No ano 245 d.C., o teólogo Orígenes repudiava a idéia de se festejar o nascimento de Jesus "como se fosse um Faraó". De acordo com almanaque romano, a festa já era celebrada em Roma no ano 336 d.C.. Na parte Oriental do Império Romano, comemorava-se em 7 de janeiro o seu nascimento quando do seu batismo, em virtude de não ter aceito o Calendário Gregoriano. No Século IV, as igrejas Ocidentais passaram a adotar o dia 25 de Dezembro, e o dia 6 de Janeiro para Epifania (que significa "manifestação"). Nesse dia comemora-se a visita dos Magos.
A celebração do Natal de Jesus foi instituída oficialmente pelo bispo romano Libério, no ano 354 d.c.. Na realidade, a data de 25 de Dezembro não é a data real do nascimento de Jesus. A Igreja entendeu que devia cristianizar as festividades pagãs que os vários povos celebravam por altura do Solstício de Inverno. Assim, em vez de proibir as festividades pagãs, forneceu-lhes simbolismos cristãos e um nova linguagem cristã. As alusões dos padres da igreja ao simbolismo de Cristo como "o Sol de justiça" (Malaquias 4:2) e a "luz do mundo" (João 8:12) expressam o sincretismo religioso. Foi por isso que, segundo certos eruditos, o dia 25 de Dezembro foi adoptado para que que a data coincidisse com a festividade romana dedicada ao "nascimento do deus Sol invencível", que comemorava o Solstício do Inverno. No mundo romano, a Saturnália, festividade em honra ao deus Saturno, era comemorada em 17 a 22 de Dezembro, era um período de alegria e troca de presentes. O dia 25 de Dezembro era tido também como o do nascimento do misterioso deus persa Mitra, o Sol da Virtude.
Esta versão, porém, tem sido extremamente contestada desde meados do Século XX. Segundo Louis Duchesne, Adam Mortimor e Joseph Ratzinger (agora, o Papa Bento XVI), esta teoria não se sustenta tendo em consideração que já nos 2º e 3º Séculos, ou seja antes de o Imperador Aureliano ter decretado a celebração da festa romana ao deus Sol, cristãos havia que celebravam esta data a 25 de Dezembro, inclusive em zonas do Império em que nunca se implementaria a referida festividade imperial.
De acordo com estes e outros autores, a verdadeira e mais credível hipótese para a fixação desta data decorre da denominada "Teoria do Cômputo". Segundo esta, a referida data deriva da tradicional data da morte de Jesus – a 25 de Março de 29 d.C., ano em que os primeiros cristão acreditavam ter morrido Jesus. Esta data era ainda mais carregada de significado desde a leitura judaica da data do início da Criação, putativamente a do equinócio da Primavera a 21 de Março, mais especificamente a da criação do Sol ao "quarto dia" criativo (21 + 4 = 25 de Março). Na antiguidade ninguém, de facto, retinha a data do dia do nascimento, mas as pessoas que ganhavam notoriedade, deviam ter, na mentalidade de então, vivido um número inteiro, perfeito, de anos, pelo que fazia-se coincidir a data da sua morte com a da sua concepção. Deste modo, tendo Jesus falecido a 25 de Março, também teria sido concebido a 25 de Março, pelo que deveria ter nascido 9 meses depois a 25 de Dezembro.
2006-12-19 01:41:12
·
answer #1
·
answered by WebMaster 7
·
1⤊
0⤋
Eu vi uma reportagem (acho q foi no fantastico)q não era possivel ele ter nascido em dezembro por uma questão de clima da região ond de ond ele morava..diz a história q foi no inverno(eu acho) q ele nasceu...e lá é verão em dezembro..então ele teria nascido em agosto, por ai...bom é o q eu lembro..faz mto tempo q eu vi isso..mais vai sabe né?!
2006-12-19 09:56:47
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Acredito q a resposta do WebMaster foi a mais correta. Na minha igreja não comemoramos Natal, meu Pr. sempre diz q Jesus nasceu em março e q há provas bíbilicas para isso, pois comparando o calendário festivo da época do nascimento de Jesus e a descrição do clima da região, aliada aos estudos históricos do reinado de Herodes e às informações atuais sobre o clima da região, conclui-se que a época do nascimento foi de meados ao fim de março.
2006-12-19 13:46:31
·
answer #3
·
answered by Lady*Bia 6
·
0⤊
0⤋
O que há são provas de que ele não nasceu em dezembro, já que 25 de dezembro era o dia do Sol - maior data religiosa dos pagãos de Roma. O imperador Constantino, depois que transformou o cristianismo em religião de estado, transferiu essa data para o nascimento de Jesus para engrossar o número de fieis.
2006-12-19 13:32:19
·
answer #4
·
answered by Arqueiro 6
·
0⤊
0⤋
Bia, não há provas nem mesmo bíblicas que Jesus tenha nascido em dezembro. a Bílbia não fala nada sobre o dia do nescimento de Jesus, 25 de dezembro foi a data escoljhida pelo homem, não tem base bíblica.
2006-12-19 10:32:53
·
answer #5
·
answered by Gilberto 5
·
0⤊
0⤋
O dia 25 de dezembro é uma data comemorativa e simbólica. Não se sabe exatamente o dia em que Jesus nasceu. Pela narrativa apresentada por Lucas, no evangelho de Lucas, e pelas características peculiares da região, Jesus provavelmente nasceu entre os meses de setembro/outubro. Voltando a pergunta, não há provas físicas de que Jesus nasceu em dezembro, na verdade nem mesmo existem provas físicas de sua existência!
2006-12-19 10:31:12
·
answer #6
·
answered by Fábio 3
·
0⤊
0⤋
Não, o que existem são provas de que Jesus, nasceu num tempo mais ameno, pois, os pastores dormiam, com os seus rebanhos, no campo, isso era impossível durante o Inverno.
2006-12-19 10:24:37
·
answer #7
·
answered by Miguel P 6
·
0⤊
0⤋
Não.
A data 25 de dezembro, nas tradições pagãs era usada para comemorar o nascimento do sol. quando o cristianismo pasou a ser a religião oficial houve uma relação entre o nascimento do sol e o nascimento do Sol-Jesus, que nos trouxe paz e alegria.
Esta é a origem do natal, ex-festa pagã que passou a ser festa cristã.
Só o próprio Cristo e Maria, sua divina mãe, sabem o dia em que ele nasceu.
2006-12-19 10:14:35
·
answer #8
·
answered by Нішто без Бога 5
·
0⤊
0⤋
Não há provas, mas o que isso importa?
Não importa QUANDO Jesus nasceu, mas sim que Jesus nasceu!
O que é mais importante? O dia do seu nascimento ou o fato de você ter nascido, independente do dia?
Um abraço.
2006-12-19 09:47:47
·
answer #9
·
answered by Everton Oliveira 3
·
0⤊
0⤋
Não,nenhuma!Está data é puramente comercial,pois o que realmente importa é a missão de Jesus não o dia de seu nascimento,muito pelo contrário para nós deve ser mais importante a data da sua morte do que nascimento,pois foi quando ele nos salvou.
2006-12-19 09:47:14
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