English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-12-19 02:51:35 · 18 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

18 respostas

A Linha de Esquerda na Umbanda é formada por entidades conhecidas como Exu e Pombogiras.
Estas entidades são intermediárias dos Orixás, pois estão as disposições destes e atuam no lado negativo dos Mistérios dos Orixás, no astral mais baixo, conhecido por termos genéricos como "umbral" ou "trevas".
Exu e Pombogira enquanto "Mistérios Auxiliares" do Mistério Orixá, ativa ou desativa seus mistérios negativos segundo as ações e reações de quem são alcançados e/ou atingidos pelos aspectos negativos dos Orixás.
Exu e Pombogira são Guardiões da Lei Maior atuando nas trevas como "cobradores de dívidas cármicas" daqueles que caíram devido a seus vícios e desvios.
Exu e Pombogira nunca combatem um "mentor de luz", pois todos atuam sob a mesma Lei Maior.
Exu e Pombogira não são os demônios e espíritos malignos que algumas religiões pregam, tampouco são espíritos obsessores. Mesmo que em alguns trabalhos encontremos pombagiras trabalhando com alegria, vivacidade e liberdade de palavras e movimentos, elas não devem ser vistas como prostitutas desencarnadas, e sim como Entidades que lidam com a sexualidade das pessoas presentes para descarregar delas o acúmulo desse tipo de energia.
Lembremos que os espíri¬tos trevosos ou obsessores que vivem no baixo-astral são conhecidos, pelos umbandistas como quiumbas - espíritos humanos que se encon¬tram desajustados perante a Lei Divina e se deleitam na prática do mal, provocando os mais variados distúrbios morais e mentais nas pessoas, por ódios, vinganças ou prazer. O baixo-astral é alimentado pelas más atitudes e maus pensamen¬tos dos encarnados e desencarnados, com sentimentos negativos de vícios, ódios, paixões, rancores, iras e vinganças, que fortalecem essa faixa vibracional. Cada mal praticado leva o ser cada vez mais para "baixo", provocando mais revoltas. Estas são as razões dos desequilíbrios e quedas das almas para as trevas.
É nas trevas que Exu e Pombogira são "Guardiões da Lei" e "Cobradores de Dívidas Cármicas", esgotando os vícios humanos de maneira intensiva.
Mas este é um dos aspectos de Exu e Pombogira.
Exu e Pombogira também são dois mistérios da Criação, cada qual com sua faixa vibratória e grau magnético específico pelos quais fluem e irradiam, atuando como transformadores na vida dos seres.
Exu é vitalizador (ou desvitalizador) dos sentidos capitais do ser e Pombogira é estimuladora (ou desestimuladora) destes sentidos.
Vitalidade é vigor, força vital, qualidade própria para preservar a vida. Exu é o que gera e irradia o fator que vitaliza e ativa os seres, em todos os sentidos da vida. Quando alguém recebe a energia irradiada por Exu, sente-se vitalizado, forte, vigoroso e feliz. Mas, vigor sem estímulo não se torna ativo; Exu se complementa com a qualidade de Pombagira - o desejo, estímulo - e vice-versa. Pombagira é a própria iniciativa em si. Nós absorvemos o fator "desejo-estímulo" de Pombogira, combinando com o fator "vigor-vitalidade" de Exu, tornando-se fatores divinos fundamentais em nossas vidas.
Estes fatores também são responsáveis para criar as condições necessárias à Umbanda para socorrer aqueles que vem ao templo sagrado da Umbanda.
Esses fatores, ao se completarem, criam em nossos sentidos as condições ideais para nos lançarmos na conquista de algo, pois despertam em nosso íntimo o "desejo de realizar" e o "vigor para o trabalho necessário".
O vigor recebido da irradiação de Exu é usado para que os seres viveciem suas atividades em vários campos: 1- profis¬sional, 2- amoroso, 3- sexual, 4- intelectual, 5- religioso, etc.
Já a atuação da Pombagira faz com que tomemos a iniciativa sem desistirmos daquilo que buscamos, mesmo que surjam dificuldades em nossos caminhos. O desejo só existe porque assim Deus quis e não se manifesta apenas pelo sexo, pois sentimos o desejo de aprender, de dormir, de viajar, de conversar, de nos divertir, de comer determinado alimento ou de vestir determinada roupa, etc. As Pombagiras atuam como agentes esgotadoras de negativismos ou criadoras de vontades que atuam no emocional humano, induzindo o ser a mover-se em busca do "alto".
Importante também ter consciência de que Exu tanto gera e irradia o fator vigor como o retira e absorve (dizem que Exú dá e Exu também tira), atuando como paralisador ou esgotador de carmas grupais ou individuais, ativado pela Lei Maior. Quando um ser se desvirtua e se afasta da irradiação luminosa do orixá, automaticamente estará sob a irradiação punitiva de seu mistério Exu, que cuidará de punir os desequilíbrios, pois ele é agente cármico. Já a Senhora Pombagira é a pura vibração da sexualidade, mas também possui a função de frear, de bloquear os impulsos sexuais, procurando evitar que seres caiam na tentação do desejo sexual mais baixos — a luxúria e a volúpia.
Enquanto Linha de Esquerda na Umbanda, Exus e Pombogiras incorporam em seus médiuns e dão consultas, aconselhando, orientando, defendendo, ajudando a superar suas dificuldades materiais ou espirituais, familiares, profissionais, etc., mas, sempre a partir de sua visão cósmica das situações, de seu senso e de seu entendimento pessoal de como deve proceder para atender a quem o solicitou.
A pessoa também poderá receber a atuação de Exú ativada por um desafeto, pois qualquer um poderá ativá-la e direciná-la contra ela, e se foi um desafeto, a pessoa afetada poderá recorrer a um templo de Umbanda para quebrar a atuação.
Tanto quem solicita a ativação de Exu e Pombogira, quanto quem o ativa, sofre o choque de retorno de sua ação imprópria, que volta como Carma Negativo, ou seja, a força de reação da Lei Maior com seus aspectos punitivos e executores de pessoas que fazem uso indevido dos mistérios divinos e dos elementos mágicos universais, colocados à dispo¬sição de todos pela Lei Maior.

2006-12-19 20:49:18 · answer #1 · answered by ĹŲŽ ĐΛ ЦΜБΛПĐΛ 7 · 2 1

Exu é uma das mais fascinantes entidades do panteão afro-brasileiros. É ambíguo, nem bom nem mau, é um travesso brincalhão do gênro que os antropólogos denominam "trickster". Senhor dos caminhos e encruzilhadas, facilita as comunicações, sendo cognominado "abridor de caminhos". Corresponde à figura de Hermes, naperspectiva da Mitologia Comparada.. Sua identificação com o Diabo é totalmente equivocada.

2006-12-19 04:15:28 · answer #2 · answered by tubalcain1733 7 · 3 0

Exu é o orixá da comunicação. Fiscalizador do axé, das coisas que são feitas e do comportamento humano, conforme tarefa a ela atribuída por Olodumare ou Olorum. Ele que deve receber as oferendas em primeiro lugar afim de assegurar que tudo corra bem e de garantir que sua função de mensageiro entre o Orun e o Aiye, mundo material e espiritual, seja plenamente realizada.

Por ser provocador, indecente, astucioso e sensual é comumente confundido com a figura de Satanás, o que é um absurdo dentro da construção teológica yorubá, posto que não está em oposição a Deus, muito menos é considerado uma personificação do Mal.

Exu recebe diversos nomes, de acordo com a função que exerce ou com suas qualidades: Odara, Akesan, Lalu, Ijelu, Ibarabo, Yangi, Baraketu (guardião das porteiras), Lonan (guardião dos caminhos), Ian (reverenciado na cerimônia do padê).

Não deve ser confundido com a entidade Exu, da umbanda.

Suas cores são o vermelho e o preto; seu símbolo é o ogó (bastão com cabaças que representa o falo); suas contas e cores são o preto e o vermelho; sacrifica-se-lhe bode, cabrito, galo, galinha d´angola e pato; oferece-se-lhe farofa com dendê, acaçá, akará, obi, feijão, inhame, água, aguardente. Sua saudação é "Laroiê Exu!" que significa o bem falante e comunicador.

2006-12-19 03:05:47 · answer #3 · answered by intermandel 3 · 3 0

Exu é um dos grandes pontos de conflito na Umbanda com relação a outras religiões, por falta de entendimento, pela ignorância e pelo preconceito. Muitos acreditam que nossos amigos Exus são Demônios, maus, ruins, perversos, que bebem sangue e se regozijam com as desgraças que podem provocar. É necessário entender que no sincretismo afro-católico (imposto num processo de aculturação dos Negros pelos padres Católicos) os Orixás foram associados aos Santos Católicos, inclusive Exu, que é representado por Santo Antônio (Santo Antônio de Pemba, Santo Antônio de Ouro Fino, etc.).

2006-12-19 03:01:51 · answer #4 · answered by Andrea 7 · 3 0

Retirando-se as respostas dos analfabetos, imbecis e ignorantes, verdadeiros adoradores do diabo (se ele existisse de fato), os evangélicos boçais, baba-ovo de pastor larápio, os boçalóides seguidores deste livrinho escroto cheio de contradições, diria a você, meu amigo, que Exú é uma das forças da Natureza, considerado uma Divindade que leva as mensagens. Nunca foi diabo, atéporque isso é coisa das cabeças atrofiadas, fanáticas e retardadas destes fiascos, destes cheira-p.e.i.d.o de pastor, denominados você sabe o quê! Sei que serei denunciado, mas também vou denunciar cada um destes babacas idiotas, sem cultura, seguidores de satanás (se ele existisse),pois não adoram Jesus, isso é balela, eles adoram o capeta, pois só falam nele. Assim, Exú é isso:Uma Divindade de luz e não essa p.o.r.r.a de diabo que nem existe, falou?

2006-12-19 07:39:03 · answer #5 · answered by Anonymous · 2 0

Só é o diabo na cabeça de fanáticos ignorantes !

2006-12-19 03:55:52 · answer #6 · answered by Morgause 4 · 3 1

segundo o que aprendi em teogonia da unbanda exu é uma entidade executora de ordens é um fator espiritual que agrega todas as funções que os orixas como superiores não pdem executar ele é um soldado que dentro do quartel executa as piores ordenações...

2006-12-19 07:07:54 · answer #7 · answered by veramonog 2 · 1 0

não não é o diabo, esta palavra origina na grecia que quer dizer Genio, a palavra como algumas seitas e religiões deturparam
ao longo dos anos, colocando ao seu bel prazel, exu são entidades (espiritos) ainda em um estagio pouco avançado, que precisam de rituais e muita dança para agrada-los o bom mesmo é ler para se inteirar.

2006-12-19 03:00:34 · answer #8 · answered by rlira 2 · 2 1

também não seri, mas seria interessante, voce procurar alguem que entenda do assuntoi, como um padre, um pai de santo. um evangelico vai te dizer na lata que é o diabo. entao... sucesso e feliz natal.

2006-12-19 03:00:00 · answer #9 · answered by Francisco 7 · 2 1

O Lulaxú...

2006-12-19 02:55:44 · answer #10 · answered by gatofelix2000009 6 · 1 4

fedest.com, questions and answers