English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Ou é só uma data comemorativa

2006-12-17 07:56:29 · 12 respostas · perguntado por Emerson FG 5 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

12 respostas

isto ja foi uma data comemorativa
os antigos a respeitavam muito
agora é uma data capitalista
é bom pq da muito emprego temporario aos desempregados
que são muitos.

foi-se o tempo bom
hoje vc reza pra ninguem aparecer na sua casa
o frango ta magrinho, o peru encolheu, o panetone é familiar não o é mais social rsrsr

esse é o retrato realistico
de muitas familias brasileiras
papai noel só passeia no morumbi e adjacencias
fica quieto meu filho vai dormir, aqui é favela da rocinha

dói no filho e dói no próprio pai desempregado
e Jesus não podia fazer sorrir a muitos pelo menos nessa data
criada e inventada para ele?
chega...

2006-12-17 11:22:41 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

É o dia 25 de dezembro a data do nascimento de Jesus?

Jesus não Nasceu em 25 de Dezembro

Sobre a data de 25 de dezembro, fornecida para o nascimento de Jesus, não existe evidência que indique ser correta. A evidência mostra o contrário.

No livro Celebrations (Celebrações), de Robert J. Myers, lemos: “A narrativa bíblica do nascimento de Jesus não contém nenhum indício da data em que tal evento ocorreu. No entanto, o relato de Lucas [Lucas 2:8] de que os pastores ‘estavam no campo, cuidando de seus rebanhos à noite’ sugere que Jesus pode bem ter nascido no verão ou no início do outono [setentrionais]. Visto que dezembro é frio e chuvoso na Judéia, é provável que os pastores tivessem procurado abrigar seus rebanhos à noite.”

Em Daily Life in the Time of Jesus (A Vida Diária na Época de Jesus), de Henri Daniel-Rops, diz-se-nos de modo idêntico: “Os rebanhos . . . passavam o inverno abrigados; e somente à base disso já se pode depreender que é improvável que a data tradicional do Natal, no inverno [setentrional], esteja certa, visto que o Evangelho diz que os pastores estavam nos campos.”

The Encyclopedia Americana (Enciclopédia Americana) diz a respeito de 25 de dezembro: “Esta data não foi estabelecida no Ocidente senão por volta de meados do 4.° século, e, no Oriente, até cerca de um século depois.” Assim, Jesus não nasceu naquela data. E ele não autorizou a celebração do Natal; nem o fizeram seus discípulos ou os escritores bíblicos.

Qual É Sua Origem?

Qual, então, é a origem do Natal? Sobre isto, existe concordância geral. Declara a revista U.S. Catholic: “É impossível separar o Natal de suas origens pagãs.” E acrescenta: “A festa favorita dos romanos era a das saturnais, que começavam em 17 de dezembro e findavam com o ‘aniversário do sol invencível’ (Natalis solis invicti), em 25 de dezembro. Em algum tempo durante o segundo quarto do quarto século, autoridades entendidas da igreja de Roma decidiram que o 25 de dezembro seria um dia excelente para se celebrar o nascimento do ‘sol da justiça’. Nascia o Natal.”

A celebração pagã das saturnais se dava no solstício do inverno [hemisfério norte]. A palavra “solstício” provém de duas palavras latinas: sol (o nome de um deus-sol) e sistere (parar). O solstício do inverno é a ocasião em que as horas da luz do dia param de diminuir e, em vez disso, começam a alongar-se. Segundo o antigo calendário juliano, o dia do solstício do inverno setentrional era 25 de dezembro.

Assim, The World Book Encyclopedia declara: “Esta celebração [Natal] foi provavelmente influenciada pelas festas pagãs (não-cristãs) realizadas naquele tempo. Os antigos romanos realizavam celebrações de fim de ano em honra a Saturno, seu deus da colheita; e de Mitra [o deus-sol).” A New Catholic Encyclopedia diz: “Em 25 de dez. de 274, [o imperador romano] Aureliano tinha proclamado o deus-sol [Mitra] o principal padroeiro do império. . . O Natal originou-se numa época em que o culto ao sol era especialmente forte em Roma.” O livro Celebrations declara: “Os clérigos por fim trouxeram o . . . mundo das saturnais para a própria Igreja.” E a Encyclopedia Britannica comenta que 25 de dezembro era considerado “como a data do nascimento do. . . deus-sol] Mitra”.

A maioria dos costumes ligados ao Natal — a acha do Natal, o azevinho, a árvore de Natal, o Papai Noel, os ostentosos presentes, as orgias − acham-se também arraigadas no paganismo. Eles nada têm que ver com Cristo. Como James Hastings declara na Encyclopedia of Religion and Ethics (Enciclopédia de Religião e Ética): “A maioria dos costumes cristãos que agora prevalecem . . . não são costumes genuinamente cristãos, mas são costumes pagãos que foram assimilados ou tolerados pela Igreja. . . . As saturnais de Roma forneceram o modelo para a maioria dos costumes felizes [divertidos] da época do Natal. Esta antiga festa romana era celebrada em 17-24 de dezembro.”

