English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Como é o cérebro do dependente químico?
Se o dependente químico não era doente antes iniciar o uso de drogas, porque iniciou? Ele tinha realmente consciência de como ficaria seu cérebro? Que seu tempo de vida seria reduzido?
O melhor trabalho contra as drogas é concientizar mais as pessoas do mal que elas causam no cérebro, todos tem consciência de como fica o cérebro do dependente químico?

2006-12-19 23:51:41 · 19 respostas · perguntado por Fan 3 em Saúde Saúde Mental

Todos sabem que deve-se dizer não às drogas, mas sabem realmente a reação no cérebro?

2006-12-20 00:17:47 · update #1

19 respostas

Quando alguém inicia o uso de drogas, é porque possui algum problema emocional em sua vida.. Assim, a pessoa não está doente, apenas tem problemas..
Após o uso contínuo, a pessoa torna-se dependente e é isso que a faz ficar doente fisicamente e mentalmente..
O cérebro do dependente químico está sempre procurando pela substância no organismo e manda sinais quando não encontra, fazendo a pessoa consumir cada vez mais..
O melhor trabalho é sim a conscientização, pois é melhor prevenir do que remediar..

2006-12-20 00:03:04 · answer #1 · answered by Vanyle 6 · 0 3

Olá!
O dependente químico não é doente, apenas tem pré-disposição de se tornar um usuário.
O cérebro é composto por muitos neurotransmissores diferentes com afinidades diferentes de acordo com o tipo de substância ingerida.
Por exemplo. O usuário de maconha possui um dispositivo no cérebro que age a favor do usuário. Ao ingerir a droga, a quantidade de ligações sinapticas aumenta e com isso o fluxo do pensamento também, ele passa a perceber como suas idéias fazem sentido e surge a sensação do "barato", e essas ligações aumentam ao ponto do cérebro dar um curto. Neste momento ele desarma a neurotransmissão provocando depressão e sonolência para que o cérebro consiga se recompor.
Cada droga atinge especificamente uma área do cérebro e certamente o tempo de vida cerebral é bem reduzido, pois se no começo do uso tudo é curiosidade, com o uso constante, as células começam a morrer por trabalhar demais e não se regeneram mais. Com isso começam a surgir os sintomas clássicos de dificuldade de memória recente, fadiga, tremores, etc...
Outro sistema que também é muito afetado é o límbico, responsável pelas projeções "alucinações" em muitos tipos de droga, que podem levar a um amplo descontrole emocional e até mesmo a loucura, quando este setor não consegue mais voltar ao normal, causando alucinações constantes de todas as formas possíveis (tateis, visuais, auditivas, etc...).
Em uma ressonância magnética, é possível verificar a diminuição de determinadas áreas cerebrais bem como a atrofia de alguns segmentos do córtex e na substância negra.
Raramente o dependente tem consciência do estrago que esta acontecendo, e, se tem, a pré disposição que o torna dependente da droga, impede que ele raciocine neste sentido, pois o dependente não tem como resistir a tentação da droga, neste momento ocorre a psicose entorpecente, que faz o dependente utilizar de qualquer meio possível para adquirir e consumir a droga, mesmo que isso o faça transgredir a lei ao ponto de matar um semelhante. Naquele momento, existe um restinho de consciência, mas a lesão nos sistemas coordenadores do cérebro já não permitem que ele consiga ter este tipo de discernimento.
Com uso constante, chamamos o dependente de doente, mas precisamos lembrar que até ele esperimentar a droga, ele não era doente, logo, o termo doente deve ser utilizado com muito critério nestes casos.
Um abraço!

2006-12-20 16:22:05 · answer #2 · answered by NADA 6 · 1 0

De forma resumida:
A pessoa se torna doente depois de começar a usar as drgas, em função delas. Pode ser q algum poblema a leve a experimentar, mas ninguém nasce com tendencia à dependencia química. Qto ao saber, a maior parte, creio que 90% tem plena consciência dos efeitos dessas drogas, mas resolvem desafiar, acreditando q serão mais fortes que os demais e conseguirão escravizar o vício. Porém infelizmente, esses acabam sendo os mais fiéis escravos!

2006-12-28 00:37:04 · answer #3 · answered by Sannie 2 · 0 0

Otima pergunta....
parabéns

2006-12-27 11:48:44 · answer #4 · answered by Carina 2 · 0 0

Se ele como vc diz já é dependente, então já está doente. O problema do uso de drogas vai mais além do que somente as importantíssimas causas biológicas que o determina, mas também aos problemas de cognição, ambientais e outros, aos quais esse indivíduo está submetido.

