Espiritismo não é uma seita, é uma doutrina de vida!
2006-12-18 06:11:48
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
6⤊
1⤋
Nossa...Meu peito doí diante de tanta ignorância...É por isso que o mundo está do jeito que está..As pessoas criticam sem nem ao menos estar por dentro do assunto.
Bom vou explicar com as minhas palavras.
Durante muito tempo,freqüentei o kardecismo(espiritismo como a sua descrição) no kardecismo não há cultos em homenagens aos as imagens(orixas) são feitas apenas correntes de força...Muito estudo e reunião.Um "banco" de médiuns mais preparados é capaz de entrar em contato com aqueles que já se foram...Assim sendo podem trazer recados(como por uma carta pisicografada).Esperitismo é uma doutrina.
Depois de tempo no Kardecismo,descobri que tinha um verdadeiro amor pela Umbanda...Religião essa que não se baseia em "macumba"...A Umbanda tem os seus rituais de adoração e devoção as entidades(orixas)isso se baseia em dar-lhes oferendas,tocar os seus pontos,e incorporar para fazer o bem...Já a macumba é um ritual maléfico que nada tem haver com o Kardecismo ou a Umbanda...A macumba é feita para o mal...E como não me considero macumbeira,não vou falar sobre o que eu não sei.
Mas esclareço uma coisa...Ler é melhor forma de não falar o que não se sabe e acabar falando abobrinha...Kardecismo é uma coisa...Umbanda é outra,e macumba,menos haver ainda.
2006-12-18 07:14:00
·
answer #2
·
answered by Erisa 4
·
5⤊
1⤋
A rigor Espiritismo é um termo elaborado por Alan Kardec quando do lançamento do Livro dos Espíritos, descrito por ele com Ciência, Religião e doutrina.
Macumba é um termo genérico dos cultos afros realizado pelo afrodescendentes do Rio de Janeiro, na virada do séc. XiX para XX. Com o tempo tornou-se um termo pejorativo, com conotação de feitiço, magia negra, etc., mas na origem este termo significa "cura."Fazer uma macumba era realizar uma cura.
Já a Umbanda é tida como afro, mas na realidade manifestou-se pela primeira vez o Brasil em 1908, na cidade de Neves, Rio de Janeiro. Não tem uma origem africana, nem tampouco foi heança de escravos negros.
Foi fundada pelo caboclo das 7 Encruzilhadas, devido o Espiritismo no Brasil, nos anos de 1908 não aceitar a maniestação de espiritos de escravos, indios e outros humildes por acreditarem serem estes espíritos inferiores. Na realidade era o preconceito racial material, daquela sociedade que se transportava os valores para o mundo espiritual.
Kardecistas no Brasil, no início do século XX eram cultos, estudados no exterior, filhos de fazendeiros, políticos e doutores e seu orgulho não permitia consultar-se com o espírito de um negro-escravo ou com um índio, daí não aceitarem suas manifestaões de doutrina e devido a isto houve a necessidade de se manifestar uma nova religiao no Brasil em que todos fossem respeitados sem preconceitos.
para Sofia
Seu nome significa Sabedoria, mas vc não entende nada.
Sou cristão pois tento seguir a Cristo com profundidade, creio nos meus Orixás, que não são deuses, mas manifestação dos atributos do Deus Unico, Criador de tudo e de todos.
Não somos possuidos pelos Orixás em nossos terreiros, isto é impossivel, trabalhamos com nossos guias de luz, (caboclos, pretos velhos, exus, etc)
Na verdade os orixás não são demonios que confundem as pessoas, são manifestações das qualidades do Deus Único, ou seja Amor(Oxum), Justiça (Xango), Geração (Yemanjá), Lei(Ogum).Os espiritas usam a bíblia tanto quanto os umbandistas, temos estudo bíblico na casa que frequento e Jesus está no ponto mais alto de nosso altar de uma forma autêntica e olivro de Levíticos, e em outras passagens da Bíblia esta escrito que não devemos invocar e conversar com os mortos para fazemos bruxaria e praticar o mal, pois Cristo e os apóstolos conversaram com o espírito de Moises e Elias no monte da transfiguração onde Jesus se manifestou aos apóstolos com toda sua gloria.
2006-12-18 06:24:06
·
answer #3
·
answered by ĹŲŽ ĐΛ ЦΜБΛПĐΛ 7
·
5⤊
2⤋
É.. realmente falta um pouco de estudo para as pessoas.. seria bom se elas se informassem primeiro antes de falar o que não sabem!
Macumba é um instrumento musical muito utilizado em engiras ou trabalho.. e ficou relacionado à isto. Porém muitas pessoas associaram o termo macumba ao Paganismo, à coisas ruins, o que acabou modificando o real sentido da palavra.
A Umbanda é uma religião universalista, pois ocorre o sincretismo religioso.. e nos trabalhos há a utilização de objetos, como charutos, atabaques, guias.. coisa que no Espiritismo não acontece! Pois o Espiritismo, apesar de acreditar na reencarnação, no contato com os Espiritos, possui uma doutrina própria. E não utiliza de objetos ou rituais para a evocação dos espiritos.
2006-12-19 03:03:54
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
Vejamos a diferença entre ESPIRITISMO E UMBANDA: A Umbanda é um culto religioso respeitado pelos espíritas como todos os outros o são, até mesmo porque está amparado no princípio geral da liberdade de crença contido na Constituição do Brasil. Contudo, ela não é Espiritismo. Seu acervo de símbolos, objetos, instrumentos, práticas, etc, não se ajustam de maneira alguma à Doutrina Espírita. Aqueles que confundem Umbanda com Espiritismo se apegam às seguintes afirmações: a Umbanda é espiritualista, rende culto a Deus, fundamenta-se em fenômenos produzidos por Espíritos desencarnados, aceita a reencarnação e faz caridade. Todavia, a Umbanda tem culto material, rituais, vestimentas específicas, imagens, altares, pontos riscados e denominações totalmente especiais para médiuns (cavalos) e Espíritos (exús, pretos-velhos, caboclos, ibegis), que não existem no Espiritismo. Além dessas abismais diferenças, a Umbanda não se rege pela
Codificação de Allan Kardec. Portanto, está claro que embora espiritualista e ter características mediúnicas, a Umbanda não constitui variante nem modalidade do Espiritismo. Essa confusão se dá pelo desconhecimento do que seja a Doutrina Espírita e conseqüente interpretação errônea dos fenômenos da mediunidade. A Umbanda não se presta ao exercício do mal, estima-se a fazer o bel e não é responsável pelo comportamento nada recomendável dos maus umbandistas.
Espiritismo e Umbanda não tem nada haver com macumba, pois eu entendo macumba como um trabalho que é feito para o mau.
2006-12-18 13:20:16
·
answer #5
·
answered by Andrea 7
·
2⤊
0⤋
São diferentes sim, mas assim como os crentes e os católicos tem pontos em comum.
Não somos filhos do diabo, estudamos a bíblia sagrada e assim como os católicos e crentes tem sua forma de interpretar as passagens da bíblia nós também temos,não julgamos,não somos donos da verdade.
Acreditamos que Deus e seus ensinamentos esta em nossa consciência, agradecemos a Deus nosso pai tentando cumprir os preceitos deixados por Jesus, trabalhamos em prol de irmãos usando de nossas forças físicas,mentais e financeiras.
Gostamos das pessoas independentes de sua forma de procurar a Deus são nossas irmãs, se não querem se misturar é um direito delas nós respeitamos.
Não falem de irmãos que vcs não conhecem, que adianta ter a bíblia em seus lábios se ela não chega ao seu coração.
2006-12-18 08:32:14
·
answer #6
·
answered by ? 6
·
2⤊
0⤋
R=A primeira definição de Macumba que se encontra em qualquer dicionário é de: antigo instrumento musical de percussão, espécie de reco-reco, de origem africana, que dá um som de rapa (rascante);
O conceito da macumba está tão arraigado na cultura popular brasileira, que são comuns expressões como "xô macumba" e "chuta que é macumba" para demonstar desagrado com a má sorte. As superstições nesse sentido são tão grandes, que até mesmo para a Copa do Mundo foram criados sites para espantar o azar.
Macumba também pode ser a designação genérica dos cultos sincréticos afro-brasileiros derivados de práticas religiosas e divindades de povos bantos, influenciadas pelo candomblé e com elementos ameríndios, africanos, do catolicismo, do espiritismo, do ocultismo, etc. Veja a Definição de João do Rio:
No Rio de Janeiro, as nações do candomblé se fundiram umas nas outras, deixando-se também penetrar profundamente por influências exteriores, ameríndias, católicas, espíritas, dando nascimento a uma religião essencialmente sincrética, a Macumba. João do Rio, As Religiões do Rio, 13-52
O mesmo que candomblé, correspondente ao xangô pernambucano.
Diz-se mais comumente macumba que candomblé, no Rio de Janeiro, e mais candomblé do que macumba, na Bahia.
Macumba, na acepção popular do vocábulo, é mais ligada ao emprego do ebó, feitiço, coisa-feita, mironga, mandinga, muamba, mais reunião de bruxaria que ato religioso como candomblé.
Palavra usada no sentido pejorativo para se referir ao candomblé do Rio de Janeiro
palavra usada para definir a mistura de umbanda, kimbanda, vodu, candomblé, feitiçaria e bruxaria.
palavra utilizada para se referir aos despachos depositados em encruzilhadas.
Macumba, como a palavra é conhecida no Rio de Janeiro, é o mesmo que "Ebó", como é conhecida na Bahia (Candomblé).
Denominação atribuída à quimbanda pelos seguidores da umbanda da chamada linha branca.
O termo espiritismo (fr. spiritisme) surgiu como um neologismo criado pelo pedagogo francês Allan Kardec, utilizado pela primeira vez na introdução de O Livro dos Espíritos (1857), para nomear especificamente o corpo de idéias por ele sistematizadas, diferenciando-o do movimento espiritualista em geral. Contudo, a utilização de raízes oriundas da língua viva para compor a palavra (Spirit: Espírito + Isme: Doutrina), que, por um lado, foi um expediente a que recorreu Kardec para facilitar a difusão do novo conjunto de idéias, por outro fez com que o termo fosse rapidamente incorporado ao uso cotidiano para designar tudo o que dizia respeito à comunicação com o além-túmulo. Assim, por espiritismo, muitos entendem hoje as várias doutrinas religiosas e/ou filosóficas que crêem na sobrevivência do espírito à morte do corpo, e, principalmente, na possibilidade de se comunicar ordinariamente com ele.
No entanto, muitos seguidores do Espiritismo, segundo codificado por Allan Kardec, apontam muitas vezes que este uso mais genérico do termo espiritismo é um equívoco.
O presente artigo visa a tratar do Espiritismo levando em consideração todos os diferentes usos do termo, enquanto o artigo Doutrina Espírita está voltado para descrever o Espiritismo conforme foi codificado por Kardec. Essa divisão entre Espiritismo (geral) e Doutrina Espírita é meramente didática, não implicando em apologia a nenhum dos dois usos.
Sobre a codificação da Doutrina Espírita, veja os artigos Doutrina Espírita e Allan Kardec.
O espiritismo, de um modo geral, fundamenta-se nos seguintes pontos:
o homem é um espírito temporariamente ligado a um corpo;
a alma é o espírito enquanto se encontra ligado ao corpo;
o espírito, compreendido como individualidade inteligente da Criação, é imortal;
a reencarnação é o processo natural de aperfeiçoamento dos espíritos;
os espíritos encarnados ("vivos") e os espíritos desencarnados ("mortos") podem se comunicar entre si através da mediunidade;
Pluralidade dos Mundos Habitados, a Terra não é o único planeta com vida inteligente.
Lei de Causa-Efeito, ligada à reencarnação, esta lei define que recebemos na medida do que demos (bom e mau) em existências passadas ou nesta existência.
2006-12-18 06:25:02
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
2⤊
1⤋
Ana, a umbanda e o espiritismo são coisas diferentes, sim, apesar de ambos terem coisas em comum.
A umbanda é um sincretismo de elementos do candomblé com elementos do catolicismo e do espiritismo.
Já o espiritismo é uma doutrina muito mais filosófica do que religiosa que, entre outras coisas, diz que o espírito permanece intacto e vivo após a morte do corpo físico. Como as crenças orientais.
2006-12-18 06:14:45
·
answer #8
·
answered by Verbena 6
·
2⤊
1⤋
Concordo com a definição da Lilla !
Agora é incrível o grau de ignorância de algumas respostas, acho que cultura não faz mal a ninguém e alguns deviam ler outros livros além da ultrapassada Bíblia.
2006-12-18 22:11:09
·
answer #9
·
answered by Morgause 4
·
1⤊
1⤋
Não diga macumba, isto não é religião, mas um trabalho das religiões primitivas africanas.
No Brasil, temos a UMBANDA e o CANDOMBLÉ como as principais dessas religiões primitivas. Em ambas, há o sincretismo (mistura com santos da Igreja católica), no entanto, na forma pura, em tais religiões não existem deus ou deuses, nem santos, mas forças da natureza, representadas pelos orixás.
Se você estudar profundamente essas religiões, verá que são muito mais profundas do que as religiões do mundo dito civilizado.
Quanto ao Espiritismo, este não é uma religião, pois não tem dogmas, nem ritos. Trata-se de uma DOUTRINA, codificada por ALAN KARDEC ( leia o PRIMEIRO LIVRO DOS ESPÍRITOS). Qualquer pessoa, de qualquer religião, pode ser espírita, desde que acredite ser possível a comunicação com os espíritos e na reencarnação.
2006-12-18 06:42:43
·
answer #10
·
answered by Antonio Luiz F 5
·
1⤊
1⤋