English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Acho que não vamos ter muitas respostas, mas vamos la, se for capaz:

1. Diga qual a sua religião e faça uma crítica...

2. Não vale criticar a religião dos outros, apenas a SUA!

3. Não vale criticar uma pessoa, pode criticar as pessoas em geral ou a doutrina.

4. Também serve para os ateus, agnósticos, você pode criticar o ateísmo ou gnosticismo.

2006-12-19 23:35:33 · 17 respostas · perguntado por Marcelo 4 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

É pelo jeito falta mesmo coragem...

Fabinho, eu escrevi que não vale criticar a religião dos outros, vc não leu ou não entendeu?

2006-12-19 23:47:37 · update #1

Valeu Dan@, por enquanto vc teve mais bom senso que os anteriores a vc.

2006-12-19 23:50:47 · update #2

Nós somos sempre cheios de argumentos contras outras crenças, mas quando se trata de nós mesmo falta senso crítico!

E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho? (Mateus 7 : 3)

2006-12-19 23:55:28 · update #3

Meu irmão Bento, como sempre muito coerente e muito bem informado, sempre aprecios suas respostas!

Milena, mais uma católica com bom senso... Estou pasmo ao ver que só os evangélicos se acham perfeitos!

2006-12-19 23:58:58 · update #4

Ainda não fiz minha crítica, Sou da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB)...

Aqui vai uma pequena lista:

Burocracia e Falta de Organização
Falta de Programa Global da IPB
Desunião da liderança
Fraca consciência denominacional
Comunicação interna deficiente
Falta de reciclagem dos pastores
Diversidade Litúrgica
Falta de percepção das mudanças no ambiente social e político
Deficiência no ensino teológico
Falta de discipulado
Dificuldades em manter o andamento dos projetos

2006-12-20 00:03:32 · update #5

Docinho e Timótemo, realmente fico pasmo com meus irmãos evangélicos não terem a mesma coragem e bom senso que vocês... Até agora pelo menos nenhuma declaração da parte deles.

2006-12-20 00:06:23 · update #6

Meu irmão Rengav, finalmente um protestante com bom senso, eu já estava quase perdendo as esperanças, só podia mesmo ser de um membro da Batista, que considero igreja muito séria e comprometida com a palavra!

Até agora nada dos neopentecostais, hein!?!?!

2006-12-20 00:09:58 · update #7

Valeu Twotwo... No bairro onde moro, 99% são da IASD, tem várias igrejas e uma faculdade (IASP) perto de casa.

Não conheço muito da doutrina, mas as pessoas da IASD dão um testemunho muito correto, muito bonito.

2006-12-20 01:38:29 · update #8

naotrabalho: Também entendo que coisas estranhas acontem, muita coisa ainda não entendemos, mas na vida espiritual ou no paraíso descobriremos todos esses mistérios.

2006-12-20 02:03:23 · update #9

17 respostas

Marcelo, nem poderia dizer isso visto minha condição, mas creio q a Igreja Catolica errou muito com algumas conclusões e decisões do Concilio Vaticano II.
Muitos dos males morais que vemos no mundo moderno, tem seu germe nas loucuras modernizantes do Concilio, na dessacralização de certos comportamentos e formas de culto catolico, na relativização dos conceitos sobre o pecado, na torre de babel que virou a liturgia.
As pessoas tinham valores basilares, ensinados e defendidos pela Igreja ha quase 2 mil anos e, derrepente, tudo muda e se instaura o vácuo e a confusão.
Não foi atôa que o Papa Paulo VI uma vez se referiu à essas contradições advindas do Concilio como: "a fumaça de satanás que entreou pelas frestas abertas pelo Concilio".
As vezes eu nem reconheço minha Igreja em algumas celebrações q presencio. Têm até q passar letreiro na tela da TV em alguns programas da Canção Nova ou da Rede Vida dizendo: Programa da Igreja Catolica Romana", tal a semelhança com certos "shows" que vemos por ai nas seitas neo. Total nonsence...

São concessões equivocadas, numa equivocada "politica" de recuperar fieis que nos abandonaram, exatamente por se verem perdidos, numa Igreja insossa e quse sem identidade propria, que procura mais imitar a filial sendo Matriz, do que conservar sua identidade sagrada, formada pelos seculos, através de erros e acertos.
Que meus superiores não leiam.

2006-12-19 23:53:07 · answer #1 · answered by Frei Bento 7 · 1 1

Como até agora ninguém se manifestou... Sou Adventista do 7º Dia.
A crítica tem que ser construtiva pois dizer o que está errado sem dar solução não adianta nada!
...
1- A destinação dos dízimos deveriam ser para a manutenção da igreja local e não para a Associação/União.
2- Deveriam "filtrar" o tipo de música que é produzida com selos da própria igreja (Casa, Novo Tempo, LC, etc...). Uma coisa é aceitar hinos de "fora" - outra é comercializar o mesmo tipo de hino como se fosse nosso.

2006-12-20 01:33:18 · answer #2 · answered by Twotwo 3 · 1 0

Sou membro de uma Igreja Batista, uma igreja reconhecida por sua coerência doutrinária e postura; Mas uma das dificuldades que mais tem sido discutidas em nosso meio é a demora na realização de projetos por conta da autonomia das igrejas locais, acredito que esta autonomia ao mesmo tempo é boa por dar liberdade para a realização dos trabalhos locais e descentralização do poder; porém tem dificultado os grandes empreendimentos da denominação, visto que antes de realizá-lo é preciso convencer cada igreja local a enganjar-se.


No mais há muitos problemas a serem resolvidos, mas boa parte deles são problemas locais, não configurando um problema da denominação que apenas intervem nos problemas mais graves à pedido da igreja local.


Quero parabenizá-lo pela pergunta, que toca exatamente em um ponto ensinado por Jesus: "NÃO julgueis, para que não sejais julgados. Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós. E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho? Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão." (Mateus 7:1-5)


Isto falo da denominação; quanto à Religião (Jesus Cristo) esta é perfeita, ".....como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. " (Efésios 5:25 - 27)

2006-12-20 00:04:59 · answer #3 · answered by O Bom Pastor 3 · 1 0

Sou católico apostólico romano. Não há perfeição a não ser em Deus. Os erros que eu poderia citar são:
-A questão da Inquisição, que nunca foi bem explicada.
-As grandes posses territorias dos temps remotos
-Permitir a suposição de que uma figura de barro possa mais do que a fé, embora, para muitos, ela seja apenas um concentrador do pensamento ativador da fé.
-Ter tentado dar aos índios os seus conceitos, destruindo seus próprios conceitos e crenças.
-às veze, preparar o pobre para se humilde sob o jugo do rico.
-Ter o celibato dos padres como imposição e não opção, ignorando a questão líquida e certa da natureza humana e criando um ambiente propício para desvios de conduta.

Eu teria inúmeras virtudes para contrabalançar estes conceitos mas como é o que foi solicitado, concentrei-me só nos defeitos. Mesmo assim permita-me citar uma única virtude: A pastoral da Criança.
Tenho para mim que ser adepto de uma religião não é o centro da questão. O importante é nossa sintonia com o Deus que concebemos como princípio de nossa existência e de nossos valores. Mas se não estivermos irmanados com pessoas que buscam como nós esta ligação, ficamos sujeitas às nossas oscilações individuais e nos desviaremos facilmente.
Feliz Natal!

2006-12-20 00:00:52 · answer #4 · answered by Timóteo 5 · 1 0

Acredito que nenhuma religião, crença, doutrina, enfim a fé humana eh perfeita ou imperfeita pq eh bastante relativo para o que cada um crer...
No meu caso sou católica, nasci numa família católica não praticante, frequento a missa aos domingos e qndo sinto necessidade vou a igreja... há muitas coisas que não concordo lá e tanto que já frequentei outras igrejas sem me desvincular da minha pq não concordo com tudo das outras...
Vou muito no que acredito... creio em Deus, um Ser Supremo que nos criou, nos guia e nos mandou seu Filho para nos dar exemplo e nos salvar, creio no Espírito Santo e no mistério da Santíssima Trindade que tb não nos cabe entender, um dia nos será revelado... Em Jesus que veio nos ensinar a Amar ao Pai, respeita-lo e teme-lo...amar ao próximo e tentar nos respeitar o máximo possível...
Falar de religião eh complicado por isso prefiro dar importância a minha fé... ja fui mto de achar que devia mudar a minha pelos escândalos que acontecem todos os dias mas qndo comecei a pesquisar acontecem em todas entao decidi viver minha vida de Cristã e nao me importar com o que as pessoas da minha igreja fazem, deixo para Deus julga-los, Ele quem nos criou eh o unico que tem o direito...
Sobre minha igreja ser capitalista, que os padres fazem isso ou akilo... eu tô nem ai quem vai prestar conta depois sao eles e se eu for dar uma de moralista e me meter quem tb vai ter que se ver com isso serei eu por me meter em assuntos que não me dizem respeito...
Eh mais ou menos assim que levo minha fé, se estou certa ou errada quem sabe eh so Deus, no dia do meu julgamento eh que ficarei sabendo mas pelo menos creio que tenho algumas vantagens por nao me meter na vida de ninguem, nao fazer mal a ninguem, ser submissa a Deus, teme-lo, ama-lo e ser-lhe fiel e qndo vejo uma pessoa aberta tento evangeliza-la, nao querendo mudar seu pensamento mas pelo menos um teste lhe faço: peço para que leia o evangelho de João, pelo menos um capítulo por dia, se em 21 dias aquelas palavras não lhe convencerem, pena, mas não cabe mais a mim querer que creia em algo que eu acredito, vai da cabeça dele a decisão de seguir ou nao...

2006-12-19 23:59:26 · answer #5 · answered by ♥Ðø¢¡ñhø♥ 5 · 1 0

Que bom vc fazer essa pergunta!!!
Porque eu pertenço a IGREJA MORMOM como vcs dizem.
E percebi que vc é mestre em critica-la né???
Pois te digo meu amigo. Freqüentei diversas igrejas, e nunca encontrei nada tão perfeito como a Igreja de Cristo. Vc vai por mitos e acredita no que os outras falam por ai.

Olha só as pessoas são falhas, mas o evangelho não, se algum dia fizeram algo que contradizia as palavras de Deus , foi por não terem os conhecimentos necessários.
E por isso temos Profeta, para trazer as mensagens que o Senhor quer que cumpramos.
E se algo algum dia foi errado, este ja foi consertado, estamos nos fins dos tempos meu amigo, vc nem imagina.
Agora posso te dizer, temos muitos lideres especiais e que são negros, e eles não tem esse pré-conceito que vcs do mundo tem, em criticar o passado da igreja.
Olha procure se informar das coisas boas e nao procurar defeitos, vc teria muito a ganhar....

2006-12-21 00:02:33 · answer #6 · answered by vivdocinho 3 · 0 0

Marcelo, já fui ateu daqueles que não acreditam em nada além desse mundo material e que a ciência podia ou poderia explicar tudo. Hoje, sou evangélico. MENTIRA!!!Hoje para mim é impossível negar que coisas estranhas acontecem, coincidências "coincidentes" demais. Não creio nenhuma religião detenha a verdade. Hoje sou uma espécie de agnóstico e sei que vou morrer sem saber da missa a metade. Mas até que tenho aprendido...

2006-12-20 01:48:25 · answer #7 · answered by naotrabalho 2 · 0 0

Caro colega,

Uma crítica que tenho à minha religião (católica) é sobre a questão da proibição ao uso de preservativos. Acho que, com isso, não fica clara a real posição da Igreja, que é contra a promiscuidade.

O que acaba acontecendo é que um monte de gente que tem titica na cabeça sai por aí fazendo o que não deve (ou seja, sem proteção) porque "a Igreja é contrária ao preservativo".

Ou seja, é muita preocupação com o sintoma, e não com a causa.

2006-12-19 23:54:17 · answer #8 · answered by Verbena 6 · 0 0

Não vejo aonde temos que ter ou mesmo nomear uma religião...Assim como não vejo porque criticar uma religião de outros !
Esse é um assunto que diz respeito a cada um em particular.

2006-12-19 23:53:03 · answer #9 · answered by Anonymous · 0 0

.
Toda religião ou crença criada pelo homem está sujeita a erros.

Assim, vamos encontrar erros e acertos no catolicismo, na igreja evangélica, no islamismo, no judaísmo...
.

2006-12-19 23:38:11 · answer #10 · answered by Biggi 7 · 1 1

fedest.com, questions and answers