Deus é eterno, infinito, imutável, imaterial, único, todo-poderoso, soberanamente justo e bom". (O Livro dos Médiuns, cáp. I, 13)

Mas, depois, definindo a alma, nega sua imaterialidade, alegando que o imaterial é o "nada", ao passo que a alma é alguma coisa. Diante disto, será que o espiritismo acredita que Deus é nada?

A fim de explicar a existência de Deus, Allan Kardec, se vale de argumentos clássicos do deísmo, de que "não há efeito sem causa". De acordo com o conceito deísta, Deus teria criado o universo e depois se retirado dele, deixando-o entregue à ação das leis físicas que, desde então, governam, como se o universo fosse um grande relógio.

•Deus é transcendente e imanente e também distinto de sua criação: A Bíblia mostra claramente que Deus não é um ser distante, que teria criado o universo e depois se ausentado dele, como pensa o deísmo. "Faz crescer a erva para o gado, e a verdura para o serviço do homem, para fazer sair da terra o pão," (SL 104:14)

"Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos." (MT 5:45)

Pode-se ver, assim, que ele está presente na criação, tem interesse nela e cuida dela, principalmente do homem, criado à sua imagem e semelhança.

Transcendência: "Mas, na verdade, habitaria Deus na terra? Eis que os céus, e até o céu dos céus, não te poderiam conter, quanto menos esta casa que eu tenho edificado." (1RS 8:27)

Imanência: "Esconder-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? diz o SENHOR. Porventura não encho eu os céus e a terra? diz o SENHOR." (JR 23:24)

"ASSIM diz o SENHOR: O céu é o meu trono, e a terra o escabelo dos meus pés; que casa me edificaríeis vós? E qual seria o lugar do meu descanso?" (IS 66:1)

Cristo no Espiritismo



"Para que se saiba desde o nascente do sol, e desde o poente, que fora de mim não há outro; eu sou o SENHOR, e não há outro." (IS 45:6)

Essas passagens bíblicas afirmam claramente a unidade de Deus e demonstram que a natureza divina é indivisível. Poderíamos acrescentar outras passagens para reforçar esse aspecto da natureza de Deus. Entretanto, devemos levar em consideração que muitas vezes as Escrituras, principalmente no Antigo Testamento, apresentam determinadas realidades como sendo constituídas de uma unidade composta.

Por exemplo: o casamento. A Bíblia diz que "deixa o homem pai e mãe, e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne" (Gn 2:24). É evidente que a unidade constituída por marido e mulher é uma unidade composta e não uma unidade simples ou absoluta. Da mesma forma, pode-se dizer que há no Antigo Testamento muitas evidências de que a unidade de Deus é uma unidade composta, como é indicado por muitas passagens, que revelam uma pluralidade de pessoas na Divindade. No Novo Testamento, por sua vez, a doutrina da Trindade é apresentada com clareza. (Para melhor compreensão, ver "A TRINDADE")

O espiritismo não só nega a Divindade de Jesus, assim como defende a tese de que seu corpo não era real, de carne e ossos, mas fluídico, dando apenas a impressão de real.

Portanto, o espiritismo não é uma religião cristã, pois nega a inspiração do Livro que é a base do cristianismo, assim como os seus ensinos. Com o que concorda o escritor espírita Carlos Imbassy, quando escreveu:

É por isto que a Bíblia condena o espiritismo.

2006-12-19 23:58:35 · answer #1 · answered by APOLOGÉTICO 4 · 2 6

Espiritismo é filosofia, ciência e religião.
Quem ensina, exemplificando, que fora da caridade não há salvação, o que se planta inevitavelmente se colhe, não basta abster-se do mal tem-se que praticar o bem, deve ter boa fundamentação.
Alguém para contestar, sem leviandade, primeiro deve estudar,
eu estudei, em curso superior, dois semestre de "religiões".

2006-12-20 00:10:38 · answer #2 · answered by ? 5 · 6 0

O espiritismo é o conjunto de princípios e leis, revelados pelos Espíritos Superiores, contidos nas obras de Allan Kardec.
Ele respeita todas as religiões, valoriza todos os esforços para a prática do bem, trabalha pela confraternização entre todos os homens independentemente de sua raça, cor, nacionalidade, crença ou nível cultural e social, e reconhece que "o verdadeiro homem de bem é o que cumpre a lei de justiça, de amor e de caridade, na sua maior pureza".

2006-12-20 00:39:15 · answer #3 · answered by Andrea 7 · 4 0

É uma filosofia de vida, baseada em um preceito ensinado por Jesus Cristo: "amai-vos uns aos outros, como eu vos amo". Ou seja, é uma doutrina que prega o amor e o respeito ao semelhante.

2006-12-19 23:57:36 · answer #4 · answered by Verbena 6 · 5 1

Espiritismo é como cristianismo, existem diferentes formas de ser praticado. Como no cristianismo existem os católicos, protestantes e evangélicos, existe espiritismo Kardecista e Umbandista, por exemplo.
Todas estas formas são religiões, com seus devidos dogmas e práticas.

2006-12-20 00:04:10 · answer #5 · answered by Filosófica 4 · 4 1

Nenhum dos dois. É uma doutrina que pode ser aplicada em todas as religiões registradas e que se fundamenta na filosofia pregada por Cristo.

2006-12-20 00:34:22 · answer #6 · answered by lauromacca 2 · 2 0

Em sua acepção da palavra, seita significa as várias tendências religiosas em desarmonia com a mesma doutrina, designando inúmeras correntes talmúdicas que constiuíam a fé judaica e posteriormente, a escola filosófica da Vulgata.
O Espiritismo é uma doutrina única, não é dissidência de qualquer religão existente e se podemos dizer em bases bíblicas, está inspirado no Grande Mandamento (Mateus, 22: 34 a 40)
Gálatas 5:18: “Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais sob a lei.”
Gálatas 5:14: “Porque toda a lei se cumpre em um só preceito, a saber: Amarás o teu próximo como a ti mesmo”.
"Para que sirvamos em novidade de Espírito e não na velhice da letra".
(Romanos, 7:6)
Coríntios II:3
6. Ele é que nos fez aptos para ser ministros da Nova Aliança, não a da letra, e sim a do Espírito. Porque a letra mata, mas o Espírito vivifica.
Um abraço, querida irmãzinha.

2006-12-20 00:32:57 · answer #7 · answered by ? 6 · 2 0

O espiritismo não é uma seita.
É baseado nos ensinamentos de Jesus e na prática da caridade.

Seitas são fundadas a todo dia, exemplos: igreja universal do reino de deus, igreja batista(e todas dezenas de divisões), igreja ppresbiteriana( e todas as sua divisões), congragação cristã, igreja internacional da graça, igreja metodista, igreja adventista, igreja do evangelho quadrangular, etc.

Religiões: Catolicismo, Protestantes( Anglicana, Luterana, Calvinista), Budismo, etc.

Obrigado por eu ter usado tua pergunta para estas citações, mas é só para informar algumas pessoas que se acham mais perfeitas que as outras por causa de sua "religião", quando na verdade, elas são seguidores dos "falsos pastores" que são descritos na Biblia.

2006-12-20 00:26:23 · answer #8 · answered by Anonymous · 2 0

O espiritismo não é uma seita, nem uma religião, não tem dogmas nem rituais, mas uma DOUTRINA, codificada por Alan Kardec. Pode-se ser de qualquer religião, desde que acredite em reencarnação e na possibilidade de comunicação com os espíritos, pode ser considerado espírita. Assim, podemos dizer que é uma filosofia de vida.

2006-12-20 00:24:44 · answer #9 · answered by Antonio Luiz F 5 · 3 1

.
O espiritismo é uma filosofia de vida, não uma religião.
.

2006-12-19 23:53:23 · answer #10 · answered by Biggi 7 · 3 2

Oi Simoni.. eu sou cristão (não tenho religião) ... Mais sei responder sua pergunta. O espiritismo é uma religião pois eles acreditam que todos os caminhos levam a JESUS/DEUS..Seita (latim secta = "seguidor" são um grupo que se reúne dizendo que só o caminho e a teoria deles levam a DEUS... BJSS

2016-12-30 16:43:49 · answer #11 · answered by ? 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers