.
A palavra Eré vem do yorubá iré que significa "brincadeira, divertimento".
Daí a expressão siré que significa “fazer brincadeiras”.
O Ere(não confundir com criança que em yorubá é omodé) aparece instantaneamente logo após o transe do orixá, ou seja, o Ere é o intermediário entre o iniciado e o orixá.
Durante o ritual de iniciação, o Ere é de suma importância pois, é o Ere que muitas das vezes trará as várias mensagens do orixá do recém-iniciado. O Ere na verdade é a inconsciência do novo omon-orixá, pois o Ere é o responsável por muita coisa e ritos passados durante o período de reclusão.
O Ere conhece todas as preocupações do iyawo, também, aí chamado de omon-tú ou “criança-nova”. O comportamento do iniciado em estado de “Ere” é mais influenciado por certos aspectos de sua personalidade, que pelo caráter rígido e convencional atribuído a seu orixá.
Após o ritual do orúko, ou seja, “nome de iyawo” segue-se um novo ritual, ou o reaprendizado das coisas.
Os vários nomes de Ere:Cada Ere traz um nome inspirado no arquétipo ou natureza do orixá ao qual está submetido, por exemplo:
“Foguete” ou “Trovãozinho” para Xangô
“Ferreirinho” para Ogun
“Pingo de Ouro” para Oxum e assim por diante.
Agora, esses nomes não serão os mesmos em cada iyawo. Cada Ere trará um nome que, será inspirado no arquétipo ou natureza do orixá a que está submetido.
Fonte: http://www.brasilfolclore.hpg.ig.com.br/ere.htm
.
2006-12-19 03:48:31
·
answer #1
·
answered by Biggi 7
·
2⤊
1⤋
A palavra Eré vem do yorubá, iré, que significa "brincadeira, divertimento". Daí a expressão siré que significa “fazer brincadeiras”. O Ere (não confundir com criança que em yorubá é omodé) aparece instantaneamente logo após o transe do orixá, ou seja, o Ere é o intermediário entre o iniciado e o orixá. Durante o ritual de iniciação, o Ere é de suma importância pois, é o Ere que muitas das vezes trará as várias mensagens do orixá do recém-iniciado. O Ere na verdade é a inconsciência do novo omon-orixá, pois o Ere é o responsável por muita coisa e ritos passados durante o período de reclusão. O Ere conhece todas as preocupações do iyawo (filho), também, aí chamado de omon-tú ou “criança-nova”. O comportamento do iniciado em estado de “Ere” é mais influenciado por certos aspectos de sua personalidade, que pelo caráter rígido e convencional atribuído a seu orixá. Após o ritual do orúko, ou seja, “nome de iyawo” segue-se um novo ritual, ou o reaprendizado das coisas.
2006-12-19 04:18:59
·
answer #2
·
answered by Andrea 7
·
2⤊
0⤋
criança
2006-12-19 04:14:09
·
answer #3
·
answered by FOREVER YOUNG 4
·
1⤊
1⤋
Acho que uma criança.
2006-12-19 03:47:23
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
1⤊
2⤋
erê é uma entidade da umbanda que representa uma criança
o que eu ouvi dizer que as crianças que tem seus familiares envolvidos com a umbanda costumam oferecer seus filhos a essa entidade.
2006-12-19 03:54:18
·
answer #5
·
answered by anita 1
·
1⤊
4⤋
ja falaram tudo ae em cima...
que ele pé um DEMÔNIO intermediário entre o CAVALO (quem recebe) e o DEMONIO CABEÇA (orixa).
O mais interessante é que Jesus te chama pelo nome, desde o ventre de sua mãe ele ja te conhecia... enquanto estes demônios alem de trocar sua identidade por apelido (zé pilintra, preto veio, exu caveira, etc) ainda te chama de CAVALO!!!
etâ bixo nojento que são estas entidades!!!! Que Jesus os repreenda!!!
2006-12-19 04:04:50
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
4⤋
não sei, só percebi que perguntam muito acerca do diabo nessa categoria. falem um pouco de Deus, nosso Pai.
2006-12-19 03:55:39
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
2⤊
6⤋
Mais um deste demônios, de nome fácil, que engana a muitos que não estudam a Palavra de Deus.
2006-12-19 03:51:18
·
answer #8
·
answered by Gilberto 5
·
1⤊
8⤋