English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-12-19 06:38:42 · 14 respostas · perguntado por vieiracr c 1 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

14 respostas

.
Falha na interpretação bíblica.

Se você estiver devendo R$ 10 mil a um adventista, e for até a casa dele, no sábado, com dinheiro e disposto a pagá-lo, será que ele vai recusar recebê-lo? D-U-V-I-D-O
.

2006-12-19 06:57:32 · answer #1 · answered by Biggi 7 · 2 3

Essa é fácil, agora me responda: - Porque as Igrejas Evangélicas não guardam o sábado e sim o domingo que foi instituído por Constantino (falso convertido da Igreja Católica)?

A bíblia pede de gênesis ao apocalipse para se guardar o sábado e dou R$ 10.000,00 para quem mostrar na bíblia um só verso pedindo para santificar o domingo ao invés do sábado...

E com que autoridade se altera um mandamento da Lei de Deus já que os 4 primeiros falam em Amar a Deus sobre todas as coisas, e os outros 6 falam em Amar o próximo como a si mesmo...

Daniel 7: 25 diz: "Proferirá palavras contra o Altíssimo, e consumirá os santos do Altíssimo; cuidará em mudar os tempos e a lei de Deus; os santos lhe serão entregues na mão por um tempo, e tempos, e metade de um tempo".

Me digam, qual mandamento fala com relação ao tempo? Somente o sábado que pede para separar-mos um tempo durante a semana para adorá-lo. E esse tempo foi ainda expressado por Deus como o Sábado....

E a Lei de Deus foi mudada pelos homens.

É fácil levantar questões e duvidar do sábado..mas aqueles que estudam a fundo o assunto conseguem compreender o que Deus realmente pede aos seus filhos.

Muitos dizem que o Velho testamento foi abolido, mas o Dízimo e ofertas e as imagens de esculturas são princípios do velho testamento e isso daí vale né...que absurdo...

Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente....será que Jesus daria 10 mandamentos...e 9 permaneceriam e 1 seria tirado....Os homens chamam indiretamente Jesus alguém que errou...pois fez algo que depois mudou....então Elias, Enoc e Moisés estão no Céu, aprenderam que era pra guardar o sábado..e agora no céu Jesus voltando após a Ressurreição diz....não é mais o sábado agora é o domingo porque lá embaixo eles mudaram a minha Lei e vale o que eles estão fazendo...

Que pena, é só meditar um pouco...

Isaías 66: 23 diz o seguinte: " E acontecerá que desde uma lua nova até a outra, e desde um sábado até o outro, virá toda a carne a adorar perante mim, diz o Senhor".

Se vamos guardar no céu....é sinal evidente que hoje precisamos guardar...pois pense bem...Jesus não iria dar um mandamento, depois tirá-lo....e voltar a valer no céu....não é certo isso....

em: Lucas 23: 56 diz: "Então voltaram e prepararam especiarias e ungüentos. E no sábado repousaram, conforme o mandamento".

Pense comigo, se o sábado foi abolido por Jesus...porque Maria sua mãe e as outras mulheres respousaram no sábado após a morte de Jesus(ora a Lei não foi cravada na cruz?).

Ou Jesus esqueceu de dizer algo tão importante para elas?

Ora...meus amigos. Se vocês querem continuar desobedecendo a Deus continuem, pois eu prefiro seguir a Deus do que aos homens...

Fiquem com Deus....um abraço....Quem quiser fazer estudos bíblicos sobre esse e outros assuntos: www.jesusvoltara.com.br/ados

Tchau

fui.....

2006-12-22 03:45:12 · answer #2 · answered by dw29ctba 1 · 3 0

Êxodo 20:8-10 " Guarde o sábado, que é um dia santo. Faça todo o seu trabalho durante seis dias da semana; mas o sétimo dia da semana é o dia de descanso, dedicado a mim, o SENHOR, seu Deus."
Estas foram as palavras do SENHOR para Moisés , no monte Sinai.

Dencansar no sábado significa parar tudo que você está fazendo, deitar-se em uma rede e esperar o dia passar?
Não. O real significado de descansar no sábado é glorificar a Deus, reconhecendo-O como Único SENHOR. No momento que adoramos a Deus sentimos tão grande prazer e honra que descansamos nas mãos do Pai, sentindo a segurança de ter um Deus tão Bom e Cuidadoso.

Mas o homem tenta sempre se colocar no lugar de Deus.

No livro A Batalha Final, de Ellen G. White, pág 113, podemos encontrar o seguinte relato: "Editos reais, concílios gerais e ordenanças eclesiásticas, apoidas pelo poder secular, foram os passos por que a festividade pagã alcançou posição de honra no mundo cristão. A primeira medida de ordem pública impondo a observância do domingo foi a lei feita por Constantino (ano 321). Este edito exigia que o povo da cidade repousasse no "venerável dia do Sol" (sunday)... Como a ordem real não parecia substituir de modo suficiente a autoridade divina, Eusébio, bispo que procurava o favor dos príncipes e era amigo íntimo e adulador de Constantino, propós a alegação de que Cristo tranferiran o sábado para o domingo. Nenhum testemunho das Escrituras, sequer, foi aduzida em prova da nova doutrina. O próprio Eusébio inadvertidamente reconhece sua falsidade e indica os verdadeiros autores da mudança: "Todas as coisas - diz ele - que se deveriam fazer no sábado, nós as transferimos para o dia do Senhor (domingo)" - Leis e Deveres Sabáticos, de R. Cox.

No século dezesseis, um concílio papal declarou francamente: "Lembrem-se todos os cristãos de que o sétimo dia foi consagrado por Deus, recebido e observado, não somente pelos judeus, mas por todos os outros que pretendiam adorar a Deus, embora nós, os cristãos, tenhamos mudado o Seu sábado para o dia do Senhor (domingo)" - Diálogos Sobre o Dia do Senhor, de Morer.

Algumas pessoas ainda dizem que o Senhor Jesus mudou o sábado para o domingo. Mas veja o que Ele disse em Mateus 5:17-19: " Não pensem que eu vim para cabar com a Lei de Moisés ou com os ensimanetos dos profétas. Não vim para acabar com eles, mas para dar o seu sentido completo. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: enquanto o céu e a terra durarem, nada será tirado da Lei - nem a menor letra, nem qualquer acento. E assim será até o fim de todas as coisas."

Veja que nem dos lábios do Senhor Deus, nem dos lábios do Senhor Jesus (Deus em carne) foi pronunciada uma só palavra que modificasse o dia de descanso, como no monte Sinai.

Também o relato que os discípulos de Jesus observavam o domingo ao invés do sábado é o mais puro engano, pois em Atos dos Apóstolos encontramos relatos que os seguidores de Jesus Cristo continuaram guardando o sábado como vemos em: Atos 13:14, 27, 42, 44/ 16:13/ 17:2/ 18:4. (confira em sua Bíblia).

Nas Igrejas Adventistas ou qualquer outra que guarde o sábado não existem pessoas com o objetivo de serem fanáticas ou do-contra. Apenas queremos obedecer a vontade porque amamos Ele mais no que todas as coisas.

Foi um prazer responder a esta pergunta...
Deus te abençoe e te ilumine!!!

2006-12-19 09:36:50 · answer #3 · answered by Anonymous · 3 1

Por ser o dia escolhido por Deus somente para o descanso,para q assim como ele(Deus)possamos descansar dos deveres do dia-a-dia,e ficarmos voltados somente a ele,para adora-lo e exalta-lo.Além de ser o quarto mandamento da bíblia sagrada,Êxodo 20:08.
"Lembra-te do dia do sábado para o santificar,seis dias trabalharás e farás toda a tua obra,mais o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus,não fará nenhum trabalho;nem tu nem teu filho nem tua filha nem teu cervo,nem teu cervo nem teu forasteiro das tuas portas para dentro.Pois em seis dias fez o senhor o céu e a terra;o mar e tudo o nele há,mais no sétimo dia descansou,por isso abençoou o Senhor o dia de sábado e o santificou."

2006-12-19 07:20:27 · answer #4 · answered by Anonymous · 3 1

Oito motivos para você guardar o sábado!!!

1 - Devemos ser santos ao Senhor todos os dias, não somente no dia de sábado.

Ponderações e perguntas para reflexão: Acaso o conceito de santidade diária EXCLUI a necessidade de manter-se esse dia de repouso? Uma vez que Cristo disse ter sido o sábado estabelecido “por causa do homem” (Marcos 2:27), isso se aplica a todos os povos, em todas as épocas.

O dever de ser santos ao Senhor sempre NÃO É NENHUMA NOVIDADE, coisa só da “dispensação cristã”, como alguns imaginam. Basta ler a ordem divina em Êxo. 19:6--“sereis nação santa”.E em Deut. 5:32 e 33 é ordenado ao povo de Israel: “Cuidareis em fazerdes como vos mandou o Senhor vosso Deus: não vos desviareis, nem para a direita, nem para a esquerda. Andareis em todo o caminho que vos manda o Senhor vosso Deus, para que vivais, bem vos suceda, e prolongueis os dias na terra que haveis de possuir.” No capítulo seguinte lemos ainda: “Estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te e ao levantar-te” (Deut. 6:6, 7). Assim, na “dispensação cristã” é reiteirado, não “inaugurado” es!se princípio de sermos SEMPRE santos ao Senhor: “Sede, vós, perfeitos, como perfeito é o vosso Pai que está nos céus” (Mateus 5:48). Simples de entender e perceber, não tão simples de praticar, não é mesmo?

2 - Guardar o sábado “judaico” seria posicionar-se “debaixo da lei”, mas nós agora estamos é “debaixo da graça".

Ponderações e perguntas para reflexão: Por que somente atribuem ao mandamento do sábado o qualificativo de “judaico”, embora os outros nove pertençam ao mesmo código? O “não matarás”, “não furtarás”, “honra teu pai e tua mãe”, “não dirás o nome do Senhor Teu Deus em vão” não seriam também “judaicos”? Por outro lado, o estar “debaixo da lei”, tanto no contexto de Rom. 6:14 quanto Gálatas 5:16-21 significa estar vivendo na prática do pecado, e não em obediência a essa lei. O início de Rom. 6:14 declara, “porque o pecado [não a lei] não terá domínio sobre vós”.A definição bíblica de pecado encontramos em 1 João 3:4--“pecado é transgressão da lei”.

3 - O sábado é mandamento “cerimonial”, e não moral, pois a Bíblia não diz que Adão o guardasse; tampouco há divisão na lei em mandamentos morais, cerimoniais, civis, etc., sendo tal divisão uma “invenção despropositada dos sabatistas".

Ponderações e perguntas para reflexão: Adão era homem ou era bicho? Sim, porque Jesus declarou que “o sábado foi feito por causa do homem” (Marcos 2:27). Se Adão era homem então o mandamento do sábado foi estabelecido para ele também, o que é claramente indicado em Gên. 2:2, 3 e Êxo. 20:8-11. No relato da Criação é dito que Deus fez três coisas com relação ao sétimo dia: nele descansou, o abençoou e santificou. “Santificar” significa separar para uso sagrado, e sendo que Deus é absolutamente santo, Ele nada teria para santificar para Si mesmo. Se o fez com relação ao sétimo dia, o sábado, foi para o homem, segundo o confirmou Cristo.

A divisão das leis em “moral”, “cerimonial”, “civil”, “higiênica” já era há muito reconhecida pelos autores das mais Confissões de Fé da cristandade protestante da maior autoridade, fato também reconhecido por estudantes e autores bíblicos das mais diferentes igrejas cristãs ao longo da história.

4 - Quem insiste na guarda do sábado é por não ter sido “libertado” pela mensagem do evangelho, mas prefere manter-se na “escravidão da lei”; os sabatistas certamente nada sabem sobre a salvação pela graça e justificação pela fé, coitados. . .

Ponderações e perguntas para reflexão: Quem faz esse tipo de afirmação desconhece o pensamento oficial das igrejas cristãs observadoras do sábado. Todas elas apresentam a salvação inteiramente pela graça de Cristo, à parte das obras da lei. A questão da obediência aos mandamentos entra no campo da santificação, não da justificação. Ademais, Paulo mesmo esclarece que a fé estabelece a lei, não a anula (Rom. 3:31). Ele fala do uso legítimo da lei (1 Tim. 1:8) que certamente representa sua obediência baseada em amor a Deus e ao próximo. Tiago declara que “a fé, se não tiver obras, por si só está morta” (Tia. 2:17) e a célebre e tão citada passagem de Efés. 2:8, 9--“pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós, é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie”-é acomp!anhada do vs. 10 que nem sempre é lembrado nesse contexto: “Pois somos feitura Dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas".

5 - Nove mandamentos são repetidos no Novo Testamento, menos o do sábado.

Ponderações e perguntas para reflexão: O Novo Testamento não tem como objetivo repetir mandamentos antigos para revalidá-los. Jesus indicou que não veio abolir a lei, e sim cumpri-la e insistiu em que a obediência aos mandamentos fosse a mais perfeita possível, superior à justiça dos fariseus e saduceus (Mateus 5:19, 20).

Não há nenhuma repetição ipsis literis dos mandamentos “não farás para ti imagens de escultura”, nem “não dirás o nome do Senhor Teu Deus e vão”, apenas referências indiretas aos mesmos. Aliás, não há sequer alguma proibição contra a prática condenada pela lei de consultar os mortos (ver Êxodo 22:18; Deuteronômio 18:10-14 e Isaías 8:19, 20). Seriam, pois, permitidas desde os tempos do Novo Testamento?

6 - Não há obrigatoriedade de observância de dia nenhum pois o sábado era apenas “sombra” do repouso espiritual propiciado por Cristo.

Ponderações e perguntas para reflexão: Se o sábado teria de ser abolido por tratar-se apenas de um símbolo, o que realmente simbolizaria? A resposta mais comum dos semi-antinomistas é de que seria símbolo do repouso que o pecador encontra em Cristo, tendo Hebreus 4 como fundamento de tal raciocínio. Isso, porém, não se justifica porque em Hebreus 11 encontramos os tantos heróis da fé que encontraram esse repouso em Cristo e nem por isso isentaram-se da observância do sábado.

Sobre o próprio Moisés, o grande legislador de Israel em nome de Deus, é dito que “considerou o opróbrio de Cristo por maiores riquezas do que os tesouros do Egito, porque contemplava o galardão” (Heb. 11:26). Davi foi outro desses heróis da fé que encontraram esse repouso espiritual em Cristo. E ele declara: “Agrada-me fazer a Tua vontade, ó Deus meu; dentro em meu coração está a Tua lei” (Salmo 40:8). Alguém negará que nessa lei que ele tinha no coração, prefigurando até a própria experiência de Cristo (ver Heb. 10:5-7 cf. Salmo 40:6-8) o sábado estaria de fora? Claro que não. Então, o principal argumento de o sábado ser mero símbolo desse repouso em Cristo pelo perdão dos pecados perde totalmente o sentido.

7 - Jesus não respeitou o mandamento do sábado, mas o transgredia sistematicamente mostrando que seria abolido em breve; Ele disse ser “Senhor do sábado” para mostrar que veio para acabar com esse terrível jugo, tão prejudicial ao homem. . .

Ponderações e perguntas para reflexão: Encontramos a Cristo, em pleno exercício de Seu ministério, confrontando fariseus e saduceus no que tange à observância do sábado. É aí onde muitos se atrapalham e não percebem o sentido mais amplo e profundo desses debates e colocam a Jesus criticando os que obedecem um mandamento da lei estabelecido por Ele próprio como Criador do mundo (Heb. 1:2)! Contudo, diante das acusações contra Ele assacadas por fariseus e saduceus (e alguns evangélicos contemporâneos) Cristo Se defende declarando que fazia somente o que era “lícito” no sábado (Mat. 12:12). Também acentua ser Ele “o Senhor do sábado” (12:8), Aquele que zela pelo seu correto cumprimento, como zelou pela casa de Deus expulsando !de lá os cambistas mais adiante, após ter entrado triunfalmente em Jerusalém (cap. 21:12, 13). Assim, o teor dos debates de Cristo quanto ao sábado não era quanto à validade do mandamento, e sim sobre a maneira de observá-lo.

8 - Paulo ensinou que o sábado foi abolido na cruz; agora vale: ou qualquer dia, ou dia nenhum para o cristão, à luz de Col. 2:16 Romanos 14:5 e 6 e Gálatas 4:9 e 10.

Ponderações e perguntas para reflexão: Acaso existe algum registro nas Escrituras ou na história de alguma comunidade cristã dos primeiros tempos que tinha tal regra de conduta--observar o dia que melhor conviesse, ou dia nenhum? Os textos referidos em Romanos referem-se a dias de festas nacionais ou dias de jejuns dos judeus, que Paulo deixou a critério dos crentes de origem judaica mantê-los ou não.

Em Gálatas ele se refere a dias festivos do calendário pagão, a que alguns cristãos de origem gentílica ainda se apegavam, e para estes dias Paulo não abriu mão de proibir sua observância. Pode-se observar a diferença de tratamento entre as regras quanto a uns e outros. João no Apocalipse fala do “dia do Senhor” que dedicava a Deus (1:10), portanto era um dia específico, não qualquer um.

Em Colos. 2:16, 17 Paulo trata, não de observância, mas de julgamento por observância. Aliás, nem aparece a palavra “lei” em todo o capítulo. Ele discute atitudes de hereges colossenses sobre os quais nem se tem muita informação, e estes se punham a estabelecer regras rigorosas para a comunidade cristã, condenando o tipo de observâncias que mantinham. Muitos eruditos interpetam tais textos como referindo-se aos sábado cerimoniais, não semanais, pois se preocupam com a evidente e contraditória situação de Paulo indispor-se contra uma instituição de um dia de repouso, o que não faria sentido à luz do que Jesus disse em Marcos 2:27, 28, Apoc. 1:10 e a prática dos cristãos de observar o sábado (cf. Lucas 23:56).

2006-12-20 06:17:22 · answer #5 · answered by fabiossantos_am 2 · 2 1

Ñ só a Adventista, + os Judeus tb. E é o q todo o ser humano deveria fazer, pois Deus deu o Sábado ao homem como um presente para ele descansar. Deus descançou no Sábado e o santificou. Agora tem ganta q c diz cristão, q diz q a morte de Jesus anulou a lei, ou q pelo fato de Jesus ter ressussitado no domingo, o dia de guarda automaticamente passou para o mesmo. Pq acham q Deus faria uma coisa da qual Ele se livraria depois? Pq Deus descansaria e santificaria um dia e depois, simplesmente mudaria para outro dia? Deus disse: "Eu sou o Mesmo ontem, hoje e sempre hei de ser..." "Os céus e a terra passarão, porém as minhas palavras não hão de passar". Só por esses dois versículos vemos q Deus é imutável, logo não mudaria uma lei q foi feita pra ser eterna. Aliás, o Sábado foi santificado e guardado infinitamente antes da lei, pois depois de ter criado a terra em seis dias, Deus descansou no sétimo dia, o Sábado. A Bíblia nos alerta sobre falsos cristos e falsos profetas q, nos últimos dias deste mundo, cuidariam em mudar os tempos e as leis, e o ponto principal de diferança, o divisor de águas entre as religiões, é justamente o Sábado. Hoje, praticamente todas as igrejas protestantes são adeptos ao domingo como dia de guarda, pois se basearam nas tradições humanas para adaptar a doutrina bíblica à mundana, onde cometem o seu maior engano, pois o Sábado foi dado ao homem com um sinal entre Deus e o seu povo. Mas muitos dizem q esse povo a q a Bíblia se refere, é o povo Judeu do velho testamento, e q o velho testamento ñ tem mais valor algum, pois o q vale é o q vem após a morte e ressurreissão de Cristo. Novamente digo q isso é uma falsa doutrina e infundada, pois Deus inspirou os seus discípulos para escreverem a Bíblia, e profetisou os acontecimentos dos últimos dias deste mundo, e boa parte dessas profecias está no velho testamento. Resumindo: O tempo está próximo, Jesus está voltando, e devemos viver como Ele viveu para termos alguma chance de nos salvar e ir para o céu, e viver como Ele viveu, significa aceiter o Sábado como o dia de descanso dado de presente ao homem por Deus, e seguir os seus mandamentos. Aos adeptos ao domingo, procurem na Bíblia a palavra domingo e vejam se há alguma menção dessa palavra em alguma de suas páginas. MARANATA! O SENHOR LOGO VEM!!!

2006-12-19 07:06:20 · answer #6 · answered by Biano! 7th Day 4 · 2 1

Também gostaria de saber...não tem pq,pois Jesus fez muitos milagres no dia de sabado...

2006-12-19 06:42:51 · answer #7 · answered by Anonymous · 1 0

Porque convencionaram assim! Os mulçumanos guardam a sexta e os outros cristãos, o domingo! Eu guardo sábado, domingos e feriados, para a balada!!!!

2006-12-19 08:11:03 · answer #8 · answered by Dhraxlu 5 · 1 2

Se eles fossem espertos, guardariam a sexta. Assim teriam sempre um feriadão pra aproveitar.

2006-12-19 07:01:40 · answer #9 · answered by Eduardo Ferraz 5 · 0 1

porque eles são judeus disfarçados adeptos do farisaísmo
(gálatas 3:13)

2006-12-19 06:42:05 · answer #10 · answered by SIDARTA 5 · 2 3

fedest.com, questions and answers