English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

5 respostas

Não necessariamente. Riqueza é uma palavra que engloba muitas coisas sendo muito mais abrangente do que bens materiais como carro, casa, eletro-eletrônicos, contas bancárias e coisas do tipo.

Uma pessoa pode ter várias coisas e no entanto ser muito pobre em saúde e cultura, por exemplo. Se alguem possui uma casa enorme toda mobiliada, ou melhor duas (uma delas na praia), vários aparelhos celulares, dois carros importados, uma lancha, um par de “laptops”, um xalé na montanha, uma piscina e outros itens materiais assim, será que isso representa riqueza em termos de saúde, de cultura, de educação, enfim, será que isso pode dar um indício da felicidade do indivíduo? Penso que não. Além disso vamos supor que ela viva trabalhando, sem ter tempo para amigos, família, boa alimentação, leitura, reflexão, ou mesmo para usar tudo que tem.
Agora pegue outro indivíduo, cuja renda seja semelhante a da anterior. Mas essa pessoa, diferentemente da primeira, prefere economizar seu dinheiro e decide aplicar mais em boa alimentação, comprar milhares de livros e ler todos, ir ao teatro, cineclubes, participar de cursos de arte, praticar atividades físicas (ciclismo, natação, futebol, etc) regularmente. Por outro lado ela prefere ter apenas um carro simples, não ter duas casas, bastando uma boa, não gastar fortunas em celulares e computadores caríssimos, ignorar vários luxos, e não trabalhar demais.
Vendo pelo ponto de vista exterior parece que a primeira pessoa é rica, e a outra é muito mais pobre. No entanto, ao vermos além da fronteira material, percebe-se que as coisas são bem diferentes. Pode-se dizer que um deles é pobre (em todos termos, exceto no material) e o outro é rico, a não ser no termo material.

Enfim, quis dizer com isso que saúde é riqueza, cultura é riqueza, sabedoria é riqueza, educação é riqueza, fazer o que gosta é riqueza, consumir só o que se usa é riqueza, felicidade é riqueza. Bens materiais podem representar pode aquisitivo, mas não representam a riqueza em termos gerais.

2006-12-19 02:31:35 · answer #1 · answered by Leonardo L. Oliva 1 · 0 0

Entendo que os bens das pessoas são as únicas coisas capazes de avaliar sua riqueza, exceto se estivermos nos referindo a valor moral, ético, etc, que certamente não devem ser avaliados materialmente.
Ressalte-se que além dos bens citados pelo questionador (móveis, carros, etc) existem os imateriais, como direitos em herança; créditos, ações que podem também ser representados por papéis.

2006-12-19 13:59:45 · answer #2 · answered by Advocacia BH 1 · 0 0

IMPOSSÍVEL!!!
Carro novo = seguro mais caro e IPVA mais caro!
...Carro importado: sem comentários.
Casa grande = mais impostos
...em local "nobre": sem comentários.
Terno e gravata? Não significam nada se não houver ali dentro uma cabeça realmente pensante!
Gente que fala demais de riquezas: sem comentários.
Aqui cabe uma sugestão?
R$100,00 investidos corretamente mensalmente em um fundo de investimento de renda fixa podem te levar, com disciplina, a R$1.000.000,00 em aproximadamente 30 anos enquanto que o cara que já tem milhões, se não souber lidar com o dinheiro, pode acabar falido.
O conhecimento e disciplina que você carrega contigo ninguém pode tirar. É a maior riqueza que um ser humano pode ter!

2006-12-19 09:40:23 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

hoje em dia tanta gente com nome sujo,devendo até a alma e comprando comprando..gastando até o que não tem só pra aparecer com falsa riqueza.. o que eu considero o bem mais precioso é o nome..o que hj em dia,poucos têm...

2006-12-19 09:25:34 · answer #4 · answered by ------- 2 · 0 0

não, pois conhecço muitas pessoas q possuem carros maravilhosos e não comem direito para mater um falso padrão

2006-12-19 08:59:13 · answer #5 · answered by Prick 6 · 0 0

fedest.com, questions and answers