English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Por causa de uma grande generosidade da minha mamãe, tenho joanete já aos 18 anos! Mesmo sem usar salto.
Como não está tão grave a ponto de fazer cirurgia, queria saber se existe algum tratamento, ou até mesmo prevenção, pra que não fique pior! E queria saber tb todas as causas.
Muito de vez em quando dá uma fisgada, mas teve uma vez que doeu o dia inteiro.
Até procurei um ortopedista, mas ele foi muito estupido e disse "Não tem jeito, vai ficar assim ou piorar" vê se pode.

Valeu

2006-12-19 03:52:55 · 7 respostas · perguntado por Anonymous em Saúde Saúde e Bem-Estar Lesões e Ferimentos

7 respostas

Não há método conservador que sirva para o tratamento da deformidade já instalada de hálux valgo (joanete). O uso de afastadores interdigitais ou toda sorte de inventos não se mostrou eficaz para a redução das diversas anormalidades desenvolvidas pela deformidade.
O tratamento conservador (uso de calçados especiais com câmara anterior ampla e palmilhas de acomodação, tratamento das bursites e calosidades dorsais e plantares) restringe-se à prevenção do aparecimento do quadro completo, visa impedir a progressão ou apenas dar suporte àqueles pacientes que não disponham de condições gerais ou locais para serem submetidos ao tratamento cirúrgico.
Nas crianças e adolescentes portadores de Hálux Valgo, indicamos a utilização de aparelhos noturnos (órteses plásticas confeccionadas sob medida) para evitar a progressão do quadro. Estudo realizado na UNIFESP - Escola Paulista de Medicina, demonstrou que não se consegue corrigir a deformidade já instalada mas evita-se a rápida progressão dos desvios enquanto amadurece o aparelho locomotor. Vários pacientes tratados por este método durante a juventude, optaram pelo tratamento cirúrgico definitivo em função da dor e do temor do agravamento do incômodo.
São inúmeras as técnicas descritas na literatura médica para o tratamento do Hálux Valgo. O critério de escolha de uma destas técnicas e sua aplicação, dependem da análise do quadro clínico, das radiografias e do estabelecimento de metas e objetivos do paciente em conjunto com seu médico.
É imprescindível o estudo detalhado de cada caso e a apresentação criteriosa das possibilidades terapêuticas possíveis. O conhecimento, por parte do paciente, de todos os prazos, dificuldades e restrições que ele deve enfrentar durante o período de tratamento e recuperação bem como das limitações impostas pela gravidade de sua deformidade, são preponderantes para que seja atingido o mais elevado grau de satisfação

2006-12-19 03:56:33 · answer #1 · answered by WebMaster 7 · 0 0

Dependendo da gravidade, você pode obter algum resultado estimulando a musculatura intrinseca do pé, já que o problema surge pela disfunção dessa musculatura. Abraço ;-)

2006-12-19 04:17:57 · answer #2 · answered by Anonymous · 0 0

eu acho que não pois o joanete é uma calcificação deformatória, né? bjs.

2006-12-19 04:16:43 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

Morsa disse o que eu ia dizer: tem peças anatômicas pra colocar entre os dedos. Compra-se nas lojas de artigos especiais como meias elásticas e produtos de prótese - não me ocorre agora o nome - mas sei que tem coisas pra fisioterapia.
Essas peçinhas podem ser de vários materiais como plásticos ou de gel. Pelo menos por um tempo funcionou pra minha sobrinha mas depois por questão de estética ela preferiu ser operada.
Como ela seguiu a risca o tempo de repouso, deu tudo certo e os pés dela ficaram uma belezinha e sem marcas - só um risquinho que quase nem aparece.
É tem médico que parece mais um açougueiro de tão delicado, né? Não tem nem propósito atender uma cliente falando sem nenhuma consideração ou respeito.
Pelo menos você sabe que, se realmente um dia for preciso operar vai procurar outro médico - porque pra este você não vai dar gostinho de vitória, nem a pau...
Boa sorte pra você e seus pezinhos...

2006-12-19 04:10:38 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

Se o joanete for pequeno tem sim. Eu mesma já fiz, usando um separador de dedos, vendido na Dr. Scholl. Funcionou!
E nunca mais use sapatos de bico fino, pois são eles a causa dos joanetes.

2006-12-19 04:07:30 · answer #5 · answered by Filosófica 4 · 0 0

Tratamento


O tratamento é essencialmente cirúrgico. Mas ainda persiste um mito no tratamento de joanetes. A maioria das pessoas, acredita que a cirurgia de reparo é muito dolorida e de difícil recuperação. Para desfazer este mito e oferecer as informações necessárias inclusive para a prevenção deste problema, comenta o dr. Caio Nery, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina e Cirurgia do Pé!


O MAL DO SAPATO APERTADO


O joanetes é reconhecido de longe - é aquele "calombo" que parece forçar o dedão a envolver o restante do pé. Trata-se de uma massa saliente e dolorosa, que surge na região de transição dos pés com os grandes dedos (hálux). O joanetes pode ser produzido pela ação direta dos calçados de pontas estreitas e saltos altos que forçam uma estrutura trapezoidal (o antepé) a permanecer em uma área triangular (a ponta dos calçados). A elevação dos saltos desloca o peso corporal para a frente do pé de forma a atuar como um agente de reforço para a produção da deformidade. Outra causa freqüente é a presença do desvio congênito do primeiro dedo, que torna o antepé largo. Quando calçado, mesmo em sapatos não tão apertados, há uma desproporção entre o conteúdo e a região e o grande dedo é empurrado lateralmente. Esta forma de joanetes aparece até em crianças - e recebe a denominação de joanetes juvenil. Os chamados pés chatos, por propiciar uma marcha inadequada sobre a borda interna dos pés, também podem produzir um deslocamento lateral do grande dedo, gerando toda a gama de alterações características do joanetes.


JOANETES TEM CURA?


Segundo o dr. Caio Nery, não há método conservador contra a deformidade já instalada de joanetes. O uso de afastadores interdigitais ou toda sorte de inventos não se mostrou eficaz para a redução das diversas anormalidade. O tratamento conservador ( uso de calçados especiais com câmara anterior ampla e palmilhas de acomodação, tratamento das bursites e calosidades dorsais e plantares) restringe-se à prevenção do aparecimento do quadro completo, visando impedir a progressão ou apenas dar suporte àqueles pacientes que não disponham de condições gerais ou locais para serem submetidos ao tratamento cirúrgico. "Nas crianças e adolescentes portadores de joanetes, indicamos a utilização de aparelhos noturnos (órteses plásticas confeccionadas sob medida) para evitar a progressão do quadro". Do ponto de vista cirúrgico, são inúmeras as técnicas descritas na literatura médica para o tratamento do joanetes. O critério de escolha de uma destas técnicas depende da análise do quadro clínico, das radiografias e do estabelecimento de metas e objetivos do paciente em conjunto com seu médico.


DETALHES DO TRATAMENTO


O QUE É FEITO NA CIRURGIA?


A filosofia atual do tratamento do joanetes baseia-se na identificação do tipo de deformidade (congênita ou adquirida), na intensidade (leve, moderada ou grave) e em fatores próprios à estrutura interna do pé de cada paciente (ossos, articulações, tendões e ligamentos). Esses dados, obtidos da história, exame clínico e estudo das radiografias, levam o especialista a identificar as necessidades de cada paciente e escolher a técnica ou a combinação de técnicas disponíveis na atualidade que corrijam todas as deformidades identificadas. É imperativa a retirada da porção saliente da cabeça do metatársico (o joanetes propriamente dito) para regularizar a borda interna do pé. Serão realizadas, conforme as necessidades, cortes nos ossos (osteotomias) a fim de reconduzi-los às posições normais e os tecidos moles (cápsulas, tendões e ligamentos) serão submetidos a plastias (cirurgia plástica) com a finalidade de torná-los firmes e equilibrados como antes do aparecimento das deformidades. Muitas vezes, é necessária a utilização de pequenos fios, pinos metálicos para a fixação e manutenção das estruturas em sua nova posição de correção até que a cicatrização ocorra. Outras vezes, pode ser preferível a utilização de parafusos, que podem ou não ser retirados, a fim de aumentar a estabilidade das correções obtidas.


PESSOAS OPERADAS DE JOANETES RELATAM UM PÓS-OPERATÓRIO MUITO DOLOROSO.


ISSO OCORRE MESMO?


A idéia de que a recuperação é traumática e demorada provém da época em que não se conheciam os detalhes da patologia e da técnicas dos quais dispomos hoje. Por muito tempo, a patologia dos pés foi considerada como de menor importância a relegada a um segundo plano. Atendendo às exigências cada vez mais sofisticadas do conceito moderno de saúde, apareceram as sub-especialidades da Ortopedia e Traumatologia e, dentre elas, a Medicina e Cirurgia do Pé. Com os novos conceitos introduzidos por essa ciência, temos tido a felicidade de alterar definitivamente o antigo panorama da cirurgia do joanetes. A utilização de equipamentos cirúrgicos e técnicas adequadas, materiais de síntese delicados e seguros e além de medicamentos (antibióticos e analgésicos) modernos e potentes reduziram muito o sofrimento daqueles que necessitam de tratamento. A segurança que estes fatores trouxeram à cirurgia permite também a marcha mais precoce com o auxílio de calçados pós-operatórios especiais e o retorno mais rápido às atividades da vida diária. Apesar das diferentes sensibilidades de cada indivíduo, podemos afirmar, categoricamento, que já não existem motivos para temer a cirurgia do joanetes.


O PÓS OPERATÓRIO


De modo geral, são necessárias internações curtas (24 horas mais ou menos) e o paciente não requer cuidados especializados em sua casa. Temos utilizado sapatilhas pós-operatórias que permitem a marcha sobre os calcanhares a partir do quinto dia pós-operatório. Para aqueles que desenvolvem atividades intelectuais e internas, essa é a época em que se permite retomada parcial do trabalho. Em três ou quatro semanas o paciente estará voltando para seus calçados mais flexíveis e largos ao mesmo tempo em que praticamente reassume suas atividades não esportivas.


O JOANETES É PROGRESSIVO?


AUMENTA SEMPRE?


Infelizmente sim. A deformidade do joanetes, bem como as dos pequenos dedos que costumam acompanhá-la, depende da ação dos calçados apenas no início de sua formação. O atrito do calçado apertado estimula a formação da massa que apelidamos de joanetes. Os saltos altos potencializam a ação deformante do bico dos calçados desviando o hálux (grande dedo) e transformando os pequenos dedos em garras. Sem que a pessoa se dê conta, os tendões vão sendo desviados a as cápsulas articulares e ligamentos vão se adaptando a esta situação anômala e tornando-se rígidos nessa nova opção. A parte de um determinado ponto, variável de pessoas para pessoa, a deformidade já não depende do uso de calçados apertados, de bicos finos ou saltos altos. Dizemos que a deformidade se torna auto-suficiente e sua progressão é inexorável. Por este motivo, recomendamos o tratamento mais precoce possível evitando atingir o ponto de irreversibilidade das deformidades. As deformidades leves ou moderadas têm cirurgia mais simples, com tempo de recuperação menor e resultados finais mais satisfatórios. Isso não significa que não haja solução para os pés gravemente deformados, mas que este têm tratamento mais difícil, mais demorado e mais dispendioso.


HÁ ORTOPEDISTAS QUE NÃO RECOMENDAM A CIRURGIA, COM O ARGUMENTO DE QUE O JOANETES SEMPRE REAPARECE.


ISSO É VERDADE?


O progresso da tecnologia e os avanços da medicina introduziram novas técnicas e equipamentos que melhoram grandemente os resultados mais recentes. É imperativa a escolha de pessoal atualizado e especializado na Medicina de Cirurgia do Pé a fim de evitar surpresas e acabar, de uma vez por todas, com a má fama que é atribuída popularmente no tratamento do joanetes. Cada caso deve ser criteriosamente avaliado antes da escolha do tratamento a que será submetido. Os pés tratados com as melhores técnicas disponíveis são conduzidos a condições próximas às da normalidade - mas de fato se tornam novamente passíveis de sofrer deformações, caso sejam utilizados de maneira inadequada. Tão importante quanto a escolha do profissional adequado para seu tratamento é o conhecimento das causas determinantes do joanetes (hálux valgo)

2006-12-19 04:05:33 · answer #6 · answered by Ricardão 7 · 0 0

não,as joanetes quando muito intensas só poderam ser reparadas por cirurgia,mas,se de pequenas,poderam ser tratadas com peças anatômicas que são colocadas entre os dedos que você pode adquirir nas casas especializadas em podologia.


morsa

2006-12-19 03:59:38 · answer #7 · answered by morsa 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers