O Santo Graal segundo as lendas e livros da cavalaria medieval, era o cálice da Última Ceia , do qual se serviu Jesus Cristo para instituir a Eucaristia. Neste mesmo cálice José de Arimatéia recolheu o sangue que corria das feridas de Cristo crucificado. O fiel amigo de Cristo levou depois o Cálice Sagrado da Palestina para uma região longínqua e misteriosa da Europa. Acreditava-se que dele fluía um líquido prodigioso e inesgotável, que comunicava força e juventude perene aos que o bebiam. A procura do Santo Graal com seus poderes miraculosos era a obstinação de muitos cavaleiros medievais. As lendas do Santo Graal, com algumas variantes, encontra-se em quase todas as literaturas da Europa Ocidental, sobretudo na Inglaterra, França e Alemanha. Intimamente relacionados com as lendas do Santo Graal, acham-se os nomes de vários personagens lendários medievais, como Persival, Tristão , Lohengrin ou o Cavaleiro do Cisne, Lançarote do Lago, os Cavaleiros da Tavola Redonda, Merlin o Feiticeiro e Galaaz, o qual, segundo as mesmas lendas, foi arrebatado ao céu, montado em seu cavalo, levando consigo o precioso Cálice.
2006-12-17 14:35:46
·
answer #1
·
answered by ? 6
·
1⤊
0⤋
Santo Graal ou Santo Gral é uma expressão medieval que designa normalmente o cálice usado por Jesus Cristo na Última Ceia. Ele está presente nas Lendas Arturianas, sendo o objetivo da busca dos Cavaleiros da Távola Redonda, único objeto com capacidade para devolver a paz ao reino de Artur. No entanto, em outra interpretação, ele designa a descendência de Jesus segundo a lenda, ligada à dinastia Merovíngia. Nesta versão Santo Graal significaria Sangraal ou seja Sangue Real. Finalmente, também há uma interpretação em que ele é a representação do corpo de Maria Madalena, a suposta esposa de Jesus e sua herdeira na condução da nova religião. Esta última ideia foi explorada recentemente pelo livro "O Código Da Vinci", de Dan Brown.
2006-12-17 08:54:53
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
A lenda do Graal está ligada aos ideais de cavalaria da Idade Média.
Naquele tempo, sem midia, sem internet, sem TV, sem jornais ou revistas, enfim , o imaginário das pessoas se voltava para o sagrado. Davam à fé um sentido mágico e aos objetos que estariam ligados à ela passavam a ter um significado místico e fantástico.
Esse foi o caso do tal calice, que provavemente era de barro, como todos os recipientes de bebida ou comida da época para o povo simples ( e Jesus era simples). Se bem que poderia até ser de metal pq a ultima ceia era a pascoa dos judeus, e eles usavam o calice com vinho de fermentação natural, o pão azimo, ervas amargas para comemorar, e ate hj ainda o fazem.
Mas de certo o tal calice deve ter ficado por lá mesmo, pq os Apóstolos não davam a importancia mágica para ele , que os medievais dariam depois.
A lenda do Graal, portanto, se confunde com a época das cruzadas, com as cobiçadas reliquias ligadas a Jesus.
Entenda q nessa época, a medicina praticada era tão rudimentar e precaria, que se confundia com a magia.
Assim, nesse universo particular, ter uma reliquia de algum Santo, ou mesmo de Cristo, significava por vezes a diferença entre a saude e a doença, a vida e a morte.
Tais objetos poderiam ate curar enfermidades serias, na medida que hj conhecemos o poder da mente sobre o nosso corpo, o valor da oração sobre nossa saude.
Funcionava igual.
Mas não passa de lenda, criada e aliementada pelos Cavaleiros Medievais, que faziam de suas vidas uma eterna busca por esse objeto arquetípico.
Mas valia a pena na medida q o imaginário pode tb fazer o homem prosseguir vivendo.
Vemos isso até hj....
2006-12-17 10:42:25
·
answer #3
·
answered by Frei Bento 7
·
0⤊
0⤋
talvez queira saber sobre o livro de ficção do código da vinch, mas o cara pira inventou aquela história, e Maria Madalena que aparece na Santa Seia, é uma pintura se não me engano do séc. XXII, imaginação também do Leonardo muito belíssima. tem que se espertar e não cair nestas siladas dos maldosos escritores. no mais é só ler os outros internautas. um feliz Natal
2006-12-17 09:21:35
·
answer #4
·
answered by Theos 6
·
0⤊
0⤋
Simbolicamente, é o cálice onde Jesus bebeu vinho com os apóstolos na última ceia. Há outras explicações, que o Santo Graal significa Sangue Real, ou seja o sangue de Cristo.
Ajudei? Escolha a melhor resposta.
2006-12-17 08:58:56
·
answer #5
·
answered by Gryphus 4
·
0⤊
0⤋
O Santo Graal seria o cálice usado por Jesus Cristo na última ceia com seus apóstolos. Ele surgiu na literatura em geral a muitos anos, mesmo antes do famoso livro de Dan Brown, O Código Da Vinci, onde o autor elabora uma trama fictícia que declara o Santo Graal como sendo uma PESSOA e não um objeto. Quem seria a pessoa segundo o livro? Nada mais, nada menos do que Sarah, filha de Cristo com Maria Madalena.
2006-12-17 08:54:54
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
dizem q eh o calice onde maria, mae de jesus, depositou o sangue dele
2006-12-17 08:54:18
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
O cálice que Cristo usou na Santa Ceia. E existe toda uma literatura mistica que se encarrega de vasculhar isso.
2006-12-17 08:53:55
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