English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-12-19 23:30:43 · 7 respostas · perguntado por luciacast2 1 em Saúde Saúde Mental

7 respostas

o paciente bipolar merece atenção.Se esta pessoa apresenta sintomas depressivos ou maníacos, leve-o ao psiquiatra para ajuste da medicação...

2006-12-20 09:37:38 · answer #1 · answered by JAS 7 · 0 0

Pode ser MUITO difícil conviver com um bipolar, mas apesar de tudo, tenta conversar sempre com a pessoa, mantenha ela longe de drogas (especialmente anfetaminas, que podem causar o estado de mania nessas pessoas), leve-a a um psiquiatra e a um psicólogo e comece o tratamento medicamentoso junto com uma psicoterapia.

Como para diferentes fases pode ter necessidade de diferentes medicamentos (uma pessoa da minha família tem que tomar bromazepan, um antidepressivo e zyprexa), fique de olho na saúde por causa dos efeitos colaterais.

A verdade é que quem convive acaba tendo que fazer um papel de vigilante, então acaba sendo muito estressante. Mas com diálogo e com a pessoa em tratamento, se torna mais tranquilo.

Ah, faça com que a pessoa se interesse em praticar esportes, não perder contatos com amigos, manter uma agenda e horários para seus compromissos.. Com os estados depressivos, muitas vezes essas coisas se perdem - e por isso é necessário que o resto da família o "cutuque" para que ele continue fazendo. Sem isso, o bipolar vai acabar dependendo emocionalmente demais dos familiares e vai se tornar ainda mais estressante.. O bem do outro é o seu bem também.

E, acima de tudo, NUNCA fale que a pessoa está fingindo, que ela está assim porque ela quer. A única coisa que isso vai fazer é magoá-la.

Enfim, não acho que tem como não se estressar no começo, mas ajudando a pessoa a aprender a lidar com ela mesma e com os outros, as chances de que ela passe a depender menos dos outros automaticamente diminui isso.

2006-12-20 07:50:37 · answer #2 · answered by M 2 · 1 0

Não dá, isso não existe.
Tenho essa tranquera e a vida é muito dura.
Quando o remédio tá legal tudo bem, mas quando não faz efeito direitinho o bixo pega!
Quero me jogar do prédio prá ver se tudo acaba mais rápido, mas não dá porque todo mundo fica grudado, não me deixa faze nada e eu fico mais irritado ainda.
Pra ficar perto da gente precisa de muito saco!

2006-12-20 22:01:41 · answer #3 · answered by GΩ Ligado 2 · 0 0

Todo mundo aqui só falou do paciente ou que precisa muita paciência. Falar é fácil, conviver é que fogo na jaca - eu sei por experiência própria...
Não sei a resposta. O que eu faço é guardar um pedacinho de mim mesmo e fugir para lá quando eu posso - tipo fantasia, mesmo; sempre que posso faço longos passeios sozinho, para reequilibrar; divido com meus amigos a minha angústia, falando a respeito ( não é vergonha ser doente mental ou ter convivência com um - ninguém é doido por que quer, embora às vezes pareça). Pode ser que um psicólogo ajude, não sei.
Boa sorte. Se achar solução melhor, me conte, por favor.

2006-12-20 18:33:07 · answer #4 · answered by chefeclin 7 · 0 0

A convivência com uma pessoa afetada por transtorno bipolar exige muito equilíbrio e sensibilidade.
O bipolar precisa de apoio na sua fase de depressão, precisa ser encorajado a tomar sua medicação com atenção e precisa de interlocutor para a fase de equilíbrio.
O reconhecimento da necessidade de medicação e ajuda especializada do bipolar já é um estágio superado e é razão para otimismo. É algo a ser reforçado e enaltecido.
As atitudes aparentemente agressivas do bipolar em sua fase de exaltação precisam ser vistas com tolerância porque, se alguém reage "à altura", cria um encadeamento de fatos com resultados funestos.
A questão da convivência com um bipolar pode ser razão para auto-análise para perceber se há questões complementares a serem tratadas pelas pessoas que interagem com o bipolar. Ninguém é desequilibrado sozinho.

2006-12-20 14:26:29 · answer #5 · answered by ? 7 · 0 0

Ter paciência, muita paciência, afinal é muito triste uma pessoa que possui este comportamento porque ela são consegue dominá-lo, ajude-a levando-a até um psicologo...

2006-12-20 07:33:28 · answer #6 · answered by AMRR 5 · 1 1

tarefa difícil pq bipolares tem um comportamento totalmente imprevisível...mas isto acontece mais quando ficam sem medicação ou necessitam de reajuste na mesma...é bom que eles tenham uma atividade tipo artesanato grupos de convivência etc...e que a família também necessita de tomar cuidados para não se estressar e acabar doente também... é necessário muita paciência e compreensão....

2006-12-20 15:23:23 · answer #7 · answered by lizborges35 4 · 0 1

fedest.com, questions and answers