O que é a fibromialgia?
Fibromialgia é uma desordem que causa dor muscular e fadiga. Pessoas com fibromialgia tem "pontos sensíveis" no corpo, que são lugares específicos no pescoço, ombros, costas, braços, quadril e pernas. Esses pontos doem quando pressionados.
Pessoas com fibromialgia também têm outros sintomas como:
* Problema para dormir.
* Falta de flexibilidade pela manhã.
* Dor de cabeça.
* Ciclos menstruais doloridos.
* Formigamento ou falta de sensibilidade nas mãos e pés.
* Problemas de raciocínio e memória.
O que causa a fibromialgia?
As causas da fibromialgia são desconhecidas. Há vários fatores envolvidos. Fibromialgia tem sido relacionada a:
* Eventos estressantes ou traumáticos, como acidente de carro.
* Lesões repetitivas.
* Certas doenças.
Fibromialgia também pode acontecer por si mesma. Alguns cientistas acreditam que um gene, ou genes, poderiam ter envolvimento sobre a fibromialgia. Os genes poderiam fazer a pessoa reagir fortemente a coisas que outros poderiam não achar doloroso.
Quem é afetado pela fibromialgia?
Fibromialgia afeta até 1 em cada 50 americanos. A maioria das pessoas com fibromialgia são mulheres. Porém, homens e crianças também podem ter essa desordem. A maioria das pessoas é diagnosticada durante a meia idade.
Pessoas com certas doenças podem ter maior probabilidade de ter fibromialgia. Essas doenças incluem:
* Artrite reumatóide.
* Lupus eritematoso sistêmico.
* Artrite espinal
Mulheres que têm algum membro da família com fibromialgia tem maior probabilidade de também ter essa desordem.
Como é o tratamento da fibromialgia?
Fibromialgia também pode ser de difícil tratamento. É importante encontrar um médico que seja familiarizado como a fibromialgia e seu tratamento. Reumatologistas poderiam tratar a fibromialgia.
O tratamento para a fibromialgia geralmente requer abordagem de equipe, que pode incluir seu médico, um fisioterapeuta e possivelmente outro profissional da saúde. Uma clínica de dor e reumatismo poderia ser um bom lugar para obter tratamento.
O FDA (órgão americano que regula medicamentos) ainda não aprovou nenhum remédio para tratamento específico para a fibromialgia. Os médicos podem tratar a fibromialgia com remédios aprovados para outros propósitos. Remédios para dor e antidepressivos são geralmente usados no tratamento.
O que posso fazer para tentar me sentir melhor?
Há muitas coisas que você pode fazer para sentir-se melhor, incluindo:
* Tomar os remédios como prescrito.
* Ter sono suficiente.
* Praticar exercícios físicos.
* Alimentar-se bem.
* Fazer mudanças no seu trabalho, se necessário.
Que pesquisas estão sendo feita sobre a fibromialgia?
A NIAMS (National Institute of Arthritis and Musculoskeletal and Skin Diseases) patrocina pesquisas sobre a fibromialgia para melhor compreende-la e encontrar melhores formas de tratamento, prevenção e diagnóstico. Os pesquisadores estão estudando:
* Por que pessoas com fibromialgia têm maior sensibilidade à dor.
* O papel dos hormônios de estresse no organismo.
* Tratamentos médicos e de comportamento.
* Se há um gene, ou genes, que tornam a pessoas mais susceptível à fibromialgia.
2006-12-19 05:56:10
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
2⤋
Os principais alvos no tratamento da síndrome da fibromialgia (FMS) são:
- os sintomas de DOR: sejam estes generalizados, regionais ou viscerais e
- os sintomas NÃO-DOLOROSOS: tais como a fadiga, distúrbios do sono, perturbações neurocognitivas, depressão / ansiedade
Sob este foco, o tratamento adequado da FMS deve ser efetivo para a dor, para os outros sintomas associados importantes da FMS e para a condição global de saúde.
TRATAMENTO DA DOR
Mantém-se a recomendação, agora segundo o “Fibromyalgia Clinical Case Definition” para uso de analgésicos não-narcóticos como paracetamol (associado ou não a tramadol e carisoprodol), antidepressivos triciclicos (amitriptilina, doxepina e ciclobenzaprina) e precursores dos neurotransmissores (hidroxitriptofano).
