O termo espiritismo (fr. spiritisme) surgiu como um neologismo criado pelo pedagogo francês Allan Kardec, utilizado pela primeira vez na introdução de O Livro dos Espíritos (1857), para nomear especificamente o corpo de idéias por ele sistematizadas, diferenciando-o do movimento espiritualista em geral. Contudo, a utilização de raízes oriundas da língua viva para compor a palavra (Spirit: Espírito + Isme: Doutrina), que, por um lado, foi um expediente a que recorreu Kardec para facilitar a difusão do novo conjunto de idéias, por outro fez com que o termo fosse rapidamente incorporado ao uso cotidiano para designar tudo o que dizia respeito à comunicação com o além-túmulo. Assim, por espiritismo, muitos entendem hoje as várias doutrinas religiosas e/ou filosóficas que crêem na sobrevivência do espírito à morte do corpo, e, principalmente, na possibilidade de se comunicar ordinariamente com ele.
No entanto, muitos seguidores do Espiritismo, segundo codificado por Allan Kardec, apontam muitas vezes que este uso mais genérico do termo espiritismo é um equívoco.
O presente artigo visa a tratar do Espiritismo levando em consideração todos os diferentes usos do termo, enquanto o artigo Doutrina Espírita está voltado para descrever o Espiritismo conforme foi codificado por Kardec. Essa divisão entre Espiritismo (geral) e Doutrina Espírita é meramente didática, não implicando em apologia a nenhum dos dois usos.
Sobre a codificação da Doutrina Espírita, veja os artigos Doutrina Espírita e Allan Kardec.
O espiritismo, de um modo geral, fundamenta-se nos seguintes pontos:
o homem é um espírito temporariamente ligado a um corpo;
a alma é o espírito enquanto se encontra ligado ao corpo;
o espírito, compreendido como individualidade inteligente da Criação, é imortal;
a reencarnação é o processo natural de aperfeiçoamento dos espíritos;
os espíritos encarnados ("vivos") e os espíritos desencarnados ("mortos") podem se comunicar entre si através da mediunidade;
Pluralidade dos Mundos Habitados, a Terra não é o único planeta com vida inteligente.
Lei de Causa-Efeito, ligada à reencarnação, esta lei define que recebemos na medida do que demos (bom e mau) em existências passadas ou nesta existência.
Mais em
http://pt.wikipedia.org/wiki/Espiritismo
2006-12-19 23:53:17
·
answer #1
·
answered by Mel 4
·
1⤊
0⤋
Ele é uma ciência, porque estuda os fenomenos espirituais, é uma filosofia, porque nos faz pensar no sentido dos acontecimentos e pode sim ser uma religião porque nos aproxima de Deus.
É uma religião, porém isenta de rituais e amuletos, porque não precisamos de talismãs para crer que temos Deus ao nosso lado.
2006-12-20 07:59:05
·
answer #2
·
answered by Magali D 1
·
3⤊
0⤋
unrun....adouro o espiritismo...principalmente pq até hj nunca ouvi falar em roubos que ha na católica e principalmente nos protestantes(igreja universal)uma VERGONHA!!!
2006-12-20 08:10:40
·
answer #3
·
answered by Lua_Cheia 3
·
2⤊
0⤋
Espiritismo (Kardecismo) não é religião,é uma "doutrina",um ensinamento.
Pertence a um ramo do cristianismo que não crê em ressucitamento mas crê em reencarnação após a morte.
Seu caráter é investigatório,pois usa a ciência como principio para fundamentar a doutrina espírita e é filosófico pois também se baseia no pensamento de filósofos gregos como Sócrates e Platão.
Para ser uma religião seria necessário ter hierarquia e ser administrada por um determinado grupo,como na igreja Católica,Protestante,Evangélica,Budista,Muçulmana etc.
2006-12-20 08:21:50
·
answer #4
·
answered by Helena A 5
·
1⤊
0⤋
Amigo, as pessoas falam daquilo que lhes agrada.
Se estiveres em uma casa Espírita , encontrarás as partes científica e filosófica da doutrina.
O importante é que ela existe e aqueles que a conhecem ,costumam reformular sua vida e sempre para o caminho do amor e da caridade.
2006-12-20 10:41:23
·
answer #5
·
answered by Carlos 3
·
0⤊
0⤋
A filosofia do espiritismo é clara no sentido de que a doutrina NÃO É UMA RELIGIÃO. No entanto, muitos dos seus seguidores entendem o contrário.
Quanto à pouca divulgação do espiritismo científico e filosófico, é uma realidade. No entanto, outros estudos, sendo desenvolvidos no mundo todo, principalmente dentro das religiões orientais, vêm ao encontro do Kardecismo. Ou seja, embora o espiritismo não tenha desenvolvido no mundo, o ESPIRITUALISMO está cada vez mais sendo estudado e aceito.
2006-12-20 08:32:03
·
answer #6
·
answered by Antonio Luiz F 5
·
0⤊
0⤋
"Religião, é um laço que religa os homens numa comunidade de sentimentos, de princípios e de crenças." "O laço estabelecido por uma religião, seja qual for o seu objetivo, é, pois, um laço essencialmente moral, que liga os corações, que identifica os pensamentos, as aspirações e não somente o fato de compromissos materiais, que se rompem, à vontade, ou da realização de fórmulas que falam mais aos olhos do que ao espírito. O efeito desse laço moral é o de estabelecer entre os que ele une, como conseqüência da comunidade de vistas e de sentimentos, a fraternidade e a solidariedade, a indulgência e a benevolência mútuas." Sendo assim o espiritismo é religião no sentido filosófico, e nós glorificamos por isto, porque é a doutrina que funda os elos da fraternidade e da comunhão de pensamentos, não sobre uma simples convenção, mas sobre bases mais sólidas: as mesmas leis da natureza." Kardec define espiritismo como uma doutrina de caráter experimental cientifico e conseqüências filosóficas, encerrando uma parte religiosa.
2006-12-20 08:28:19
·
answer #7
·
answered by Andrea 7
·
0⤊
0⤋
O Espiritismo está apenas começando, tanto que houve congressos mundiais na Europa e na América do norte.
Na Espanha o palestrante Divaldo Franco ficou, através de uma rádio, mais de quatro horas no ar, em função da grande quantidade de perguntas e respostas dadas pelo palestrante, um feito inédito naquele país, como se vê as pessoas estão buscando respostas mais consensual para as suas inquietações espirituais, algo que as religiões comuns não conseguem fazer por estar atreladas a velhos dogmas.
Quanto ao ser religião é apenas um detalhe, pois por se tratar de coisas que advém de Deus, logicamente que tem que ser também uma religião.
Mas, a doutrina Espírita continua sendo sustentada pelos três pilares nos quais ela foi fundada, ou seja, Filosofia Ciência e Religião.
2006-12-20 08:09:17
·
answer #8
·
answered by Parem o mundo, quero descer 6
·
0⤊
0⤋
sou evangelica e respeito a religiao dos outros.
acho que é uma religiao, sim, já que tem tantos seguidores e prega coisas boas.
2006-12-20 07:54:15
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
.
Não, o espiritismo é uma filosofia de vida, não uma religião.
.
2006-12-20 07:52:49
·
answer #10
·
answered by Biggi 7
·
0⤊
0⤋