English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

4 respostas

Bem, Primeiramente, a adenonomiose é uma GINECOPATIA BENIGNA.
vou passar este texto e lhe explicar paralelamente:

A adenomiose é caracterizada pela presença de glândulas endometriais e estroma entre os feixes miometriais, acompanhada de hipertrofia vascular e miometrial compensatória (Azziz/1989) --> Ou seja, são glandulas do endometriais "imprensadas" na parede do útero, e aumento dos vasos sanguíneos. O endométrio é aquele tecido que se forma todo mes e que sai com amesntruação. no caso da adenomiose, esse tecido invade a parede uterina.

. Segundo a literatura, a sua incidência varia entre 5% a 70% dos casos. Acomete mulheres em período reprodutivo tardio e na perimenopausa.

A adenomiose pode estar associada a miomatose uterina em 35% a 55% dos casos e a hiperplasia endometrial em 20% a 40% dos casos.

CAUSAS--> algumas teorias procuram explicar a origem da adenomiose, entre elas: teoria histológica - existe uma barreira normal entre o endométrio e o miométrio e o estímulo estrogênico acarretaria uma invasão do endométrio no miométrio; a teoria dos traumas obstétricos e cirúrgicos etc... --> Ou seja , não há uma causa definitiva e sim teorias.

A adenomiose pode ser classificada histologicamente em superficial (invasão miometrial de até 3mm), intermediária (toda a espessura miometrial) e profunda (comprometimento da serosa).
O diagnóstico clínico é difícil devido à baixa especificidade dos sintomas (sangramento uterino anormal, dismenorréia, dor pélvica crônica e infertilidade). Dos exames complementares podemos solicitar ultra-som transvaginal, histerossalpingografia e ressonância magnética. Porém, o diagnóstico definitivo é histológico--> oU SEJA, BIÓPSIA. A

Recomenda-se realizar a histeroscopia na primeira fase do ciclo menstrual para melhor visualizar estas alterações.A adenomiose pode estar associada à cicatriz hipertrófica de cesareana. Outra utilização da histeroscopia seria na realização da biópsia miometrial (Pace/2002) na busca do diagnóstico precoce da adenomiose em pacientes sintomáticas. Finalmente a histeroscopia é uma alternativa no tratamento conservador da adenomiose superficial, através da ressecção endometrial, em pacientes sintomáticas e que não desejam o tratamento definitivo-histerectomia.

pORTANTO, o tratamento pode ser por Hosmonios ou cirurgico, dependendo de cada caso.

Após a menopausa, ocorre involução mas não desaparecimento da adenomiose, que pode até sofrer calcificação.


BEIJOCAS.

2006-12-17 10:12:20 · answer #1 · answered by lucy 2 · 0 0

Isto deve ser coisas de mulheres.
Ups...

2006-12-18 05:03:35 · answer #2 · answered by Pipinho 4 · 0 0

A adenomiose é ginecopatia benigna, caracterizada pelo encontro de glândulas e estroma endometriais na intimidade do miométrio, associados ou não à hipertrofia e hiperplasia deste. É doença que pode ser assintomática, mas que, na maioria das vezes, está ligada a sinais e sintomas como: menorragia, metrorragia, dismenorréia progressiva, útero de tamanho aumentado, dor pélvica crônica e dispareunia. O quadro clínico, muitas vezes limitador das atividade habituais da mulher, é passível de resolução definitiva somente por meio da histerectomia.

O diagnóstico da adenomiose é sugerido, pela anamnese e exame físico, em mulheres na quarta e quinta décadas de vida que já pariram e/ou sofreram cirurgias sobre o miométrio e apresentam alterações clínicas como menorragia, dismenorréia e aumento do volume uterino. O diagnóstico definitivo somente é firmado mediante a análise histopatológica do tecido miometrial obtido, usualmente, após a histerectomia.

2006-12-17 18:13:36 · answer #3 · answered by CLAUDI@ 6 · 0 0

Adenomiose é uma patologia ginecológica benigna, ou seja, não é câncer. Ela é caracterizada pelo encontro de glândulas e estroma do endométrio. É uma doença sem sintomas, mas na maioria das vezes, está ligada a sinais e sintomas como: menorragia, metrorragia, dismenorréia progressiva, útero de tamanho aumentado, dor pélvica crônica. O quadro clínico, muitas vezes limitador das atividade habituais da mulher, é passível de resolução definitiva somente por meio da histerectomia.

Espero ter ajudado!!!

2006-12-17 18:10:13 · answer #4 · answered by Lollynha 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers