English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

querido, ou quando precisam de ajuda???tipo quando não resta mais ajuda fisica de médicos, ou de outras pessoas?
Apenas curiosidade, não estou aqui para descriminar ou julgar a religião de cada um
Pois normalmente ouço as pessoas dizerem , DEUS é quem sabe
ou Deixe nas mãos de DEUS
ou DEUS me ajude e não me desampare , o que pensa um ATEU nesses momentos em que católicos contam com DEUS

2006-12-19 12:56:48 · 23 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

23 respostas

Eu sou católica pq sempre fui criada assim porém nao acredito na Bibilia, e coloco em dúvida a existencia de Deus, acho que estou descobrindo o meu lado ateu, ah sei la, pode ser só uma fase!
Eu acho que a Bíblia tem coisas tao absurdas que fico confusa e penso que Jesus e Maria é tudo uma lenda que inventaram assim como Adão e Eva (essa é lenda mesmo) ai coloco tbem em duvida a existencia de Deus, e penso assim: Se Deus criou o universo, quem criou Deus? Pq a gente nao pode ter surgido naturalmente?
Nao costumo rezar...a ultima vez que rezei foi quando me senti desesperada (naquela coisa que eu tive que nao conseguia me mexer nem gritar), e digo "Graças a Deus", porém ultimamente tenho evitado e quando digo é por hábito nao é pq eu tenha fé em Deus ou pq acredite que foi Deus que fez com que desse tudo certo...mas nem eu sei no que eu acredito...
Mas respondendo sua pergunta, quando um ateu perde um ente querido claro que fica uma profunda tristeza e saudade, mas ele aceita, ele sabe que todo o mundo um dia vai morrer, a natureza é assim, somos todos mortais.
Quando estou triste, eu nao penso em Deus, eu penso em como ultrapassar essa tristeza, penso em o que fazer pra me sentir melhor, e nao rezo...mesmo que Deus exista, Ele nao vai resolver os nossos problemas, quem tem que os resolver somos nós.
Ah e tou com a Keila ali em cima, nao suporto hipocrisia religiosa..!
Bjo

2006-12-19 23:32:42 · answer #1 · answered by ? 6 · 0 0

O ateu não acredita em deuses, claro e assim não pensa como o crédulo que vive apoiando-se neles. O ateu tem na natureza o seu maior exemplo de vida e aceita tranquilamente, as decisões da natureza. A gente nasce, cresce, vive e morre. Quando um ente querido se vai, fica uma grande saudade e imensa tristeza pela sua falta, mas fica também uma conformação por sabermos que a morte, faz parte da vida.
Meus pais morreram, eu vou morrer, os meus filhos vão morrer, meus irmãos, meus amigos, minha mulher... Então já estamos preparados para esse desenrolar. A gente apenas torce para que não sejam assassinados prematuramente. Mas isso não pertence à natureza, mas faz parte dos homens e sua estupidez, a maioria dos quais acreditam em deuses.

2006-12-19 21:29:57 · answer #2 · answered by Anonymous · 4 1

um ateu racional pensaria, dependendo da causa da tristeza, no avanço da medicina, na melhoria dos processos de segurança, no aperfeiçoamento das leis, etc...

2006-12-20 14:27:10 · answer #3 · answered by Anonymous · 1 0

Sou atéia!
Quando eu fico triste , procuro analisar os fatos, os motivos pelos quais estou desse jeito!

Eu não tenho Deus para deixar as coisas para elele fazer! Na medida do possível vou e faço eu mesmo!...

Mas no caso de uma morte inevitável, onde não posso fazer nd, apenas me conformo! Sem pedir ajuda e sem culpar ninguém!

A final... é pra isso que vivemos!

=]

2006-12-19 21:10:43 · answer #4 · answered by Karina G 2 · 2 1

Creio eu q quando perdemos um ente querido choramos mais do q pensamos. Na hora da tristeza é o mesmo esquema.

Eu acho q quando as pessoas usam essas frases é mais força de expressão. Creio q naum estejam realmente pensando em Deus. Na hora da necessidade cada um se apega da forma q acha mais conveniente, mas tbm é soh na hora da necessidade msm.

Pura balela!!

2006-12-19 21:09:53 · answer #5 · answered by Luna 3 · 2 1

Acho que pensa no motivo de sua tristeza ou no ente que perdeu. Só isso...

2006-12-20 07:27:06 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 0

Penso em um modo de contornar a dificuldade, ou superar o trama, mas não há necessidade de se iludir com deuses por isso.

Criar deuses como amigos imaginários pelo ser até comfortante, mas há outras maneiras de superar as dificuldades da vida.

2006-12-20 05:57:33 · answer #7 · answered by Jeanioz 5 · 1 1

Depende, cada ateu é uma pessoa diferente...

Quando meu avô morreu (há umas 3 semanas, mais ou menos), senti falta dele, senti por não ter ido visitá-lo mais vezes, fiquei me perguntando como fazer pra minha mãe e minha vó ficarem tranqüilas... mas, por mais que eu preferisse que ele estivesse vivo, bola pra frente - ele está morto, isso é difícil de se dizer, mas é a verdade.

Imagino que boa parte, senão a maioria dos ateus, pense assim também.

Nota: engraçado, só lembrei da palavra "deus" quando foram fazer a oração do velório.
___________

Ao Suzdal: sim, nós pensamos, mas você pelo jeito não, né?

2006-12-19 23:45:12 · answer #8 · answered by Eremita 6 · 0 0

Cara colega (e famosa aqui no YR), o ateu é um ser normal como qualquer outro. Não somos nenhum "extraterreno" como pensam!
Temos os mesmos sentimentos, como todos.
"Alguém aí" falou que somos "mal-assumidos", a ponto de sermos comparados com bissexuais (nada a ver, mal-assumido deve ser ele, pelas suas respostas...).
Apenas, não esperamos a proteção de um "Ser Maior," mesmo porque, não acreditamos que exista algum!
Se temos algum problema, ou sentimentos que não possamos resolve-los no momento, tentamos de outra forma, ou aguardamos, pois sabemos, que ninguém irá resolve-los por nós!
Estamos sozinhos no espaço, e só podemos contar com a ajuda dos familiares, e de amigos, quando temos algum problema.
Essa é a minha opinião!

Um Abraço!

2006-12-19 21:50:31 · answer #9 · answered by Anonymous · 2 2

Até parei para pensar nessa. Eu não sou católica, muito embora tenha crescido no catolicismo, com uma avó rezando a toda hora e tenha frequentado um bocado de missas. Acho que tem muita fantasia na religião e na Bíblia, principalmente. Sou muito crítica, não consigo aceitar dogmas sem questioná-los. Tornei-me cética. Uma criança da família me perguntou como foi que surgiu o primeiro homem e não consegui dar-lhe a clássica explicação (tão fácil) de Adão e Eva. No entanto, rezo e agradeço a Deus. Que Deus? Não aquele sentado em nuvens brancas, com longas barbas, que entregou os dez mandamentos, mas a uma força que deve existir não sei onde, que nos ampara, mas que permite que aconteçam atrocidades como o assassinato daquele casal e do seu filho, barbaramente queimados por dois monstros. Complicado, não? Leio livros kardecistas, frequento esporadicamente um centro, creio que exista algum tipo de continuação da vida. Isso não é ateísmo? Sei lá! Hipocrisia religiosa é que eu não aguento.

2006-12-19 21:19:48 · answer #10 · answered by Keila 6 · 0 0

fedest.com, questions and answers