A Igreja Anglicana, ou Igreja de Inglaterra, (em Inglês: Church of England) é a Igreja cristã estabelecida oficialmente na Inglaterra e é o tronco principal da Comunhão Anglicana Mundial, bem como um membro fundador da Comunhão de Porvo
O Anglicanismo tem origem na chegada do cristianismo às Ilhas Britânicas.
A Igreja Anglicana foi o resultado inicial do corte de relações com a Igreja Católica Romana no reinado de Henrique VIII de Inglaterra, através do Ato de Supremacia (Act of Supremacy) de 1534. Depois, no reinado de Maria I, regressa à Igreja Católica Romana, com o decreto da reunião (Act of Reunion), mas separa-se outra vez com a Excomunhão da raínha Isabel I de Inglaterra. Assim o Cristianismo estatal inglês nacionalizou-se, recendo uma influência doutrinária do Calvinismo, mas retendo a liturgia e organização católica. A reforma Anglicana teve apoio da nobreza e a burguesia mercantilista.
[editar] Doutrina & Liturgia
A Igreja Anglicana carateriza-se por uma forma de culto litúrgica mais semelhante à da Igreja Católica Romana do que das Igrejas Protestantes. Tradicionalmente, a organização foi dividida em facções da Igreja Alta (High Church) e Igreja Baixa (Low Church), que reflectem a controvérsia histórica sobre as formas de culto e de expressão.
A fé, a ordem e as práticas Anglicanas estão expressas no Livro de Oração Comum, nos Ordinais dos séculos XVI e XVII, nos 39 Artigos de Religião da Igreja da Inglaterra, que contêm o sumário da fé anglicana e mais resumidamente no Quadrilátero de Lambeth-Chicago de 1886-1888 como sendo um documento onde se resumem os pontos de unidade fundamentais do Anglicanismo Histórico, evidenciados pela indivisível Universal da Igreja, em relação às demais denominações cristãs, com o cunho de estabelecer os princípios pelos quais o Anglicanismo busca a Unidade da Igreja Cristã.
Aceitam os dois sacramentos do Evangelho: o Santo Batismo, através do qual a pessoa é feita membro da Igreja de Cristo, sendo que tal graça é complementada na Confirmação, e na Santa Comunhão, que une o cristão ao sacrifício de Cristo Jesus que os alimenta com seu corpo e sangue. Estes dois sacramentos foram instituídos pelo próprio Senhor Jesus Cristo. Os demais ritos sacramentais da Igreja também são aceites, apesar de não terem sido instituídos por Cristo, mas são reconhecidos por serem, em parte, estados de vida aprovados nas Escrituras: a Confirmação, Penitência, Ordens, Matrimônio e a Unção dos enfermos.
[editar] Organização
A Igreja tem uma organização hierárquica, com bispos, daí o seu outro nome: a Igreja Episcopal.
Aceitam o Tríplice Ministério através das Sagradas Ordens de bispos, presbíteros e diáconos, de acordo com o ensino da tradição da Bíblia e da Igreja. Obedientes ao mandato de Jesus Cristo, os cristãos são chamados à missão e ao evangelismo no poder do Espírito Santo.
O actual Arcebispo de Cantuária (o líder espiritual da Comunhão Anglicana) é o Dr. Rowan Douglas Williams. Os demais ramos do Anglicanismo têm o seu líder espiritual próprio, sendo assim não tem vínculos oficiais com o Arcebispo de Cantuária, que não tem juridição sobre os anglicanos independentes, mas o consideram como um símbolo de unidade entre os cristãos anglicanos.
[editar] Anglicanismo Britânico
[editar] Igreja da Inglaterra
A Igreja da Inglaterra é a igreja oficial e estabelicida da Inglaterra. Por lei, os monarcas devem pertencer à esta denominação. Possui atualmente cerca de 30 milhões de membros na Grã-Bretanha, embora somente cerca de 2 milhões são ativos nas vidas das paróquias.
A Igreja da Inglaterra, a primeira da Comunhão Anglicana, é liderada espiritualmente pelo Arcebispo da Cantuária, que é o Primaz e Metropolita de Toda a Inglaterra. O atual arcebispo da Cantuária é o Dr Rowan Williams desde 2002.
O monarca britânico, no presente a Rainha Elizabeth II, tem o título de "Denfesor da Fé" e "Governardor da Igreja da Inglaterra", tendo autoridade formal sobre a Igreja da Inglaterra, mas não sobre outras igrejas no exterior da Comunhão Anglicana.
O braço legislativo é o Sínodo Geral, cujas resoluções devem ser aprovadas pelo Parlamento, mas esse não pode fazer qualquer emenda.
Adicionalmente à Inglaterra, essa Igreja tem jurisdição na Ilha de Man, Ilhas do Canal e na Diocese na Europa, composta por Ingleses vivendo no continente.
[editar] Igreja Episcopal Escocesa
[editar] Igreja da Irlanda
A Igreja da Irlanda considera-se herdeira do cristianismo celta, iniciado pela lendária evangelização de São Patrício no século V. Durante a Reforma, a Igreja da Irlanda acompanhou a política de seus soberanos ingleses e rompeu com Roma, todavia a maior parte da população permaneceu leal ao catolicismo romano. Em 1871 a Igreja Episcopal Irlandesa foi deestabelecida, isto é, deixou de ser a religião oficial da Irlanda. Hoje 75% dos seus 500 mil membros vivem na Irlanda do Norte, existem 12 dioceses, sendo que as de Dublin e Armagh recebem os títulos de Arquidioceses e Primazes da Irlanda.
Membros Famosos
Clive Staples Lewis - Escritor
Bono - vocalista do U2
Bram Stoker- escritor do Drácula.
Jonathan Swift- escritor
George Bernard Shaw- escritor
Arthur Guinness - Cervejeiro e idealizador do Guiness' Livro dos Recordes
George Berkeley - filósofo
[editar] Igreja Episcopal do País de Gales
A Yr Eglwys Yng Nghymru, ou A Igreja em Gales remonta à evangelização romano-britânica e acomapanhou a nacionalização da Igreja da Inglaterra no século XVI. Em 1920 a Igreja Episcopal de Gales renunciou sua posição de igreja estabelecida. Possui seis dioceses.
[editar] Anglicanos Independentes
Divergências teológicas e adminstrativas fizeram surgirm várias denominações anglicanas independentes, principalmente na América do Norte, Austrália, e no Terceiro Mundo. Também houve movimentos de convergências, quando outros protestantes ou católicos aproximaram do anglicanismo e buscaram estabelecer igrejas de doutrina e práticas anglicanas, embora sem ser diretamente uma dissidência da Igreja Anglicana.
[editar] Anglicanismo no Brasil
Para conhecer melhor o Anglicanismo Brasileiro, veja denominações anglicanas no Brasil
[editar] Anglicanismo em Portugal
[editar] Igreja Lusitana Católica Apostólica Evangélica
A Igreja Lusitana Católica Apostólica Evangélica é a igreja provincial para as terras portuguesas. Originalmente fundada de um movimento religioso nacionalizante no século XIX, afiliou-se à Comunhão Anglicana Mundial, de quem recebeu apoio.
[editar] Anglicanismo na África
O Anglicanismo africano chegou junto ao Império Britânico, através de ações missionárias. Igrejas como a da Uganda, Nigéria, África do Sul possuem grande membresia e uma grande impacto social nesses países. A África é o continente onde o anglicanismo mais cresce atualmente.
[editar] Igreja Anglicana em Moçambique
A Igreja Anglicana em Moçambique faz parte da Província do Sul da África (ou Província da África Austral), uma das cerca de 40 em que se divide a Comunhão Anglicana a nível mundial (à qual também pertence a Igreja Episcopal Anglicana do Brasil).
Está dividida em duas Dioceses:
Diocese dos Libombos - cobre o sul do país, definido como todo o território a sul do rio Zambeze
Diocese do Niassa - cobre o norte, ou seja, todo o território a norte do rio Zambeze
2006-12-19 23:56:16
·
answer #1
·
answered by gabizinha fdj 3
·
1⤊
1⤋
R= Igreja Anglicana, ou Igreja de Inglaterra, (em Inglês: Church of England) é a Igreja cristã estabelecida oficialmente na Inglaterra e é o tronco principal da Comunhão Anglicana Mundial, bem como um membro fundador da Comunhão de Porvoo
Origem
O Anglicanismo tem origem na chegada do cristianismo às Ilhas Britânicas.
A Igreja Anglicana foi o resultado inicial do corte de relações com a Igreja Católica Romana no reinado de Henrique VIII de Inglaterra, através do Ato de Supremacia (Act of Supremacy) de 1534. Depois, no reinado de Maria I, regressa à Igreja Católica Romana, com o decreto da reunião (Act of Reunion), mas separa-se outra vez com a Excomunhão da raínha Isabel I de Inglaterra. Assim o Cristianismo estatal inglês nacionalizou-se, recendo uma influência doutrinária do Calvinismo, mas retendo a liturgia e organização católica. A reforma Anglicana teve apoio da nobreza e a burguesia mercantilista.
2006-12-20 02:19:12
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
É a Igreja da Inglaterra. Henrique VIII, que casou 8 vezes, não obteve aprovação da Igreja Católica para a poligamia, então rompeu com o Papa e se tornou lider da Igreja Católica na Inglaterra.
2006-12-20 01:01:28
·
answer #3
·
answered by Antônio Gouveia 7
·
0⤊
0⤋
Resumidamente, a Igreja Anglicana surgiu em meados do século XVI, devido à cisão oficial da Inglaterra (inicialmente Católica) com a Igreja Católica Apostólica Romana, realizada pelo então rei Henrique VIII Tudor - que governou a Inglaterra de 1509 até a sua morte em 1547.
O rei da Inglaterra, Henrique VIII Tudor (1491 - 1547) desejava um herdeiro masculino para o seu trono. Sua união com Catarina de Aragão (da Espanha) acabou lhe gerando apenas meninas (que, até o momento, não podiam exercer o poder). Mas eles sequer podiam imaginar que essa filha seria, um dia, a rainha Maria I de Inglaterra (ou Maria Tudor), que tentou (sem sucesso) reestabelecer o Catolicismo na Inglaterra. Devido a sua crueldade, Maria I ficou conhecida como a "BLOODY MARY", ou seja, a "rainha sangrenta" (hoje em dia, nome de um drink famoso e popular).
Diante desta situação (uma esposa incapaz de lhe gerar um herdeiro), o rei solicitou a dissolução de seu casamento ao Papa Clemente VII, o então representante máximo da Igreja Católica, devido. O Papa negou a dissolução do casamento, mas o rei Henrique VIII simplesmente ignorou a lei canónica que o impedia de se unir a outra mulher, casando-se com Ana Bolena, em 25 de Janeiro de 1533.
Assim, o Papa Clemente VII considerou tal ato uma afronta desrespeitosa ao poderio da Igreja Católica, tendo excomungado o rei Henrique VIII, em 11 de julho de 1533.
Daí, o rei Henrique VIII declarou oficialmente a cisão da Inglaterra com a Igreja Católica Apostólica Romana, criando, então, para substituí-la, a Igreja Anglicana. Ele mesmo, o próprio rei, se declarou chefe e representante máximo da recém-criada Igreja Anglicana.
_______________________
Para complementar e aprofundar seus conhecimentos, os links a seguir são muito esclarecedores, contendo, em maiores detalhes, tudo o que você precisa saber sobre o assunto.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Henrique_VIII_de_Inglaterra
http://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_Anglicana
Bons estudos!
2006-12-20 00:06:19
·
answer #4
·
answered by Prof. Elias Galvêas 6
·
0⤊
0⤋
A Igreja Anglicana, ou Igreja de Inglaterra,é a Igreja cristã estabelecida oficialmente na Inglaterra e é o tronco principal da Comunhão Anglicana Mundial, bem como um membro fundador da Comunhão de Porvoo. A Igreja Anglicana foi o resultado inicial do corte de relações com a Igreja Católica Romana no reinado de Henrique VIII de Inglaterra.
2006-12-19 23:53:07
·
answer #5
·
answered by João José da Silva 4
·
0⤊
0⤋
Oi Bruna!
A Igreja Anglicana, ou Igreja de Inglaterra, (em Inglês: Church of England) é a Igreja cristã estabelecida oficialmente na Inglaterra e é o tronco principal da Comunhão Anglicana Mundial, bem como um membro fundador da Comunhão de Porvoo.
A Igreja Anglicana carateriza-se por uma forma de culto litúrgica mais semelhante à da Igreja Católica Romana do que das Igrejas Protestantes. Tradicionalmente, a organização foi dividida em facções da Igreja Alta (High Church) e Igreja Baixa (Low Church), que reflectem a controvérsia histórica sobre as formas de culto e de expressão.
A fé, a ordem e as práticas Anglicanas estão expressas no Livro de Oração Comum, nos Ordinais dos séculos XVI e XVII, nos 39 Artigos de Religião da Igreja da Inglaterra, que contêm o sumário da fé anglicana e mais resumidamente no Quadrilátero de Lambeth-Chicago de 1886-1888 como sendo um documento onde se resumem os pontos de unidade fundamentais do Anglicanismo Histórico, evidenciados pela indivisível Universal da Igreja, em relação às demais denominações cristãs, com o cunho de estabelecer os princípios pelos quais o Anglicanismo busca a Unidade da Igreja Cristã.
Aceitam os dois sacramentos do Evangelho: o Santo Batismo, através do qual a pessoa é feita membro da Igreja de Cristo, sendo que tal graça é complementada na Confirmação, e na Santa Comunhão, que une o cristão ao sacrifício de Cristo Jesus que os alimenta com seu corpo e sangue. Estes dois sacramentos foram instituídos pelo próprio Senhor Jesus Cristo. Os demais ritos sacramentais da Igreja também são aceites, apesar de não terem sido instituídos por Cristo, mas são reconhecidos por serem, em parte, estados de vida aprovados nas Escrituras: a Confirmação, Penitência, Ordens, Matrimônio e a Unção dos enfermos.
A Igreja tem uma organização hierárquica, com bispos, daí o seu outro nome: a Igreja Episcopal
Beijos, Bom Natal!
2006-12-19 23:48:54
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
.
Todas as igrejas históricas tiveram sua origem nos apóstolos. Foram os apóstolos que disseminaram a mensagem do evangelho aos mais diferentes e longínquos lugares do mundo.
Um desses lugares foi a Inglaterra, onde o Cristianismo chegou por volta do final do segundo e início do terceiro séculos da era cristã. Ali se desenvolveu de maneira local e independente. No final do século VI, um grupo de 40 monges, chefiados por Agostinho, chegou à grande ilha para cristianizar os ingleses, conhecidos na época como anglo-saxões. Resolvidas as tensões causadas pela chegada da missão romana, a igreja inglesa cresceu e se desenvolveu como um ramo integrante da igreja universal. Afirmar, portanto, como muitas enciclopédias e livros de história afirmam que a igreja inglesa foi fundada por um rei, não corresponde à verdade, pelo simples fato de que o controvertido monarca não podia fundar algo que já existia.
Henrique VIII apenas separou a igreja que lá existia da tutela de Roma. Com a colonização da América e a independência dos Estados Unidos, a igreja anglicana se estabeleceu como uma denominação livre do poder civil, criando dioceses, paróquias e instituições. Uma dessas instituições foi o Seminário Teológico de Virgínia, de onde vieram os missionários que estabeleceram a Igreja Episcopal Anglicana no Brasil, em 1890. A IEAB faz parte da Comunháo Anglicana, uma família de igrejas nacionais em comunhão permanente e histórica com a Sé de Cantuária. A palavra anglicana, antes de significar inglês, representa a grande família cristã internacional.
Fonte: http://www.ieab.org.br/
.
2006-12-19 23:48:11
·
answer #7
·
answered by Biggi 7
·
0⤊
0⤋