A pregabalina, inicialmente utilizado no tratamento da dor na neuropatia diabética, a qual se liga na subunidade α2δ mostrou-se de utilidade promissora no tratamento da FMS. Foi realizado estudo com duração de 8 semanas, sendo 529 pacientes randomizados para o uso de doses diárias de 150mg, 300mg e 450mg da droga. O objetivo primário era a melhora do escore de dor semanal e o secundário, melhora da qualidade do sono. Para tal, foram usados os seguintes questionários: Impressões Globais de Mudança Clínica e do Paciente (PGIC / CGIC), Escala para Estudo de Resultados Médicos do Sono (MOS) e o questionário de Acesso Multidimensional da Fadiga. Como resultado, os pacientes com uso de 450mg/dia de pregabalina demonstraram melhora significativa e tendem a 50% de redução nos escores de dor. Os resultados de MOS, PGIC e CGIC melhoraram significativamente nas doses de 300mg e 450mg/dia. Os efeitos colaterais mais comuns foram náuseas, sonolência e boca seca. A conclusão enuncia a pregabalina como uma opção eficaz de monoterapia para os pacientes no prazo de 8 semanas.
O milnaciprano, antidepressivo de inibição balanceada da recaptação de noradrenalina e serotonina, antagoniza fracamente os receptores de NMDA e são inúmeros os estudos em andamento com o uso desta droga. Já realizado estudo durante 8 semanas que demonstrou melhora de 40% dos sintomas dolorosos em dose diária de 100mg (p < 0,066) e de 70 a 80% dos escores globais de qualidade de vida ( p < 0,003).
A duloxetina, potente inibidor balanceado da recaptação da noradrenalina e seronotina, também se demonstra promissora ao diminuir os sintomas dolorosos em pacientes fibromiálgicos com ou sem depressão associada (dose diária de 60mg, avaliada em 400 pacientes com FMS através do Brief Pain Inventory e SF-36).
A tropisetrona é um antagonista dos receptores 5-HT3, inicialmente utilizado no tratamento de náuseas e vômitos, tem demonstrado eficácia no tratamento da dor na FMS.
Como futuras opções podem ser citadas:
1) Agonistas α2 - Centrais : a tizanidina reduz níveis de substância P no líquor
2) Agonistas dos Receptores Dopaminérgicos: estudos abertos com pramipexol em andamento, sendo este já efetivo no tratamento da síndrome das pernas irrequietas.
3) Antagonistas dos Receptores NK-1: este receptores estão relacionados na FMS com a elevação da substancia P.
TRATAMENTO DOS SINTOMAS NÃO-DOLOROSOS
1- Fadiga: evidências de benefício com baixas doses de venlafaxina (18,75 até 37,5mg/dia) e piridostigmina (60mg 12/12 horas, justificado uma vez que há secreção inadequada / deficitária de GH na FMS)
2- Distúrbios do Sono: zopiclona como hipnótico podendo todavia causar alguns rebotes. Mantém-se o uso de amitriptilina, doxepina, ciclobenzaprina, clonazepan, trazodona.
3- Relaxantes Musculares: ciclobenzaprina, tizanidina, carisoprodol, baclofeno em casos selecionados.
4- Mioclonia Noturna: clonazepan, pergolide, levodopa-carbidopa e 5-hidroxitriptofano.
5- Hipotensão neuralmente mediada: fludrocortisona
6- Vertigem: meclizine, escopolamina
7- Síndrome do intestino irritável: pináverio, hioscina e meberverina
8- Síndrome da Cistite Intersticial: oxibutinina, flavoxate
9- Ansiedade: alprazolan, clonazepan, lorazepan, buspirona
10- Depressão: fluoxetina, citalopram, triciclicos em geral e bupropiona.
ok
2006-12-19 05:49:56
·
answer #2
·
answered by M.M 7
·
0⤊
1⤋
Dores pelo corpo todo,insônia,irritação e depressão.
2006-12-19 07:26:22
·
answer #3
·
answered by Daniella YR 7
·
0⤊
2⤋
Descoberta há menos de 20 anos, a síndrome provoca dores pelo corpo e fadiga, atrapalhando a rotina escolar e brincadeiras
Conviver com dores aparentemente inexplicáveis todos os dias e sentir-se cansado e sem energia e dormir mal. Assim é o cotidiano de grande parte dos portadores de fibromialgia, síndrome que afeta cerca de 5% da população mundial e foi identificada apenas na década de 90. Mais recente ainda é a descoberta de que esse problema tão desgastante pode atingir também crianças e adolescentes.
Segundo o Colégio Americano de Reumatologia, 25% dos pacientes apresentam sintomas de fibromialgia desde a infância. Entre esses sintomas, estão as chamadas dores musculoesqueléticas difusas, que atingem músculos e articulações de três ou mais regiões do corpo.
"Calcula-se que 26% das queixas de dores musculoesqueléticas difusas atendidas nos ambulatórios de reumatologia pediátrica enquadrem-se nos critérios para o diagnóstico da fibromialgia", afirma Eliane Battani Dourador, reumatologista do hospital São Luiz, em São Paulo. "A investigação mais minuciosa leva à confirmação de síndrome em mais da metade desses casos."
De acordo com o reumatologista Daniel Feldman, um levantamento israelense aponta que 6,5% das crianças e adolescentes em idade escolar apresentam sintomas de fibromialgia. Os médicos acreditam que a síndrome juvenil seja mais freqüente a partir dos 10 anos de idade. Existem estudos, porém, que indicam que a fibromialgia juvenil pode se manifestar antes dessa faixa etária. Pesquisa publicada em 1995, na revista científica norte-americana "Arthritis Rheumatology", indica que ela afeta 1,3% das crianças em idade pré-escolar que apresentam queixas de dores musculoesqueléticas.
A fibromialgia é mais freqüente em mulheres, e esse padrão repete-se entre crianças e adolescentes. Segundo Clóvis Arthur Almeida Silva, chefe da Reumatologia do Instituto da Criança, do Hospital das Clínicas de São Paulo, as garotas somam 75% dos casos de fibromialgia juvenil.
Não existe um exame laboratorial que comprove essa síndrome de causas ainda desconhecidas, que se manifesta de forma semelhante em todas as faixas etárias. Os sintomas se assemelham ao de outras doenças, como tendinite, gota, lúpus, hipotireoidismo e esclerose múltipla, o que dificulta o diagnóstico. Mas o principal deles é a dor – localizada ou generalizada –, que persiste por mais de três meses.
2006-12-19 06:26:47
·
answer #4
·
answered by Sandrinha 2
·
0⤊
2⤋
dorno coraçao e almento de paixonite aguda rss
2006-12-19 06:14:27
·
answer #5
·
answered by Apolo1 1
·
0⤊
2⤋
A maioria de pessoas com fibromyalgia têm dor nos seus músculos, tecidos macios, costas, ou pescoço, assim como problemas de sono. Muitas pessoas recebem tão cansado (fatigou-se) que tornam-se fraco. Se dor e fadiga são suficientemente severas, a pessoa pode tornar-se incapacitado. Um sinal mais específico de fibromyalgia é a presença de até 18 pontos macios específicos no corpo. Estes são dolorosos só quando pressiona diretamente neles.
Embora são menos comuns que dor, fadiga, e problemas de sono, uma variedade de outros sintomas podem ocorrer também. Estes incluem dores de cabeça, rigidez de manhã, incomoda concentrar, e síndrome irritável de intestino. Como com muitas condições que causa dor crônica, é comum para as pessoas com fibromyalgia ter ansiedade e depressão. Estes podem fazer sintomas pior.
Os sintomas tendem a vir e a ir. As vezes quando são constantes (chamas) podem ser seguidas por vezes quando ocorrem menos freqüentemente com intensidade menos, ou estão ausente (remissões). Algumas pessoas acham que seus sintomas são pior em frio e tempo úmido, durante vezes de tensão, ou quando tentam de fazer demais.
2006-12-19 05:56:42
·
answer #6
·
answered by TC 2
·
0⤊
2⤋
Olá,
Os sintomas são :
Dores pelo corpo inteiro...
Mãos e pés vermelhos
cansaço...
Sono ruim...
E não aparece em nenhum exame... Possivelmente vão dizer que vc está deprimida ( o que pode ou não ser um sintoma) ou que está mentindo...
Procure um médico Reumatologista que ele vai te ajudar...
2006-12-19 05:55:37
·
answer #7
·
answered by Dan@ 6
·
0⤊
2⤋
O que é a fibromialgia?
Fibromialgia é uma desordem que causa dor muscular e fadiga. Pessoas com fibromialgia tem "pontos sensíveis" no corpo, que são lugares específicos no pescoço, ombros, costas, braços, quadril e pernas. Esses pontos doem quando pressionados.
Pessoas com fibromialgia também têm outros sintomas como:
* Problema para dormir.
* Falta de flexibilidade pela manhã.
* Dor de cabeça.
* Ciclos menstruais doloridos.
* Formigamento ou falta de sensibilidade nas mãos e pés.
* Problemas de raciocínio e memória.
O que causa a fibromialgia?
As causas da fibromialgia são desconhecidas. Há vários fatores envolvidos. Fibromialgia tem sido relacionada a:
* Eventos estressantes ou traumáticos, como acidente de carro.
* Lesões repetitivas.
* Certas doenças.
Fibromialgia também pode acontecer por si mesma. Alguns cientistas acreditam que um gene, ou genes, poderiam ter envolvimento sobre a fibromialgia. Os genes poderiam fazer a pessoa reagir fortemente a coisas que outros poderiam não achar doloroso.
Quem é afetado pela fibromialgia?
Fibromialgia afeta até 1 em cada 50 americanos. A maioria das pessoas com fibromialgia são mulheres. Porém, homens e crianças também podem ter essa desordem. A maioria das pessoas é diagnosticada durante a meia idade.
Pessoas com certas doenças podem ter maior probabilidade de ter fibromialgia. Essas doenças incluem:
* Artrite reumatóide.
* Lupus eritematoso sistêmico.
* Artrite espinal
Mulheres que têm algum membro da família com fibromialgia tem maior probabilidade de também ter essa desordem.
Como é o tratamento da fibromialgia?
Fibromialgia também pode ser de difícil tratamento. É importante encontrar um médico que seja familiarizado como a fibromialgia e seu tratamento. Reumatologistas poderiam tratar a fibromialgia.
O tratamento para a fibromialgia geralmente requer abordagem de equipe, que pode incluir seu médico, um fisioterapeuta e possivelmente outro profissional da saúde. Uma clínica de dor e reumatismo poderia ser um bom lugar para obter tratamento.
O FDA (órgão americano que regula medicamentos) ainda não aprovou nenhum remédio para tratamento específico para a fibromialgia. Os médicos podem tratar a fibromialgia com remédios aprovados para outros propósitos. Remédios para dor e antidepressivos são geralmente usados no tratamento.
O que posso fazer para tentar me sentir melhor?
Há muitas coisas que você pode fazer para sentir-se melhor, incluindo:
* Tomar os remédios como prescrito.
* Ter sono suficiente.
* Praticar exercícios físicos.
* Alimentar-se bem.
* Fazer mudanças no seu trabalho, se necessário.
Que pesquisas estão sendo feita sobre a fibromialgia?
A NIAMS (National Institute of Arthritis and Musculoskeletal and Skin Diseases) patrocina pesquisas sobre a fibromialgia para melhor compreende-la e encontrar melhores formas de tratamento, prevenção e diagnóstico. Os pesquisadores estão estudando:
* Por que pessoas com fibromialgia têm maior sensibilidade à dor.
* O papel dos hormônios de estresse no organismo.
* Tratamentos médicos e de comportamento.
* Se há um gene, ou genes, que tornam a pessoas mais susceptível à fibromialgia
2006-12-19 05:55:34
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
2⤋
Não tem mais nada a dizer. Disseram tudo aí em cima.
2006-12-19 05:55:03
·
answer #9
·
answered by Papori_Ctba 7
·
0⤊
2⤋
Fibromialgia
Fibromialgia caracteriza-se por dor crônica que migra por vários pontos do corpo e se manifesta especialmente nos tendões e nas articulações. Trata-se de uma patologia relacionada com o funcionamento do sistema nervoso central e o mecanismo de supressão da dor que atinge, em 90% dos casos, mulheres entre 35 e 50 anos. A fibromialgia não provoca inflamações nem deformidades físicas, mas pode estar associada a outras doenças reumatológicas o que pode confundir o diagnóstico.
Causas
A causa específica da fibromialgia é desconhecida. Sabe-se, porém, que os níveis de serotonina são mais baixos nos portadores da doença e que desequilíbrios hormonais, tensão e estresse podem estar envolvidos em seu aparecimento.
Sintomas
·Dor generalizada e recidivante;
·Fadiga;
·Falta de disposição e energia;
·Alterações do sono que é pouco reparador;
·Síndrome do cólon irritável;
·Sensibilidade durante a micção;
·Cefaléia;
·Distúrbios emocionais e psicológicos.
Diagnóstico
O diagnóstico da fibromialgia baseia-se na identificação dos pontos dolorosos. Ainda não existem exames laboratoriais complementares que possam orientá-lo.
Recomendações
·Tome medicamentos que ajudem a combater os sintomas;
·Evite carregar pesos;
·Fuja de situações que aumentem o nível de estresse;
·Elimine tudo o que possa perturbar seu sono como luz, barulho, colchão incômodo, temperatura desagradável;
·Procure posições confortáveis quando for permanecer sentado por mito tempo;
·Mantenha um programa regular de exercícios físicos;
·Considere a possibilidade de buscar ajuda psicológica
2006-12-19 05:54:27
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
0⤊
2⤋