Assim, quando, às vezes, ouvimos as pessoas dizerem: ‘Voltemos ao verdadeiro significado do Natal’, ou “Vamos pôr de novo Cristo no Natal’, tenha presente que o significado original do Natal é uma celebração pagã da natureza, e que Cristo jamais esteve no Natal. E, quando alguns denunciam a comercialização do Natal, tenha presente que o ambiente festivo e os presentes dados ao se celebrar as saturnais significavam negócios para os comerciantes. Assim, já por milhares de anos, o solstício do inverno tem sido comercializado.

Em 1643, o Parlamento da Inglaterra chegou até a banir o Natal, por causa de seu fundo pagão, porém, mais tarde, o restaurou. Em 1659, foi igualmente banido em Massachusetts, EUA, mas ali também foi mais tarde restabelecido. E U.S. Catholic relata: “Visto que os cristãos, nos EUA . . . associavam o Natal com os costumes pagãos, eles não celebraram o Natal em grande estilo, senão depois de meados do século 19.”

Desonra a Deus e a Cristo

Assim sendo, aqueles que celebram o Natal não honram a Deus, nem a Cristo, mas honram às celebrações pagãs, e a deuses pagãos. E, por promover tais mitos, como Papai Noel, promovem falsidades. Isso não honra a Jesus, que ensinou que Deus tem de ser adorado com verdade. (João 4:23, 24) Disse Jesus: “Se permanecerdes na minha palavra, sois realmente meus discípulos, e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” — João 8:31, 32.

A Palavra de Deus também declara: “Que associação tem a justiça com o que é contra a lei? Ou que parceria tem a luz com a escuridão? Além disso, que harmonia há entre Cristo e Belial [Satanás]? Ou que quinhão tem o fiel com o incrédulo?” A resposta a estas perguntas é que os fiéis cristãos nada têm que ver com tais coisas: de outro modo, eles perderiam o favor de Deus. Por conseguinte, a Palavra de Deus aconselha: “‘Saí do meio deles e separai-vos’, diz Jeová, ‘e cessai de tocar em coisa impura’; ‘e eu vos acolherei’. . . . ‘E vós sereis filhos e filhas para mim’.” — 2 Coríntios 6:14-18.

O verdadeiro amor a Deus tem ajudado as pessoas a romper com atividades impiedosas, tais como a celebração do Natal muito embora este tenha um apelo emocional. Elas não se sentem privadas de algo, por rejeitarem um costume que desonra a Deus e a Cristo, e que, com efeito, honra a deuses falsos. Reconhecem o Natal pelo que realmente é — uma festa pagã que se finge de cristã — e elas a evitam.

2006-12-17 08:12:11 · answer #2 · answered by Rodrigo M 2 · 1 0

Pelos dados que temos na bíblia, os anjos encontraram os pastores pastoreando as ovelhas à noite. Se Jesus tivesse nascido em dezembro, lá seria inverno, portanto, os pastores não estariam ao ar livre, pois estaria muito frio. Talvez Jesus tenha nascido na Primavera ou no verão. Mas como não existe registro da data exata do seu nascimento, podemos escolher qualquer data. O que importa é que Jesus nasceu, o dia não tem importância nenhuma. Se todos comemoram dia 25 de Dezembro, pra que contrariar e causar tumulto com uma coisa sem importância?

2006-12-18 08:17:52 · answer #3 · answered by Rose 3 · 0 0

..com certeza não,é só comércio!

2006-12-17 10:46:16 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

Eu sei q Ele n nasceu, mas pelo menos é uma data onde as famílias se reúnem, alguns tentam se reconciliar, aumenta-se o índice de caridades, as pessoas ficam mais sensíveis e falam mais de Jesus! Isso é bom...Creio q Jesus tb goste, afinal, o nome dele está sendo propagado!É um período bom para evangelizar! Abraços

2006-12-17 08:44:20 · answer #5 · answered by Bel.br 3 · 0 0

eu não acho, pois as ovelhas estava a pastar a noite, logo concluo que jesus nasceu numa altura que esta a a fazer calor, talvez no verão

2006-12-17 08:38:25 · answer #6 · answered by hergessy 1 · 0 0

Bem, ele teve 1/365 probabilidades de ter nascido neste dia.
Mas esta data vem do zoroastrismo, religião persa monoteísta anterior até ao judaísmo.

2006-12-17 08:18:39 · answer #7 · answered by Francisco U 4 · 0 0

Não sabemos em que data Jesus nasceu, apenas sabemos que há muito tempo se comemora o nascimento de Jesus em 25 de dezembro, é uma data simbólica é de grande importância para a humanidade.

2006-12-17 08:09:13 · answer #8 · answered by Fan 3 · 0 0

Não, na verdade o dia 25 de dezembro foi escolhido como uma data... representativa.
Tipo o dia das mães, representa todas as mães num dia só.
O dia 25 foi escolhido para representar o dia do nascimento da esperança cristã. Assim como a páscoa.

2006-12-17 08:06:20 · answer #9 · answered by ? 2 · 0 0

nao.mas acredito que minha irma sim, pois ela e mais nova que eu.nao so vi nascer como a vi fazer, e eu sou igual sao tome tenho que ver para crer. e olha eu vi vendo.

2006-12-17 08:04:30 · answer #10 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers