English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

22 respostas

A Bíblia também confirma claramente que vinho, cerveja e outras bebidas alcoólicas eram consumidos desde os tempos mais remotos. (Gênesis 27:15; Eclesiastes 9:7; Naum 1:10) Assim como se dá com outros alimentos, Jeová deixa a cada um de nós a escolha de tomar bebidas alcoólicas, ou não. Jesus muitas vezes tomava vinho nas refeições. João, o Batizador, abstinha-se do álcool. — Mateus 11:18, 19.

A Bíblia proíbe o excesso no beber. A embriaguez é um pecado contra Deus. (1 Coríntios 6:9-11) Em harmonia com isso, as Testemunhas de Jeová não permitem que aqueles que se tornam beberrões impenitentes continuem na congregação cristã. Os membros da congregação que quiserem tomar bebidas alcoólicas têm de fazê-lo com moderação. — Tito 2:2, 3.




condenando o excesso no beber, a Bíblia usa expressões tais como “imoderação no beber”, ‘excessos com vinho, festanças, competições no beber’, ‘dado a muito vinho’ e ficar ‘escravizado a muito vinho’. (Lucas 21:34; 1 Pedro 4:3; 1 Timóteo 3:8; Tito 2:3) Mas quanto é “muito vinho”? Como pode o cristão saber qual é o conceito divino sobre as bebidas alcoólicas?

Não é difícil reconhecer a embriaguez. Suas conseqüências são descritas na Bíblia com as palavras: “Quem tem ais? Quem tem apreensão? Quem tem contendas? Quem tem preocupação? Quem tem ferimentos sem razão alguma? Quem tem embaciamento dos olhos? Os que ficam muito tempo com o vinho, os que entram para descobrir vinho misturado. . . . Teus próprios olhos verão coisas estranhas e teu próprio coração falará coisas perversas.” — Provérbios 23:29-33.




“[Apresentai] os vossos corpos como sacrifício vivo, santo e aceitável a Deus, um serviço sagrado com a vossa faculdade de raciocínio.” (Romanos 12:1) Seria o cristão “aceitável a Deus” se tomasse bebidas alcoólicas a ponto de perder sua “faculdade de raciocínio”? Quem bebe imoderadamente costuma criar uma tolerância ao álcool. Talvez ache que — no caso dele — beber muito ainda não o leva ao nível da embriaguez. No entanto, ele pode estar desenvolvendo uma dependência insalubre do álcool. Pode alguém assim apresentar seu corpo como “sacrifício vivo, santo”?

Qualquer quantidade de bebidas alcoólicas que lhe debilita “a sabedoria prática e o raciocínio” como cristão é demais.


Dê ouvidos aos que lhe querem bem

Quem bebe imoderadamente muitas vezes é o último a se dar conta de que tem um problema. Parentes, amigos e anciãos cristãos não devem hesitar em dar ajuda àqueles que eles querem bem, mas que têm falta de moderação. Por outro lado, quando alguém que quer bem a você mostra estar perturbado com o seu hábito de tomar bebidas alcoólicas, é provável que ele tenha um bom motivo para isso. Dê atenção ao que ele diz. — Provérbios 19:20; 27:6.

2006-12-19 20:55:15 · answer #1 · answered by David 4 · 1 1

Nos 10 mandamentos não está escrito "Não beberás vinho, cerveja whisky ou amarula". Então, beber ele bebeu. Nem por isso é pecador. E quem esqueceu do processo de fermentação acha que vinho é suco de uva, então podemos chamar a pinga de suco de cana.

2006-12-19 19:24:47 · answer #2 · answered by Anonymous · 3 1

Eu não engulo essa idéia do "suco de uva", até porque todos sabemos que o vinho ou o suco de uva, de certa forma, quando puro, tem um teor de álcool quando fermentado. E se Jesus era apreciador, isso seria até bom, pois os sulistas (paranaenses, catarinenses, gaúchos) os tomam durante as refeições por ser algo digestivo. Por que então Jesus não tomaria? Essa idéia de idealizar Jesus apenas como ser espiritual, quando ele se fez homem e habitou entre nós, é ridícula. Afinal, se ele se fez homem, certamente ele também comia, bebia, suava, fazia as necessidades fisiológicas dele, normalmente como qualquer ser humano. Tá na hora do povo acordar para isso também e não ficar apenas "idealizando" alguém que se fez homem e teve carne, corpo e ossos. Jesus podia ter bebido vinho sim, mas isso não faria dele um pecador, pois ele mesmo disse que "não é o que entra na boca que condena o homem, mas sim o que sai dela". Me desculpem os puritanos: leiam mais a Bíblia.

2006-12-19 19:21:56 · answer #3 · answered by Dudu 4 · 3 2

tanto era vinho que quem bebeu disse: -nas festas servem primeiro o melhor e depois o pior - aqui serviram o melhor depois (do milagre) deixe que acreditem no que quiserem. por respeito

2016-12-18 16:28:20 · answer #4 · answered by ? 4 · 0 0

Caro Gustavo.
Em vários episódioss bíblicos, o álcool foi ingerido para dar sentidos a certos absurdos incompreensíveis e sem nenhum, fundamento de moral que contribua para nosso progresso interior.
O Espaço aqui é pequeno para citarmos todos, e deixarei apenas três para a sua reflexão:
Ao fugir da destruição de Sodoma, Lot levou consigo algumas garrafas de vinho e foi embebedado por suas duas filhas e as engravidou. Segundo as ciências médicas a graduação alcoólica que leva o indivíduo à inconsciência, inibe os estímulos da circulação sangüínea para a ereção do pênis.
O velho foi condescendente, pois não estava tão bebum e suas filha bastante sem vergonhazinhas.
Depois que a arca ficou gangorrando até hoje sobre o cume do Ararat, Moisés tomou um porre de quase vomitar e fez um streep teese para seus netos e noras, dando espetáculo peladão para a bicharada. Quando foi encoberto pelos filhos, excomungou seu filho Cão a ser escravo de seus irmãos e sua posteridade a ser escrava em israel por ele ter avisado aos irmãos da safadeza do véio.
O Rei Assuero promoveu um banquete de uma semana regado a tanta cachaça que levou muitos ao coma alcoólico e uma noite queria que a rainha Vasti mostrasse seu corpo agraciado pela natureza de formosas curvas e sensualidade e porque teve seu pedido de orgia negado, destituiiu a monarca da corte, dispensando-a com "uma mão na frente e outra atrás'".
Putz grila!!!! Para com essa cachaca, gente!!!!!

2006-12-19 23:49:46 · answer #5 · answered by ? 6 · 1 1

Só sei que transformou a água em vinho... e, com certeza, tinha alguns Gay Lussac na composição. E afirmo... etâ milagre bom!
Pergunto: Alguém já foi em algum casamento que só serviram suco de uva ? É rim!!!!

Agora aos brôu, a bebida é condenável quando quem bebe pratica um monte de mer.das.
Quem sabe apreciar... é outra história. Por isso, parem com essa bitolação... tô achando que vocês não se garantem.

2006-12-19 21:16:23 · answer #6 · answered by gilsant2000 4 · 1 1

Jesus dizia o seguinte: "Eu bebo pouco, mas o pouco que bebo me transforma em outra pessoa, e essa outra pessoa sim, bebe pra cacete"

2006-12-19 20:56:47 · answer #7 · answered by Camilahc 3 · 2 2

O vinho daquela epoca tinha alcool "SIM".

Se não tivesse, Noé não teria ficado embriagado como diz Genesis 9:20.

Paulo até mesmo insentivou Timoteo a tomar "um pouco de VINHO".
1 Timoteo 5:23.

Dizer que o vinho daquela epoca era só "suco de uva" é uma ignorancia total, ainda visto que o proprio processo de fabricação do vinho, em sua fermentação, produz o etilico naturalmente.

Suco de uva não deixaria ninguem embriagado.

O que a biblia condena, não é a bebida em si, mesmo que contenha alcool, mas sim a bebedeira, o embriagar-se.
Ou seja, não é pecado nenhum tomar uma caipirinha, uma cervejinha geladinha (oh delicia) ou qualquer que seja a bebida, desde que moderadamente, sem ir alem de seu limite e ficar de fogo; ai sim, isso seria errado.
O Proprio Jesus tomou "VINHO" com seus apostolos, seu primeiro milagre em uma festa de casamento, foi transformar agua em vinho.

Abraço a todos.

2006-12-19 20:48:47 · answer #8 · answered by Corso 2 · 1 1

A bíblia só faz referência a não se embriagar, como pode-se ler:
"E não vos embriagueis com vinho, no qual há devassidão, mas enchei-vos do Espírito,Efésios 5:18"
Agora se o fato de não encontrar a frase "não beba álcool" e só para justificar um vício, não se preocupe meu amigo, Deus te dá livre arbítrio, você pode fazer o que quizer, porém você deve responder pelas conseqüências dos seus atos. Infelizmente, como no caso do álcool, muitos inocentes sofrem conseqüências desastrosas, principalmente no trânsito.
Então, seja prudente, não se entregue ao vício, pois, mesmo sem você perceber, alguém que te ama está sofrendo por causa do seu vício e alguém que você nem conhece poderá sofrer também.
Que Deus te abençoe!

2006-12-19 20:14:23 · answer #9 · answered by essa é fácil 1 · 1 1

Não, tanto é que a ceia cristã é com vinho

2006-12-19 19:56:55 · answer #10 · answered by Montilla 6 · 1 1

fedest.com, questions and answers