2006-12-26 15:28:43 · answer #5 · answered by aramalho_humaniza 2 · 0 0

Fica doente com o USO DE DROGAS, pq o cérebro começa a aumentar o número de receptores para as drogas, o que o torna dependente. Cada vez que o usuário usa a droga, aumenta o número de receptores químicos, e a sensação de prazer que a pessoa sente é incomparavelmente maior do que qualquer outra que uma pessoa que não faz uso pode sentir, por isso a droga torna-se tão atrativa, e a pessoa é levada ao consumo.
O tempo de vida é reduzido sim, e mtas vezes reduzido porque a pessoa passa a gastar todo dinheiro que tem envolvendo-se com a tal "barra pesada", né?
Acho que não são todos que tem consciência de como fica, e acho que é um pouco difícil deter aquela história de "não acontece comigo e é só uma vez, vou só experimentar", pq de 10 pessoas que fazem uso , uma fica viciada NA PRIMEIRA VEZ sem chance de sair das drogas depois, indo cada vez para drogas mais pesadas.

2006-12-26 08:10:21 · answer #6 · answered by Flavinha 1 · 0 0

A pessoa fica doente depois de certo tempo de uso da droga, geralmente inicia-se por curiosidade ou influenciam de um grupo ao qual faça parte, na escola, nas baladas, no trabalho, em fim os nossos círculos de amizades por isso a importância de saber dizer não as drogas.
O cérebro de um dependente e igual ao de um não dependente, algumas pessoas sentem prazer em praticar esportes, ler, fazer caminhadas, uma boa conversa, um dependente químico sente prazer em usar drogas, e o chamado circuito da recompensa. Uma pessoa que pratica caminhada por ex. ao observar a paisagem durante a caminhada libera certas substancias produzidas pelo cérebro que ativam o circuito de recompensa que da prazer.
Um usuário de drogas ao consumir a sua droga de preferência passa pelo mesmo processo, só que com o uso continuo e prolongado acaba afetando o funcionamento do sistema nervoso central, principalmente a consciência o afeto a senso percepção e a conduta entre outras funções do SNC. Na grande maioria as pessoas que experimentam as drogas não tem a mínima idéia de seus danos ao organismo e principalmente ao cérebro. Tem casos de pessoas com formação superior em diversas áreas, que conhecem os danos do uso de drogas que mesmo assim experimentam e acabam por se tornarem viciados acreditando que podem para a hora que quiserem isto e pura ilusão não existe. Quando alguém lhe oferecer algum tipo de droga ofereça-lhe ajuda.

2006-12-25 18:51:48 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

O que acontece é o seguinte: a pessoa tem um certo tipo deproblema, aí ela recorre ao uso de drogas, às vezes ela mesmo entra neste mundo com a esperança de que alguem as socorra, ou simplesmente pelo fato de estar precisando entrar em um novo universo, porque estão doente, ou com o coração ferido, ou o orgulho, ou o cotovelo, e aí quando esta dor sara, surge uma outra: a dependencia. às vezes a pessoa alem de nao resolver seus problemas, ainda cria mais alguns, é muito complicado né! mas as coisas só tendem a piorar, na minha opniao, campanhas de concientizações iniciaram-se tarde demais esta geração já está muito contaminada! é triste mas é verdade, tomara que as coisas mudem, eu tenho esperança que sim. Feliz Natal

2006-12-25 16:32:45 · answer #8 · answered by juliana_rsm 3 · 0 0

Na verdade começa para fugir de algum problema qo qual não consegue resolver, ou seja estava debilitado psicologicamente e entra nessa! o difícil é sair . Mas quem tem coragem e perssitente consegue. Para mim começa o uso por curiosidade mas, tbm pelos conflitos internos que enfrenta e não consegue.

2006-12-25 15:42:59 · answer #9 · answered by Pathy M 2 · 0 0

Na boa, meu médico de plantão já respondeu tua pergunta.
Sem comentários.
Da-le Dr. FAB.

2006-12-20 21:55:40 · answer #10 · answered by GΩ Ligado 2 · 0 0

é a mesma estória do ovo de galina, quem nasceu primeiro??O cérebro de um dependente químico é como o meu e o seu...A diferença é o vício, um distúrbio químico que leve esse dependente a, compulsivamente, buscar aquela droga.Depende da droga que ele está adictted(dependente) e o tempo de uso e doses, para avaliar se há lesão na estrutura cerebral.O melhor a fazer é internar para desintoxicar, contando com a ajuda da família e dos médicos...

2006-12-20 17:17:16 · answer #11 · answered by JAS 7 · 0 1

fedest.com, questions and answers